O
mercado motociclistico brasileiro registra 47.814 motos emplacadas em janeiro de 2021, com dados computados até o dia 18. A média de vendas por dia útil está em 4.347 unidades.
A liderança de mercado está com a montadora japonesa Honda, com 77% de participação, seguida da também japonesa Yamaha, com 17,9%. A alemã BMW é a terceira, com 0,8%, enquanto a chinesa Shineray é a 4ª, também com 0,8%, mas numericamente atrás. No acumulado do ano, a liderança é da Honda, com 77,04%, seguida da Yamaha, com 17,86%.
Ranking - montadoras mais vendidas - janeiro (19) de 2021
Rank | Marca | Janeiro | Acumulado |
Vendas | Mkt Share | Venda (Y) | Share(Y) |
1 | Honda | 36.836 | 77,0% | 36.836 | 77,04% |
2 | Yamaha | 8.540 | 17,9% | 8.540 | 17,86% |
3 | BMW | 400 | 0,8% | 400 | 0,84% |
4 | Shineray | 371 | 0,8% | 371 | 0,78% |
5 | Kawasaki | 355 | 0,7% | 355 | 0,74% |
6 | HAOJUE | 347 | 0,7% | 347 | 0,73% |
7 | DAFRA | 214 | 0,4% | 214 | 0,45% |
8 | TRIUMPH | 172 | 0,4% | 172 | 0,36% |
9 | Royal Enfield | 160 | 0,3% | 160 | 0,33% |
10 | AVELLOZ | 89 | 0,2% | 89 | 0,19% |
11 | H.Davidson | 71 | 0,1% | 71 | 0,15% |
12 | Suzuki | 61 | 0,1% | 61 | 0,13% |
13 | VOLTZ | 34 | 0,1% | 34 | 0,07% |
14 | Ducati | 31 | 0,1% | 31 | 0,06% |
15 | ATMAN | 18 | 0,0% | 18 | 0,04% |
16 | Sousa | 18 | 0,0% | 18 | 0,04% |
17 | KTM | 18 | 0,0% | 18 | 0,04% |
18 | KYMCO | 18 | 0,0% | 18 | 0,04% |
19 | Bull | 10 | 0,0% | 10 | 0,02% |
20 | Traxx | 10 | 0,0% | 10 | 0,02% |
21 | WUYANG | 9 | 0,0% | 9 | 0,02% |
22 | Aprilia | 8 | 0,0% | 8 | 0,02% |
23 | SUNDOWN | 6 | 0,0% | 6 | 0,01% |
24 | JIANSHE | 4 | 0,0% | 4 | 0,01% |
25 | BRP | 3 | 0,0% | 3 | 0,01% |
26 | BRAVAX | 2 | 0,0% | 2 | 0,00% |
27 | KASINSKI | 2 | 0,0% | 2 | 0,00% |
28 | RIGUET | 2 | 0,0% | 2 | 0,00% |
29 | WONJAN | 1 | 0,0% | 1 | 0,00% |
30 | Flash | 1 | 0,0% | 1 | 0,00% |
31 | FYM | 1 | 0,0% | 1 | 0,00% |
Ranking - motocicletas mais vendidas - janeiro (19) de 2021
Médias diárias | 4.347 | 4.347 |
Totais | 47.814 | 47.814 |
Rank | Modelo | Janeiro | YTD |
1 | HONDA/CG 160 | 14.420 | 14.420 |
2 | HONDA/BIZ | 7.101 | 7.101 |
3 | HONDA/NXR160 | 5.113 | 5.113 |
4 | HONDA/POP 110I | 3.214 | 3.214 |
5 | HONDA/CB 250F TWISTER | 1.559 | 1.559 |
6 | YAMAHA/NMAX | 1.366 | 1.366 |
7 | HONDA/PCX 150 | 1.363 | 1.363 |
8 | YAMAHA/FAZER 250 | 1.361 | 1.361 |
9 | YAMAHA/XTZ150 | 1.265 | 1.265 |
