- Diablo: 1990-1998, 873
- Diablo VT: 1993-1998, 529
- Diablo SE: 1993-1994, 157
- Diablo SV: 1995-1999, 346
- Diablo VT Roadster: 1995-1998, 468
- Diablo SVR: 1996, 34
- Diablo GTR: 1999-2000, 32
- Diablo 6.0: 2000-2001, 337
- Diablo 6.0 SE: 2001, 44
- Diablo GT: 1999-2000, 83
A Automobili Lamborghini, fabricante de carros esportivos de luxo italiana, de propriedade do Grupo Volkswagen, comemora o 30º aniversário do Diablo este ano, um dos modelos mais icônicos da história dos superesportivos, e originalmente no mercado a partir de janeiro de 1990.
A história do Diablo começou em 1985. Seu codinome foi Projeto 132, com o objetivo de substituir o Countach no topo da faixa Lamborghini .
As linhas limpas e agressivas são resultado de um projeto de Marcello Gandini que foi parcialmente revisado pelo centro de design da Chrysler, que entretanto se tornou o acionista majoritário da Automobili Lamborghini .
Ganhando os corações e o apreço dos fãs desde o primeiro dia, o Diablo foi oficialmente o carro de produção mais rápido do mundo no lançamento, capaz de atingir a velocidade máxima de 325 km / h (203,1 mph).
Seu impressionante comportamento dinâmico foi resultado de um intenso trabalho de desenvolvimento envolvendo o campeão de rally Sandro Munari.
O Diablo ostenta a clássica configuração Lamborghini de 12 cilindros, com motor de 5,7 litros, quatro eixos de comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, equipado com injeção eletrônica multiponto capaz de desenvolver 485 cv e 580 Nm de torque, em uma posição longitudinal traseira.
Apesar de ter acabamentos luxuosos, com interior em couro, ar condicionado, vidros elétricos e bancos ajustáveis eletricamente, o Diablo ainda é um carro puro e duro com tração apenas nas rodas traseiras: nenhum sistema de auxílio de direção eletrônico ou direção hidráulica estava disponível até 1993.
Em 1993, a Automobili Lamborghini lançou o Diablo VT, o primeiro #lamborghini Granturismo equipado com tração nas quatro rodas, que também trouxe uma série de melhorias mecânicas e estilísticas também a serem adotadas em breve na versão com tração nas duas rodas.
Em 1993, foi apresentada a série especial SE30 para comemorar os 30 anos do nascimento da empresa, com aumento de potência para 523 CV. O #diablo SV estreou no Salão Automóvel de Genebra em 1995, disponível apenas na versão de tração nas duas rodas com potência máxima de 510 HP e com asa traseira ajustável.
Em dezembro do mesmo ano, o #diablo VT Roadster chegou ao mercado: o primeiro 12 cilindros da Lamborghini, com teto aberto e produzido em massa#lamborghini , com linhas ligeiramente revisadas e oferecido apenas com a transmissão de tração nas quatro rodas.
Em 1999, após a compra da Automobili #lamborghini pelo Grupo Audi, houve o lançamento do "restyling" #diablo SV projetado por Luc Donckerwolke, o primeiro designer interno da Lamborghini.
Seguiu o VT e VT Roadster: todos os três modelos evocaram sinais claros de modernização através de suas linhas revisadas e interior.
Do ponto de vista mecânico o motor, agora com 529 CV e capaz de 605 Nm de torque, foi equipado com sistema de levantamento de válvula variável e, pela primeira vez em um #lamborghini , os freios foram completados com ABS.
O Diablo , também lançado em séries especiais ou para competição com motores de 6 litros, foi o carro mais produzido da Lamborghini até hoje com 2903 unidades no total. Ficou disponível até 2001, quando foi sucedido pelo modelo Murciélago.
Unidades produzidas
Esse foi o último das boquetagens da Lamborghini, porque era independente, e vivia sendo currada pela Ferrari. Depois que foi adquirida pela VW, vieram os melhores Lambo da história, que fizeram desta marca superior em tudo à Ferrari.
ResponderExcluirA esse renascimento devemos agradecer à VW!
Essa foi a última Lambo de verdade, o que veio depois que a Vascowagen comprou que são boquetagens, não passam de Audis empiriquitados.
ExcluirEscreveu muita merda em apenas 4 linhas...
ExcluirDiablo foi o último ícone da Lamborghini. Depois disso, virou carro para jogadores de futebol, emergentes e líderes de facções criminosas.
ExcluirEssa foi a última Lambo de verdade, o que veio depois que a Vascowagen comprou que são boquetagens, não passam de Audis empiriquitados.
ExcluirSou obrigado a concordar... foi o último modelo com a "alma" e exclusividade Lamborghini.
ExcluirContinua sendo um supercarro, mas com aquele reposicionamento de mercado: abandona os apaixonados e abraça novos ricos, jogadores de futebol, hiphopers, traficantes, etc.
Tempo bom em que a Lambo não estava sobre as asas de uma certa marca vagabunda que faz carros descartáveis. Isso sim era uma Lambo de verdade.
ResponderExcluirpsiu, oi, ei, vcs que andam com uma bosta de carroça fiat ou chevrolet, só uma cosita:
ResponderExcluirMARGEM DE LUCRO DA VOLKS MUITO ACIMA DO RESTO.
POR ISSO meus amigos, A NÚMERO 1 DO PLANETA É A VOLKSWAGEN.
O resto é fake news.
VOLKSWAGEN, IMBATÍVEL, INSUPERÁVEL, CURRA A CONCORRÊNCIA HÁ DÉCADAS.
Faço aqui um apelo à VOLKSWAGEN: "Pare de enrabar a cocorrência. Os súditos de GM e de FIAT não aguentam mais!
Tens razão.
A fonte de tecnologia de ponta vem deles: Volkswagen, Audi, Porsche, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda,…..
TODOS COMPÕEM O CHAMADO "GRUPO VW"
A fonte de tecnologia de ponta vem desses aqui: Volkswagen, Audi, Porsche, Lamborghini,, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda,…..
ResponderExcluirElectric Record Nordschleife | Full Lap Volkswagen ID.R
https://www.youtube.com/watch?v=lRHIiJjWhWo
Alguém aí ainda está em dúvida de que a VW é a melhor?
Então assistam esse vídeo:
Volkswagen I.D. R vs McLaren 720s | Top Gear: Series 28
https://www.youtube.com/watch?v=Om28CUu1m3I
Volkswagen I.D. R - Full Record-Breaking Drive
https://www.youtube.com/watch?v=QnH15dejp0s&ab_channel=VolkswagenUK
Mais um recorde adicional pra coleção: Volkswagen ID.R Smashes Goodwood hill record with 39.9 second run!
https://www.youtube.com/watch?v=8il5ohB8FYk&ab_channel=GoodwoodRoad%26Racing
E mais outro nocaute e recorde Onboard – ID.R record run at Tianmen Mountain (China): https://www.youtube.com/watch?v=uVJpr41zENY&ab_channel=VolkswagenMotorsport
***Agora o golpe de misericórdia***
How the Volkswagen I.D. R is quicker than an F1 car
https://www.youtube.com/watch?v=mQ3bOQj8muM&ab_channel=DRIVETRIBE
Muito frufru e na hora H brocha.
Olhem a DTM alemã - AUDI X BMW
https://en.wikipedia.org/wiki/2020_Deutsche_Tourenwagen_Masters
Quem são os 3 primeiros no campeonato 2020?
AUDI = AUTO UNION destruindo BMW
Prova que pode vir M3/M4/...Mn, que BMW leva pau dos Audi, só lembrando que Audi faz parte do Grupo VW (Volkswagen, Audi, Porsche, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda,…..)
Quer queimar dinheiro?
Compre Chevrolet ou Fiat, e um cofrinho pra colocar moedinhas todo dia para a manutenção.
Quer confiança, tecnologia de ponta e custo-benefício? Não há o que pensar, vá de Grupo VW ( Volkswagen, Audi, Porsche, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda,…...)
Grupo VW é D+ 👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆
Ô papo ruim desse povo, Jesuis!
ResponderExcluirlovers bmw
ResponderExcluirBMW 7 Series Review 2020: The Ultimate German Luxury!
BMW introduces the Electric iX with great design and enormous power
A fonte de tecnologia de ponta vem desses aqui: Volkswagen, Audi, Porsche, Lamborghini,, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda,…..
ResponderExcluirElectric Record Nordschleife | Full Lap Volkswagen ID.R
https://www.youtube.com/watch?v=lRHIiJjWhWo
Alguém aí ainda está em dúvida de que a VW é a melhor?
Então assistam esse vídeo:
Volkswagen I.D. R vs McLaren 720s | Top Gear: Series 28
https://www.youtube.com/watch?v=Om28CUu1m3I
Volkswagen I.D. R - Full Record-Breaking Drive
https://www.youtube.com/watch?v=QnH15dejp0s&ab_channel=VolkswagenUK
Mais um recorde adicional pra coleção: Volkswagen ID.R Smashes Goodwood hill record with 39.9 second run!
https://www.youtube.com/watch?v=8il5ohB8FYk&ab_channel=GoodwoodRoad%26Racing
E mais outro nocaute e recorde Onboard – ID.R record run at Tianmen Mountain (China): https://www.youtube.com/watch?v=uVJpr41zENY&ab_channel=VolkswagenMotorsport
***Agora o golpe de misericórdia***
How the Volkswagen I.D. R is quicker than an F1 car
https://www.youtube.com/watch?v=mQ3bOQj8muM&ab_channel=DRIVETRIBE
Muito frufru e na hora H brocha.
Olhem a DTM alemã - AUDI X BMW
https://en.wikipedia.org/wiki/2020_Deutsche_Tourenwagen_Masters
Quem são os 3 primeiros no campeonato 2020?
AUDI = AUTO UNION destruindo BMW
Prova que pode vir M3/M4/...Mn, que BMW leva pau dos Audi, só lembrando que Audi faz parte do Grupo VW (Volkswagen, Audi, Porsche, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda,…..)
Quer queimar dinheiro?
Compre Chevrolet ou Fiat, e um cofrinho pra colocar moedinhas todo dia para a manutenção.
Quer confiança, tecnologia de ponta e custo-benefício? Não há o que pensar, vá de Grupo VW ( Volkswagen, Audi, Porsche, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda,…...)
Grupo VW é D+ 👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆
Que nojo essa quantidade de posts imbecis e sem noção. Eita blog meia boca com fanzetes boca de porco.
ResponderExcluirAs lambos de antigamente sim era bonitas com linhas sóbrias mas que ao mesmo tempo traziam o espírito de superesportividade. Agora cada lambo que sai é horrível de se ver de tão rebuscado e ainda tem coragem de falar do esportivos japoneses. Mais jaspion que um lambo atual impossível.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.