A Volkswagen planejou em 2015 um investimento de US $ 50 bilhões para superar a Tesla no segmento de carros elétricos. Os produtos já estão chegando ao mercado, com o ID3 e ID4, mas a montadora californiana ainda lidera em vendas e tecnologia. O que faltou para a Volkswagen?
O Wall Strett Journal publicou um artigo apontando que o ID3 não veio conforme planejado. Ele anda e para, mas a tecnologia sofisticada que a VW prometeu teve que ficar de fora por problemas no software. Segundo o jornal, os programadores ainda não descobriram como atualizar o software do carro remotamente. O head-up display futurista de alta velocidade com informações de realidade aumentada não funciona. Além disso, os primeiros proprietários do ID3 relatam muitos bugs de software.
Os problemas levaram a VW vender o carro sem a carga completa de software, enquanto se aguarda uma atualização futura, que agora está agendada para meados de fevereiro. Após isso, as demais atualizações serão enviadas via Internet (OTA - Over The Air), segundo executivos da Volkswagen.
Há muito havia uma expectativa que quando as grandes empresas automotivas alemãs entrassem no mercado de elétricos, seu poder financeiro e a excelência em engenharia iriam colocar a Tesla em problemas. Mas até agora isso não aconteceu, e segundo analistas relatados pelo WSJ, isso se deve ao fato que produzir carros elétricos é mais uma questão de software do que hardware. E o conhecimento das empresas tradicionais em fabricar carros movidos a gasolina é muito diferente de codificar software.
Segundo o WSJ, os problemas com o ID.3 está aumentando a temperatura na Volkswagen. Herbert Diess, segundo o jornal, quase foi demitido em 2020, pois acionistas da VW não aprovaram o Golf-8, tido como "malfadado lançamento", e consideram o lançamento do ID3 "desastrado". Diess saiu da presidência da marca VW, mas continua CEO do Grupo.
Atualmente o ID3 está melhorando sua performance na Europa, tendo ultrapassado em vendas o Model 3 da Tesla na Europa em Dezembro, em decorrência do fato de ser US $ 12.000 mais barato, e também pelos incentivos da Alemanha em carros elétricos em expansão. Os erros no lançamento do ID3 levam a cuidados adicionais no ID4. Segundo a marca, o ID.4 vai cumprir as promessas do ID3.
Com a mudança para a eletricidade, a computação se tornou o coração do veículo, com um processador central gerenciando a bateria, acionando os motores elétricos, freios, luzes e outros sistemas críticos, bem como recursos adicionais, como entretenimento ou aquecimento nos assentos. Assim como um carro movido a gasolina deveria ser revisado regularmente, um veículo elétrico moderno precisa receber atualizações de software para melhorar a segurança e o desempenho, oferecer novos serviços.
A chave aqui é levar este sistema distribuído para os carros, que a Tesla já faz há muito tempo, mas as empresas tradicionais não têm esse conhecimento. Segundo Danny Shapiro, diretor sênior automotivo da Nvidia, fabricante de chips de carros autônomos, “isso é muito complexo, especialmente com um carro onde o nível de segurança é crítico. Você não pode simplesmente virar um botão e se tornar uma empresa de software.”
No caso da Volkswagen, nos primeiros anos de desenvolvimento do ID3, a tarefa de codificar software para o carro foi espalhadas pela organização. Em 2019, a montadora centralizou tudo com a nomeação de Christian Senger, anteriormente chefe de serviços digitais e produtos de mobilidade elétrica, como líder de todo o desenvolvimento de software da VW. A primeira tarefa do grupo foi criar uma organização coerente a partir de milhares de programadores espalhados pelo grupo e começam a mudar desenvolvimento crítico interno.
Outra fonte de complexidade foi que a VW escolheu diferentes fornecedores para desenvolver diferentes partes de seu ecossistema de software. Para construir sua nuvem industrial para as fábricas, a VW se associou à Amazon Web Services. Para a nuvem de conexão com os carros, ela se juntou a Microsoft. E para um sistema de controle, contratou a Continental.
Essa é uma estratégia de fabricantes de automóveis, mas no caso de software isso não funciona. Assim como um smartphone, o desenvolvimento de um carro elétrico nunca termina, porque ele está em constante evolução e requer fornecedor e o cliente trabalhem de forma interativa, e de forma permanente, diferentemente do que acontece com o sistema de produção de automóveis convencionais, onde as peças são alocadas e não há atualização.
A experiência levou a VW a reformular totalmente a unidade de software da empresa. A comparação do ID3 com o Tesla Model 3 evidencia que o ID3 se destaca em características do velho mundo "espaço e design", enquanto a Tesla vence em questões novas, como autonomia da bateria, e computação avançada. Agora a Volkswagen já está enviando atualizações remotas para os aplicativos de entretenimento, e começando a atualizar também funções núcleo do carro, como o gerenciamento do trem de força elétrico.
A VW pretende agora centralizar ainda mais o desenvolvimento do software, em um movimento contrário à estratégia tradicional de deixar o software com fornecedores. No segmento de carros elétricos, a montadora precisa ter controle total do software. Mas isso demanda profundo conhecimento técnico em software que as montadoras não tem.
Mas o processo está em curso. A Volkswagen está demolindo seu processo de desenvolvimento convencional de automóveis, para um modelo mais parecido com as empresas do Vale do Silício. E esta é a parte mais difícil. Segundo o CEO da VW, essa transformação levará cerca de 10 anos, conforme post no LinkedIn. “Com ou sem Volkswagen.”
Fonte: WSJ
A VW tem muito dinheiro e capacidade de produzir 10 milhões de carros por ano. E a Tesla? 500 mil? Não tem com competir. Tesla muito hypada, em breve o mercado vai cair na real. VW emergirá como uma Phenix para a liderança!
ResponderExcluirSr Carlos, vc é muito hype nas drogas
ExcluirZzZ ..que sono
ResponderExcluirComo disse anteriormente, fazer carro é muito fácil. Tecnologia dominada. No casso dos veículos elétricos, o problema principal são as baterias e depois a tecnologia da informação, seguida de uma rede de abastecimento. Tudo isso impactando no preço e, consequentemente na demanda.
ResponderExcluirDessa forma, players como a Amazon, Apple, Google, Baidu, etc.. entram forte na briga.
Só agora que descobriram que carro elétrico é mais uma questão de software do que Hardware???? VW achou que dominava software só porque fez aquele gato nos carros do Dieselgate ai agora fica batendo cabeça pra todo lado ae.
ResponderExcluirO que é a Fiat fala que é a VW
ResponderExcluirTodos já sabem: VW GROUP vai pulverizar a TESLA da terra
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