10 | YAMAHA/YBR 150 | 1.212 | 1.212 |
11 | HONDA/XRE 190 | 986 | 986 |
12 | HONDA/XRE 300 | 902 | 902 |
13 | HONDA/ELITE 125 | 865 | 865 |
14 | YAMAHA/XTZ 250 | 814 | 814 |
15 | YAMAHA/YS150 FAZER | 592 | 592 |
16 | YAMAHA/NEO 125 | 568 | 568 |
17 | YAMAHA/YBR 125 | 433 | 433 |
18 | YAMAHA/MT03 | 414 | 414 |
19 | SHINERAY/XY 50 | 316 | 316 |
20 | HONDA/CB 500 | 296 | 296 |
21 | HONDA/ADV 150 | 283 | 283 |
22 | YAMAHA/XMAX 250 | 262 | 262 |
23 | HONDA/SH 150 | 216 | 216 |
24 | BMW/R1250GS | 148 | 148 |
25 | HAOJUE/DK150 | 140 | 140 |
26 | HONDA/CB 650 | 126 | 126 |
27 | HONDA/NC 750X | 115 | 115 |
28 | HAOJUE/CHOPPER | 103 | 103 |
29 | BMW/G310 GS | 99 | 99 |
30 | BMW/F850 GS | 91 | 91 |
31 | AVELLOZ/AZ1 | 89 | 89 |
32 | HONDA/SH 300i | 88 | 88 |
33 | YAMAHA/YZF R3 | 87 | 87 |
34 | YAMAHA/MT09 | 82 | 82 |
35 | ROYAL ENFIELD/HIMALAYA | 74 | 74 |
36 | TRIUMPH/TIGER 900 | 73 | 73 |
37 | KAWASAKI/Z400 | 72 | 72 |
38 | YAMAHA/MT07 | 67 | 67 |
39 | ROYAL ENFIELD/INTERCEPTOR | 66 | 66 |
40 | DAFRA/NH 190 | 64 | 64 |
41 | KAWASAKI/NINJA 400 | 55 | 55 |
42 | SHINERAY/XY 125 | 53 | 53 |
43 | DAFRA/CITYCOM 300I | 49 | 49 |
44 | KAWASAKI/Z900 | 47 | 47 |
45 | DAFRA/HORIZON 150 | 42 | 42 |
46 | KAWASAKI/VERSYS 300 | 42 | 42 |
47 | HONDA/CRF 1000L | 40 | 40 |
48 | KAWASAKI/VERSYS | 36 | 36 |
49 | BMW/S1000 RR | 36 | 36 |
50 | HAOJUE/LINDY 125 | 35 | 35 |
51 | HAOJUE/DR160 | 34 | 34 |
52 | VOLTZ/EV01 | 34 | 34 |
53 | HONDA/CB 1000R | 33 | 33 |
54 | HONDA/POP 100 | 31 | 31 |
55 | HONDA/CG 125 | 30 | 30 |
56 | KAWASAKI/NINJA ZX6 | 27 | 27 |
57 | HONDA/CG150 | 26 | 26 |
58 | DAFRA/MAXSYM 400I | 24 | 24 |
59 | DAFRA/APACHE 200 | 23 | 23 |
60 | SUZUKI/GSX-S750 | 21 | 21 |
61 | TRIUMPH/TIGER 1200 | 21 | 21 |
62 | ROYAL ENFIELD/CONTINENTAL GT | 20 | 20 |
63 | ATMAN/FALCON | 18 | 18 |
64 | TRIUMPH/STREET TRIPLE | 17 | 17 |
65 | KAWASAKI/Z650 | 17 | 17 |
66 | KAWASAKI/Z1000 | 16 | 16 |
67 | SUZUKI/VSTROM650 | 16 | 16 |
68 | H.DAVIDSON/FLHTK | 15 | 15 |
69 | HAOJUE/VR 150 | 15 | 15 |
70 | TRIUMPH/STREET SCRAMBLER | 15 | 15 |
71 | DUCATI/MTS 1260 | 15 | 15 |
72 | KAWASAKI/NINJA ZX10 | 14 | 14 |
73 | HAOJUE/LINDYQ | 13 | 13 |
74 | HONDA/X-ADV 750 | 13 | 13 |
75 | TRIUMPH/SPEED TWIN | 13 | 13 |
76 | BMW/F750 GS | 12 | 12 |
77 | BMW/G310R | 12 | 12 |
78 | KAWASAKI/NINJA 650 | 11 | 11 |
