Segurança O Chevrolet Tracker deriva da plataforma do Onix e Onix Plus que brilharam no teste do Latin NCAP, ambos com 10 estrelas (5 para passageiros adultos e 5 para crianças) e ainda o Advanced Award conferido aos modelos que protegem o pedestre em caso de colisão. Esse modelo, devido à pandemia, ainda não foi testado, mas a julgar pela gama de recursos de segurança ativa e passiva, é provável que repita o excelente resultado de Onix e Onix Plus. Em termos de itens de segurança, o Tracker traz de série controle controle de estabilidade (ESP), seis airbags, ABS com EBD, controle de tração e âncoras Isofix. Isso em todas as versões. Este modelo Premier, topo de gama, conta ainda com alerta de ponto cego, alarme de risco de colisão, frenagem autônoma de emergência e indicador de pressão dos pneus. O ponto negativo é o sistema de freios, que, na traseira, conta com sistema a tambor, e não a disco, como existia no Tracker mexicano.
Mecânica
O motor estrou no Tracker em 2020, sendo um três cilindros, derivado do motor 1.0 Turbo Flex do Onix, porém com cilindrada aumentada para 1.2L. Com isso, a potência aumentou para 133 cv com etanol, e 132 cv com gasolina. O torque é de 21,4 Kgfm com etanol, e 19,4 Kgfm com gasolina, disponíveis já a partir de 2.000 RPM. Em relação ao Onix Plus 1.0 Turbo Automático Midnight que testamos no mês passado, o torque 25% superior compensa o peso adicional do SUV, tornando este modelo tão ou mais ágil que o Onix 1.0 Turbo. O motor está bem harmonizado com a transmissão automática de seis marchas, de engates suaves e funcionamento silencioso. Não existem seletores de trocas de marcha no volante, e não faz falta, já que a ampla disponibilidade de torque em qualquer regime torna esse Tracker muito "leve" de acelerador, ágil e responsivo. Claro que por se tratar de um motor 1.2, ele não tem a mesma suavidade de um quatro cilindros, e tem o ruído característico desses motores, especialmente quando abastecido com etanol, ou quando ainda está frio. Quando atinge a temperatura normal de funcionamento, ele passa a vibrar menos e mostra maior suavidade.
Comportamento dinâmico
A posição muito elevada de condução não convida a tocadas esportivas. Este é um típico SUV que deixa o motorista "dono da situação" ao permitir observar por cima dos demais carros no trânsito. A direção é leve em cidade, e o ajuste de suspensão é tipicamente americano, ou seja, priorização total para o conforto, com foco em uso familiar. A suspensão filtra muito bem as imperfeições do piso, e os 15,7 cm de altura livro do solo, apesar de relativamente reduzidos para um SUV, permite trânsito em pisos de baixa qualidade, valetas e lombadas sem raspar. Deve-se, porém, tomar cuidado com o spoiler dianteiro um pouco baixo. O motor 1.2L empurra esse SUV com competência. Segundo dados da GM, acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (10,2 segundos com gasolina), e atinge velocidade máxima de 185 km/h (182 km/h com gasolina). O consumo, segundo o INMETRO, é de 11,2 Km/l de gasolina em cidade, chegando a 13,5 km/l em estrada. Com etanol cai para 7,7 km/l em cidade, e 9,4 km/l em estrada. No nosso percurso urbano, com gasolina, em Brasília (DF), o computador de bordo marca 10,5 km/l de consumo médio. Na média, segundo dados do INMETRO, é mais econômico que seus principais concorrentes, conforme tabela comparativa abaixo.
O câmbio opera suave em "D" (Drive), e conta ainda com a posição "L", que mantém o câmbio em marchas mais baixas para situações de tração mais desafiadoras. Andando em estrada a 120 km/h, o motor opera a 2.000 rpm - tornando a cabine muito silenciosa.
Em estrada, a direção fica mais firme, aumentando a segurança e precisão. A suspensão macia e o centro de gravidade elevado, porém, não autorizam pegas esportivas. Este é um carro familiar, sem pretensões de performance em curvas. Mas mesmo assim é um carro estável, e os freios operam bem (mesmo sem o disco traseiro) - o que é justificável pelo fato de que este Traker é cerca de 100 kg mais leve que o anterior. Outro aspecto muito interessante são os sistemas de auxílio à condução. O auxiliar de ponto cego ajuda muito em transito fluído, informando sobre a existência de carros fora do campo de visão do motorista, e o alerta de colisão com frenagem autônoma garante que não haverá aquelas pequenas batidas de trânsito em cidade, já que o sistema opera automaticamente no caso de motorista distraídos.
Preço
Conclusão
O Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier Flex é um competidor de peso no segmento de compactos, já se destacando nos rankings de vendas. Os pontos altos são mecânica e recursos completos de segurança. O design agrada, é imponente, especialmente nesta versão com teto-solar, estribos laterais e escapamento duplo na traseira, conferindo ao Tracker um aspecto mais premium. No interior, destaque para a central multimídia completa, com tela de boa visualização e o sistema Wi-Fi de distribuição de internet. Apesar de ter alguns downdrade´s em termos de acabamento em relação ao Traker anterior, este é claramente mais adequado à realidade brasileira, em termos de espaço e de adequação mecânica.
A melhor compra da categoria. Se quiser algo melhor vai ter partir para os motores diesel.
ResponderExcluirMelhor com a direção elétrica assassina? sei
ExcluirTá muito longe de ser a melhor compra; primeiro a GM precisar melhorar a montagem usando melhores componentes neste carro e no irmão menor, depois vc poderá gargantear, mas espera sentado.
ExcluirRealmente o acabamento piorou bastante nesta última versão... Mas ainda é um pouco melhor do que t-cross neste sentido...
ResponderExcluirAinda acho que a Hyundai ix35 é neste momento a melhor opção do mercado...
Em que aspectos você acha que o IX 35, carro de 2009, é superior ao Tracker?
ExcluirAcabamento, motor, robustez
ExcluirAntes que o asno-VW publique alguma asneira, vai uma correção ao texto: o modelo não é só destinado aos "mercados emergentes": https://driving.ca/buick/features/feature-story/driving-tiny-engines-can-3-cylinders-ever-be-enough
ResponderExcluirNão é destinado, mas convenhamos que é focado...
ExcluirMarcas
ResponderExcluirToyota – 7,86 milhões de unidades
Volkswagen – 5,73 milhões
Ford – 4,18 milhões
Honda – 3,97 milhões
Hyundai – 3,71 milhões
Nissan – 3,48 milhões
Chevrolet – 2,96 milhões
Kia – 2,82 milhões
Mercedes-Benz – 2,37 milhões
BMW – 2,05 milhões
Marcas
ResponderExcluirToyota – 7,86 milhões de unidades
Volkswagen – 5,73 milhões
Ford – 4,18 milhões
Honda – 3,97 milhões
Hyundai – 3,71 milhões
Nissan – 3,48 milhões
Chevrolet – 2,96 milhões
Kia – 2,82 milhões
Mercedes-Benz – 2,37 milhões
BMW – 2,05 milhões
Automóveis
ResponderExcluirToyota Corolla – 1.134.262 unidades
Toyota RAV4 – 971.516
Honda CR-V – 705.651
Honda Civic – 697.945
Volkswagen Tiguan – 607.121
Toyota Camry – 592.648
Nissan Sylphy – 544.376
Volkswagen Golf – 492.262
Volkswagen Lavida – 463.804
Hyundai Tucson – 462.110
Ganha em todos os itens do tplastico...
ResponderExcluirTracker maior, mais bonito, mais equipado, mais espaço, melhor acabado, mais forte, etc
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ExcluirBom carro, mas pagar 126 mil pilas em uma Tracker 1.2 Turbo Premier ou T-Cross 1.4 Tsi e Renegade 1.8 Limited é rasgar dinheiro e muito pior ainda é pagar quase 150 mil Pilas em HR V 1.5 Turbo.
ResponderExcluirEspere rodar uns 5 mil Km e vc poderá observar um rangido metálico no motor e ruídos por toda a cabine. Vide reclamações de usuários com esse motor 3 cilindros.
ResponderExcluirFalar em barulhos no interior, é falar de vw
ExcluirNo caso, barulho no motor.
ExcluirHumm... Barulho de motor que invade cabine... Além da VW (economia de mantas acústicas), qq outro que use câmbio cvt...
ExcluirA esse preço o Renegade à Diesel é a melhor compra, logo se nota que esses Suv s que citei, estão com preço fora da realidade atualmente.
ResponderExcluirAtualmente a melhor compra da categoria. Possui equipamentos que os outros nem sonham. Esse carro é ótimo pra dirigir, ainda mais cm esse 1.2T. Tem um bom espaço interno, porta malas na média, dá um show em segurança e é melhor acabado que T-Cross, Kicks, Duster e etc. Por isso o sucesso merecido.
ResponderExcluirEu acho a ix35 a melhor opção do mercado.
ExcluirUma alternativa interessante, se surgisse, seria a Duster com câmbio cvt e motor 2.0, ou motor turbo. Obviamente custando menos do que os rivais.
Pra minha surpresa, vi que o Renegade 1,8 não consome tanto assim. Mais econômico que Creta 1,6.
ResponderExcluirTemos um Longitude 16-16 aqui em casa, criado a leite com pêra, não tem tem 30 mil km, todo revisado na css. Faz 5.7km/l no trânsito com GASOLINA, acelerando como um senhor de 101 anos de idade. Não cai nesse papo de dados de fábrica ou imprensa comprada não.
ExcluirVerdade Lipe... Estes dados de fábrica não são muito confiáveis... Eu tive um UP e , apesar de ser econômico, era muito menos do que divulgado pela fábrica...
ExcluirPor outro lado, agora tenho um Honda, e o consumo é melhor do que divulgado pela fábrica .. vai entender isso!
Só na tua cabecinha que um renegade é mais econômico que uma creta 1.6
ExcluirQue engraçado... Cadê o Carlos4Carros pra criticar? Nao veio né?
ResponderExcluirClaro, o carro é superior ao VW aí ele fica quietinho...
Superior em que?
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ResponderExcluirCapadão como se ele tem mais equipamentos que o Compass?
ResponderExcluirMentira!! FAKE!
ResponderExcluiro carro só é bonito por fara, por dentro tem muito plástico duro e esse motor aí tinha dado pra por uma cobertura pra dar um acabamento melhor.
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