O ID3 é apenas o primeiro carro da marca baseado na plataforma MEB (Modular Elétrica), de uma família, que contará com SUV´s, sedãs e stations, no total de 79 novos modelos até 2029. Uma fábrica na Alemanha, em Zwickau está preparada para produzir até 330.000 carros elétricos para abastecer diversos mercados globais. A meta é de tornar a Volkswagen a líder mundial em carros elétricos.
Esteticamente o VW ID.3 traz aspectos tradicionais da marca, com elementos de modernidade. O visual é conservador - como requer a um carro que pretende ser o primeiro carro elétrico para as massas, e, portanto, agradar o maior número de pessoas possível.
As dimensões externas do ID3 são similares às do VW Golf - comprimento de 4,26 metros, e largura de 1.82 metros.
Ele é um pouco mais alto - 1,55 metros, e tem entre-eixos mais longo de 2,73 metros.
Entretanto, como o conjunto propulsor ocupa menos espaço, o ID3 é do tamanho do Golf, mas é oferece espaço interno comparável a um Passat.
Há espaço de sobra tanto para passageiros na dianteira quanto na traseira, onde inexiste um túnel central.
A dianteira da cabine conta com um design minimalista.
O comando de vidros elétricos do motorista conta com comandos das portas dianteiras, e não há o das portas traseiras.
O motorista conta à sua frente com uma tela de instrumentos de 5,3 polegadas com três peças que se movimentam junto com o volante.
A tela frontal opcional também fornece informações essenciais. Caso o carro não esteja equipado com ela, há uma tela sensível ao torque de 10 polegadas de informação e entretenimento.
Não há praticamente botões físicos, e a maior parte dos comandos é feita por meio de comandos sensíveis ao toque.
Os primeiros ID.3 chegarão às mãos dos consumidores em setembro, porém com duas funções de software desativadas: App Connect e o head-up display, os quais serão ativados posteriormente por meio de uma atualização de software.
Por falar em atualização, o ID3 é um carro permanentemente conectado à Internet, o que permite à Volkswagen, à exemplo do que acontece com os Tesla, enviar atualizações de software para os modelos ID (OTA - Over The Air).
O modelo das imagens é uma versão especial de lançamento, o "ID.3 First Edition", que traz uma série de benefícios e ainda terá a atualização das duas funções faltantes de forma gratuita no começo de 2021.
Silêncio
O Volkwagen ID3 como todo carro elétrico não faz barulho de motor, sendo absolutamente silencioso, sendo que em baixas velocidades (abaixo de 30 km/h) ele emite um som artificial para alertar os pedestres da presença de um carro nas imediações.
O ID3 pode vir com rodas de 18, 19 ou 20 polegadas, sendo que o modelo First Edition das imagens traz as de 20 polegadas - tornando o visual mais agradável, mas, ao mesmo tempo, produz um pouco mais de ruído de rolagem e é um pouco menos confortável em estradas com piso menos irregulares.
Inicialmente o ID3 é ofertado com um motor elétrico de 204 cv e 310 Nm, associado com uma transmissão de apenas 1 uma marcha, e tração traseira. Há duas opções de bateria, uma de 58 KWh, e outra de 77 KWh.
O modelo com bateria menor é mais rápido - 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, e tem autonomia de 426 Km. Já o de 77 KwH tem autonomia de 550 Km, e é um pouco mais lento, com 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.
O ID3 tem uma alavanca de câmbio localizada na parte direita do painel, que permite mudar de modo D, R ou B. D ou B servem para acionar o carro à frente, mas com diferença na intensidade da frenagem regenerativa.
Quando se utiliza o modo "B", o freio motor é muito mais intenso para carregar mais a bateria, e permite que o carro seja conduzido na função de 1 único pedal na maior parte do tempo. Em "D" é como um carro à combustão convencional.
O ID3 também usa sinalização visual para se comunicar com o motorista. Quando há proximidade de obstáculos, uma barra de luz LED vermelha brilhante abaixo do pára-brisa acende. E ele permite também comandos por meio de reconhecimento e voz.
Os sistemas de assistência à condução são múltiplos: radar frontal, câmera frontal, dois radares traseiros e oito sensores ultrassônicos monitoram o ambiente do carro.
Os preços no mercado europeu começam em ID.3 Pro Performance (58Kwh) a partir de € 35.574,95, enquanto a versão de Pro S, com bateria de 77 KwH custa € 40.936,31.
Os dois podem ser carregados em casa, em tomadas convencionais de 110/220 V, carregadores domésticos específicos (8 horas para carga total), ou em sistemas de carregamento públicos. O modelo de 58 KwH pode ser caregado em sistemas de potência de até 100 KW, enquanto o de 77 Kwh está preparado para ser carregado em sistema de carga rápida de até 125 W. Nos dois casos, 80% da carga é atingida em 30 minutos (290 km no caso do modelo de 58 Kwh, e 440 Km no de 77 KWh).
A durabilidade das baterias é garantida por 160.000 km ou 8 anos, mas após esse período, a Volkswagen garante no mínimo 70% de capacidade de carga.
Os temos para carga total das baterias varia conforme o tipo de tomada:
- Tomada convencional (corrente alternada) - 220V, 7,2 kW - 9h30m para 100% de carga;
- Sistema de carga doméstico (corrente alternada) - 11 kW - 6h15m para 100% de carga;
- Sistema de carga público (corrente contínua) 100 kW - 80% da carga em 00h35 min
- Sistema de carga público (corrente contínua) 100 kW - 8 minutos para 100 km de autonomia.
Há diferentes modelos de cobrança, com taxas diferentes conforme o plano. O Plano "We Charge Go" oferece preços mais baixos para os processos de cobrança individuais e é a escolha certa para quem carrega regularmente em pontos de cobrança públicos. "We Charge Plus" é o plano para a maior parte dos usuários, sendo que na rede IONITY, na Alemanha, paga-se US$ 30 centavos de dólar por quilowatt-hora.
Itens de série
O ID.3 vem de série com sistema de navegação para navegação com alcance otimizado, Cruise Control Adaptativo e a função de telefonia “Comfort” com carregamento indutivo a bordo.
Versão abaixo de € 30 mil
A Volkswagen lançará posteriormente uma versão do ID3 com motor de 107 kW (146 cv) associado com uma bateria de 45 kWh, e autonomia de 330 quilômetros. Esse modelo terá o preço abaixo de € 30.000 euros (sem os subsídios governamentais).
Consumo
A Volkswagen aponta que o ID3 consome em média 14,5 quilowatts-hora para cada 100 km, em ciclo misto. Ele consome menos em cidade (mais regeneração) que em estrada. Em estrada, em testes realizados pela imprensa europeia, a média de consumo está em 15,5 kWh / 100 km.
Concorrente
O VW ID3 chega ao mercado europeu para concorrer o Tesla Model 3, que tem preço a partir de € 42.900 no mercado europeu, na versão Standard Plus, com autonomia de 408 km.
Já o modelo intermediário do Tesla Model 3, o Long Range, com autonomia de 559 Km, tem preço sugerido de € 52.000.
Já o topo de gama da Tesla, o Performance, custa € 58.000, com autonomia de 527 km, e acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
Conclusão
O VW ID.3 é um carro destinado a fazer sucesso em todos os mercados, não só pelo apelo dos modelos elétricos, estética e funcionalidade, mas, sobretudo, porque é um carro da Volkswagen, que conta com um ecossistema de carga, vendas e atendimento para atender um volume de vendas de carros elétricos em massa.
RIP Tesla Model 3.
ResponderExcluirPor 31 mil dólares vc leva uma model 3 mto mais carro e 100% funcional. Fora que já está consolidado no mercado. Uma referência de qualidade e tecnologia
ExcluirPor 35 mil EUROS vc leva o ID.3 cheio de funções desativadas, um carro sem procedência alguma. De qualidade questionável e problemas de software.
Tirem suas próprias conclusões.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirComplementando, o dólar hoje está 5,15 e o euro está 6,04
ExcluirID.3 = 211.400 reais
Model 3 = 159.650
A conversão é só para efeitos de comparação...
Não sei de onde a matéria tirou que o model 3 custa 43 mil euros, no site oficial custa 31 mil dólares.
https://www.tesla.com/model3/design#battery
Manezito acha que dá para comparar preço de carro nos EUA com Europa. Relincho total.
ExcluirSe quiser ver o preço do Tesla na Europa, basta acessar o site europeu (algo muito complicado para alguns menos aquinhoados no quesito QI).
https://www.tesla.com/de_de/model3/design#battery
Preço do Tesla Model 3 - 42.900 euros, muito mais caro que o ID.3
A Tesla pode até estar à frente em condução autônoma pq ela faz uma coisa meio anti-ética, que é colocar os consumidores para fazer teste de sistema que não está totalmente desenvolvido. Ela coloca Auto Pilot que ainda não funciona 100%, e coloca isso nos carros dela e deixa o povo testando. E com isso vai recolhendo os dados e alimentando seu sistema de inteligências artificial. Como ela já tem um monte de carro usando isso na rua, ela já rodou mais de 2 bilhões de quilômetros com condução autônoma, e isso está fazendo o sistema dela aprender. Mas coloca a segurança do consumidor em risco.
ExcluirMas em termos de tecnologia de propulsor, a VW já está no mesmo nível, com motor de 204cv e autonomia de 550 Km.
Acabamento do ID.3 muito superior, construção superior, qualidade superior. Fora que a VW tem um infraestrutura muito mais insana que a Tesla.
Detalhe, o MOdel3 de 43 mil dólares é o de 409 km de autonomia.
ExcluirSe quiser o Long Range, que equivale ao ID3 de 40 mil euros, tem que levar o Model 3 de 52 mil euros.
E ainda tem o performance do Model 3 de 58 mil euros. Totalmente fora da caixinha.
Continua aparecendo 31,690 dólares pra mim. Esse teu link direciona pro mesmo link que eu enviei antes. Talvez seja alguma configuração de proxy, não sei.
ExcluirMas repito, tem que ser muito jumento pra comprar um ID3. A própria matéria fala dos problemas de software, de funções desativadas...
Pelo amor de Deus, o carro faz de 0 a 100 em 7,9 segundos. Um model 3 faz em incríveis 3,2 segundos
É a mesma coisa de comparar um gol 1.6 com uma bmw 320i. São categorias completamente diferentes
A própria audi admitiu que a tesla tá mto à frente dela, imagina a VW que é pior do que a audi kkkk
Chora mais jacboy. Compre seu ID3 pra deixar ele parado na garagem mesmo. Quem sabe um dia consigam resolver os problemas e vc possa passear
ID3 é concorrente de renault zoe, e olhe lá...
ExcluirA própria Tesla fala em 3,4 segundos para o 0 a 100 km/h na versão Performance, de 58 mil euros. O Tesla Model 3 de 43 mil euros faz em 5,5 segundos. Basta acessar:
Excluirhttps://www.tesla.com/de_de/model3/design#battery
Só tá reforçando sua jumentice
ExcluirMesmo o model 3 básico continua sendo melhor que o ID3 top de linha (7,3s) e ponto final.
Nissan leaf manda lembranças ao ID3
Excluircoolbrizer28 de julho de 2020 19:21
ID3 é concorrente de renault zoe, e olhe lá..
Dá pra ver que você sabe bem pouco de carros,o Zoe é compacto e o ID.3 médio, o Leaf custa 195 mil reais e o motor tem uma cavalaria bem menor,o ar é de uma zona só enquanto o ID.3 básico tem opção dual zone,o painel digital dele tem menos funções que o e-golf,a autonomia é 240 km e o plugue não é o tipo 2,coitado do dono de um Leaf que precisar viajar.
Pra quem fala que o ID.3 não anda.
Excluirhttps://youtu.be/XZxAeMBtoSg
Ah, me perdoe querido. Vou retificar minha informação.
ExcluirO ID3 é concorrente direto do JAC iEV20. Ambos do mesmo grupo automotivo VW
Obrigado por te me avisado, realmente o Zoe ainda está na frente, precisei abaixar a concorrência do ID3
Tenha um bom dia meu amigo.
Provou que não manja nada de carro,um eventual rival da Renault contra ID.3 seria um Megane elétrico que ia tomar um pau dele,quem vai concorrer com o Zoe será o ID.2
ExcluirQuerido é uma porra
ExcluirPorque?
ResponderExcluirNão tem nenhum diferencial para se4 melhor que o Tesla e nem sabe o que é a condução autônoma do mesmo nível?
Quais os motivos para matar o Tesla model 3?
A Tesla pode até estar à frente em condução autônoma pq ela faz uma coisa meio anti-ética, que é colocar os consumidores para fazer teste de sistema que não está totalmente desenvolvido. Ela coloca Auto Pilot que ainda não funciona 100%, e coloca isso nos carros dela e deixa o povo testando. E com isso vai recolhendo os dados e alimentando seu sistema de inteligências artificial. Como ela já tem um monte de carro usando isso na rua, ela já rodou mais de 2 bilhões de quilômetros com condução autônoma, e isso está fazendo o sistema dela aprender. Mas coloca a segurança do consumidor em risco.
ExcluirMas em termos de tecnologia de propulsor, a VW já está no mesmo nível, com motor de 204cv e autonomia de 550 Km.
Acabamento do ID.3 muito superior, construção superior, qualidade superior. Fora que a VW tem um infraestrutura muito mais insana que a Tesla.
Não entendo porque mataria o tesla essa construção que você alega, sem nem ter visto o carro.
ExcluirProvavelmente nem o tesla 3 viu.
Eu não trocaria seus argumentos por um carro com condução autônoma.
Agora segura!
ResponderExcluirAi vem suv,bug,van....
A vw gastou bilhoes nesse projeto...agora é pegar tudo de novo.
Marecido,pois está revolucionando.
Balela. Chevrolet Bolt é sensacional e sem frufru igual o ID.3...
ExcluirEm elétricos a GM fez primeiro
Funciona?
ResponderExcluirCarrinho sem sal. E mesmo sem tanque de combustível eles não conseguem um assoalho plano ao rebater os bancos traseiros? Putz...
ResponderExcluirO presidente da Audi disse que ela está anos atrás da Tesla... mas a Volques diz que esse carro, que eles não conseguem fazer funcionar, é revolucionário, bixo!
ResponderExcluirO presidente da Audi disse que a qualidade construtiva da Audi//VW é melhor, devido à décadas de experiência em projetos automotivos. Nesse aspeto, a Tela está apenas engatinhando.
ExcluirNão, quem falou isso da qualidade construtiva foi a matéria. O CEO da Audi falou apenas da questão da eletrificação.
ExcluirApzetes, como sempre, propagando fake news.
ExcluirA VW no ano passado começou a testar o E-golf no nível 4 de condução autônoma.
ExcluirDeixem de argumentos pueril... Mimimi não funciona...então é ilusão o carro está andando...cada besteirol...deixe de ser meninos e virem homem...mulher gosta é disso...homens ! E nao um bando de garotinhos mimados...entao por favor agregem argumentos ricos
ExcluirArgumentos pueril
ExcluirVirem homem
Mulher gosta é disso.. homens
Argumentos ricos
E assim falou o homoafetivo semi-analfabeto que não tem emprego e nem carro.
Dá dó, mas é engraçado!
Coruja deve estar com sono,
ResponderExcluirO presidente da AUDI não disse isso. Ele disse que está, no âmbito do poder de computação e tecnologia de carros autônoma, apenas 2 anos atrás. Porém, enalteceu a qualidade de construção da Audi, anos luz à frente da Tesla.
Durma de noite coruja pra não falar asneira igual ao fufuca da mamãe, bixo...
Quem falou isso da qualidade construtiva foi a matéria. O CEO da Audi falou apenas da questão da eletrificação. Volta lá na matéria, anônimo! Pô, bixo!
ExcluirO Tesla killer chegou !
ResponderExcluirLindo! Não o carro capado e sem sal da Tesla!
Antevejo a liderança dos elétricos mundialmente.
Xola FUFUCA da mamãe....
Esse blog já tem cartomante oficial vexaminosamentr antevendo tudo errado, bixo!
ExcluirPow fufu na moral brother ... Tá feio irmão ...
ExcluirSem dúvida é o Tesla killer, tanto que as ações da Tesla andaram caindo esses dias.
ResponderExcluirIsso. E o Golf ia vender 6 mil unidades por mês aqui no Brasil, e o Jetta não vendia por causa das cotas (nacionalizou e não deu em nada), e o Virtus seria o Corolla killer (HAHAHAHAHA) e blá blá blá... Deve ser osso ser vendedor de concessionária e achar que é um figurão em Wolfsburg. Né, bixo?
ExcluirFicou bacana esse DS3 aí.
ResponderExcluirEsse carro é como ir no Mcdonalds pra comer um Big Mac e o atendente te fala que não tem carne, se é pra vender incompleto não vende.
ResponderExcluirSem contar que é um festival de cópias né, painel de Peugeot, desenho de Citroen......
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue carro lindo e caprichado. É visível a sua qualidade construtiva. Não canso de falar isso.
ResponderExcluirQuem sabe um dia veremos esse ID.3 rodando nas ruas Brasileiras. Uma coisa já podemos cravar: Quem irá popularizar os elétricos nesse país será a VW.
Parabéns à VW por mais esse feito.
Já parabenizei de antemão pois tenho certeza do sucesso desse ID.3 no Brasil e no mundo.
ExcluirCarro a gasolina acabou, vamos passar direto e rápidamente para os 100% elétricos; é uma questao de tempo para que as baterias tenham maior autonomia e carreguem mais rápido, e claro a infraestrutura necessaria para carregamento utilizando os atuais postos de combustíveis. Os preços vão cair quanto mais carros rodando. Até um tempo atrás, eu pensava que os hibridos plug in seriam o caminho, mas nem isso vai virar futuro, porque tem motor a gasolina, a Norma europeia tornou o motor ciclo Otto muito complicado de produzir e manter, além dos cambios automáticos também caros. Em 10 anos, talvez menos, teremos na Sao Paulo capital mais carros elétricos 0km que flex fuel.
ResponderExcluirA VW seguindo a Tesla acertou na mosca.
ExcluirIsso mesmo. Acabou carro a gasolina. Os elétricos são ainda muito mais baratos de fabricar. Só está falando escala. Mas elétrico não tem câmbio, radiador, nada. O motor é eterno e dura para sempre, sem precisar de manutenção e nem troca de óleo.
ExcluirCarro a combustão é como máquina de escrever há 30 anos ...40 anos atrás....foi aniquilada pelos PCs e editores de texto. Um editor de texto é muito mais barato mas muito mais tecnológico que uma máquina de escrever.
É isso. Basta olhar esses carros elétricos mais a fundo para ver que não tem a menor chance mais para carros a gasolina. Zero.
Fora que imagine São Paulo sem carros a gasolina. A poluição vai a 10% do que é hoje.
Fufu, vc tem a mesma visao curta das massas. O carro eletrico estará aqui no Brasil vendendo as centenas de milhares em muito pouco tempo, talvez 7 anos ou uma década. Na Europa a avalanche acaba de começar com o ID3, mais esta joia de máquina da VW, tecnologia alemã.
ExcluirLendo esta matéria, muito boa por sinal, tomei uma decisão, meu próximo 0km será um ID3 nem que eu precise esperar uma década. Chega de carro a gasolina flex, e toda aquela parafernalha de mangueiras, tubulaçoes e valvulas. O tempo dos gasolina/etanol passou, já era. Até lá ou antes poderei recarregar full charge meu ID3 num Posto Ipiranga em 5 min.
ExcluirFufu, não é o caso de renda e sim que, em até uma decada os elétricos aqui, como na Europa vão custar metade; os Postos Ipiranga terão estações de carregamento como na Europa. Em 2030 os carros flex 0km vão começar a sumir dos lineups das montadoras em terras tupiniquins.
Excluir
ExcluirOs elétricos serão para poucos...
Digo isso, sem prazer algum...
Porém esta é a minha opinião de merda....
Bixo
Na China com 8 mil dólares se compra um subcompacto elétrico Ora R1 com autonomia de mais de 200 km,carro elétrico barato já é realidade.
Os caras ficam vangloriando marca mas esquecem que se dependesse da VW até hoje ia ter Kombi a venda nesse país.
ExcluirUm Golf híbrido desatualizado custa 200k.
Vão sonhando com carro elétrico da VW aqui. Se nem em acabamento ela quer gastar, imagina em tecnologia...
Fiat oferece o mesmo desde sempre: 147, Uno, Palio, Punto, Argo. Requenta, reaproveita e vende como projeto novo.
ExcluirEla que tá certa", pois o brasileiro defende essa marca de modo esquizofrênico
Fiat oferece o mesmo desde sempre: 147, Uno, Palio, Punto, Argo. Requenta, reaproveita e vende como projeto novo.
ExcluirEla que tá certa", pois o brasileiro defende essa marca de modo esquizofrênico
Eu penso que esse ID3 tem muita personalidade, e também muito potencial para bater a Tesla NA EUROPA apenas. O ID3 é o tipo de carro do gosto europeu, sem contar que a Tesla tem pouquíssimas concessionárias na Europa. Mas nos EUA, não tem chance para o VW.
ResponderExcluirCarlota me explica pq nao existe o comando dos vidros traseiros junto com os do motorista. Vc escreveu a matéria e esqueceu de explicar o motivo.
ResponderExcluirDevia ter ponteira de escapamento dupla cromada e não escondida sem aparecer nada na traseira.
ResponderExcluirSeguindo tua lógica,será que o duto de combustível é aparente? 🤪
ExcluirVc parece o cara da carroça e cavalo. Chorando a evolution
ExcluirO Tesla 3 foi criado para combater a BMW Série 3,atuando no segmento de sedãs médio-grandes(o do Passat),enquanto o ID.3 é um hatch médio,na verdade o concorrente da VW para o Tesla 3 será o ID.5 que será lançado daqui alguns anos,e a Tesla já tem em mente um hatch médio elétrico para enfrentar o ID.3.
ResponderExcluirengraçado o povo aqui fantasiando.... querem carros eletricos vao morar na europa....
ResponderExcluirmas nao esqueçam de viver as condiçoes da europa. Restricoes, altas taxas sobre poluentes, etc.... tudo lá tem um pq, desde a epoca do downsizing que agora é o rightsizing...
aqui no brasil, terceiro mundo... só temos coisa de terceiro mundo.... cabeça de terceiro mundo.. nao adianta vislumbrar tanta coisa com a nossa cultura.... é ser ingenuo demais!
Pior que vc foi categorico.
ExcluirAté a VW reconhece:
ResponderExcluirhttps://insideevs.uol.com.br/news/436081/volkswagen-resultados-eletricos/
certa a vw... está chegando junto ...só no elogio...elon deve está até virando meio fanboy da vw...já já vai sair alguma coisa disso...
Excluiralguma compra,união etc...tudo pode acontecer...só não a morte do nome volkswagen, afinal é a mais querida.
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