Com o novo Taycan, a Porsche está lançando a 4ª variante de sua linha de esportivos totalmente elétricos. O novo modelo alinha-se ao Taycan Turbo S, ao Taycan Turbo e ao Taycan 4S. Apresenta tração traseira e está disponível com dois tamanhos de bateria: com a bateria padrão Performance, o novo lançamento oferece até 300 kW (408 cv) de potência "overboost" com Launch Control; essa potência aumenta para até 350 kW (476 cv) com a bateria opcional Performance Plus. A potência nominal é de 240 kW (326 cv) ou de 280 kW (380 cv), respectivamente.
Os primeiros Taycans com tração traseira chegarão às concessionárias a partir de meados de março de 2021. Os preços na Alemanha começam a partir de 83.520 euros, incluindo imposto sobre valor agregado. No Brasil a pré-venda inicia nesta quinta-feira 21 de janeiro com preço público sugerido a partir de R$ 589.000 incluindo a instalação do carregador doméstico.
O Taycan inclui recursos como função Plug & Charge - permite praticidade no carregamento e pagamento sem a necessidade de cartões ou aplicativo: assim que o cabo de carregamento é conectado, o Taycan estabelece comunicação criptografada com a estação de carregamento compatível com Plug & Charge. O processo de carregamento é iniciado automaticamente. Os pagamentos também são processados automaticamente.
Como nas outras variantes, o equipamento opcional inclui um Head-Up Display colorido e um carregador de bordo com capacidade de carga de até 22 kW. Com Functions on Demand (FoD), os condutores Taycan podem adquirir várias funções adicionais de conveniência ou de assistência, conforme necessário. Como alternativa, podem reservá-las por um período limitado. Isso funciona após a entrega do veículo, bem como para a configuração original do carro esportivo. A ativação online significa que não é necessário visitar a oficina. Atualmente, isso é possível para as funções Porsche Intelligent Range Manager (PIRM), Power Steering Plus, Active Lane Keeping Assist (sistema ativo de controle de faixa) e Porsche InnoDrive.
Escolha de duas baterias
Uma bateria Performance de deck único com capacidade bruta de 79,2 kWh vem instalada de série. A bateria Performance Plus de deck duplo está disponível como opcional. Sua capacidade bruta é de 93,4 kWh. O alcance, de acordo com WLTP, é de até 431 ou de até 484 quilômetros, respectivamente.
O Taycan acelera de um ponto de partida a 100 km/h em 5,4 segundos, qualquer que seja a bateria especificada. Sua velocidade máxima também é de 230 km/h em ambas as configurações, enquanto sua capacidade máxima de carga é de até 225 kW (bateria Performance) ou de até 270 kW (bateria Performance Plus). Isso significa que ambas as baterias podem ser carregadas com 5% a 80% de SoC (nível de carga) em 22,5 minutos e que a potência máxima de 100 quilômetros é alcançada em apenas cinco minutos.
Motor elétrico
O motor síncrono com excitação permanente no eixo traseiro tem um comprimento de 130 millímetros e é, portanto, do mesmo comprimento que aquele instalado no Taycan 4S. O inversor controlado por pulso no eixo traseiro opera em até 600 amperes.
Além do motor síncrono com excitação permanente no eixo traseiro, a arquitetura de transmissão também inclui uma transmissão de duas velocidades. Tal como acontece com os seus parceiros da gama de modelos, seus destaques incluem o gerenciamento inteligente da carga, bem como uma aerodinâmica exemplar. Com um valor de Cd de 0,22, sua aerodinâmica contribui significativamente para seu baixo consumo de energia e, portanto, um maior alcance. A recuperação máxima de energia é de 265 kW.
Design
Com o seu design purista, o Taycan sinaliza o início de uma nova era. Ao mesmo tempo, mantém o DNA inconfundível do design da Porsche. Visto de frente, o carro esportivo parece particularmente baixo e largo, com asas altamente contornadas. Sua silhueta é moldada por sua linha de teto esportiva inclinada para baixo na parte traseira, enquanto suas seções laterais altamente esculpidas também são características. A cabine elgante, os pilares C incrivelmente desenhados e os ombros pronunciados de suas asas resultam em uma traseira acentuada, típica da marca. Essas características são completamentadas por elementos inovadores, como a inscrição Porsche no visual de vidro na faixa de luz traseira.
As características distintivas do Taycan dentro de sua família de modelos incluem rodas Taycan Aero de 19" otimizadas aerodinamicamente e pinças de freio anodizadas em preto. O avental dianteiro, as soleiras laterais e o difusor traseiro em preto são iguais aos do Taycan 4S. Lanternas traseiras de LED vêm instaladas de série.
Design interior
O cockpit do Taycan sinalizou o início de uma nova era em 2019 com sua estrutura clara e arquitetura completamente nova. O Curved Display (display curvo) independente forma o ponto mais alto do painel. Isso cria um ponto claro de atenção para o motorista. Outros elementos incluem um display central de 10,9 polegadas e um display opcional para o passageiro.
O Taycan vem de série com um interior de revestimento parcial em couro, bem como bancos dianteiros confortáveis com ajuste elétrico de oito posições. O carro possui dois porta-malas: um de 84 litros na dianteira e um de até 407 litros na traseira.
O Taycan também é o primeiro modelo da Porsche disponível com um interior sem ser completamente de couro. Interiores feitos com materiais reciclados inovadores enfatizam o conceito sustentável do carro elétrico esportivo.
Sistemas de chassi em rede central
A Porsche usa um sistema de controle em rede central para o chassi Taycan. O Porsche Chassis Control 4D analisa e sincroniza todos os sistemas de chassi em tempo real. Tanto a suspensão padrão com mola de aço do Taycan quanto a suspensão a ar adaptável opcional com tecnologia de três câmaras são complementadas pelo ajuste eletrônico do sistema amortecedor PASM (Porsche Active Suspension Management).
A suspensão a ar adaptável também é equipada com a função Smartlift. Isso permite que o Taycan seja programado de modo que aumente sua altura de deslocamento automaticamente em determinados locais recorrentes, como lombadas das estradas ou entradas de garagem. A função Smartlift também pode influenciar ativamente a altura do veículo em viagens em rodovias e pode ajustar a altura do veículo no percurso para o melhor compromisso possível entre eficiência e conforto de direção.
O Taycan é equipado de série com pinças de freios com 6 êmbolos de alumínio em design tipo monobloco na dianteira e pinças de freios com 4 êmbolos de alumínio em design tipo monobloco na traseira.Os discos de freio ventilados internamente têm 360 mm de diâmetro na frente e 358 mm na parte de trás. As pinças dos freios têm acabamento anodizado em preto.
Outra opção é o Porsche Surface Coated Brake (PSCB) de alto desempenho. Seus discos têm diâmetro de 410 mm e 365 mm na frente e atrás.
Ano de sucesso para o Taycan
A Porsche teve um início de sucesso na era totalmente elétrica, entregando pouco mais de 20.000 Taycans a clientes em todo o mundo em 2020. Na Noruega, o Taycan atualmente responde por 70% de todos os modelos Porsche vendidos, e no início de novembro, o milésimo cliente norueguês do Taycan recebeu seu carro, já que as vendas da Porsche na Noruega mais que dobraram. O carro elétrico esportivo já recebeu cerca de 50 prêmios internacionais, sobretudo, nos principais mercados da Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, China e também no Brasil. O novo Taycan, com tração traseira, também detém o Guinness World Record™ para a maior derrapagem com um carro elétrico, tendo sido dirigido lateralmente, sem parar, por exatamente 42,171 quilômetros.
Os primeiros Taycans com tração traseira chegarão às concessionárias a partir de meados de março de 2021. Os preços na Alemanha começam a partir de 83.520 euros, incluindo imposto sobre valor agregado.
No Brasil a pré-venda inicia nesta quinta-feira 21 de janeiro com preço público sugerido a partir de R$ 589.000 incluindo a instalação do carregador doméstico.
*Alguns opcionais podem não estar disponível para o mercado brasileiro.
Cadê Tesla Model S?
ResponderExcluirPulverizando recordes... atropelando a concorrência em tecnologia e desempenho...
ExcluirTá bom ou quer mais?
Model S é o sedã de luxo mais vendido do mundo. Se isso não for suficiente pra vc, então você é muito gulosa.
Excluirlindooooooo
ResponderExcluirO Grupo Volkswagen tem, de longe, a gama mais eletrizada do Brasil. Audi e-Tron em duas versões (SUV e Sportback), Porsche Taycan. Vários híbridos plug-in, e em breve o e-Up!
ResponderExcluirE o resto? O resto é o resto.
Mas gente! Onde já se viu a Porsche utilizar o arcaico sistema de tração traseira? Enquanto há sistemas de tração 4x4 "supereficientes"...
ExcluirKKKKKKK
Conheço essa história
Estragaram o site, hein??!!!
ResponderExcluirFicou péssimo o site assim. Pqp
ResponderExcluirEsse Porsche é um dos carros mais incríveis já fabricados. Incrível como esse Taycan consegue ser esportivo e elegante ao mesmo tempo.
ResponderExcluirDica pro Carblog: Organize as matérias na página inicial por data de publicação igual no site antigo. O site dessa maneira ta muito confuso. E utilizem o Disqus!
Também achei muito confuso.. q fica é descer na página inicial, tem uma seção que é "últimas atualizações" ou algo do tipo... Mas o site não ficou nada intuitivo.
ExcluirA dica *
ExcluirTração traseira? Que obsoleto...
ResponderExcluirBaita carro... E tração traseira é bom para carro esportivo, dizem os pilotos... eu não sei, nunca dirigi um... Nem Chevette ou opala....
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