A gama do Golf GTI Mk8 foi apresentada na Europa no ano passado, inclusive com a versão Clubsport, que em outras gerações era uma configuração radical de tração dianteira, mais potência e menor peso, tendo como foco o comportamento dinâmico exemplar. Esta nova geração não é tão radical, mas é o novo referencial para hot hatchs de tração dianteira.
Agora, na geração Mk8, o GTI Clubsport ficou mais civilizado, começando pelo fato que só é ofertado em configuração de 5 portas (antes era a variante na carroceria de 3 portas).
Isso já indica que a preocupação de projeto com reduzidos tempos de volta não é mais tão excessiva, já que as portas traseiras adicionam peso ao carro. De qualquer forma, o Golf Mk8 abandonou a versão de 3 portas, de modo que não seria razoável uma variante dessa carroceria apenas para o Clubsport.
Mas a versão Clubsport mantém algumas características que o marcaram, como sendo uma versão mais rápida do Golf GTI. O Golf GTI Mk8 já apresentou importantes avanços dinâmicos, mas segundo relatos da imprensa europeia, está suave e confortável demais para um carro da tradição esportiva do Golf GTI. Denota um fim de ciclo, com menos paixão empregada no projeto, já que o foco da empresa agora são carros elétricos como o ID3 e ID4.
O Golf GTI Clubsport chega ao mercado para ser a referência no segmento que conta ainda com Hyundai i30N e Civic Type R - ambos esportivos de tração dianteira, enquanto o Golf GTI convencional é o norte para modelos como Focus ST e BMW 128ti. Já o Golf R mostra o caminho para o Mercedes-AMG A35 .
Em termos estéticos, o Golf GTI Clubsport não tem um emblema Clubsport em nenhum lugar. As rodas são as mesmas do Golf GTI convencional.
Mas o pára-choque dianteiro é mais ousado e tem aberturas maiores, e a altura livre do solo é 1 cm mais baixa.
No interior também alterações discretas, e quase imperceptíveis.
Até porque o que importa mesmo está sob a chapa metálica. A VW fez mais do que apenas aumentar a potência do motor turbo EA888 de 2.0 litros.
Esse motor tem nova ECU, um novo turbo e intercooler maior, dando-lhe mais potência e torque em qualquer rotação acima de 1.800 rpm e ganhos gerais de 55 cv de potência de 30 Nm de torque adicionais.
Além disso, a transmissão automática DSG-7 tem uma relação final mais curta, os freios são maiores - 357 mm - e ao mesmo tempo mais leves (0,6Kg a menos).
A direção elétrica é reconfigurada, há novos suportes para as rodas e braços de controle, novos rolamentos e hidráulicos de amortecimento, curvatura mais negativa nas rodas dianteiras e molas mais rígidas - especialmente na parte traseira.
E o diferencial dianteiro VAQ traz embreagem multi-plate, mecânico, mas controlado eletronicamente, e que responde aos modos do seletor de modo de condução. Opcionalmente pode receber amortecedores adaptativos, e um modo DCC específico e pré-configurado para Nürburgring.
O Golf GTI Clubsport é um aprimoramento de esportividade relativamente ao Golf GTI convencional. É mais rápido, com direção mais firme, melhor amortecida e com um ajuste dinâmico que se traduz em movimentos da suspensão mais controlados. É mais firme e menos confortável que o Golf GTI convencional, o que acaba prejudicando sua utilização diária. E é mais ruidoso também que o GTI de 245 cv.
Apesar disso, ele não é tão radical quanto o Honda Civic Type R, posicionando-se, portanto, um meio termo entre o Golf GTI Mk8 convencional e modelos radicais como o Honda e ainda o Hyundai i30N.
Entretanto, o ganho de performance pode fazer com que eventuais compradores de Golf R se questionem se não é melhor economizar alguns milhares de Euros ou Libras Esterlinas.
Claro que não é será tão rápido quanto o Golf R, e não tem a tração AWD 4Motion, mas a distância que existia entre esses dois modelos na geração anterior se estreitou.
Segundo dados oficiais, o Golf GTI Clubsport faz de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos - o mesmo que o antigo Golf GTI Mk7 TCR, que é o carro que este substitui. E ainda é econômico para um carro desse nível de performance: segundo dados oficiais, 13,5 Km/l de gasolina, em média.
O Golf GTI Clubsport Mk8 não oferece mais câmbio manual, apenas o DSG-7, que permite, até certo ponto, uma intervenção manual, mas não deixa superar a linha vermelha do conta-giros.
É um carro feito para o motorista, mas evita abusos.
Segundo a Volkswagen, o Clubsport é 13 segundos mais rápido na volta de Nordschleife que o GTI regular (7m54s do Clubsport contra 8m 07s do GTI convencional) nos mesmos pneus Pilot Sport Cup 2. É uma diferença significativa.
Conclusão
O Golf GTI Clubsport é o hot hatch FWD referencial no mercado europeu. Design limpo e simples, como é tradicional no Golf, e interior com a tecnologia digital incorporada na geração 8, com menos botões, e mais telas sensíveis ao toque.
O preço está acima de 40 mil euros na maior parte dos países europeus, cerca de 4.300 euros acima do Golf GTI convencional - o que parece razoável em face do ganho de performance oferece.
Como tem relinchadores! Os motores TSI receberam diversos premios como os melhores do mercado.
ResponderExcluirhttps://www.car.blog.br/2015/11/motor-do-up-tsi-e-eleito-motor-do-ano.html
https://www.car.blog.br/2018/06/motor-10-tsi-do-polo-golf-e-up-eleito-o.html
https://www.car.blog.br/2015/11/motor-do-up-tsi-e-eleito-motor-do-ano.html
O Golf continua como carro mais vendido em muitos países, e é o carro mais vendido da ALemanha, e enraba sem dó todos os concorrentes na Inglaterra.
A VW agora está migrando para eletricos, e o povo tá abandonando carros ICE, e até os hibridos. Na proxima geração, o Golf deve ser apenas hibrido e eletrico puro, e aí voltará a toda sua glória.
carro-sonho de FAVELADO!!!
ExcluirGolf mesmo sendo mais caro que outros hatches médios tem uma tecnologia que quase nenhum hatch médio tem,é o hatch médio mais vendido do mundo.
ResponderExcluirMotor tsi é bomba nas mãos de donos que não sabem cuidar,eu já dirigi Virtus e Up tsi andam mais que o 1.0 da GM que nem injeção direta tem,todo motor turbo tem manutenção cara.
A VW há anos trás carros com tecnologia de ponta e não projetos de quarto mundo como GM e Fiat fazem
Fatos e apenas fatos.
ResponderExcluirMentir é canalhice
1-Se os europeus perceberam que os tsi são "bombas",pq Golf,Passat e Polo vendem horrores lá?
2-Nenhum carro da Jac usa motor tsi.
3-O Golf continua sendo o carro mais vendido da Europa.
Tô vendo um Golf e não Gol,ninguém tá te oferecendo Volkswagen
ResponderExcluirNossa que sonho de consumo. Sera que pelo menos p GTi vem pra ca nessa nova geracao?
ResponderExcluirQuase impossível
Excluir208 e Golf nunca concorreram
ExcluirFiat na Europa passa mal até na Itália precisa vender tranqueiras no terceiro mundo pra não fechar
ResponderExcluirÉ carro pro mercado Inglês
ResponderExcluirFaz décadas,lá VW vende bem mais que Fiat
ResponderExcluirBela bosta que vai ser massacrado pelo Polo,na Europa o Golf usa motor 1.0 tsi
ResponderExcluirNão tem,o ea 111 é muito melhor que o famigerado e-pork 1.6 e o Firefly 1.3 aspirado.
ResponderExcluirGolf 1.0 vende bem lá e o Golf lá enterrou o Bravo mimado vulgo Alfa Giulietta
A vw é só a segunda mais vendida e se somar Audi ....líder disparada ...quem diria ..na terra do tio San na Europa ...a vw mandando .
ResponderExcluirkkkkk, esse hater que gostaria de ter um carro com motor TSi sao uma comedia mesmo
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