A corrosão - comumente referida como ferrugem - é o inimigo de todos os carros. Isso torna vital a proteção contra a corrosão no que diz respeito à retenção de valores, segurança, satisfação do cliente e, principalmente, à imagem de uma empresa.
Por isso as montadoras aplicam constantemente medidas de proteção contra corrosão para garantir a qualidade do produto.
VW Golf Mk8
No caso da montadora Volkswagen, a proteção contra corrosão começa muito antes da produção - na verdade, é projetada para cada novo modelo de veículo desde o início. Em determinados países a garantia é de 12 anos.
Por exemplo, nas portas do novo Golf: portas são chamadas de áreas úmidas nas quais a água da chuva entra por cima e drena por baixo.
No caso do Golf são aplicados três medidas de proteção na seção inferior da porta, onde as partes interna e externa se encontram: um adesivo técnico preenche a cavidade e, assim, une as duas partes com segurança.
Um selo de cloreto de polivinil veda a borda dobrada e as áreas internas das portas têm cera industrial hidrófuga aplicada para preservação da cavidade.
As demandas impostas à prevenção de ferrugem estão aumentando o tempo todo, especialmente no caso dos carros elétricos, como o VW ID.
Volkswagen ID3
No caso do ID.3, a grande bateria de alta tensão está localizada abaixo do compartimento dos passageiros e é protegida por baixo por uma folha de alumínio. A folha representa o núcleo da parte inferior da carroceria completamente encapsulada. Sua cobertura plástica não apenas protege contra a corrosão, mas também melhora consideravelmente a aerodinâmica sob o veículo, aumentando assim seu alcance.
Se o ID.3 sofrer um impacto lateral de outro veículo, os membros laterais híbridos protegem a bateria e os ocupantes. Para reduzir o peso, as longarinas são equipadas com perfis de alumínio leves por dentro e é usado aço extremamente leve, porém extremamente resistente. Embora os membros laterais híbridos sejam áreas secas, as medidas direcionadas de proteção contra corrosão ainda são aplicadas aqui: o revestimento por imersão catódica reveste todas as cavidades, enquanto os lados internos dos painéis de chapa metálica são adicionalmente protegidos por inundações de cera.
A montadora também reconhece que muitos de seus mercados em todo o mundo enfrentam fatores de estresse específicos para carros, seja sal, poeira, geada, calor, umidade ou lodo. É por isso que o Grupo emprega dezenas de gerentes de proteção contra corrosão em 14 países da sua rede de produção. Em todos os locais, a proteção contra corrosão é um trabalho em equipe que exige uma colaboração estreita entre os departamentos de Desenvolvimento, Produção e Garantia de Qualidade, bem como testes coordenados e abrangentes.
No entanto, enquanto as carrocerias continuarem sendo feitas de chapa de aço e as superfícies das estradas tiverem areia e pedras pequenas, não será possível evitar completamente a corrosão. Essas pedras danificam a tinta durante a condução, criando pontos de ataque para o sal e a água da estrada.
E é exatamente nesse ponto que entra em jogo um elemento importante da Volkswagen: o Teste de Corrosão Dinâmico, realizado pela equipe de desenvolvimento nas áreas de testes da Volkswagen em Ehra-Lessin. Cada novo desenvolvimento é testado e sujeito a diferentes cenários de teste de veículo - desde areia, água salgada e furos para vasos até uma câmara climática e sistema de hidropulsão. O programa dura seis meses durante os quais o veículo é submetido a 90 ciclos, simulando doze anos nas mãos do cliente. Todos os anos, dezenas de modelos da Volkswagen passam por esse difícil teste.
Vídeo: Experiência em proteção contra corrosão - por exemplo: inundação por cera
Carro feito para países Europeus e EUA são outro nível por causa do Sal usado para derreter a neve no inverno rigoroso, mas mesmo assim se o carro passar por uma troca de chapa de por exemplo troca de lateral vai acabar enferrujado em pouco tempo devido a reparação não ter o mesmo cuidado de fábrica e imagine a reparação feita como no Brasil nas oficinas boca de porco do Chico esperto.
ResponderExcluirPara o Brasil os carros importados trazem proteções especiais, que garantem ainda mais integridade na carroceria. Tanto que todos os importados da VW nenhum tem nada de ferrugem.
ExcluirEntão, espetacular esse teste do Golf e o ID.3 Sô posso parabenizar a VW.
VW, sinônimo de tecnologia e qualidade sem igual. ID3 com certeza estará em minha garagem. Sinto muito pela concorrência que vai agonizar. Parabéns ao grupo VW, número 1 do planeta Terra.👏👏👏
ResponderExcluirQuando eu digo que a VW é superior as outras marcas generalistas por sua inovação e modernidade, estou coberto de razão.
ResponderExcluirJÁ no aguardo do comentário do invejoso MOR, fufucarros.
A VW está ESCULACHANDO a concorrência
ExcluirO fufuca está, neste instante, à beira de se jogar de uma ponte.
ResponderExcluirTem que parar de dar moral pra esse mobral
ExcluirPor que ele estaria? Todas as montadoras fazem teste de corrosão similar, inclusive as aplicações mencionadas.
ExcluirEsse blog realmente é de leigos e para leigos!
Não...não...é um pássaro?...é um avião?...é o vira-lata?...não!
ExcluirEle voltou!
Super fufuca e sua metralhadora giratória anti VW.
Ele não se jogou!
Bem vindo à vida fufuca!
Mostrar que foi mal no teste do alce esse blogzinho não mostra né kkkk, nem o recall branco do Nivus, problema na chave reserva
ResponderExcluirProblema na chave reserva kkkkkkk tem idiota que ainda tem coragem de comentar isso kkkkk
ExcluirFanboys tendem a não aceitar qualquer comentário... E defeito é defeito, pra ver, numa simples chave reserva...
ExcluirJá que passou vergonha no teste do alce, alguma característica comum e nada extraordinária deve ser explorada para compensar!
ResponderExcluirA própria publicação informou que os culpados foram os pneus.
Excluir“Para o km77.com, os pneus simplesmente não forneceram aderência suficiente, já que o comportamento da suspensão foi considerado irrepreensível ao tentar controlar a movimentação da carroceria.“
Você é burro ou analfabeto funcional?
Eu até tentei experimentar a concorrência, mas hoje vivo cantando no chuveiro:
ResponderExcluirEu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar = 1º
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei....VW - DAS AUTO
INIGUALÁVEL
quanto puxa-saco.........
ResponderExcluiracha sacoooooooooooooooooooooooooooo
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.