O Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP Automático tem preço sugerido de R$ 111.090, em novembro de 2020, e neste artigo relacionamos nossas impressões ao dirigi-lo.
A versão avaliada é a topo de gama, única com o motor 1.6 Turbo de 173 cv (E)/165 cv (G), e torque de 24,5 Kgfm @ 1.400 RPM, associado com o câmbio automático de 6 marchas.
Como é um SUV que pesa 1.250 kg, com tal nível de potência, a performance é um dos principais destaques deste modelo . Ele é um carro muito rápido, fazendo de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 209 km/h. O consumo, segundo o INMETRO é de 8,4 km/l de etanol em cidade, e 9,3 km/l em estrada. Com gasolina os indicadores são de 10,7 Km/l, e 12,4 Km/l, respectivamente.
Apesar de ser muito rápido, o ajuste de motor e câmbio é perfeito, e mostra uma suavidade ímpar no funcionamento. Muito progressivo e silencioso, mas se o motorista pisar fundo, o 2008 THP está pronto para despejar todos os seus 173 cv no asfalto.
A estética desse Peugeot 2008 2020 traz a reformulaação aplicada ao modelo no ano passado, com grade mais reta, visual mais agressivo. Não há também muitos cromados - algo que o favorece, fazendo-o mais esportivo.
As rodas são de liga leve de 16 polegadas no design Hydre com pneus 205/60 R16. As dimensões externas são de 4,16 cm de comprimento, 1,74 metros de largura e entre-eixos de 2,54 metros.
A altura livre do solo de 20 cm garante que o Peugeot 2008 Griffe THP circule por nossas ruas com lombadas, buracos e crateras com desenvoltura.
Interior
O i-Cockpit é o que a Peugeot denomina o design que há alguns anos aplica no interior dos seus modelos. Baseia-se na posição de condução, onde o volante fica por baixo do painel de instrumentos, para que o condutor se desvie o menos possível da estrada.
A posição de condução é elevada, como é natural e desejável em um SUV. O volante de pequeno diâmetro é confortável, com uma boa aderência.
Os assentos são revestidos em uma mistura de couro e tecido. São muito agradáveis e confortáveis, embora um pouco estreitos na parte superior do encosto dos bancos dianteiros. O painel é de fácil leitura e inclui um computador de bordo com dados de consumo e autonomia.
Um detalhe: os comandos do piloto automático ficam ocultos pelo volante, por isso é recomendável verificar o funcionamento, os botões quando está com o carro parado, pois é difícil encontrar o funcionamento do piloto automático com o carro andando.
A tela multifuncional tem 7 polegadas vem sem GPS próprio, e possibilidade de conectar o Waze ou o seu navegador de preferência por meio do Apple Car Play ou Android Auto.
Abaixo da tela estão os controles de controle do ar-condicionado de dupla zona de climatização e abaixo uma tomada de 12v. Ele só vem com um conector USB, na lateral da tela.
A habitabilidade dos bancos traseiros é boa, sem serem extremamente grandes. O encosto pode ser dobrado para aumentar a capacidade do porta-malas, mas em uma peça, não em terços ou metades. Por falar no porta-malas, ele é bem largo e embaixo do piso vem o estepe com aro em chapa de uso temporário (185/60 R15). Com ele em uso, você não pode dirigir a mais de 80 km / h.
O teto teto panorâmico que, embora seja fixo, permite que a cabine tenha muito boa luminosidade.
Outro detalhe que chamou a atenção é o formato "manche de avião" da alavanca do freio de mão , que é muito prático e fácil de operar.
Segurança
A versão 1.6 THP Griffe Automática vem com airbags dianteiros, laterais e de cortina, ABS, auxiliar de partida em subida, ESP, fixações Isofix nos bancos traseiros, câmera traseira e sensores de estacionamento traseiros, cinco encostos de cabeça e cinco cintos de segurança inerciais e faróis de neblina. Adicione-se ainda o Grip Control com controle de tração que ajuda a ter melhores performances em terrenos difíceis.
Comportamento
O Peugeot 2008 THP Automático é extremamente silencioso a bordo tanto em cidade quanto em estrada. Apesar da estética SUV, é um carro urbano, ágil, prático pelo tamanho relativamente reduzido, com boa visibilidade. O excelente raio de giro e a facilidade de manobra com uma direção hidráulica, o torna muito ágil também em manobras.
Conclusão
O Peugeot 2008 Griffe THP Automático tem como destaque a mecânica mais poderosa do segmento. No preço deste SUV, só se encontra modelos com motor 1.0 Turbo, sendo que este é mais potente que o T-Cross Highline (150 cv) e que o Tracker 1.2 Premier - ambos com preço acima de R$ 120 mil. Ou seja, é uma boa opção - racional - dentro do segmento de SUVs compactos, pois oferece bem mais, sobretudo em termos de performance, com preço mais baixo.
Melhor esse Peugeot 2008 1.6 THP com teto, do que Suv da concorrência que usam o motorzinho 1.0 Turbo de 3 cilindros de mesmo preço.
ResponderExcluirBooomba!!!
ResponderExcluirSó na sua cabeça.
ExcluirEsse motor é melhor que qualquer motor VW 1.0, 1.4 ou 1.5....
Tecnologia BMW
tecnologia alemã? ele foi criado pela bmw e alterado pela psa....
Excluirpós vendas é psa, o mico é psa.. a desvalorização desse carro é monstra....
a ergonomia dele é péssima... o volante fica na frente do painel para pessoas altas e nao se acha os comandos satélites....
isso nunca foi suv... é no máximo uma sw erguida e duvidosa....
Quem critica os carros atuais da Peugeot é porque nunca dirigiu ou teve um, a única coisa que concordo é em relação a desvalorização, que é muito alta mesmo, mas o pós venda atual da Peugeot dá uma surra em VW, Ford, Fiat e GM. A ergonomia é excelente, eu tenho 1,87 de altura e dirijo o 208 da esposa tranquilamente, não cobre nada de painel, é só saber ajustar o volante, e os comandos satélites estão todos a mão, até porque só tem um, que é do cruise control, o resto está tudo no volante e nas chaves de seta.
Excluirpeugeot é muito bom quem fala mal certamente é ignorante mesmo
ExcluirFufuka, eh isto ai...este powertrain com este motor BMW e cambio automático eh muito bom.Dirigi um (pug 308 thp)e de fato anda bem.e ai vem a gelara aki e seu amigo minhas bolas dizendo q nao existe carro q ande mais q o Polo GTS...e alem deste tem tbm o "primo" C4 Cactos 1.6 THP tbm q deixam este Polo (e acho q ate o Golf DSG) pra tras.....e q pena q a eng da Peugeot nao conseguiu fazer este motor THP entrar no cofre do novo 208....
ResponderExcluirCarrinho show de bola .
ResponderExcluirMarca europeia é outro nível
Vw, pegeout, renault , citroen ..aproveitem um pouco da europa aqui no brasil
Dirigibilidade incrível! Bom demais!
ResponderExcluirAntes de comprar o New 208 eu olhei esse 2008 também. Carrinho honesto que anda bem e tem um consumo razoável. O problema dele é a falta de segurança, ja que nem barra lateral tem. Foi por esse motivo que optei pelo Novo 208. Mas tirando isso o carro é sensacional apesar de defasado.
ResponderExcluirQuem falar que este conjunto de motor e câmbio não é bom, é por pura falta de conhecimento, tive um 408 thp, é fantástico
ResponderExcluirPeugeot desvaloriza ???
ResponderExcluirNão foi o meu caso, vendi Em 2017 meu 208 Griffe automático Branco perolado para meu vizinho , ele se encantou pelo carro e pagou acima da fipe...
Só fala mal da Peugeot quem nunca dirigiu um.
E a manutenção era barata também ...
Ja tive por 3 anos um 208 com motor 1.2 puretech. Realmente, quem reclama de Peugeot é por pura ignorância. Carros acima de seus concorrentes. Sobre a desvalorizacao? Isso é ótimo para quem quer comprar um carro top pagando bem menos que seus concorrentes. Plus: seguro baratissimo!!!
ResponderExcluirRealmente quem fala mal dos novos Peugeot não conhece e nem nunca dirigiu! Acabei de vender um 2008 2017 e amava ele, só vendi pq o consumo estava pesando muito, por ser somente 4 marchas, mas já estou atrás de um 2018 que já vem com 6 marchar e é mais econômico!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.