A Skoda, subsidiária do Leste Europeu do Grupo Volkswagen, apresentou oficialmente no Enyaq iV, novo SUV 100% elétrico, que chega ao mercado europeu em cinco versões: três com motor único, até 204 cv, e duas bimotor, até 306 cv. Preços em torno de 35.000 euros.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

O primeiro SUV elétrico da marca chegará às concessionárias europeia no primeiro semestre de 2021. A Skoda escolheu um nome derivado do gaélico: Enyaq significa "princípio".

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

E de fato, para a casa tcheca, o Skoda Enyaq iV representa um ponto de partida em vários aspectos, a começar pelo estilo: o crossover traz para a estreia a grade renovada, chamada Crystal Face, que é mais vertical e tem moldura aumentada. Além disso, acende: nas versões mais ricas, 130 LEDs fazem brilhar as faixas verticais e as horizontais, que se unem às finas luzes diurnas dos faróis angulares.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

Se a grade é o elemento mais distintivo da frente curta do Skoda Enyaq iV , são as talhas e o vidro reduzido que embelezam a lateral, o que transmite uma certa impressão de dinamismo, graças às grandes rodas: para a versão base são 18", mas as versões mais ricas os têm de 19" a 21 ".

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

A silhueta elegante também é ditada pelo teto inclinado para a parte traseira do carro, onde o spoiler pronunciado, a pequena janela traseira e os faróis desenvolvidos horizontalmente, angulosos como os dianteiros, fazem um belo show.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

O Skoda Enyaq iV tem 465 cm de comprimento, 166 cm de altura, largura - 188 cm. O Enyaq tem proporções perfeitas, porque as saliências são reduzidas e a distância entre eixos é longa: 277 cm separam o centro das rodas dianteiras e traseiras, 2 a menos que no Kodiaq.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

A aerodinâmica também não foi negligenciada, pois o coeficiente Cx reduzido (igual a 0,24) permite ao Enyaq “dividir” melhor o ar, com vantagens para economia de combustível e silêncio a bordo.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

O Skoda Enyaq é o primeiro carro da casa tcheca baseado na plataforma Volkswagen Group MEB, uma arquitetura moderna concebida para carros elétricos: as baterias estão alojadas sob o piso interno, em uma posição ideal para baixar o centro de gravidade, centralizar a massa e ocupar pouco espaço do habitáculo, que oferece cinco lugares e pelo menos 585 litros de espaço de bagagem. Além disso, o piso é plano, pois não há túnel de transmissão.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

Por dentro, o Skoda Enyaq iV vê a presença de um painel desenvolvido horizontalmente encimado pelo display do sistema multimídia conectado à internet e com tela sensível ao toque de 10 "ou 13"; atrás do volante está uma segunda tela de 5,3 ”com informações essenciais para a direção.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

Quase desprovido de botões físicos, o painel pode ser revestido com tecidos ecológicos ou preciosos, que variam de acordo com o ambiente escolhido: entre os dez disponíveis, para citar alguns, estão o Loft de inspiração moderna; o Lodge se concentra na sustentabilidade ambiental; o Lounge prefere a exclusividade e a Suíte é voltada para quem busca um ambiente satisfatório. Esses interiores, chamados de seleções de design, estreiam com o Skoda Enyaq iV.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

O Skoda Enyaq iV é inicialmente oferecido em cinco versões. A base, batizada de Enyaq 50 iV, tem tração traseira e motor, de 148 HP e 220 Nm, no mesmo eixo: o fabricante declara velocidade máxima de 160 km / he 11,4 segundos para o 0-100.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

As baterias de 55 kWh, das quais 52 podem ser utilizadas, garantem 340 km de autonomia. O Enyaq 60 iV é mais brilhante, com baterias de 62 kWh (58 utilizáveis) e alcance de 390 km: tem a mesma arquitetura, mas o motor de 180 HP e 310 Nm promete 160 km / h de velocidade máxima e 8,7 segundos para 0-100.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

Depois vem o Skoda Enyaq 80 iV, também com tração traseira e motor: tem 204 cv e 310 Nm, para 160 km / he 8,5 segundos. Suas baterias são de 82 kWh, dos quais 77 utilizáveis, e prometem autonomia de 510 km.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

Na parte superior estão duas outras versões com baterias de 82 kWh, mas com um segundo motor, alojado na frente, e tração 4x4: o Enyaq 80x iV, com um total de 265 HP e 425 Nm, para uma velocidade máxima de 160 km / h. e 0-100 de 6,9 ​​segundos; e o Enyaq vRS iV, com 306 CV e 460 Nm. Aqui a velocidade máxima é de 180 km / h, enquanto para o 0-100 leva 6,2 segundos. Ambos cobrem 460 km.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

O carregamento, no caso mais favorável, através de colunas públicas com rede elétrica DC continua de 125 kW, as baterias de 82 kWh são recarregadas de 5% a 80% em 38 minutos.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

Aguardando para vê-lo nas concessionárias, o Skoda Enyaq já pode ser encomendado: a página da web para fazer a reserva está online.

Skoda Enyaq iV - SUV 100% elétrico do Grupo Volkswagen

A casa checa também anunciou os preços, neste momento indicativos, que rondam os 35.000 euros para a versão básica do Skoda Enyaq 50 iV e cerca de 46.000 euros para o Enyaq 80 iV. Mais tarde chegará o Enyaq 80x iV e o RS iV, com dois motores e o 4x4.

13 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Que espetáculo de design, tecnologia, interior, engenharia, bom gosto, eficiência, eficácia, modernidade, sustentabilidade, apreço pelo meio ambiente. O carro a combustão está morto, e o novo elétrico surge pelas mãos da VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que espetáculo de cópia de design da BMW X1. Se colocar o emblema da BMW, ninguém fala que é Skoda.

      Excluir
    2. Mas não é demérito nenhum ser parecido com o X1, afinal este é lindo

      Excluir
  2. Sempre que vou à alemanha me impressiono com a quantidade de Skoda's rodando. Não devem em nada à marca mãe alemã em termos de acabamento (são até superiores aos SEAT), tem ótima aceitação em toda a Europa e estão esteticamente cada vez mais belos.
    Apesar de entender, como profissional de marketing que muitas marcas dentro de um mesmo guarda-chuva é complicado de administrar e caro ao mesmo tempo, me admiro com o respeito às marcas tradicionais de seus países que o grupo VW aplicou na Europa: SEAT, SKODA, SCANIA, MAN, Bugatti, Lamborghini, Bentley e Audi, todas debaixo de um mesmo dono, mas operando de forma concisa e eficiente.
    Não sou fanzete VW não, estou aqui analisando esse "case", porque hão de convir que é complexo.
    Belíssimo SUV, se morasse na Europa, certamente seria uma opção a ser considerada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca fui na Alemanha e também sempre fiquei super-impressionado com os Skoda na Alemanha. São carros espetaculares, muito sólidos, com acabamento primoroso. E esse novo elétrico, um verdadeiro deleite para os olhos e para os ouvidos, e para o meio-ambiente, só mostrando como a VW é a empresa automotiva mais atuante no sentido de ser ambientalmente correta.

      Excluir
    2. Se for um dia Carlotinha, aproveita, vai no museu da VW, da BMW, da Porsche e da Mercedes-Benz, sem fanboyzismo, sem ofensas e falta de educação, tente fazer uma imersão no mundo automotivo Alemão. Há empresas de autopeças como ZF, Bosch, Brose entre outras que são fantásticas.
      Tente ir, tente viajar, conhecer Nürburgring, Hockenhein, o Wunderland (museu de maquetes e miniaturas) em Hamburgo, muita gente condena os Alemães pelo nazismo de outrora, mas o que vejo lá são pessoas legais, cientes e arrependidos dos erros do passado, que curtem beber e rir junto com a família e os amigos e são muito competentes em tudo o que se dedicam a fazer!

      Excluir
  3. DEUTSCHLAND ÜBER ALLES. VOLKSWAGEN, DAS AUTO, ÜBER ALLES.

    ResponderExcluir
  4. O futuro hoje pelas mãos do maior grupo automotivo mundial.

    Plataforma 100% eletrica.

    Algumas montadoras estão lançando modelos eletricos em plataformas antigas como forma de redução de custos. O consumidor deve ficar atento, pois são realidades distintas.

    Brasil aguardará uns 5 anos para ter uma oferta considerável de modelos 100% eletricos. Talvez mais se continuar com impostos altos para manter um Estado pesado, inflado para Privilegiados como em todo país de economia socialista

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem