A Chevrolet S-10 High-Country, versão topo de gama, precificada em R$ 234.360 (fev/2021), é avaliada neste artigo.
O Chevrolet S-10 é tradicional no mercado brasileiro, inaugurou o segmento de picapes médias e se mantém no top 3 mais vendidos desde que foi lançada. Esta configuração High-Country traz uma exclusiva dianteira em preto, com a marca Chevrolet insculpida em toda a transversalidade.
A gravatinha dourada foi alocada para o lado. Destaca-se ainda os faróis com sistema de posicionamento diurno em LED, mas os faróis principais continuam convencionais, não em LED, ou seja, de halogênio.
Descendo um pouco na dianteira observa-se os sensores de estacionamento dianteiros e os faróis de neblina.
Já na traseira as lanternas são em LED. A parte central do para-choque traseiro é rebaixado permitir mais fácil o acesso. Há ainda detalhes cromados, e os sensores de estacionamento traseiros.
Um aspecto que chama a anteção logo que se engata a ré e a qualidade de imagem da visão traseira: A câmera traseira é de alta definição, e melhora muito a segurança em manobras de reversão.
O modelo das imagens, cedido pela Chevrolet do Brasil para avaliação de 1 semana, conta com amortecedor na tampa traseira - mas esse item é opcional e vem em alguns pacotes de acessórios (como o Elegance, Safety e Premium). No caso do pacote Safety, acrescenta ainda acendimento automático de faróis, sensores de estacionamento dianteiros, tapede de PVC e barras longitudinais de teto.
De série, a S-10 High Country traz a capota marítima, mas a proteção de caçamba só vem mediante pacotes de acessórios (o pacote Protection acrescenta o santo Antônio e a proteção de caçamba - altamente recomendado).
Na lateral, a S-10 High-Country ostenta novas rodas de 18″, adequadas a esse tipo de veículo, com design agradável. Entretanto, a pintura escurecida exige cuidados nas manobras para evitar riscos - os quais ficariam muito aparentes.
O estribo lateral que você vê no modelo das imagens também não é de série, mas opcional presente no pacote "Robustez", que soma ainda o santo Antônio e o protetor de caçamba.
O teto traz barras em preto longitudinais, mas também são opcionais (pacote Safety), enquanto o pacote Premium acrescenta barras transversais, mas é um recurso mais estético que funcional.
Na parte inferior da Chevrolet S-10 High-Country observa-se proteção do radiador, cárter e tanque - recursos interessantes contra pedras e detritos que são lançados em vias de menor qualidade.
Interior
O interior da Chevrolet S-10 High-Country 2021 conta com detalhes em black piano e um detalhe cromado na alavanca de câmbio com a finalidade de conferir um ar de requinte, e talvez encobrir a ausência de plásticos de uma melhor qualidade.
Os bancos são confortáveis, e apenas o do motorista conta com ajustes elétricos. São bancos confortáveis, mas devem muito para os assentos ErgoComfort da Amarok V6 que testamos na semana passada.
O volante tem um design com alguns botões multifuncionais fáceis de usar, e é forrado em couro, com boa empunhadura. A posição de dirigir é ainda mais alta que na Amarok. Uma grande vantagem é a direção é elétrica - muito leve em cidade.
O cluster de instrumentos traz as informações adequadas para o motorista, com dois mostradores grandes e dois pequenos (temperatura e combustível). Ao centro uma tela de informações, monocromática, mas para mudar a exibição é necessário acesar uma alavanca lateral - não muito intuitivo.
A qualidade geral poderia melhorar. Os porta-objetos não são revestidos, e há poucas superfícies revestidas de material macio. Na parte central temos um apoio de braço, sem ajuste longitudinal, estreito, e que no interior conta com porta USB e cartão de memória.
O destaque do interior fica por conta da conectividade e a central Mylink. Posicionada na parte superior central, é a posição ideal. O funcionamento é rápido e fácil. E o melhor de tudo é que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sem FIO. A central conta ainda com hot spot WiFi, que, segundo a Chevrolet, é 12 vezes mais potente que o de um celular. A conectividade via rede 4G/SIM card não estava ativa no modelo testado.
Como é tradicional nos modelos GM, o OnStar, um sistema muito útil de serviços humanizados ao motorista, precisa ser pago a parte.
A tela é excelente: grande, visível, nítida e o sistema sensível ao toque funciona perfeita e intuitivamente.
Logo abaixo há o comando do ar-condicionado digital. E atrás da alavanca de câmbio está o comando da tração 4 × 4.
Na parte traseira o espaço é bom para 3 passageiros. O encosto rebate em 60/40, e na parte inferior conta com gavetas com recursos de segurança e ferramentas.
Um aspecto interessante é que ao abrir e fechar as portas, os vidros abaixam alguns centímetros automaticamente para facilitar o fechamento.
Segurança
A Chevrolet S-10 High-Country 2021 destaca-se pelos recursos de segurança. Seis airbags de série e sistemas auxiliare de condução como controle ativo de faixa, frenagem de emergência autônoma e alerta de colisão. Fica faltando apenas o ACC (Piloto Automático Adaptativo) ofertado na Ford Ranger e Toyota Hilux.
De série vem com módulo de controle de trailer, e na traseira há âncoras Isofix e TopTether.
Mecânica
O Chevrolet S-10 High-Country conta com um motor turbo diesel de quatro cilindros 2.8L, associado com uma transmissão automática de conversor de torque de seis marchas.
É um conjunto que responde adequadamente para a proposta da picape, mas que deixa a desejar se comparado ao vigor do V6 de 258 cv da Amarok.
Esse motor tem 200 cavalos de potência e 500 Nm de torque. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 187 km / h, e acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.
Dados de consumo e desempenho
Os números colocados na tabela a seguir são da revista Quatro Rodas, teste compartivo entre Hilux, Amarok, S-10 e Frontier da edição de janeiro de 2021.
0-100 km/h
Retomadas
Frenagem
60-100 km/h
80-120 km/h
80 km/h
120 km/h
Amarok V6 258 cv
8,1
4,5
5,4
24,4
56
Hilux 2.8 204 cv
11
5,8
7,3
28,3
67
GM S-10 200 cv
10,9
5,9
7,9
26,6
61,6
Ranger 3.2 200 cv
11,4
6,4
8,9
26,3
59,7
Consumo - km/l (diesel)
Urbano
Rodoviário
Amarok V6 258 cv
9,4
11,8
Hilux 2.8 204 cv
10,2
11,9
GM S-10 200 cv
9,3
12,3
Ranger 3.2 200 cv
8,8
11
O motor é suave, não transmite vibrações para o interior, mas ruído, sobretudo quando muito exigido, sim. A transmissão é adequada para uma condução despretensiosa, tem funcionamento suave. Não exija, porém, comportamento de câmbio esportivo que não é projetada para isso.
Já o comando de tração 4x4 aciona a reduzida sem trancos, basta manter o pedal do freio pressionado. E também não vibra.
Mas a S-10 High-Country 2021 fica devendo o bloqueio do diferencial traseiro, e é um recurso muito importante em trilhas off-road.
Comportamento dinâmico
O Chevrolet S10 com o motor de 200 cv teve uma grande melhora em termos de performance, mas o chassi não parece ter evoluído com a potência. Ela funciona bem em velocidades mais baixas, mas não transmite a mesma segurança que a Amarok em alta. Nesse quesito ela fica em um meio termo entre a Hilux e a Amarok.
Em uso normal, rodando a cerca de 100 km/h, é um típico Chevrolet - confortável, com uma suspensão que filtra bem irregularidades do piso e isola bem a cabine.
Em estradas de terra ela é melhor que a Amarok em termos de conforto por conta das rodas maiores e pneus de perfil mais alto. Além disso, como o sistema de tração 4x4 tem redutor e desliga a eletrônica em dois níveis (o segundo quase 100%), ela está mais preparada para um uso de off-road mais pesado que a alemã de rodas 20" e pneus de perfil baixo.
Conclusão
A Chevrolet S-10 High-Country 2021 tem um interior que poderia melhorar em termos de qualidade de materiais, mas que se destaca no central Mylink e em funcionalidades de conectividade. O motor é excelente, bem harmonizado ao câmbio.
Além disso, ela é a campeã de custo x benefício entre as picapes cabine duplas topo de gama.
Preço -fevereiro de 2021
Amarok V6 258 cv
R$261.600,00
Hilux 2.8 204 cv
R$250.990,00
Ranger 3.2 200 cv
R$238.390,00
GM S-10 200 cv
R$234.360,00
É a menos cara, e traz um bom pacote de equipamentos, segurança e recursos atualizados de assistência à condução.
Ficha Técnica - Chevrolet S-10 High Country 2021
Ficha Técnica
Chevrolet
Modelo:
S10
Versão:
High Country 2.8 Turbo 4x4 CD
Ano/modelo
2021
Detalhes:
Nacional, picape, 4 portas, 5 ocupantes
MOTOR
Instalação:
Dianteiro
Posição:
Longitudinal
Aspiração:
Turbo
Alimentação:
Injeção direta
Cilindrada:
2.776 cc
Cilindros:
4, em linha
Comando de válvulas:
No cabeçote, correia dentada
Válvulas por cilindro:
4
Combustível:
Diesel
Potência:
200 cv @ 3.600 rpm
Torque:
51 kgfm @ 2.000 rpm
Taxa de compressão:
16,5:1
Código do motor:
XLD28
TRANSMISSÃO
Câmbio:
Automático
Marchas:
6
Tração:
4x4
DESEMPENHO
Aceleração 0 a 100 km/h
10,3 s
Velocidade máxima
180 km/h
CONSUMO
Urbano
8 km/l
Rodoviário
9,2 km/l
Autonomia máxima
699 km
SUSPENSÃO
Dianteira:
Independente, braços sobrepostos
Traseira:
Eixo rígido
FREIOS
Dianteira:
Disco ventilado
Traseira:
Tambor
DIREÇÃO
Assistência:
Elétrica
Diâmetro de giro:
12,7 m
PNEUS
Dianteira:
265/60 R18
Traseira:
265/60 R18
DIMENSÕES
Comprimento:
5.408 mm
Altura:
1.839 mm
Largura:
1.874 mm
Entre-eixos:
3.096 mm
Bitola dianteira:
1.570 mm
Bitola traseira:
1.570 mm
Vão livre do solo:
228 mm
PESO E CAPACIDADES
Peso:
2.042 kg
Caçamba:
1.061 litros
Carga útil:
1.108 kg
Tanque de combustível
76 litros
12
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
Entendo, respeitosamente, quem prefere a S-10 à Amarok, para Jair, assim como para mim, potência é fundamental!
Não se trata de preferência por marcas aqui e acolá, trata-se da segurança nas ultrapassagens. Muitas estradas perigosas no Brasil, e precisa-se de potência. Amarok!
affe.. se vc pensa em segurança entao deveria repensar o conceito, pois como amarok vive quebrando.. e a sua seguranca qdo quebra em ultrapassagem e depois parado no acostamento esperando socorro?
S10 é rudimentar perto da Amarok, que é a única picape premium do mercado. Enquanto S-10 precisa de botãozinho para acionar reduzida, Amarok tem inteligência artificial que aciona a reduzida automaticamente. Sem comparação. Amarok séculos luz à frente.
Entendo, respeitosamente, quem prefere a S-10 à Amarok, para Jair, assim como para mim, potência é fundamental!
ResponderExcluirNão se trata de preferência por marcas aqui e acolá, trata-se da segurança nas ultrapassagens. Muitas estradas perigosas no Brasil, e precisa-se de potência. Amarok!
#FechadacomJair2026
Não basta gerar ranço pela VW...
Excluiraffe.. se vc pensa em segurança entao deveria repensar o conceito, pois como amarok vive quebrando.. e a sua seguranca qdo quebra em ultrapassagem e depois parado no acostamento esperando socorro?
Excluiramarok é fiasco.... quebra muito!
Ranger >>>> S10 >>>> Tombalux >>>> Marea Picape.
ResponderExcluirFatos, Apenas Fatos.
https://www.youtube.com/watch?v=C8T7yrNXvzk
ResponderExcluirS10 mais linda, mais equipada, mas tudo q a jurassica Bombarok
ResponderExcluirS10 é rudimentar perto da Amarok, que é a única picape premium do mercado.
ResponderExcluirEnquanto S-10 precisa de botãozinho para acionar reduzida, Amarok tem inteligência artificial que aciona a reduzida automaticamente.
Sem comparação. Amarok séculos luz à frente.
Tão boa que não vende porra nenhuma, nem aqui e nem na Europa, onde preferem Ford, Nissan e Mitsubishi
Excluiré tao inteligente que ela quebra, acende luz no painel.. só nao sobe sozinha no guincho né..... kkkkkkkkk
Excluiramarok é uma vergonha para o campo!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
ResponderExcluirMelhor de todas é a Hilux sem dúvida
ResponderExcluirAmarok a mais horrível de todas
Quem tem Hilux sabe que eu estou falando sem dúvidas
Melhor de todas é a Hilux sem dúvida
ResponderExcluirAmarok a mais horrível de todas
Quem tem Hilux sabe que eu estou falando sem dúvidas
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.