A DS, marca premium francesa de propriedade do Grupo Stellantis, apresentou na Europa o novo DS-4, que tem a meta de concorrer com hatchback premium (pense no VW Golf Mk8, BMW série 1, Mercedes-Benz Classe A e Audi A3) ou um crossover vagamente esportivo (como o Audi Q2 ou BMW X2).
Ele vem em duas versões principais, o DS 4 e o DS 4 Cross, que usa barras de teto e alguns truques de design para fazer com que pareça mais robusto e alto, embora não seja. Ambos estão disponíveis com uma ampla escolha de acabamentos internos e externos, mas também há um pacote de acabamento chamado Performance Line que o DS considera uma terceira versão separada.
Sob a pele, há componentes compartilhados com muitos outros hatchbacks e crossovers do que era o grupo PSA, mas agora é a ainda maior aliança Stellantis. Mas o DS, como sempre, está se especializando em conforto, estilo, tecnologia e uma experiência de propriedade civilizada, ao invés de se preocupar com sua similaridade dinâmica com o Citroën C5 Aircross ou Peugeot 5008.
Procure dentro traz um design de cabine mais limpo, menos retrô e mais bem-sucedido de qualquer DS da era moderna. Conceitualmente, tem áreas de 'conforto' - assentos, apoios de braços - que são macios e organizados, e áreas de 'controle' - telas, botões, etc. - que, impressionantemente, são quase tão organizadas. Isso não foi alcançado eliminando todos os interruptores e enterrando tudo nos submenus da tela sensível ao toque. Em vez disso, trata-se de agrupar os controles de forma inteligente e fazer algumas boas chamadas sobre o que deve ser um controle físico e o que pode ser deixado para voz, gesto ou toque.
Assim, as aberturas de ventilação laterais são posicionadas nas portas - não no painel - próximo aos controles da janela, e as aberturas centrais quase não são visíveis, de forma que elas estão perfeitamente mescladas com seus controles em uma lâmina central.
A robusta alavanca de câmbio (a transmissão em todas as versões é por oito velocidades automática) fica ao lado de uma tela inferior que controla algumas funções, enquanto a tela central maior e mais alta pode ser personalizada para priorizar as funções que são mais importantes para você.
Há um head-up display avançado que o DS diz não ser uma realidade aumentada, mas que, no entanto, sobrepõe informações importantes na estrada à frente, movendo-se diagonalmente com o olhar do motorista. A visão noturna também está disponível, assim como o vidro acústico com redução de som - um dos muitos recursos mais frequentemente associados a carros maiores e mais caros.
As comparações diretas são complicadas, porque o DS 4 é largo, mas curto e não particularmente alto, e roda em ligas de 19 ou 20 polegadas, adicionando ao visual musculoso. Suas dimensões são muito próximas ao Mercedes GLA, exceto que não é tão alto.
Como muitos produtos Stellantis atuais e futuros, ele usa a plataforma EMP2, mas o DS 4 tem muitas modificações para permitir seu exclusivo capô longo, telhado inclinado, sillhouette de roda grande e permitir componentes de direção e suspensão personalizados. A unidade de ar-condicionado também é mais compacta do que em outros EMP2s. O peso foi reduzido pelo uso de mais materiais compósitos e soldagem por adesão.
Há alguma inteligência de design acontecendo com a grade e as luzes LED traseiras, que parecem mais curvas do que realmente são. As luzes dianteiras são todas novas, apresentando novas faixas verticais de LED duplas diretamente do conceito ASL e faróis de LED de matriz direcional mais finos.
E é elétrico?
Não 100%. O modelo E-Tense traz um propulsor PHEV com motor turbo a gasolina de quatro cilindros e um único e-motor, com uma potência combinada de 222 cv, acionando as rodas dianteiras. Gasolina com 128bhp, 178bhp e 222bhp também estão nos planos, assim como um diesel de 128bhp.
Se tudo o que a DS prometeu se concretizar, o 4 será um veículo familiar calmo, confortável e compacto, onde os passageiros são levados tão a sério como o condutor. A abordagem parece mais próxima da Volvo do que dos fabricantes premium alemães, e a DS teve muitos problemas para trazer um toque extra e charme próprio.
Muito bonito esse carro, passa a sensação de exclusibidade, simplesmente perfeito!
ResponderExcluirum luxo!
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ResponderExcluirhttps://i.auto-bild.de/ir_img/2/5/5/5/1/0/1/VW-Golf-8-Basismodell-2020-Preis-Einstieg-Grundaussattung-Life-474x316-28e50c9aabd9e156.jpg
ResponderExcluir"hatchback premium (pense no VW Golf)" kkkkkkkkk piada mesmo.
O que dizer do polo então... Gol+
ExcluirEles só concorriam quando o DS4 era hatch médio e o Golf triturava o ds4,o Golf mk8 mesmo básico é bem equipado
ExcluirBelíssimo SUV. Arrisco a dizer que é um dos carros mais belos ja feito pela DS em toda a sua história.
ResponderExcluirBlog usou e abusou da tradução do texto em língua estrangeira. Próxima vez publiquem uma matéria em português inteligível.
ResponderExcluirO Novo Golf espanca sem dó esse DS que parece ser do século passado do lado do VW.
ResponderExcluirPatético, ridículo e medíocre. Calma, não estou falando desse fantástico e magnífico DS4. Estou falando do seu concorrente direto Audi Q3 que envelheceu uns 40 anos de um segundo para o outro. A Audi terá que se esforçar muito para fazer um carro do nível da DS.
ResponderExcluirSem bairrismo, mas a Q3 atual na versão mais básica parece um popular - tem ar analógico, telinha pequena no painel, rodas do tamanho do pires que tomo café todo dia, acabamentos externos todos em plástico cinza, lanternas com lâmpadas halógenas... Nasceu defasado, um fiasco.
ExcluirA Audi vai soltar o Q4 E-tron 100% elétrico esse ano ou ano que vem,a Stelixo nem previsão de SUV elétrico.
ExcluirO Q3 nasceu "defasado"sob uma olat modular e com diversos itens.
Esse carro não concorre com o golf, ele espanca o golf sem dó, e de quebra sobra para a Audi.
ResponderExcluirNOVO GOLF DESTRÓI ESSE TAL DS4 Stellantis. ATÉ O NOME É RIDÍCULO
ResponderExcluirGolf é o hatch médio mais vendido do mundo
ExcluirCARRO SEM HARMONIA, CHEIO DE VINCOS. MUITO MAU GOSTO.
ResponderExcluirFalar é fácil e provar é outra coisa,a Fiat na década de 80 fazia carros iguais e hoje faz carros desproporcionais só ver a Mobilete e o Argh
ExcluirCarambaaaaa, lindo demais!!! Não creio que virá ao Brasil, já que aparentemente Citroen e Fiat estarão na Base e Peugeot e Jeep de forma mais "Premium", a não ser que tragam em volumes pequenos (já que virá bem caro).
ResponderExcluirEsse Ds4 virá para o Brasil quando e previsão de U$?
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