O mercado automotivo brasileiro registra 136.017 carros e comerciais leves emplacados em agosto de 2020, com dados computados até o dia 25. A média de vendas por dia útil atinge 8.001 unidades.

Média diária de vendas de carros em agosto supera 8.000 unidades

A liderança de mercado está com a Volkswagen, que detém 20,1%, seguida da Fiat, com 16,5%.



A terceira colocação é da GM, com 16,6%, enquanto a Hyundai se mantém em 4º, com 9,5%.



Ranking - montadoras mais vendidas - agosto (25)

RankMarcaVendasMkt Share
1Volkswagen27.31220,1%
2FIAT25.49718,7%
3GM22.43116,5%
4Hyundai12.7269,4%
5Toyota8.7666,4%
6Ford8.1046,0%
7Jeep7.9195,8%
8Honda5.4494,0%
9Renault5.3263,9%
10Nissan3.7842,8%
11Mitsubishi1.1930,9%
12Chery1.0940,8%
13Peugeot9150,7%
14BMW9070,7%
15Citroen8860,7%
16Mercedes6270,5%
17Kia5090,4%
18Volvo4390,3%
19Audi4300,3%
20Land Rover4070,3%
21Iveco3560,3%
22Suzuki2030,1%
23Porsche1880,1%
24Lexus950,1%
25Mini850,1%
26Jaguar730,1%
27Troler680,0%
28Subaru370,0%
29JAC340,0%
30Dodge340,0%
31Foton90,0%

Ranking - carros mais vendidos - agosto (25)