79 | YAMAHA/TENERE 1200 | 11 | 11 |
80 | KTM/390 DUKE | 11 | 11 |
81 | TRIUMPH/STREET TWIN | 11 | 11 |
82 | KAWASAKI/VULCANS | 10 | 10 |
83 | SOUSA/AS 110 | 10 | 10 |
84 | BULL/KRC50 | 10 | 10 |
85 | H.DAVIDSON/FL SB | 10 | 10 |
86 | TRAXX/JL50 | 9 | 9 |
87 | DAFRA/ZIG 50 | 9 | 9 |
88 | WUYANG/WY48Q2 | 9 | 9 |
89 | KYMCO/DOWNTOWN 300I | 9 | 9 |
90 | H.DAVIDSON/FL FB | 9 | 9 |
91 | APRILIA/CLASSIC | 8 | 8 |
92 | TRIUMPH/TIGER 800 | 8 | 8 |
93 | SOUSA/AS 150 STREET | 8 | 8 |
94 | H.DAVIDSON/FL FBS | 8 | 8 |
95 | H.DAVIDSON/FX FBS | 8 | 8 |
96 | KYMCO/AGILITY 16 200 | 8 | 8 |
97 | SUZUKI/GSX S1000A | 8 | 8 |
98 | TRIUMPH/BONNEVILLE | 7 | 7 |
99 | KTM/200 DUKE | 7 | 7 |
100 | HAOJUE/NEX | 7 | 7 |
101 | KAWASAKI/VERSYS 1000 | 6 | 6 |
102 | DUCATI/XDIAVEL | 6 | 6 |
103 | TRIUMPH/BOBBER | 6 | 6 |
104 | SUZUKI/VSTROM1000 | 5 | 5 |
105 | JIANSHE/JBR 125 | 4 | 4 |
106 | DUCATI/DIAVEL | 4 | 4 |
107 | HONDA/C100 | 3 | 3 |
108 | HONDA/NXR150 | 3 | 3 |
109 | H.DAVIDSON/XL 883 | 3 | 3 |
110 | BRP/SPYDER | 3 | 3 |
111 | H.DAVIDSON/FLHX | 3 | 3 |
112 | YAMAHA/T115 CRYPTON | 3 | 3 |
113 | H.DAVIDSON/FXFB | 3 | 3 |
114 | DUCATI/MULTISTRADA 950 | 3 | 3 |
115 | DUCATI/MONSTER 797 | 3 | 3 |
116 | H.DAVIDSON/FL TRK | 3 | 3 |
117 | HONDA/GOLDWING GL 1800 | 2 | 2 |
118 | HONDA/NXR125 | 2 | 2 |
119 | ALPINA/SPORT | 2 | 2 |
120 | KAWASAKI/ZX | 2 | 2 |
121 | SUNDOWN/MAX 125 | 2 | 2 |
122 | SUNDOWN/WEB 100 | 2 | 2 |
123 | H.DAVIDSON/XL 1200 | 2 | 2 |
124 | SUZUKI/EN125 | 2 | 2 |
125 | SUNDOWN/FUTURE | 2 | 2 |
126 | DAFRA/SPEED 150 | 2 | 2 |
127 | RIGUET/TRC 01 | 2 | 2 |
128 | KASINSKI/SOFT | 2 | 2 |
129 | SUZUKI/BURGMAN 125 | 2 | 2 |
130 | BRAVAX/BX50CC | 2 | 2 |
131 | H.DAVIDSON/FLT | 2 | 2 |
132 | H.DAVIDSON/FX BRS | 2 | 2 |
133 | BMW/S1000R | 2 | 2 |
134 | SUZUKI/GSX S1000FA | 2 | 2 |
135 | YAMAHA/RD 135 | 1 | 1 |
136 | SUZUKI/AN 125 | 1 | 1 |
137 | HONDA/CBX 200 STRADA | 1 | 1 |
138 | HONDA/GOLDWING | 1 | 1 |
139 | SUZUKI/GSXR1000 | 1 | 1 |
140 | YAMAHA/XTZ 125 | 1 | 1 |
141 | YAMAHA/NEO AT115 | 1 | 1 |
142 | TRIUMPH/ROCKET | 1 | 1 |
143 | SHINERAY/XY 250 | 1 | 1 |
144 | FYM/FY 100 | 1 | 1 |
145 | SUZUKI/B KING | 1 | 1 |
146 | HONDA/KATUNY | 1 | 1 |
147 | TRAXX/JH250 | 1 | 1 |
148 | HONDA/CB 300R | 1 | 1 |
149 | HONDA/LEAD 110 | 1 | 1 |
150 | DAFRA/SUPER 50 | 1 | 1 |
151 | SUZUKI/GSR150I | 1 | 1 |
152 | FLASH/MV TEEN 50 | 1 | 1 |
153 | H.DAVIDSON/FXDF | 1 | 1 |
154 | SHINERAY/XY 150GY | 1 | 1 |
155 | SUZUKI/GSR 125 | 1 | 1 |
156 | HONDA/CBR 650F | 1 | 1 |
157 | KYMCO/PEOPLE GT300 | 1 | 1 |
158 | H.DAVIDSON/FL DE | 1 | 1 |
159 | H.DAVIDSON/FXDRS | 1 | 1 |
160 | WONJAN/TOPY | 1 | 1 |
Veja mais
rankings de motos e marcas mais vendidas clicando aqui.
Ducati por ser uma marca tipo Lamborghino, está super-bem. Honda é forte, mas Yamaha surpreende.
ResponderExcluirNmax ultrapassou a PCX pela 1a vez. Honda ADV 150 em 21o ainda não chegou ao TOP 20
ResponderExcluirHonda motocicletas tem market share esmagador no Brasil, uma predominância que não existe em qualquer país no mundo.
ResponderExcluirNo Brasil possui uma quantidade de concessionárias absurdamente maior do que a segunda colocada, a Yamaha.
A diferença que faz com que regularmente a Honda detenha 80 por cento de participação no mercado brasileiro está concentrada nos seus 04 produtos de entrada: as 160 city e trail, as Pop e as Cub.
Nas categorias acima de 250 cilindradas a diferença diminui drasticamente.
É muito comum ouvir da boca de consumidores de motos de entrada que “Honda é Honda”, o que não é uma verdade absoluta, principalmente em relação à Yamaha, que tambêm possui ótimos produtos de entrada.
Mas é fato que a Honda praticamente construiu o mercado brasileiro de motos; instalou-se em Manaus no início dos anos 70 quando a região era praticamente uma selva, para poder lançar as CG 125 4 tempos que fizeram sua fama de motos indestrutíveis. Nunca abandonou o mercado brasileiro mesmo em seus piores momentos. Popularizou seus produtos a ponto de substituir o jegue nas regiões mais desafiadoras.
Sou muito fã da tecnologia de motos de outras marcas, e também sou muito a favor da forte concorrência como forma de desenvolver o mercado, mas neste caso não posso ficar cego para os méritos da Honda. Parabéns a ela!
Parabéns ao Carblog pela iniciativa de postar periodicamente o ranking de motocicletas.
ResponderExcluirGostaria muito que neste espaço tivéssemos condições de discutir o mercado de motos mais civilizadamente, com troca de informações relevantes, enriquecimento de repertório, sem desinformação, sem baixarias, sem haterismo.
Já que no ranking de automóveis da Carblog isto é impossível.
Utopia minha?
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.