Uma versão esportiva do Tiguan - o carro mais popular da VW em todo o mundo - estava nos planos da marca há algum tempo. Ele finalmente é lançado na Europa coincidindo com o facelift de meia-idade aplicado ao modelo de segunda geração, e à frente do que será um excesso de novos modelos R chegando este ano e no próximo: Touareg R de 460 cv, o elegante Arteon R e, claro, o próximo hatchback Golf R.
A Volkswagen já ofereceu uma versão rápida do Tiguan antes na forma do diesel BiTDi de 2.0 litros com 237 cv, mas o novo Tiguan R é uma proposta totalmente diferente. Está aqui para se destacar do resto da linha renovada do Tiguan ao invés de silenciosamente fazer parte dela, e isso começa do lado de fora com uma reforma visual típica da divisão R.
Pintado com a marca registrada Blue Lapiz Blue Metallic (outras tonalidades são oferecidas), o Tiguan R recebe todas as modificações R-específicas usuais. Um pára-choque dianteiro com um avental inferior esportivo e bastante ventilação é acompanhado por rodas de 21 polegadas, pinças de freio azuis brilhantes, detalhes cromados, um spoiler traseiro na tampa do porta-malas e um novo difusor traseiro abrigando um sistema de escape quádruplo.
Por dentro, é basicamente o Tiguan padrão, exceto por um novo volante esportivo com botões táteis e um novo botão R colocado em um dos raios multifuncionais.
Pedais de aço inoxidável, novos embutidos de carbono no painel de instrumentos e bancos esportivos com encostos de cabeça fixos, revestidos em tecido, couro e Alcântara, completam a suave reforma do interior. A qualidade permanece como você encontrará no Tiguan normal - ele se sente muito bem construído com uma mistura de materiais e plásticos de toque macio.
Uma grande tela de toque central de 9,2 polegadas fica no centro do painel com aplicativos de conexão de smartphone, navegação e todos os novos recursos de controle de voz incluídos no novo sistema MIB 3 do Grupo VW. Os instrumentos digitais também apresentam, e todos os menus e gráficos recebem uma transformação R sutil.
Os aspectos mais importantes se escondem sob a aparência mais esportiva, é claro, na forma de um novo motor e chassis significativos e desenvolvimentos de transmissão em relação a qualquer Tiguan produzido até agora.
Sob o capô está uma visão familiar - o motor a gasolina de quatro cilindros de 2.0 litros da Volkswagen, instalado em um grande número de carros de desempenho em todo o império do Grupo VW. Aqui no Tiguan R ele desenvolve 320 cv. Isso é 20 cv a mais do que o irmão menor e mais leve do Tiguan R - o T-Roc R - e compensa de alguma forma o peso extra do Tiguan, derrubando a balança em consideráveis 1.746 kg.
O Tiguan R também recebe amortecedores adaptáveis de série, e eles são uma parte crucial do apelo deste carro: sua flexibilidade.
Deixado no modo de conforto, dificilmente será diferente dirigir para qualquer outro Tiguan. É silencioso e confortável, a qualidade de direção da suspensão adaptativa em suas configurações mais macias compensando o ajuste do chassi mais esportivo com sua altura de direção mais baixa. É extremamente compatível, feito para absorver solavancos pela cidade e rodar suavemente em cruzeiros rodoviários, o que significa que o Tiguan R ainda cumpre o objetivo de ser um carro familiar confortável.
Aperte o novo botão R no volante e empurre o Tiguan para o Sport, e o ritmo começa a aumentar e a direção fica mais nítida. No entanto, é entra no modo Race que o pacote realmente ganha vida.
Não tenha dúvidas - o Tiguan R é um carro muito rápido, e a forma como o motor gira em torno de 6.500 rpm com ferocidade em potência total é uma mudança de caráter surpreendente em comparação com o cruzador quando usado no modo Comfort.
A atuação do som através dos alto-falantes encobre a verdadeira nota do sistema de exaustão Akrapovic opcional, mas se você passar para o modo Individual, permitindo que você escolha quaisquer configurações de transmissão e chassi que desejar, pode ser removido da experiência.
O Tiguan R se adapta bem a um SUV alto, facilmente posicionável e com grande aderência graças a um novo sistema de vetorização de torque traseiro. O torque agora pode ser distribuído completamente de uma roda traseira para a outra.
Não é adequado apenas para diversão na estrada. Embora o Tiguan R pareça perfeito na pista, quer você esteja passeando pela cidade ou curtindo uma estrada B, ele também vem com modos de tração off-road e neve para o sistema de tração nas quatro rodas, caso você precise deles.
Conclusão
O Volkswagen Tiguan R tende a ser um sucesso como os demais Tiguan, por ser SUV versátil. No modo de conforto, é um modelo de passeio convencional, até melhor que a versão civil devido à suspensão adaptativa. No entanto, há um amplo desempenho para SUV pesado. Os preços ainda não foram confirmados para a Europa.
Espetáculo de carro!!!
ResponderExcluircarro de verdade eu vejo.
ExcluirNão é pq fanático da VW que vc tem que pregar contra ou menosprezar a marca, a VW tem bons carros, Golf Gti, Passat, Arteon, Tiguan do Jetta GLi pra cima eu gosto dos VW TCross pra baixo acho zuado e boqueta
ExcluirSe com 220 cv o tiguan já dá uma surra de pano molhado na cara da equinox, imagina essa R de 320 cv kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirSurra na Equinox... Kkkkkkkk Pelo visto nunca entrou em nenhuma delas, né? Pitaco de ler e ouvir dizer. Coisa de APzete mesmo. Ridículo e lamentável.
ExcluirDo Equinox 1.5 é vdd, do outro nem sombra
ExcluirSem dúvidas um belo carro, mas pelo preço iria de caminhonete diesel ( meu gosto)
ResponderExcluirConcordo, por 200k Hilux completa de tudo, se for PJ sai por uns 180k uma Hilux
ExcluirMÀQUINA!!!!!!!
ResponderExcluirOBRA-PRIMA do Grupo VW
ResponderExcluirGrupo VW: Volkswagen, Audi, Lamborghini, Porsche, Bentley, Bugatti,..
Quer queimar dinheiro?
ResponderExcluirCompre Chevrolet ou Fiat, e um cofrinho pra colocar moedinhas todo dia para a manutenção.
Quer confiança, tecnologia de ponta e custo-benefício? Não há o que pensar, vá de Grupo VW (Volkswagen, Audi, Lamborghini, Porsche, Bentley, Bugatti,...)
Grupo VW é D+ 👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆
Alemão destrói Japonês em matéria de carro
ResponderExcluirNão é o que Nurburgring evidencia.
ExcluirCivic Type-R tem um abismo de competência sobre o Golf.
E pode colocar o Golf MK8 que ainda nao baterá o Civic de 5 anos.
Pistas, amigo, separa homens de moleques.
VW é o nome da trambicagem automotiva, isso sim!
A VW não se contenta em fazer hatchs médios que estupram os BMW e Mercedes. Agora resolveu fazer um SUV que estuprará não somente os SUVS GLA-45 e X1M, mas também os hatchs. É superioridade demais para um mesmo depto de engenharia.
ResponderExcluirÉ um belo carro, mas é um anacronismo: SUV de alto desempenho (pra andar forte nas pistas)???
ResponderExcluirAh, prefiro o Golf R então
Matador de SUV boqueta.
ResponderExcluirEterno saco de pancada de Rav4 e CRV, já nasceu pra isso.
ResponderExcluirAssim como Amarok nasceu pra ser humilhada por Hilux e S10/Colorado.
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ExcluirTop!!!
ResponderExcluirPelo título, é como se fosse o primeiro SUV esportivo do planeta...
ResponderExcluirExatamente. Como se não existisse X3M, X5M, Land Rover SVR, GLC 63 e por aí vai. Só pra falar umas que são carros de verdade, não esse arremedo de Dassalto aí. JW, sua garantia de decepção.
ExcluirTodos SUVs de alto luxo e pra eles a VW tem o Touareg R
ExcluirMeu maravilhoso Renegade eTorq mandou lembranças
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ResponderExcluirUm ser que desdenha de uma obra prima como esse Tiguan R, só prova que é um recalcado e incapaz de ter na garagem um carro dessa magnitude.
ResponderExcluirCarro lindo e com 320cv deve ser um jato.
Tiguan R /R-Line: Só para pessoas que tem bom gosto e podem pagar.
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