Médias diárias8.0016.392
Totais136.0171.061.092
RankModeloAgosto (24)YTD
1GM/ONIX8.25378.231
2HYUNDAI/HB206.89347.588
3FIAT/STRADA6.63736.049
4VW/GOL6.46735.721
5VW/T CROSS5.29836.103
6FIAT/ARGO4.99432.476
7GM/ONIX PLUS4.63941.299
8GM/TRACKER4.61721.921
9JEEP/COMPASS4.09526.516
10FIAT/TORO3.86827.898
11JEEP/RENEGADE3.79929.243
12FORD/KA3.61037.449
13FIAT/MOBI3.57624.140
14HYUNDAI/CRETA3.35824.070
15VW/VIRTUS2.73717.668
16VW/POLO2.69626.775
17VW/SAVEIRO2.56417.879
18NISSAN/KICKS2.51721.196
19TOYOTA/COROLLA2.50622.746
20FIAT/UNO2.4889.596
21HONDA/HR-V2.08717.514
22TOYOTA/HILUX2.00318.655
23HYUNDAI/HB20S1.85513.514
24FIAT/FIORINO1.8248.434
25VW/VOYAGE1.80410.300
26RENAULT/KWID1.70329.625
27FORD/ECOSPORT1.67613.648
28VW/NIVUS1.6232.147
29FORD/KA SEDAN1.60615.868
30GM/S101.56412.706
31HONDA/CIVIC1.38310.007
32TOYOTA/YARIS HB1.34011.763
33VW/FOX1.24611.342
34RENAULT/SANDERO1.22516.426
35GM/SPIN1.2139.795
36TOYOTA/YARIS SEDAN1.0758.057
37FORD/RANGER1.01811.465
38RENAULT/DUSTER9939.254
39FIAT/CRONOS9809.777
40HONDA/FIT8738.343
41VW/AMAROK7617.785
42VW/TIGUAN7445.132
43VW/UP7385.785
44TOYOTA/ETIOS HB7216.283
45MITSUBISHI/L2007105.575
46GM/MONTANA6884.996
47FIAT/SIENA6246.085
48HONDA/WR-V6195.217
49CITROEN/C4 CACTUS5866.544
50RENAULT/CAPTUR5747.057
51GM/EQUINOX5723.195
52TOYOTA/HILUX SW45384.680
53HONDA/CITY4634.070
54NISSAN/FRONTIER4314.618
55CHERY/TIGGO 5X4284.943
56NISSAN/VERSA4207.514
57GM/CRUZE SEDAN4126.898
58PEUGEOT/20084092.855
59RENAULT/LOGAN3897.909
60TOYOTA/ETIOS SEDAN3693.374
61CHERY/TIGGO3652.832
62VW/JETTA3454.132
63HYUNDAI/HR3372.773
64NISSAN/MARCH3232.531
65BMW/320I3202.496
66VW/EXPRESS2792.016
67KIA/K25002781.527
68BMW/X12761.789
69FIAT/DOBLO2711.881
70RENAULT/MASTER2373.407
71FIAT/DUCATO2292.717
72GM/TRAILBLAZER2171.774
73IVECO/DAILY 35-150210562
74TOYOTA/RAV42062.024
75RENAULT/OROCH2052.857
76GM/CRUZE HB2042.477
77VOLVO/XC401871.473
78LAND ROVER/DISCOVERY1701.559
79FORD/TERRITORY169215
80MITSUBISHI/Outlander158778
81AUDI/A3 SEDAN149995
82PEUGEOT/EXPERT1441.083
83MITSUBISHI/PAJERO1431.073
84CHERY/ARRIZO 6143256
85M.BENZ/CLASSE A141869
86AUDI/Q31391.081
87HYUNDAI/TUCSON1331.312
88HYUNDAI/IX351321.730
89VOLVO/XC601321.505
90MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS1251.209
91M.BENZ/SPRINTER 416125632
92PEUGEOT/2081201.260
93CHERY/TIGGO 71061.257
94KIA/SPORTAGE1031.054
95SUZUKI/JIMNY102687
96PEUGEOT/3008101736
97M.BENZ/CLASSE GLA100961
98IVECO/DAILY 30S13100618
99CITROEN/JUMPY98927
100NISSAN/SENTRA93795
101LAND ROVER/DEFENDER86110
102CITROEN/C384665
103KIA/CERATO80507
104LEXUS/UX250H80272
105CITROEN/AIRCROSS78455
106PORSCHE/MACAN77366
107AUDI/Q569702
108MINI/COOPER68533
109TROLLER/T468530
110M.BENZ/SPRINTER 31466474
111LAND ROVER/EVOQUE65863
112PEUGEOT/BOXER65269
113SUZUKI/JIMNY62468
114PEUGEOT/PARTNER61555
115MITSUBISHI/ASX56927
116LAND ROVER54555
117VOLVO/XC9053440
118JAGUAR/EPACE53425
119BMW/X253370
120BMW/X352426
121VOLVO/S6052290
122CHERY/ARRIZO 551627
123BMW/X448304
124M.BENZ/CLASSE C431.258
125M.BENZ/GLC220D39320
126BMW/118i39166
127AUDI/A337156
128FREIGHTLINER/250034941
129KIA/RIO33205
130GM/PRISMA32965
131PORSCHE/91132594
132LAND ROVER/VELAR32352
133SUZUKI/VITARA32295
134PORSCHE/CAYENNE31428
135DFSK/V2131129
136BMW/X527349
137CITROEN/JUMPER26206
138SUBARU/FORESTER2584
139M.BENZ/CLA25023121
140DODGE/SPRINTER22105
141PORSCHE/BOXSTER21207
142BMW/330I21146
143M.BENZ/GLE20241
144CAR/NAJA2066
145JAGUAR/FPACE19160
146GM/COBALT18490
147HONDA/CRV18370
148M.BENZ/GLC18192
149JAC/T4016221
150JEEP/CHEROKEE1690
151PORSCHE/PANAMERA1671
152IVECO/DAILY 35S1416599
153IVECO/DAILY 30-1301639
154FORD/MUSTANG15241
155PEUGEOT/500815120
156HYUNDAI/SANTAFE1584
157VOLVO/V601571
158AUDI/A514218
159BMW/M21463
160EFFA/V221465
161IVECO/DAILY1461
162JAC/v2601379
163SUBARU/XV12114
164BMW/M135I1256
165LEXUS/NX30011160
166PORSCHE/CAYMAN1160
167CITROEN/C4L10263
168BMW/Z410126
169M.BENZ/GLC431055
170BMW/I31052
171M.BENZ/CLA451017
172JEEP/WRANGLER9172
173MINI/COOPER993
174DODGE/JOURNEY975
175M.BENZ/A45910
176MINI/JCW897
177KIA/SORENTO870
178M.BENZ/CLASSE E849
179SUZUKI/SCROSS776
180TOYOTA/PRIUS748
181AUDI/Q7725
182BMW/530E668
183FORD/EDGE647
184HONDA/ACCORD638
185BMW/M5622
186M.BENZ/SPRINTER 313673
187KIA/CARNIVAL582
188JAC/T50573
189VW/FUSCA528
190BMW/430I526
191FIAT/UNO5171
192FOTON/AUMARK 1039566
193AUDI A4499
194M.BENZ/CLS424
195CITROEN/BERLINGO416
196FOTON/AUMARK 3.5-14DT411
197AUDI/Q83109
198BMW/X6388
199LEXUS/ES300336
200AUDI/A6334
201VW/GOLF328
202DODGE/CHALLENGER38
203M.BENZ/SPRINTER 415324
204EFFA/V2539
205AUDI/A4 AVANT2103
206HYUNDAI/AZERA217
207AUDI/A7215
208BMW/BMW214
209BMW/M235I214
210CHEVROLET/CORVETTE212
211BUGRE/BGR211
212WILLYS/OVERLAND23
213VW/PASSAT1125
214GM/CAMARO139
215MITSUBISHI/LANCER132
216CHERY/QQ122
217AUDI/SQ5121
218M.BENZ/C43120
219JAGUAR/XE119
220FORD/FUSION118
221FYBER/FYBER116
222KIA/SOUL116
223FORD/FIESTA114
224LIFAN/X80112
225FORD/FOCUS110
226LEXUS/CT200H19
227CHEVROLET/SUBURBAN15
228BMW/54015
229SSANGYONG/ACTYON15
230HYUNDAI/ELANTRA14
231FIAT/50012
232GM/AGILE11
233KIA/OPTIMA11
234M.BENZ/SPRINTER 515110
235TOYOTA/BANDEIRANTE15
236VW/KOMBI15
237BYD/T315
238EFFA/K0214
239FORD/F100012

Veja mais rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.

61 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Estourando para locadoras esse mes ta explicado UNO STRADA MOBI ARGO ........

      Excluir
  2. Esse novo Onix da foto nessa cor e configuração está excelente.

    ResponderExcluir
  3. Argo muito melhor que Polo

    Nova StradaMobi muito melhor que Saveiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor só se for em vendas esse Palio transformado.

      Excluir
    2. Gostaria que o SE listasse em que o Argo e Mobi pickup são melhores que os VW Polo e Saveiro. Conta pra nós connoisseur. Um help, Saveiro não tem uma versão 4 portas (de acordo), o que mais colega?

      Excluir
    3. Concordo em parte. De fato Strada é muito melhor que a velha e defasada Saveiro.

      Excluir
    4. A Strada realmente melhorou em alguns pontos. A ergonomia é um deles. Atualizou o design e cresceu em tamanho e capacidade de carga. Porém, outros, continua ruim.

      Aproveitamento de partes do Mobi. Pelamordidios!

      Versão com motor ultrapassado

      Não conhecerei pessoalmente, mas esse tipo de veículo é, por projeto, anacrônico. Mas, se o mercado deseja...vende bem, então...

      Excluir
    5. Strada realmente muito melhor que Saveiro
      Mas o Polo é melhor que o Argo, talvez o Argo 2022, com equipamentos de segurança e motor 1.0 turbo consiga competir em pé de igualdade. Já a VW não tem planos pra Saveiro, melhor seria se lançassem alguma coisa nova no lugar

      Excluir
    6. Argo melhor que o Polo??? Kkkkkk só na sua cabecinha acéfala e no seu mundinho pequeno e fanático pela Fiat kkkkk

      Excluir
    7. "Aproveitamento de partes do Mobi. Pelamordidios!"

      E daí? Saveiro é 100% Gol, que é tão inseguro e frágil quanto o Mobi. Ademais, Strad tem reforços e maior rigidez estrutural em relação ao Mobi, além de dispor de 4 airbags e controles de tração e estabilidade. Já a Saveiro... É um Gol até no nível pífio de segurança.

      Excluir
  4. A Fiat pode alcançar mais a Volkswagen ou ser líder de vendas,mas ser líder eternamente é difícil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mercado muito dinâmico e de baixo custo. Poucos fabricantes na maior fatia e oferta escassa nas fatias mais lucrativas.

      Excluir
  5. Pelo visto a Fiat vai ultrapassar a VW. E essa virada tem nome e sobrenome: Fiat Strada.
    Enquanto as montadoras brigam no segmento de SUV, a Fiat ataca de pick up pequena. Diga-se de passagem, um segmento esquecido pelas demais montadoras. Boa estratégia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiat com 2 pick up (Strada e Toro) consegue se diferenciar das outras que só estão no caminho das Suv s de shopping e também com boas vendas do Argo. Quando lançar os 2 novos Suv s prometido vai facilmente chegar a liderança.

      Excluir
    2. Verdade. Não tinha reparado nos números da Fiat Toro. 10ª no ranking e com 3.868 unidades emplacadas, vendendo mais que Renegade e Ford Ka! Números bem interessantes para uma pick up média!

      Excluir
    3. Difícil, a VW tem um lineup bastante mais variado, com várias opçoes pra todos gostos e bolsos, o Mobi pickup não vai virar o jogo sozinho.

      Excluir
    4. A Fiat já estava encostando na Volkswagen sem os dois suvs... Imagina quando eles chegarem e o motor turbo? Vai ser virada na certa.
      Além da Strada automática, que vai alavancar ainda mais as vendas.

      Excluir
    5. Fiat é mestre em prometer novos modelos. A falta de capital impede voos mais altos. Para ela, requentar produtos, é menos custoso e exige menos investimentos.

      A porta do palio cabe em todos os projetos novos.

      Motor ePorq é utilizado até em carros de 2t, como o Renegade.

      Câmbio nunca é atualizado.

      Fica difícil comprar um FCA.

      Excluir
    6. Para os Fiateiros só a Fiat vai trazer novidades kkkkk o fanatismo sega galera, a VW adiou alguns lançamentos mas vai pegar pesado em 2021 e 2022 também, a Fiat não tem bala na agulha pra ultrapassar a VW.
      Até 2022 a VW promete lancar o SUV do projeto Tarek, a Pickup média, novos Polo e Virtus, novo Gol e Voyage, novo T-Cross, Novo Tiguan, é quem sabe até o Atlas vem ai

      Excluir
    7. Fanboy: em busca do sucesso, a saga.

      Excluir
  6. A liderança da VW é orgânica. Da 1 a 20 posição, temos 5 VW (6 , com chegada do Nivus).

    A Fiat a base da liquidação da nova Strada. Quando os preços subirem (como é de praxe) a Fiat cai junto.

    A GM no desespero reeditando os famosos feirões com grandíssimo descontos. Já sabemos que nenhuma empresa se sustenta assim. A coisa tá feia.

    Portanto, a VW é a única com potencial para se manter líder por muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel Muita Bosta, o Nivus não sai da 27ª , 28ª posição. Deixa de ser retardado.

      Excluir
    2. Como se a liderança da VW não fosse baseada em promoções 😂😂😂

      Se não fosse a desova de Tcross Highline e Comfortline a preço da versão de entrada, VW tava tomando pau da Fiat.

      https://mundodoautomovelparapcd.com.br/volkswagen-t-cross-continua-com-bonus-de-fabrica-para-pcd-na-linha-2021/amp/

      Excluir
  7. O Polo subiu tanto de preço que as vendas despencaram no mesmo patamar do aumento. Onde já se viu um Polo de acabamento boqueta highline custar 90 mil mangos e fora o GTS custar mais de 100 mil mangos, sendo que em 2017 o mesmo Polo Highline top de linha custava 75 mil mangos em 2017, não que o carro seja ruim, mas a esse preço os concorrentes superam no custo beneficio.

