O ACC (Adaptive Cruise Control), recurso típico de modelos premium, passou a ser oferecido em modelos de massa com o Nivus, e estará presente também no Taos.
"O Adaptive Cruise Control é uma evolução do ‘Controlador de Velocidade’, que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança dele e dos demais passageiros", explica Antonio Carnielli Jr., Diretor Adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento. "Importante ressaltar que o ACC é um assistente de condução, portanto todas as decisões ao volante permanecem sob a responsabilidade do motorista", completa o executivo.



O funcionamento do ACC é detalhado em 10 informações fundamentais sobre esse assistente de condução.

1 - O ACC TEM DUAS FUNÇÕES BÁSICAS
VW detalha o funcionamento do ACC do Nivus e Taos
Todo Adaptive Cruise Control tem duas funções básicas: manter, a partir de ajustes pré-estabelecidos pelo motorista, a velocidade do carro e a distância em relação ao veículo que trafega à frente, controlando automaticamente as acelerações e frenagens. Desta maneira, o ACC entrega conforto e segurança ao motorista e aos passageiros.

2 - UM ASSISTENTE DE CONDUÇÃO, NÃO UM MOTORISTA PARTICULAR
VW detalha o funcionamento do ACC do Nivus e Taos
O ACC não é um recurso de direção autônoma, e sim uma tecnologia que auxilia o motorista durante a condução, tornando-a mais confortável e segura. Ou seja, a responsabilidade das tomadas de decisões ao volante são únicas e exclusivas do motorista, que deve manter 100% da atenção na via durante toda a viagem.

3 - NÃO EXISTE ACC SEM FRONT ASSIST
VW detalha o funcionamento do ACC do Nivus e Taos
Todo veículo da Volkswagen com Adaptive Cruise Control é equipado também com o Front Assist, tecnologia que está sempre ativa (ao contrário do ACC) e que monitora a aproximação do carro à frente, freando o veículo automaticamente em uma situação de risco iminente, independente da velocidade que estiver. Ao detectar uma rápida aproximação em relação a um carro adiante, o Front Assist emite um aviso sonoro e outro luminoso, e dá uma ‘cutucada’ no freio, alertando o motorista. Na sequência, vai aumentando a força de frenagem até a parada total do carro.
VW detalha o funcionamento do ACC do Nivus e Taos
No caso do Nivus, quando o ACC, que pode ser acionado a partir de 30 km/h, estiver funcionado, o Front Assist está monitorando todo o tráfego adiante. Abaixo de 20 km/h, quando o ACC não pode ser ligado ou é desabilitado automaticamente, o Front Assist permanece acionado, monitorando a situação do trânsito à frente.
Volkswagen Taos - ACC
4 - DISTÂNCIA MÍNIMA DE SEGURANÇA
Volkswagen Nivus - ACC
Além do conforto, o Adaptive Cruise Control também entrega segurança. Por isso, no momento em que o motorista está ajustando a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente, o sistema automaticamente determina uma distância mínima necessária de segurança. Desta maneira, em uma situação de risco iminente, o motorista terá condições de evitar um acidente. Se depender apenas do ACC, o motorista nunca ‘anda colado’ ao carro à frente.

5 - ‘QUEM’ FAZ A LEITURA DO TRÁFEGO À FRENTE?

Resposta: um radar! Este equipamento tem a mesma finalidade dos utilizados em aeronaves, realizando a ‘varredura’ do trânsito à frente, detectando a presença de outros veículos e mandando constantemente informações à central eletrônica do sistema, que, a partir delas, toma as decisões de frear ou acelerar. No Nivus, este radar está posicionado atrás do novo logo da Volkswagen, na grade frontal.

6 - DESENVOLVIDO PARA O TRÂNSITO
Volkswagen Taos - ACC
O radar utilizado no Adaptive Cruise Control foi desenvolvido para atender às necessidades de um ambiente viário, como ruas, avenidas e estradas, sendo projetado para detectar veículos parados e em movimento.

7 - TODO ACC É IGUAL?
Volkswagen Taos - ACC
A resposta para esta pergunta é "não". Dentro da Volkswagen, um ACC pode oferecer mais recursos do que outro, dependendo modelo. O Adaptive Cruise Control que irá equipar o novo Taos, a partir do segundo trimestre do ano que vem, terá a função ‘Stop & Go’, que faz o carro parar completamente, caso o veículo à frente também pare, e retoma a velocidade assim que o veículo adiante volte a acelerar.
Volkswagen Taos - ACC
No Nivus, o ACC funciona de outra forma. Quando o carro à frente começa a frear e reduzir a velocidade, o ACC fará o Nivus baixar a velocidade automaticamente até os 20 km/h. A partir deste ponto, o sistema irá alertar o motorista que ele precisa assumir o controle total do veículo, pois ele será desativado automaticamente e o motorista deverá reassumir o controle total do carro.

8 - ACC NÃO ULTRAPASSA PELA DIREITA
VW detalha o funcionamento do ACC do Nivus e Taos
Para reduzir os riscos de um acidente, o sistema não realiza ultrapassagens pela direita em rodovia e a velocidades acima de 80 km/h. No caso de um carro estar na pista da esquerda impedindo que o veículo atrás (com o ACC ligado) ultrapasse, mesmo o motorista mudando para a faixa da direita para tentar efetuar a manobra, o Adaptive Cruise Control faz a leitura da situação e não realiza a ultrapassagem pela direita. Para executar a manobra, o motorista terá que assumir o controle de todas as ações do veículo, pisando no acelerador e assim desabilitando o ACC, momentaneamente.

9 – REASSUMA O CONTROLE QUANDO QUISER

Mesmo com o ACC em funcionamento, o motorista é responsável por conduzir o veículo, tomando todas as decisões. O que muitos não sabem é que, ao tocar no pedal do freio ou simplesmente pressionar a tecla ‘Cancel’ no volante multifuncional, o sistema será desligado automaticamente, por entender que o condutor quer o controle total do veículo ou que a situação necessita da intervenção humana imediata.

10 – PISAR NO ACELERADOR NÃO DESLIGA O ACC

Ao contrário do que muitos imaginam, pisar no acelerador “não” desabilita automaticamente o ACC, pois o sistema entende que o motorista, por alguma necessidade, foi obrigado a exigir mais torque e potência do motor. Durante a manobra, o Adaptive Cruise Control fica em ‘stand by’. Após a conclusão da manobra, o condutor pode tirar novamente o pé do acelerador completamente que o ACC voltará a funcionar a partir dos ajustes pré-estabelecidos de velocidade e distância em relação ao carro à frente.

38 Comentários

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  1. A Volkswagem sempre em sua trajetória de democratização dos recursos premium. Só ela pode fazer isso, já que é dona de mais de 6 marcas premium, e, em clara ação social, coloca recursos de carros de centenas de milhares de reais e SUVs de acesso no Brasil, como o Nivus, que custa módicos menos de R$ 100 mil.

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    1. Ta sobrando bufunfa aí hein Carlotinha? R$ 100.000,00 não são nada módicos...

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    3. O fato é que o Nivus de 90k tem ACC, e o BMW X3 M25 Sport de R$ 280 mil não tem. Então, sim, o Nivus tá barato. Em dólar tá US$ 16 mil, ridiculamente mais barato que na Europa.

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    4. Enquanto os ACC da Peugeot atingem grau 3, os da VW não passam do 1. https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/acc-do-vw-taos-freia-e-acelera-em-congestionamentos-e-o-do-nivus-nao/
      "Batizado pela VW de Adaptive Cruise Control, o piloto automático adaptativo é uma evolução do ‘cruise control’ já consagrado, que simplesmente mantém a velocidade definida pelo motorista e é desligado ao pisar no freio ou acelerador" Piada demais

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    5. Nível 3 no Peugeot? Não mesmo. O 208 nem ACC tem.

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    6. Peugeot 3008 e 5008 possuem o ACC citado acima. O 208 oferece o sistema autônomo de parada, mas deve o ACC. Em compensação, tem o dispositivo de reconhecimento automático de placas de velocidade e o monitoramento de faixa, que alerta e corrige a trajetória do carro para que ele não invada indevidamente outra pista.

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    7. Tiguan com acc também tem, é só habilitar com computador. E ainda tem "traffic jam", que a peugeot nao tem.

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    8. Mas o do Nivus é boqueta. ACC de verdade para o carro totalmente sem desligar. Do Nivus não funciona abaixo de 20 e tem que treinar manualmente. Ridículo, não dá pra usar na cidade.

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    9. Não é questão de ser boqueta. São dois sistemas diferentes e com custos equivalentes. Mas não adianta ter esse recurso num carro que, de resto, é boqueta. Então já viu, né.

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    10. O cara compra um 208 e vem falar em piada... esse ser é um escárnio em pessoa

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    11. Juristinha fica com raivinha não. A gnt sabe que vocês VWzetes estão sofrendo com a VW ficando no cheirinho dnv. 208》》》》》》 Polo. O Peugeot tem equipamentos que o Golzao nem sonha além de ter um acabamento decente.

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  2. Verdade, o nivus é quase uma doação.

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  3. O VW Tiguan é muito bom, infelizmente pouco acessível aos brasileiros. Assim, o VW Taos é uma proposta bastante interessante.

    Não deve abocanhar uma fatia gorda do mercado, até porque será mais caro que os SUVs compactos, mas ocupará a lacuna entre o TCross e o Tiguan.

    Brasil, aguarde o lançamento. Mais uma opção para vocês, brasileiros no Brasil.

    🇵🇹🇧🇷

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  4. Eu não compraria carro sem o ACC. Recurso simplesmente espetacular. Qdo quiser assumir o total controle do carro, é só desabilitar. Simples assim. Muito bom de dirigir, fora que ajuda em momentos críticos que o ser humano nem é capaz de perceber. O problema é que é complicado de usar, então a galerinha prefere nem ligar, por pura preguiça de aprender, coisa comum no brasileiro, uma vez que já era assim desde o piloto automático básico.

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  5. Quem tem e sabe como usar, jamais compra outro carro sem isso. Fora que agrega, e muito, numa revenda, mas só pra quem conhece mesmo (e dá valor, né?). Tem muita gente que não liga ou desiste de aprender a usar. Mas que é um dos principais diferenciais na revenda de um veículo, não há dúvida.
    Faça um bom teste drive num carro que tenha, caso ainda não tenha feito, e conheça mais a fundo o recurso. Tenho certeza que poderá mudar de opinião. A Ford Ranger Limited é uma ótima opção pra isso.

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  6. Quem pode, compra. Quem não pode, vem pra Internet fazer pouco caso...
    Quem já dirigiu carro com ACC sabe que é uma evolução.

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  7. E eu que comprei uma spin activ 1.8 zero em dezembro de 2018. Por 84 mil reais. Não tem nem 2 anos e vai para a assistência a cada 4 meses. Está com 9mil km apenas e estourou a bomba D'água. Já foi trocado o motor de arranque, o módulo dos vidros elétricos já estragaram umas 10 vezes, e câmbio automático estourou no primeiro mês. Olha achei que estava fazendo um ótimo negócio, Bah! Que merd... é esse carro. Já tive outros modelos da GM mas essa porcaria meu Deus. Nunca mais! Já tive palio com 90 mil km e não dava esses problemas. Tive uma space fox 2007 que rodei 200mil km só troquei óleo e velas e cabos de vela. A minha esposa tem um ka 1.0SE sesan modelo 2020, esse vai fazer 1 ano é so colocar gasolina e andar, agora fez a primeira revisão. Quando terminar a garantia vou trocar essa espin talibã, vou pegar um VW ou Toyota porque GM nunca mais. Não desejo a ninguém.

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    1. Eu aviso...
      quer queimar dinheiro, compre GM ou Fiat.

      VW, DAS AUTO, para aqueles que querem tecnologia
      de ponta e status, aliados a excelente custo-benefício.

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    2. Ágile, Montana, Cobalt, Spin foi a pior família de automóveis produzida pela GM no Brasil.

      Motores antigos, segurança zero, baixo desempenho, design medíocre, acabamento ruim. Durabilidade descartável.

      A família Onix deu um salto de qualidade. Mas, peça nos detalhes e alguns problemas no motor e sistema de freios.



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  8. Não tem coisa melhor em viagem.

    É um belíssimo recurso. Muito mais útil que o cruise control. É o que o Marcelão disse. Depois que se tem fica difícil ficar sem.

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  9. A Fiat na Europa tem acc no 500 e 500x

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  10. Recurso interessante, mas parece pouco funcional se ele somente aciona em baixíssima velocidade, mas já é algum avanço e todo avanço em segurança deve ser comemorado sim
    Falta por monitoramento de faixa, freagem autônoma, câmera de 360* e espelho fotocromico, um dia quando isso for recurso obrigatório as montadoras ficaram à mercê do cliente e não o contrário como acontece hoje

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    1. A velocidade depende de cada modelo. Uns começam com 20 km/h e outros com 30 e por aí vai, da mesma forma que o piloto automático comum (Cruise Control). O que funciona em velocidades mais baixas é a frenagem de emergência para evitar colisões. Somente os com condução semi autônoma é que andam e páram no trânsito, sem interferência do motorista, mas tb têm sua velocidade máxima limitada. Esses parâmetros vão sendo aperfeiçoados com o tempo. E pode saber que qto mais sofisticado, mais caro é o sistema. Então em carro popular como o Nivus, ter um modelo que atua somente a partir de determinada velocidade já é uma senhora evolução, apesar do carro não ser lá essas coisas.

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  11. Kkkkkkkk tá vendo, nada como ser um Jurista respeitado! Se eu falasse a mesma coisa vc não falaria assim! Calma fufuquinha! Kkkkk

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  12. o cara escrever uma coisa dessa...é uma heresia

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  13. Estamos no Brasil, seu energúmeno


    Seu jumento,o 500e aqui terá o acc

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  14. ai ai que menina chorona....mi mi mi ... o taos usa falouzinho do voyage ...ai menina ui selá que isso vai ofender aos fãnzinhos da vokivagen...ai ui

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  15. matéria bem legal! acho q a parte mais interessante, foi dizer que o acc do taos será igual ao do passat (stop and go) e como ele terá dla , pode ser q tenha o traffic assist.

    uma pena q nem no nivus nem no jetta rline o acc nao tenha o stop and go, mas o corolla tb não tem!

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  16. Tenho um Subaru XV 2018 equipado com um ACC próprio dela chamado Eyesight,que consiste de um sistema de duas câmeras tridimensionais,instaladas na parte central superior do pára-brisa.Executa todas as funções descritas acima com a vantagem do stop-go.Na saída basta dar um toque no botão de controle de velocidade.Em estradas congestionadas,nada tão confortável
    Inconveniente é que não funciona em chuva ou neve pesadas pois imita o olho humano mas atua o alarme antes.O ACC também é customizável a gosto do motorista

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  17. Essa função está desativada no meu Nivus, como faço para ativa-la?

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  19. Este comentário foi removido pelo autor.

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