A Abeifa - Associação Brasileira de Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores - está reinvindicando a redução do imposto de importação. Segundo a organização, diante da persistência do dólar acima dos R$ 5,00, setor de veículos importados pede – com urgência – a redução do imposto de importação de 35% para 20%.
Abeifa pede redução de imposto para carros importados
A redução da alíquota alinha o sistema tributário brasileiro à Tarifa Externa Comum do Mercosul, medida que, segundo a Abeifa, daria alívio e sobrevivência ao setor, com a continuidade operacional da rede autorizada de concessionárias.
Abeifa pede redução de imposto para carros importados
Em recente oficio enviado à Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do Ministério da Economia, a Abeifa destaca que 72% dos veículos importados são provenientes do Mercosul e do México, já com o benefício da alíquota zero do imposto de importação. Os automóveis importados de outros países representam tão somente 3% das vendas internas, mas capazes de gerar 17,5 mil postos de trabalho, com arrecadações tributárias anuais superiores a R$ 1,2 bilhão.
Abeifa pede redução de imposto para carros importados
Números de novembro - As quinze marcas filiadas à Abeifa, com licenciamento de 5.996 veículos nacionais e importados, anotaram em novembro último alta em suas vendas de 3,7% em relação a outubro, quando foram vendidas 5.780 unidades. Ante novembro de 2019, quando foram comercializadas 4.669 unidades, a retração é de 22,2%. Com esses resultados, o acumulado dos primeiros onze meses do ano fechou com queda de 7,8%: 27.266 unidades contra 29.506 emplacamentos de veículos importados e produtos fabricados no País.
Abeifa pede redução de imposto para carros importados
Consideradas somente as unidades importadas, as associadas à entidade, com 2.524 veículos licenciados em novembro, anotaram queda de 4,2% ante outubro, quando comercializaram 2.634 unidades. Em relação a novembro de 2019, a retração é de 8,7%. O acumulado de importados representa 24.999 unidades este ano, contra 31.217 do ano passado, retração de 19,9%.
Abeifa pede redução de imposto para carros importados
As quatro associadas à Abeifa, também fabricantes, a BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki, fecharam novembro último com 3.472 unidades emplacadas, total que representou aumento de 10,3% em relação a outubro de 2020, quando totalizaram 3.149 unidades, e também alta de 10,3% ante novembro de 2019 (3.148unidades). No acumulado do ano, o licenciamento de veículos nacionais das associadas à entidade ainda significa baixa de 7,8%: 27.206 unidades emplacadas este ano contra 29.506 veículos em 2019.
Abeifa pede redução de imposto para carros importados
Participações – Em novembro último, ao considerar somente os veículos importados por associadas à entidade – total de 2.524 unidades -, o setor significou marketshare de 1,17%. Com 5.996 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa caiu para 2,8% do mercado total de autos e comerciais leves (214.265 unidades).
Abeifa pede redução de imposto para carros importados
No acumulado do ano, os veículos importados da Abeifa, com total de 24.999 unidades, representam participação de 1,45% do mercado interno. Somadas unidades importadas e nacionais, com 52.705 unidades licenciadas, o marketshare das associadas à entidade é de 3%. O mercado interno total é de 1.718.230 unidades, de janeiro a novembro de 2020.
Abeifa pede redução de imposto para carros importados
Ranking de modelos Ultra Premium vendidos no Brasil - novembro de 2020 

Marca/ModeloOutubroNovembroΔ [Nov/Out]2.020
Porsche MACAN1039290,0%483
Porsche CAYMAN1021110,0%104
Porsche PANAMERA220900,0%122
Jaguar F-PACE3019-36,7%267
Porsche CAYENNE10616-84,9%641
Porsche 911 TURBO52-60,0%8
Ferrari PORTOFINO110,0%7
Lamborghini URUS21-50,0%9
Porsche TAYCAN1-3
Rolls Royce CULLINAN1-2

13 Comentários

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  1. Seria à favor de zerar o imposto de importação se o carro proveniente de um País não pagasse imposto e um carro fabricado no Brasil entrasse nesse mesmo País sem pagar imposto.

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  2. Cara, esse Cullinan, que coisa mais linda!
    Ah se eu tivesse dinheiro pra tal...

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  3. Nesse segmento a VW tem mais de 90% de market Share. Amplamente dominadora a VW. Tenho pena de BMW (Rolls) e Fiat (Ferrari). No topo de mercado, quem manda é a VW, assim como embaixo.,

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    1. Tens "pena" por que? És acionista do VW Group ou herdeiro da família Porsche?

      Piada! Não passas de um comédia do cacete, Carlitos. Rsrs

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    2. Claro que ele não é, ele comprou aquele Golf 1.6 MSI mico. Fez até vídeo do carro.

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  4. O problema é que Rolls Royce e Ferrari estão anos luz à frente da Porsche, que nem deveria estar nesta lista pois são muito mais baratos. Cada comparativo sem noção que se vê por aqui.

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  5. Porsche tá no mesmo nível da Rolls Royce. Lamborghini acima de Ferrari, e tem SUVs no mesmo nível do Cullinan, como o Urus. E os Porsche Cayenne top espancam esse Cullinan, até porque o Cullinan nada mais é que um BMW X7 emperiquitado.

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    1. Lamborghini acima de Ferrari? Onde, nem em desempenho (a SF-90 estupra o Sián) e nem em valor de mercado.

      Você cria suas fantasias mentirosas pra acreditar nelas e quer que todos acreditem...

      Precisa tomar seus remédios...

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    2. E o Urus nada mais é que uma Q8 empiriquitada, então dá no mesmo.

      Alguém precisa cortar a internet desse lunático.

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  6. Eu nem sabia que tinha Rolls Royce oficialmente no BR... muito menos que a marca fosse associada da Abeifa.

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  7. Olha os chineses querendo invadir o Brasil. Já soltaram uma grana pra essa Abeifa.

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  8. E p zerar os impostos de carro importados urgente e baixar tbm os impostos para carros acima de 200mil reais!!!

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  9. Preço com 35% - R$ 300.000
    Preço novo com 20% - R$ 300.000 (lucro maior)

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