    ResponderExcluir
  8. Pior é pagar 60 mil num Polo 1.0, de acordo com o canal A Roda, esse carro toma ou até de patinete elétrico, kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Vw caindo feito um meteoro após a entrega dos t-cross para a locadoras e afins que estavam aguardando emplacamento.

    ResponderExcluir
  10. Todos sabem que sem Pandemia seria 1 Onix, 2 Onix Plus e 3 Lugar Tracker. Antes da Pandemia Onix Plus vendia mais que Ka e HB20. Esse 1 Lugar da VW e Segundo da Fiat nao demonstram a Realidade.

    ResponderExcluir
  11. vw cavalo paraguaio

    6000 gol pras locadoras, q isso?

    gol é pior q KWID

    ResponderExcluir
  12. Market share caiu de novo, olha a galinha perdendo altitude.

    ResponderExcluir
  13. Na minha cidade tem casa vw,e tem dois nivus a mais de 10 dias,e não é de teste drive.tambem não tem fila pra fazer selfie.e aí?

    ResponderExcluir
  14. A Fiat emplacou exatos 597 veículos a mais que a VW de ontem pra hoje (contabilizando as vendas do caminhão da VW que concorre com o Iveco Daily). Se ambas montadoras mantiverem essa média de vendas, a Fiat pode encerrar Agosto na liderança do mercado.

    A Jeep também tem tirado a diferença para a Ford e é provável que termine o mês em sexto lugar entre as montadoras.

    Tudo isso sem motor turbo e sem câmbio CVT. Além disso, a Fiat não possui nenhum SUV no portfólio e 3 dos carros de seu portfólio são morimbundos e/ou completamente defasados em relação ao que dispõe na Europa como Dobló, Ducato e Siena.

    Acredito que a italiana tende a assumir a liderança com a chegada dos motores turbo e do CVT, mas principalmente com os 2 novos SUV, em especial o Fastback que tende a roubar a liderança do irmão Jeep Compass entre os B+.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que a Fiat só sobrevive porque a própria sabe que é inferior aos concorrentes e vende seus carros por preços bem abaixo que os da VW por exemplo?

      Se já sabe disso. Pronto. Esse é o motivo pelo qual ela ainda sobrevive no Brasil.

      E OUTRA, quem qualifica carros pelo números de vendas, não passa de um ignorante automotivo.

      Excluir
    2. Daniela, a VW vende gol a preço de Mobi. Embora ambos sejam horríveis, o Mobi é um Sub-Compacto encurtado. A senhora tem o hábito de associar a qualidade de um produto pelo número de vendas? Eu não tenho. Pergunto porque não a conheço. Se assim fosse, o T-CROSS PCD seria o supra sumo dos SUV Compactos, mas não é. Vende porque é o mais barato e é mais fácil de conseguir. Em quase todas as categorias, vende mais o que tem menor custo ou melhor custo benefício. Agora, a VW sobrevive porque é líder do mercado de vendas diretas: Frotistas com a família gol, taxistas com o Virtus 1.6, PCD com o T-CROSS de 55k e por aí vai.

      A FIAT não vende mais porque desdenha do Brasil na oferta de produtos com mecânica defasada e pelo alto número de opcionais que deixam os veículos mais caros aos correspondentes na VW.

      Excluir
  15. Fala isso não o poderoso motor mpi de 75cv e gloriosos 9,7 de torque anda muito sqn

    ResponderExcluir
  16. Aqui quem vos fala é o Fufuca.

    Quero pedir desculpas a todos pelas críticas ao grupo VW.

    Realmente tentei mas hoje reconheço a superioridade da marca, sua inovação e tecnologia embarcada.

    É muito difícil criticar o Grupo VW por todas as marcas que ele representa: VW; Audi; Porsche; Bentley; Lamborghini; Seat;....

    Peço perdão.

    Eu estava errado nas minhas críticas, então resolvi de uma vez por todas dizer a verdade e parar de inventar bobagens fake.

    PARABÉNS ao GRUPO VW, o melhor do PLANETA.

