O mercado moto ciclístico brasileiro registra 81.502 motos emplacadas em janeiro de 2021, com dados computados até o dia 28. A média de vendas por dia útil está em 4.290.
Honda Biz - 2ª motocicleta mais vendida do Brasil
A liderança de mercado está com a montadora japonesa Honda, com 76,2% de participação, seguida da também japonesa Yamaha, com 18,1%.


A chinesa Shineray é a terceira, com 0,9%, enquanto a alemã BMW a 4ª, com 0,8%.


No acumulado do ano, a liderança é da Honda, com 76,63%, seguida da Yamaha, com 18,12%.
Ranking - montadoras mais vendidas - janeiro (28) de 2021

Rank
Marca
JaneiroAcumulado
VendasShareVendasShare
1Honda62.45276,6%62.45276,63%
2Yamaha14.76718,1%14.76718,12%
3Shineray7280,9%7280,89%
4BMW6750,8%6750,83%
5Kawasaki6030,7%6030,74%
6HAOJUE5950,7%5950,73%
7DAFRA3690,5%3690,45%
8Royal Enfield2920,4%2920,36%
9TRIUMPH2630,3%2630,32%
10AVELLOZ1620,2%1620,20%
11H.Davidson1200,1%1200,15%
12Suzuki1090,1%1090,13%
13Ducati540,1%540,07%
14VOLTZ500,1%500,06%
15Traxx360,0%360,04%
16Sousa350,0%350,04%
17KTM350,0%350,04%
18ATMAN330,0%330,04%
19KYMCO280,0%280,03%
20WUYANG210,0%210,03%
21Bull170,0%170,02%
22Aprilia160,0%160,02%
23SUNDOWN80,0%80,01%
24JIANSHE80,0%80,01%
25BRP40,0%40,00%
26KASINSKI40,0%40,00%
27BRAVAX40,0%40,00%
28RIGUET20,0%20,00%
29Flash20,0%20,00%
30WONJAN10,0%10,00%
31FYM10,0%10,00%

Ranking - motocicletas mais vendidas - janeiro (28) de 2021

Médias diárias4.2904.290
Totais81.50281.502
RankModeloJaneiroYTD
1HONDA/CG 16023.86223.862
2HONDA/BIZ11.81111.811
3HONDA/NXR1608.6498.649
4HONDA/POP 110I6.4336.433
5HONDA/CB 250F
TWISTER
2.4842.484
6YAMAHA/FAZER 2502.4232.423
7HONDA/PCX 1502.3812.381
8YAMAHA/NMAX2.2512.251
9YAMAHA/XTZ1502.2022.202
10YAMAHA/YBR 1501.9291.929
11HONDA/XRE 1901.6391.639
12HONDA/XRE 3001.5071.507
13HONDA/ELITE 1251.4971.497
14YAMAHA/XTZ 2501.4501.450
15YAMAHA/YS150 FAZER1.0581.058
16YAMAHA/NEO 1251.0171.017
17YAMAHA/YBR 125747747
18YAMAHA/MT03719719
19SHINERAY/XY 50602602
20YAMAHA/XMAX 250543543
21HONDA/CB 500484484
22HONDA/ADV 150442442
23HONDA/SH 150402402
24HAOJUE/DK150254254
25BMW/R1250GS252252
26HONDA/CB 650205205
27HONDA/NC 750X191191
28HAOJUE/CHOPPER168168
29AVELLOZ/AZ1162162
30BMW/G310 GS160160
31YAMAHA/YZF R3157157
32BMW/F850 GS150150
33YAMAHA/MT09130130
34ROYAL
ENFIELD/HIMALAYA
124124
35SHINERAY/XY 125122122
36ROYAL
ENFIELD/INTERCEPTOR
121121
37HONDA/SH 300i120120
38KAWASAKI/Z400111111
39DAFRA/NH 190110110
40YAMAHA/MT07107107
41TRIUMPH/TIGER 900104104
42KAWASAKI/NINJA 4009595
43KAWASAKI/Z9009191
44DAFRA/CITYCOM 300I8888
45KAWASAKI/VERSYS 3006767
46DAFRA/HORIZON 1506363
47BMW/S1000 RR6262
48HONDA/CB 1000R5959
49HAOJUE/LINDY 1255959
50HONDA/POP 1005757
51KAWASAKI/VERSYS5757
52HONDA/CG 1255555
53HAOJUE/DR1605454
54HONDA/CRF 1000L5151
55VOLTZ/EV015050
56HONDA/CG1504949
57ROYAL
ENFIELD/CONTINENTAL GT
4747
58DAFRA/APACHE 2004646
59KAWASAKI/NINJA ZX64242
60DAFRA/MAXSYM 400I4141
61SUZUKI/GSX-S7503838
62KAWASAKI/Z6503737
63TRIUMPH/TIGER 12003636
64TRAXX/JL503535
65ATMAN/FALCON3333
66KAWASAKI/Z10003232
67SUZUKI/VSTROM6502727
68BMW/F750 GS2727
69HAOJUE/VR 1502424
70HAOJUE/LINDYQ2424
71KAWASAKI/NINJA ZX102323
72H.DAVIDSON/FLHTK2222
73TRIUMPH/STREET
TRIPLE
2222
74H.DAVIDSON/FL FB2222
75HONDA/X-ADV 7502222
76TRIUMPH/STREET
SCRAMBLER
2222
77WUYANG/WY48Q22121
78TRIUMPH/STREET TWIN2121
79KAWASAKI/NINJA 6502020
80YAMAHA/TENERE 12002020
81KTM/390 DUKE2020
82DUCATI/MTS 12602020
83BMW/G310R2020
84SOUSA/AS 1101818
85SOUSA/AS 150 STREET1717
86TRIUMPH/SPEED TWIN1717
87APRILIA/CLASSIC1616
88KAWASAKI/VULCANS1616
89TRIUMPH/BOBBER1616
90H.DAVIDSON/FL SB1616
91KTM/200 DUKE1515
92KYMCO/AGILITY 16 2001515
93DAFRA/ZIG 501414
94BULL/KRC501414
95DUCATI/XDIAVEL1414
96TRIUMPH/BONNEVILLE1212
97HONDA/NXR1501212
98SUZUKI/VSTROM10001212
99HAOJUE/NEX1212
100SUZUKI/GSX S1000A1212
101HONDA/C1001111
102H.DAVIDSON/XL 8831111
103TRIUMPH/TIGER 8001111
104KYMCO/DOWNTOWN 300I1111
105H.DAVIDSON/FL FBS1111
106YAMAHA/T115 CRYPTON1010
107DUCATI/MONSTER 7971010
108KAWASAKI/VERSYS
1000
99
109JIANSHE/JBR 12588
110H.DAVIDSON/FX FBS88
111HONDA/NXR12566
112HONDA/KATUNY66
113DUCATI/DIAVEL66
114H.DAVIDSON/FXFB55
115SUZUKI/GSXR100044
116H.DAVIDSON/XL 120044
117SUZUKI/EN12544
118SUNDOWN/FUTURE44
119BRP/SPYDER44
120H.DAVIDSON/FLHX44
121KASINSKI/SOFT44
122BRAVAX/BX50CC44
123H.DAVIDSON/FLT44
124H.DAVIDSON/FX BRS44
125DUCATI/MULTISTRADA 95044
126ALPINA/SPORT33
127KAWASAKI/ZX33
128HONDA/GOLDWING33
129SUZUKI/GS12033
130BULL/MAXX KRC33
131H.DAVIDSON/FL TRK33
132BMW/S1000R33
133SUZUKI/GSX S1000FA33
134HONDA/GOLDWING GL 180022
135SUNDOWN/MAX 12522
136SUNDOWN/WEB 10022
137YAMAHA/XTZ 12522
138TRIUMPH/ROCKET22
139SHINERAY/XY 15022
140DAFRA/SPEED 15022
141RIGUET/TRC 0122
142HONDA/LEAD 11022
143DAFRA/SMART 12522
144DAFRA/SUPER 5022
145SUZUKI/BURGMAN 12522
146FLASH/MV TEEN 5022
147HONDA/CBR 650F22
148KYMCO/PEOPLE GT30022
149H.DAVIDSON/FLH RXS22
150H.DAVIDSON/FXDRS22
151DAFRA/APACHE11
152HONDA/CBR 100011
153HONDA/CB60011
154CALOI/MOBYLETTE11
155YAMAHA/RD 13511
156SUZUKI/AN 12511
157HONDA/CBX 200
STRADA
11
158HONDA/CBX 250
TWISTE
11
159HONDA/HONDA CBR
1000RR
11
160HONDA/XR 25011
161YAMAHA/NEO AT11511
162SHINERAY/XY 25011
163DAYANG/DY 15011
164FYM/FY 10011
165LONCIN/LX 25011
166SUZUKI/B KING11
167HONDA/CARGO 15011
168WANGYE/WY 15011
169TRAXX/JH25011
170HONDA/CB 300R11
171JONNY/HYPE 5011
172BMW/K 160011
173SUZUKI/GSR150I11
174H.DAVIDSON/FXDF11
175SHINERAY/XY 150GY11
176SUZUKI/GSR 12511
177H.DAVIDSON/FL DE11
178WONJAN/TOP Y11

Veja mais rankings de motos e marcas mais vendidas clicando aqui.

12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu realmente nunca acompanhei o mercado de motos aqui no Brasil, mas uma coisa que me surpreendeu é ver como a Suzuki vende pouco. Está apenas na 12ª posição no ranking.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve será ultrapassada pela Ducati.
      Eu vejo a Ducati com grande potencial de vendas, bastaria ter um modelo na faixa dos 30k, já teria condições de subir ao top 3.

      Excluir
    2. Em breve será ultrapassada pela Voltz, assim que começarem os emplacamentos da EVS.

      Excluir
  2. As grandes indústrias de motos estão localizadas em Manaus e estäo tendo problemas de produção com a pandemia.

    A Honda vem tendo problemas de disponibilidade de produtos já há muitos meses, e os números da Yamaha ainda demonstram estar próximos da normalidade em janeiro.

    Chama a atenção a proximidade do número de emplacamentos das concorrentes diretas Honda CB 250 Twister e Yamaha 250 Fazer (praticamente empatadas) e Honda XRE 300 vs Yamaha 250 Lander (diferença mínima de emplacamentos).
    Antes do inicio da pandemia (um ano atrás) havia uma grande diferença a favor das Honda, que foi drasticamente reduzida ao longo de 2020 e parece ter tendência de se manter menor.

    Outro ponto que chama a atenção em janeiro é o volume de emplacamentos da recém renovada Yamaha NMax, quase 2.300 unidades (creio ser o recorde histórico), muito próxima à Honda PCX que historicamente vende mais do que o dobro da NMax.

    O inicio das vendas da Honda ADV 150 (aprox 450 unidades) canibalizaria parte dos emplacamentos da PCX, mas não explica tamanha aproximação da NMax em relação à PCX.
    Pode ter havido um represamento nos emplacamentos da NMax em dezembro à espera da versão recentemente atualizada em janeiro, o que causaria acúmulo no volume de emplacamentos.

    Surpreendente o crescimento nos emplacamentos da Yamaha XMax 250 (acima de 500 unidades), já que se trata de um produto de posicionamento de preços elevado para um scooter.

    Acompanhei o furor causado pela apresentação da XMax 250 durante o Salão das Duas Rodas em novembro de 2019.
    A Honda também expôs (pelo jeito às pressas) sua scooter Forza 300 no mesmo salão, mas ela não atraiu nenhuma atencão, estava praticamente abandonada por lá.

    A categoria de scooters médios será o próximo segmento a ter um grande crescimento nos próximos anos, com a chegada do renovado Honda Forza 350 no segundo semestre. A observar.

    ResponderExcluir
  3. As grandes indústrias de motos estão localizadas em Manaus e estäo tendo problemas de produção com a pandemia.

    A Honda vem tendo problemas de disponibilidade de produtos já há muitos meses, e os números da Yamaha ainda demonstram estar próximos da normalidade em janeiro.

    Chama a atenção a proximidade do número de emplacamentos das concorrentes diretas Honda CB 250 Twister e Yamaha 250 Fazer (praticamente empatadas) e Honda XRE 300 vs Yamaha 250 Lander (diferença mínima de emplacamentos).
    Antes do inicio da pandemia (um ano atrás) havia uma grande diferença a favor das Honda, que foi drasticamente reduzida ao longo de 2020 e parece ter tendência de se manter menor.

    Outro ponto que chama a atenção em janeiro é o volume de emplacamentos da recém renovada Yamaha NMax, quase 2.300 unidades (creio ser o recorde histórico), muito próxima à Honda PCX que historicamente vende mais do que o dobro da NMax.

    O inicio das vendas da Honda ADV 150 (aprox 450 unidades) canibalizaria parte dos emplacamentos da PCX, mas não explica tamanha aproximação da NMax em relação à PCX.
    Pode ter havido um represamento nos emplacamentos da NMax em dezembro à espera da versão recentemente atualizada em janeiro, o que causaria acúmulo no volume de emplacamentos.

    Surpreendente o crescimento nos emplacamentos da Yamaha XMax 250 (acima de 500 unidades), já que se trata de um produto de posicionamento de preços elevado para um scooter.

    Acompanhei o furor causado pela apresentação da XMax 250 durante o Salão das Duas Rodas em novembro de 2019.
    A Honda também expôs (pelo jeito às pressas) sua scooter Forza 300 no mesmo salão, mas ela não atraiu nenhuma atencão, estava praticamente abandonada por lá.

    A categoria de scooters médios será o próximo segmento a ter um grande crescimento nos próximos anos, com a chegada do renovado Honda Forza 350 no segundo semestre. A observar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ponto que está chamando a atenção são as motos elétricas, que as startups estão dominando. Yamaha e Honda estão dando mole nesse mercado. Deveriam ter elétricas já.

      Excluir
  4. As grandes indústrias de motos estão localizadas em Manaus e estäo tendo problemas de produção com a pandemia.

    A Honda vem tendo problemas de disponibilidade de produtos já há muitos meses, e os números da Yamaha ainda demonstram estar próximos da normalidade em janeiro.

    Chama a atenção a proximidade do número de emplacamentos das concorrentes diretas Honda CB 250 Twister e Yamaha 250 Fazer (praticamente empatadas) e Honda XRE 300 vs Yamaha 250 Lander (diferença mínima de emplacamentos).
    Antes do inicio da pandemia (um ano atrás) havia uma grande diferença a favor das Honda, que foi drasticamente reduzida ao longo de 2020 e parece ter tendência de se manter menor.

    Outro ponto que chama a atenção em janeiro é o volume de emplacamentos da recém renovada Yamaha NMax, quase 2.300 unidades (creio ser o recorde histórico), muito próxima à Honda PCX que historicamente vende mais do que o dobro da NMax.

    O inicio das vendas da Honda ADV 150 (aprox 450 unidades) canibalizaria parte dos emplacamentos da PCX, mas não explica tamanha aproximação da NMax em relação à PCX.
    Pode ter havido um represamento nos emplacamentos da NMax em dezembro à espera da versão recentemente atualizada em janeiro, o que causaria acúmulo no volume de emplacamentos.

    Surpreendente o crescimento nos emplacamentos da Yamaha XMax 250 (acima de 500 unidades), já que se trata de um produto de posicionamento de preços elevado para um scooter.

    Acompanhei o furor causado pela apresentação da XMax 250 durante o Salão das Duas Rodas em novembro de 2019.
    A Honda também expôs (pelo jeito às pressas) sua scooter Forza 300 no mesmo salão, mas ela não atraiu nenhuma atencão, estava praticamente abandonada por lá.

    A categoria de scooters médios será o próximo segmento a ter um grande crescimento nos próximos anos, com a chegada do renovado Honda Forza 350 no segundo semestre. A observar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que desestabiliza a competição em favor da Honda é a CG e a Biz. Tirando essas duas, a disputa fica bem equilibrada. Não entendo como a Yamaha não consegue fazer uma competidora para a CG. Se conseguisse metade das vendas da CG, cresceria muito!

      Excluir
    2. CG, Biz, POP e Bros. A crosser vende bem menos que a Bros.

      Excluir
  5. Sinto falta do ranking de motos offroad(sem emplacamento).

    ResponderExcluir
  6. É, os 03 modelos city 125 a 150 da Yamaha somados vendem 06 vezes menos que a CG Honda.
    A Crosser também vende muito menos que a Bros.
    Nas Cub a Yamaha já teve uma concorrente para a Biz lá no passado (a Cirpton) mas abandonou de vez o segmento quando lançou a scooter Neo.
    A Pop foi uma invenção da Honda Brasil para se precaver contra a entrada das motos chinesas de baixo custo.
    Estes são os modelos que fazem a Honda ter esta participação esmagadora no mercado
    A Honda tem muito mérito, ela praticamente criou o mercado de motos no Brasil. Soube ler como ninguém as necessidades do consumidor brasileiro e praticamente “evangelizou” o mercado com suas pequenas e racionais utilitárias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem