A alemã VW é a terceira, com 16,3%, enquanto a sul-coreana Hyundai é a 4ª, com 8,9%.
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 17,97%, seguida da GM, com 16,55%.
Ranking - montadoras mais vendidas - janeiro (14) de 2021
Rank | Marca | Janeiro | Acumulado | ||
Vendas | Mkt Share | Venda (Y) | Share(Y) | ||
1 | FIAT | 12.719 | 18,0% | 12.719 | 17,97% |
2 | GM | 11.718 | 16,6% | 11.718 | 16,55% |
3 | Volkswagen | 11.533 | 16,3% | 11.533 | 16,29% |
4 | Hyundai | 6.277 | 8,9% | 6.277 | 8,87% |
5 | Jeep | 5.740 | 8,1% | 5.740 | 8,11% |
6 | Toyota | 4.826 | 6,8% | 4.826 | 6,82% |
7 | Ford | 4.540 | 6,4% | 4.540 | 6,41% |
8 | Renault | 4.522 | 6,4% | 4.522 | 6,39% |
9 | Honda | 2.376 | 3,4% | 2.376 | 3,36% |
10 | Nissan | 1.838 | 2,6% | 1.838 | 2,60% |
11 | Caoa Chery | 1.138 | 1,6% | 1.138 | 1,61% |
12 | Peugeot | 752 | 1,1% | 752 | 1,06% |
13 | Mitsubishi | 567 | 0,8% | 567 | 0,80% |
14 | BMW | 370 | 0,5% | 370 | 0,52% |
15 | Volvo | 365 | 0,5% | 365 | 0,52% |
16 | Citroen | 296 | 0,4% | 296 | 0,42% |
17 | Mercedes | 247 | 0,3% | 247 | 0,35% |
18 | Kia | 188 | 0,3% | 188 | 0,27% |
19 | Audi | 143 | 0,2% | 143 | 0,20% |
20 | RAM | 122 | 0,2% | 122 | 0,17% |
21 | Land Rover | 107 | 0,2% | 107 | 0,15% |
22 | Iveco | 104 | 0,1% | 104 | 0,15% |
23 | Suzuki | 56 | 0,1% | 56 | 0,08% |
24 | Mini | 54 | 0,1% | 54 | 0,08% |
25 | Porsche | 44 | 0,1% | 44 | 0,06% |
26 | Troler | 32 | 0,0% | 32 | 0,05% |
27 | Subaru | 28 | 0,0% | 28 | 0,04% |
28 | JAC | 26 | 0,0% | 26 | 0,04% |
29 | Foton | 11 | 0,0% | 11 | 0,02% |
30 | Jaguar | 9 | 0,0% | 9 | 0,01% |
31 | Lexus | 9 | 0,0% | 9 | 0,01% |
32 | Dodge | 2 | 0,0% | 2 | 0,00% |
Ranking - carros mais vendidos - janeiro (14) de 2021
Médias diárias | 7.865 | 7.865 | |
Totais | 70.789 | 70.789 | |
Rank | Modelo | Janeiro | YTD |
1 | GM/ONIX | 4.586 | 4.586 |
2 | FIAT/STRADA | 4.211 | 4.211 |
3 | JEEP/RENEGADE | 3.667 | 3.667 |
4 | HYUNDAI/HB20 | 3.268 | 3.268 |
5 | GM/ONIX PLUS | 2.961 | 2.961 |
6 | VW/T CROSS | 2.633 | 2.633 |
7 | VW/GOL | 2.115 | 2.115 |
8 | JEEP/COMPASS | 2.070 | 2.070 |
9 | FIAT/TORO | 2.036 | 2.036 |
10 | GM/TRACKER | 2.033 | 2.033 |
11 | FIAT/ARGO | 1.937 | 1.937 |
12 | FORD/KA | 1.874 | 1.874 |
13 | HYUNDAI/CRETA | 1.793 | 1.793 |
14 | RENAULT/KWID | 1.789 | 1.789 |
15 | FIAT/MOBI | 1.699 | 1.699 |
16 | TOYOTA/HILUX | 1.691 | 1.691 |
17 | VW/NIVUS | 1.507 | 1.507 |
18 | GM/S10 | 1.401 | 1.401 |
19 | VW/SAVEIRO | 1.363 | 1.363 |
20 | VW/POLO | 1.081 | 1.081 |
21 | FORD/RANGER | 1.065 | 1.065 |
22 | FORD/ECOSPORT | 927 | 927 |
23 | TOYOTA/COROLLA | 915 | 915 |
24 | HONDA/HR-V | 876 | 876 |
25 | NISSAN/KICKS | 865 | 865 |
26 | TOYOTA/YARIS HB | 864 | 864 |
27 | VW/VIRTUS | 824 | 824 |
28 | HYUNDAI/HB20S | 811 | 811 |
29 | FIAT/FIORINO | 789 | 789 |
30 | VW/VOYAGE | 747 | 747 |
31 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 711 | 711 |
32 | HONDA/CIVIC | 677 | 677 |
33 | RENAULT/DUSTER | 643 | 643 |
34 | FIAT/UNO | 633 | 633 |
35 | RENAULT/CAPTUR | 591 | 591 |
36 | RENAULT/LOGAN | 585 | 585 |
37 | VW/FOX | 579 | 579 |
38 | FIAT/SIENA | 542 | 542 |
39 | FORD/KA SEDAN | 541 | 541 |
40 | FIAT/CRONOS | 507 | 507 |
41 | NISSAN/VERSA | 468 | 468 |
42 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 456 | 456 |
43 | PEUGEOT/208 | 454 | 454 |
44 | RENAULT/OROCH | 390 | 390 |
45 | RENAULT/SANDERO | 385 | 385 |
46 | GM/SPIN | 331 | 331 |
47 | HONDA/FIT | 326 | 326 |
48 | TOYOTA/HILUX SW4 | 321 | 321 |
49 | MITSUBISHI/L200 | 319 | 319 |
50 | NISSAN/FRONTIER | 301 | 301 |
51 | HONDA/CITY | 282 | 282 |
52 | FIAT/DOBLO | 241 | 241 |
53 | CAOA CHERY/TIGGO | 224 | 224 |
54 | VW/UP | 223 | 223 |
55 | HONDA/WR-V | 212 | 212 |
56 | CAOA CHERY/TIGGO8 | 199 | 199 |
57 | NISSAN/V-DRIVE | 184 | 184 |
58 | VW/JETTA | 174 | 174 |
59 | VOLVO/XC40 | 168 | 168 |
60 | CITROEN/C4 CACTUS | 167 | 167 |
61 | TOYOTA/ETIOS HB | 162 | 162 |
62 | HYUNDAI/HR | 154 | 154 |
63 | GM/TRAILBLAZER | 150 | 150 |
64 | PEUGEOT/2008 | 148 | 148 |
65 | BMW/320I | 142 | 142 |
66 | HYUNDAI/IX35 | 142 | 142 |
67 | GM/CRUZE SEDAN | 133 | 133 |
68 | VOLVO/XC60 | 129 | 129 |
69 | RENAULT/MASTER | 127 | 127 |
70 | RAM/2500 | 122 | 122 |
71 | M.BENZ/CLASSEC | 111 | 111 |
72 | CAOA CHERY/TIGGO7 | 110 | 110 |
73 | HYUNDAI/TUCSON | 109 | 109 |
74 | FIAT/DUCATO | 108 | 108 |
75 | VW/EXPRESS | 107 | 107 |
76 | VW/AMAROK | 104 | 104 |
77 | FORD/TERRITORY | 100 | 100 |
78 | PEUGEOT/EXPERT | 97 | 97 |
79 | CAOA CHERY/ARRIZO6 | 96 | 96 |
80 | IVECO/DAILY 35-150 | 92 | 92 |
81 | TOYOTA/ETIOS SEDAN | 91 | 91 |
82 | MITSUBISHI/Outlander | 86 | 86 |
83 | VW/TIGUAN | 76 | 76 |
84 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 74 | 74 |
85 | TOYOTA/RAV4 | 71 | 71 |
86 | MITSUBISHI/PAJERO | 70 | 70 |
87 | BMW/X1 | 68 | 68 |
88 | KIA/CERATO | 65 | 65 |
89 | M.BENZ/CLASSE GLB | 59 | 59 |
90 | BMW/X5 | 58 | 58 |
91 | CITROEN/JUMPY | 57 | 57 |
92 | KIA/K2500 | 54 | 54 |
93 | CAOA CHERY/ARRIZO5 | 53 | 53 |
94 | GM/CRUZE HB | 52 | 52 |
95 | CITROEN/C4L | 48 | 48 |
96 | AUDI/Q5 | 45 | 45 |
97 | KIA/SPORTAGE | 44 | 44 |
98 | GM/MONTANA | 42 | 42 |
99 | LAND ROVER/DISCOVERY | 39 | 39 |
100 | BMW/X3 | 38 | 38 |
101 | AUDI/A3 SEDAN | 38 | 38 |
102 | TROLLER/T4 | 32 | 32 |
103 | LAND ROVER/DEFENDER | 31 | 31 |
104 | VOLVO/S60 | 31 | 31 |
105 | VOLVO/XC90 | 31 | 31 |
106 | FORD/MUSTANG | 30 | 30 |
107 | AUDI/Q3 | 30 | 30 |
108 | MINI/COOPER | 28 | 28 |
109 | PEUGEOT/3008 | 28 | 28 |
110 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 26 | 26 |
111 | SUZUKI/JIMNY | 23 | 23 |
112 | PORSCHE/911 | 23 | 23 |
113 | LAND ROVER/EVOQUE | 23 | 23 |
114 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 23 | 23 |
115 | SUBARU/FORESTER | 22 | 22 |
116 | GM/EQUINOX | 22 | 22 |
117 | MINI/COOPER SCYMAN | 20 | 20 |
118 | BMW/X4 | 20 | 20 |
119 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 20 | 20 |
120 | KIA/RIO | 19 | 19 |
121 | MITSUBISHI/ASX | 18 | 18 |
122 | NISSAN/MARCH | 16 | 16 |
123 | JAC/T40 | 15 | 15 |
124 | FIAT/DOBLO | 15 | 15 |
125 | PEUGEOT/PARTNER | 14 | 14 |
126 | AUDI/A3 | 12 | 12 |
127 | CITROEN/AIRCROSS | 12 | 12 |
128 | RENAULT/KANGOO | 12 | 12 |
129 | PEUGEOT/BOXER | 11 | 11 |
130 | PORSCHE/MACAN | 10 | 10 |
131 | BMW/I3 | 10 | 10 |
132 | IVECO/DAILY 30S13 | 10 | 10 |
133 | RDK/SULTAN | 9 | 9 |
134 | M.BENZ/GLE | 9 | 9 |
135 | LAND ROVER/VELAR | 9 | 9 |
136 | DFSK/V21 | 9 | 9 |
137 | AUDI/A4 | 8 | 8 |
138 | CITROEN/C3 | 8 | 8 |
139 | SUZUKI/VITARA | 8 | 8 |
140 | PORSCHE/BOXSTER | 7 | 7 |
141 | M.BENZ/CLASSEA | 7 | 7 |
142 | JAC/T50 | 7 | 7 |
143 | BMW/X6 | 7 | 7 |
144 | M.BENZ/CLASSE GLA | 7 | 7 |
145 | LEXUS/UX250H | 7 | 7 |
146 | VOLVO/S90 | 6 | 6 |
147 | MINI/JCW | 6 | 6 |
148 | FOTON/AUMARK 3.5-14DT | 6 | 6 |
149 | FYBER/FYBER | 5 | 5 |
150 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 5 | 5 |
151 | BMW/218I | 5 | 5 |
152 | SUZUKI/SCROSS | 5 | 5 |
153 | FOTON/AUMARK 1039 | 5 | 5 |
154 | NISSAN/SENTRA | 4 | 4 |
155 | KIA/SORENTO | 4 | 4 |
156 | SUBARU/OUTBACK | 4 | 4 |
157 | BMW/M235I | 4 | 4 |
158 | BMW/530E | 4 | 4 |
159 | CITROEN/JUMPER | 4 | 4 |
160 | AUDI/A6 | 3 | 3 |
161 | GM/CAMARO | 3 | 3 |
162 | GM/PRISMA | 3 | 3 |
163 | FER CAR/NAJA ONE | 3 | 3 |
164 | M.BENZ/GLC | 3 | 3 |
165 | JAGUAR/FPACE | 3 | 3 |
166 | BMW/X2 | 3 | 3 |
167 | AUDI/Q8 | 3 | 3 |
168 | BMW/330E | 3 | 3 |
169 | JAC/v260 | 3 | 3 |
170 | HONDA/ACCORD | 2 | 2 |
171 | KIA/CARNIVAL | 2 | 2 |
172 | JEEP/WRANGLER | 2 | 2 |
173 | BMW/330I | 2 | 2 |
174 | BMW/Z4 | 2 | 2 |
175 | PORSCHE/CAYMAN | 2 | 2 |
176 | FORD/EDGE | 2 | 2 |
177 | M.BENZ/CLASSEE | 2 | 2 |
178 | BMW/M135I | 2 | 2 |
179 | JAGUAR/F-TYPE | 2 | 2 |
180 | SUBARU/WRX | 2 | 2 |
181 | LEXUS/NX300 | 2 | 2 |
182 | JAGUAR/EPACE | 2 | 2 |
183 | JAGUAR/IPACE | 2 | 2 |
184 | DODGE/SPRINTER | 2 | 2 |
185 | FIAT/500 | 1 | 1 |
186 | PORSCHE/CAYENNE | 1 | 1 |
187 | JEEP/CHEROKEE | 1 | 1 |
188 | GM/CHEVETTE | 1 | 1 |
189 | HONDA/CRV | 1 | 1 |
190 | BMW/M8 | 1 | 1 |
191 | AUDI/TT | 1 | 1 |
192 | BUGRE/BGR5 | 1 | 1 |
193 | FORD/FUSION | 1 | 1 |
194 | AUDI/Q7 | 1 | 1 |
195 | SSANGYONG/ACTYON | 1 | 1 |
196 | BMW/118i | 1 | 1 |
197 | PORSCHE/PANAMERA | 1 | 1 |
198 | LIFAN/X80 | 1 | 1 |
199 | AUDI/RS4 AVANT | 1 | 1 |
200 | AUDI/RS6 AVANT | 1 | 1 |
201 | IVECO/DAILY | 1 | 1 |
202 | JAC/IEV 330P | 1 | 1 |
203 | IVECO/DAILY 30-130 | 1 | 1 |
204 | EFFA/V25 | 1 | 1 |
Ranking - carros dos grupos mais vendidos - janeiro (14) de 2021
Veja mais rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
Grupos | Janeiro | Acumulado | |||
Vendas | Share | Vendas | Share | ||
Stellantis (FCA+PSA) | 19.735 | 27,9% | 19.735 | 27,88% | |
Grupo VW | 11.720 | 16,6% | 11.720 | 16,56% | |
General Motors | 11.718 | 16,6% | 11.718 | 16,55% | |
Aliança Renault-Nissan | 6.927 | 9,8% | 6.927 | 9,79% | |
Hyundai-Kia | 6.465 | 9,1% | 6.465 | 9,13% | |
Toyota + Lexus | 4.835 | 6,8% | 4.835 | 6,83% | |
Ford + Troller | 4.572 | 6,5% | 4.572 | 6,46% |
Veja mais rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
janeiro é um mês atípico. As montadoras estão "emboladas" na liderança. Esperar os meses posteriores para ver quem se destaca.
ResponderExcluirQuando Taos chegar, VW será catapultada à liderança.
Excluirkkkkkkkkk...Acorda ALice.
ExcluirVW vai ter que se conformar com a terceira posição.
ExcluirAs locadoras não aguentam mais comprar Nivus. E o governo tá querendo dificultar a venda de PDC, o que derruba em 70% as vendas do T-Cross.
Apenas matemática
Catapultada não sei ... entretanto, estou vendo vídeos do carro já em lojas nós outros países ... Vem pra tirar o sono ,nem eu botei tanta fé ..mas vendo os vídeos ..carrao .
Excluirtcross nao vende mais pra pcd... os numeros altos aí sao os encomendados em novembro de 2020 para serem entregues. Em fevereiro entregam os ultimos pcds e aí em março veremos a real do tplastcross!
Excluirtaos só no fim do ano... nem vai vender
ExcluirCharles, mesmo se adiantarem, eu acredito que não conseguirão roubar vendas de compass e Renegade...
ExcluirAo que tudo indica essa deve ser mesmo as posiçöes das proncipais marcas generalistas do Brasil em 2021, a Fiat deve lançar os motores turbo de 170cv, acredito que irá se diatanciar ainda mais, e irá abocanhar boa parte dos clientes Ford Ecosport, a GM tem força para se manter em segundo e Wolks idem, mesmo com o lançamento do Taos isso næo vai mudar muito porque as outras não estão paradas...
ResponderExcluirEu acho que Fiat vai crescer bem neste ano, gm deve manter, e vw vai cair...
ExcluirO resto não muda muito, ah não ser Hyundai que TB vai aproveitar a saída da Ford...
Fiat que deve crescer esse ano com a opções de motores Turbo de última geração e lançamento do novo Suv da marca para esse ano.
ExcluirEsses motores da Fiat só promessa. por enquanto es´ta com motores do século XX ainda.
ExcluirFiat que deve crescer esse ano com a opções de motores Turbo de última geração
ExcluirQue última geração rapaz,oxe esse motor Firefly turbo tem tecnologia dos anos 2000 nem desativação de cilindros tem
Esse motor da Fiat é uma piada. O Firefly com ridículas 6 válvulas, enquanto o 1.0 mpi da VW com 12V e comando variável.
ExcluirFiat piada completa. Esse turbo é sonho de uma noite de verão.
Piada ou não, esse Firefly 1.0 6V consegue ser mais eficiente e potente que o 1.0 12V da VW, veja que o Firefly tem muito mais torque o da VW.
ExcluirEnquanto o Firefly Turbo 1.3 16v tem torque de 28 Kgfm e 180 Cv, que são o mais alto do mercado atualmente.
A vw vem com o taos e vc de todas só está vendo a vw cair ..a única ? Kkk
ExcluirAssim fica difícil .
Das três , acho q a que menos cresce é a GM ..a vw vem com taos e depois linha polo reestilizado
Thieng plastiquero... O problema é que vc mistura emoção com análise... O fato de vc adorar qq vw, não quer dizerv automaticamente que vai vender bem...
ExcluirMotores turbo impulsionarão a Fiat; GM ainda colhendo o efeito novidade de Onix Tracker spin;
VW trazendo o taos que é mais do mesmo e não vai conseguir competir com Renegade e compass turbo; e Ford sumindo me parece que migrarão para gm e Hyundai.
Olha gente, temos uma vídente acima acessando o blog. Conta para nós os números daega sena aí cara.
ExcluirMais uma do André 7, cara na boa, vc fala tudo no achismo, que coisa feia.
ExcluirO mpi da VW tende 84 CV e quase 10 de torque.
O 1.0 aspirados da Fiat não chega a essa potência, não fala asneira cara.
Entre os 20 primeiros colocados, nenhum Honda e apenas um Toyota.
ResponderExcluirÉ a Honda chegando ao fundo do poço.
Enquanto a Ford Brasil acabou com a fabricação nacional da linha KA e ECOSPORT, o que vejo de clientes destes modelos correndo para trocar seus carros por outras marcas, alguns estão tão desesperado que aceitam os lojistas pagar 65% da tabela fipe na troca.
ResponderExcluirSe já perderam tanto deviam ficar com o carro até onde aguentar.
ExcluirVerdade. Quem for afobado vem trocar imediatamente vai perder muito dinheiro neste momento e quanto mais Ford tiver no mercado para venda mais caí o valor do carro, posteriormente a alguns anos o mercado vai estar mais equilibrado com a oferta e demanda.
ExcluirOlha o máximo que eu vi foi desconto de 10%. Se houver um Ecosport com valor de 65% da Fipe eu vou considerar comprar... Não tenho muito interesse nele, mas tem um motor bom e acabamento bom, razoavelmente bem equipado... Só não aceito o powerSHIT
ExcluirNo caso dos 65% da tabela fipe, estou a falar nas pessoas que entregam o carro para concessionárias ou agências na troca por outra marca.
ExcluirGM desovando Onix Joy e Onix Joy plus em locadoras, e somando com vendas de Novo Onix e Onix Plus, para inflar artificialmente os números. Mas joy tem margem baixa.
ResponderExcluirFiat desovando Strada na localiza.
No varejo, VW soberana, vendendo carros com alto ASP, como Polo Virtus, T-Cross e Nivus, e, entre os sub-compactos premium, Up.
Quanod chegar o Taos, a história será outra, pois trará consumidores de outras marcas para a VW, especialmente da FCA. Market share da VW aumentará para a liderança, e os demais declinarão. Fatos, apenas pelos fatos.
XW NÃO VENDE PARA LOCADORAS????
ExcluirOuve meu conselho. Vai se tratar
ExcluirJOY quase nem vende mais...
Excluiragora Gol,Virtus,Tplastico 80% pras locadoras né
genti...se yares é tão bom pq não vendi mais que o voyage?
ResponderExcluirPq voyage é carro de locadora.
ExcluirVolta para seu free fire
ResponderExcluirNão entendo como a moderação libera um comentários desse. Ridículo, coisa de criança besta.
ResponderExcluirVerdade.
ResponderExcluirÉ curioso que o site permita esse tipo de comentário. Tal atitude não depõe apenas contra o internauta, mas principalmente contra o site.
Não entendo como permitem o mano Brown reaparecer com outro nome. Sempre xingando e agredindo os outros.
ResponderExcluirCarlos4carlos sempre xingando QQ outra coisa que não seja vê
Thieng não tem motivo para expulsão, apesar do fanatismo cego e da gíria nheee
Este relatório é dos emplacamentos de carros novos, ou seja, vendas consumadas.
ResponderExcluirCom certeza o certo é de vendas, aí sim, porque demora mais de um mês para emplacar, principalmente as novas placas
ResponderExcluirtaos como o nirvus não vai ajudar muito..
ResponderExcluirlembrando que e investimento para desenvolver carros novos .
se bem que a VW usa a base do GOL para fazer ate o caminhão Express..
Quanta falta de conhecimento, base gol não tem em nenhum lançamento da VW. Hoje a sua plataforma é MQB e suas variantes, procure se informar mais antes de postar qualquer asneira. Procure o investimento em carros com platforma moderna como a MQB, quase não há investimentos pesado. Procure pesquisar mais fera.
ExcluirNivus não ajuda a VW? Que viagem, carro vende 3 mil unidades por mês e não ajuda? Pqp!! É muita falta de conhecimento aqui misturados com mau caratismo.
ExcluirUp pq nao vendi ?
ResponderExcluirVôVoyage pq nao vendi ?
Jetta pq nao vendi ?
Tiguan pq nao vendi ?
E o pior Bombarok pq nao vendi ??
não era ela q ia vender como agua, tá vendendo 3x menos q Frontier
HAHAHHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
E?
ExcluirE e e eymaeelll... Um deputado cristão...
ExcluirLeve mudança no teor dos comentarios no blog, talvez tenha a ver com a saida da Ford. Menos criticas ferozes contra as montadoras... talvez estejam lembrando que a gm ameaçou ir embora tambem... a audi... a mercedes...
ResponderExcluirA conta vai chegar pra todos nós: compras superfaturadas, lockdowns, desvios, desempregos, e muitos outros problemas que serão resolvidos com o aumento de impostos e com muito trabalho (menos "paraguai", mais nota fiscal).
Montadoras não fabricam seminovos!
Só carros novos, fabricados aqui, vendidos no pais ou exportados, podem manter a industria nacional.
Curiosamente o razuk esmiuçou o custo de importar um golf R mk 8 da europa. O carro mesmo custa lá o equivalente a 330 mil. Apos os impostos mais de 800 mil.
O que fazem aqui peugeot, citroen, nissan? Tambem podem importar né? Pra que esquentar a cabeça e ter prejuizo? Traz só o file pra quem puder pagar...
É verdade. Acho que nesse blog se misturam muito questões técnicas com estratégia de vendas. Vender mais não significa ter o melhor produto. Soma-se a isso montadoras com formas de pagamento facilitadas e pagamento do usado acima do mercado, fatos que estimulam a venda. Já vi muitos fabricantes de produtos de qualidade serem comprados ou incorporados por outros sem qualidade. Mas separar venda em atacado e varejo já seria uma forma de mitigar os erros dessas comparações, em minha opinião.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.