    Ass.: Fufuca

    BIXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido ele reconhecer esse FATO automotivo. 😂😂😂😂

      Excluir
  17. Fica tranquilo Fufuquinha. Nós sempre soubemos que vc falava bobagens sobre a VW, afinal:
    VW, VOCÊ CONHECE, VOCÊ CONFIA!

    ResponderExcluir
  18. UP já parou de fabricar desde o final de 2019, tanto que não existe UP 2020/2020 e 2020/2021, nem a gambiarra de homologação para 4 pessoas foi a frente de tão ruim está as vendas do popular.

    Virtus vende graças as locadoras e táxis.

    Polo não vende bem devido aos contantes aumentos de preços.

    A VW está segurando as vendas do Nivus para desencalhar os grandes estoques do T-Cross 19/20 e 20/20.

    ResponderExcluir
  19. Arruma um lençol maior fofoca, porque esse aí está pequeno.
    Pode chorar bastante.

    Acumulado até Julho de 2020:
    1° GM - 162.494
    2° VW - 155.691
    3° Fiat - 133.867
    fonte: Fenabrave

    ResponderExcluir
  20. Pode chorar também os monzalovers. Fiquem a vontade para choradeira.
    Só no mês de agosto a VW já tem 4.881 carros a frente da GM.

    Vamos lá espertos e "ixpertos", da para prever o veredito?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Fufuca, eu quero, fufuca, eu quero
    Fufuca, eu quero um VW
    Me dá o Polo, me dá o Nivus
    Me dá o Golf para eu não chorar

    Fufuca, eu quero, fufuca, eu quero
    Fufuca, eu quero um VW
    Dá o Polo, dá o Nivus
    Dá o Golf para eu não chorar

    Dorme, fufuquinha do meu coração
    Pega a sua carroça e entra no carrão
    Você tem uma irmã que se chama Ana
    De tanto piscar o olho para um VW, já ficou sem pestana

    Fufuca, eu quero, fufuca, eu quero
    Fufuca quer um VW
    Dá o VW, dá o VW
    Dá o VW pro fufuca não chorar

    ResponderExcluir
  24. Uma boa noite pra todos e um abraço FUFUQUINHA

    ResponderExcluir
  25. Na minha opinião pra Fiat ser líder precisa de um produto de baixo custo e seja pelo menos competitivo com o atual HB20 e Onix, algum produto melhor que “Mobi”, uma melhorada nos equipamentos de segurança e espaço interno do Argo, mas principalmente um motor mais eficiente e moderno, uma melhorada no Cronos pra lutar de igual pra igual com seus concorrentes uma Strada estilo SW é uma Toro SW esportiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em vendas, a Fiat já está na liderança desde Julho.
      Os números apresentados pelo relatório do Renavan são emplacamentos.

      Excluir
    2. "Temos que exigir veículos bem construídos e com preços mais justos...."

      Será que o sutirda frase tem um Carro Premium? não! tem um Prisma. 😂😂

      Excluir
  26. Cavalo Paraguaio (VW), ataca novamente.... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. A verdade é que não deveria existir Polo 1.0 aspirado, mas a VW cresceu o olho e quis competir com Onix, Hb20, Ka e Argo e fez um carro com desempenho patético e interior extremamente espartano. Mesmo assim não consegue vender tanto quando os concorrentes citados.

    ResponderExcluir
  28. João Guilherme, mais uma prova que o Polo não é um compacto de entrada. 😂😂. Essa versão é provisória até a chegada do novo gol ou novo carro de entrada da VW.

    ResponderExcluir
  29. Os Carros Chevrolet é mais Caro! Volkswagen Fiat tem Carros por menos de 50 000, Chevrolet nao tem

    ResponderExcluir
  30. Onix é Líder mesmo sendo mais Caro!

    ResponderExcluir
  31. Como não é um compacto de entrada se tem preço de compacto de entrada, motorização de compacto de entrada, acabamento de compacto de entrada, corte de custos e barateamentos de compacto de entrada? 😂😂😂😂

    Ora, tem quatro patas, cabeça de cavalo, corpo de cavalo, rabo de cavalo e não é um cavalo?

    "Faça mil favores", Myballs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem