Por mais que as pessoas falem sobre o "novo normal" na pandemia, a aparência desse estado muda exatamente quase a cada minuto. Para montadoras como a Volkswagen, isso pode significar pesar uma série de fatores de curto e longo prazo, desde ajudar clientes que sofreram perdas de empregos até planejar um futuro elétrico.

Volkswagen ID.4

O trabalho de Reinhard Fischer é manter todos esses elementos em mente. Como vice-presidente sênior de estratégia do Grupo Volkswagen da América, Fischer ajuda a traçar o rumo da empresa para o que estiver à frente. Aqui estão suas idéias sobre como o transporte pessoal mudou na era COVID e por que os veículos elétricos fazem ainda mais sentido do que nunca.


Reinhard Fischer - vice-presidente sênior de estratégia do Grupo Volkswagen da América
Reinhard Fischer - vice-presidente sênior de estratégia do Grupo Volkswagen da América

Como você vê a pandemia afetando a indústria automobilística?


Para mim, tudo começa com a compreensão de como o consumidor vê o carro. Com a pandemia da COVID-19, as pessoas estão realmente reconhecendo os benefícios de ter um carro. Um meio de transporte particular que você não precisa compartilhar com ninguém - pode ser o seu santuário.

Volkswagen ID.4

Com essas mudanças na percepção, há um foco ainda maior na experiência de compra e posse de carros do que havia antes da pandemia. Por exemplo, os clientes procuram experiências de teste e entrega sem contato. Nestes tempos, ninguém quer um "estranho" no carro. Novos serviços, como as ferramentas digitais que permitem aos consumidores interagir com a marca e o revendedor sem contato, estão ganhando relevância significativa para o consumidor.

Também vimos que o novo mundo digital está chegando em breve. Oferecendo aos clientes a opção de selecionar seu novo VW, organizar uma entrega sem contato, agendar uma avaliação de troca, concluir um aplicativo de financiamento on-line, escolher acessórios e utilizar a experiência de serviço digital, quando apropriado com coleta e entrega - são todas as opções que estão sendo lançadas.

Mas, para ficar bem claro, as ferramentas digitais não substituirão a necessidade de revendedores da VW. A compra de carros, na maioria dos casos, é a segunda maior compra que a maioria das pessoas faz em suas vidas depois de comprar uma casa. Os clientes ainda estão procurando a experiência - tocar, cheirar e testar a direção do seu VW antes de comprar. A adição de recursos digitais agora torna a experiência muito mais confortável.

Você prevê uma mudança na maneira como as pessoas usam seus carros, especialmente porque vemos grandes mudanças na maneira como as pessoas veem as viagens?

No geral, acredito que o status do carro pessoal é alto e continuará a aumentar nos EUA após a pandemia do COVID-19. As pessoas vêem seu carro pessoal como seu santuário. Existe uma falta de conforto com qualquer forma de transporte público.

No que diz respeito às viagens, espero que as pessoas usem seus carros mais, especialmente em viagens mais curtas quando você pode dirigir em vez de voar. Por outro lado, com o aumento da popularidade do trabalho em casa, as pessoas estarão dirigindo menos.

No entanto, se observarmos as tendências das pessoas que saem das grandes áreas metropolitanas e se mudam para os mercados secundários, como essas áreas normalmente têm menos transporte público, as pessoas precisarão de mais carros.

Que efeito você acredita que a pandemia possa ter na transição para veículos elétricos, se houver?

Espero que a pandemia possa fazer com que a transição para veículos elétricos hesite brevemente, mas depois acelere. Os principais motivos são:

Estações de carregamento : Nas estações de carregamento em casa, não há perigo de infecção nos postos de gasolina. A alça de uma bomba de gasolina é uma superfície altamente contaminada que os motoristas tocam regularmente, mesmo antes do COVID-19.

Ar limpo : todos nós estamos experimentando as mudanças positivas na qualidade do ar que estamos respirando agora, com menos veículos na estrada. As vistas panorâmicas que antes eram proibidas pelo smog agora são mais visíveis. As pessoas perceberam que uma diminuição na condução de motores de combustão pode se traduzir em um ar mais limpo. Estamos vendo alguns desses efeitos. Eu prevejo que os municípios vão querer manter o ar mais limpo para seus habitantes e aumentar as regulamentações em nível local.

Como você acha que o compartilhamento de carona vai mudar, se é que existe?
Agora, mais do que nunca, o compartilhamento de viagens é um serviço que deve ser usado com cuidado. Os clientes devem considerar em que condição de saúde está o motorista? Quem foi o último convidado no carro e eles poderiam ser um risco?

A outra consideração é política. Muitas contramedidas podem reduzir a flexibilidade do conceito de compartilhamento de viagens, pois existe a possibilidade de serem regulamentadas como os serviços de táxi atualmente. Isso pode ter um impacto na posição de preço desses serviços para o consumidor.

Outros planos, como o que está sendo explorado pelo estado da Califórnia, onde uma porcentagem de milhas de veículos compartilhados no futuro precisarão ser 100% elétricos, aumentarão ainda mais o custo de entrada no modelo de negócios de compartilhamento de viagens.

Quais ferramentas digitais você acha que serão mais críticas para os revendedores se envolverem com os clientes no futuro?
As ferramentas digitais que cobrem o processo completo de compra e propriedade serão as mais críticas. Isso inclui ferramentas que ajudam as pessoas a pesquisar informações, avaliar o valor de troca, juntar financiamento personalizado, produtos individuais de pós-venda, compromissos de serviço e informações de propriedade.

Essas são as áreas de foco imediato para os revendedores VW. E através dos efeitos da crise do COVID-19, vimos um aumento tremendo nos revendedores envolvidos com esses conjuntos de ferramentas.

Mas precisamos lembrar que essas ferramentas são apenas o começo. A cada nova geração de veículos VW, veremos novos recursos que levam nossos carros ao mundo digital, criando a conexão entre cliente, revendedor e carro. Cada vez mais, veremos ferramentas digitais usadas com mais frequência, como atualizações sem fio ou módulos específicos no carro, que são ativados pelo cliente conforme sua necessidade. Também haverá recursos especiais que permitem aos consumidores personalizar seu VW de acordo com suas necessidades específicas, para ocasiões especiais ou para o uso diário. E pela primeira vez, o segundo proprietário do veículo terá a capacidade de personalizar um carro usado ao seu gosto. Isso estabelecerá um vínculo muito forte entre o cliente e o revendedor VW.

Como você vê futuros showrooms?
O futuro showroom - eu os vejo como locais onde os clientes podem experimentar a marca. Por exemplo, eles podem entrar em contato com as cores, os materiais, as emoções da marca e, claro, os produtos da VW. À medida que continuamos a alavancar nossas ferramentas digitais para mostrar os produtos, é possível que os futuros showrooms não precisem ser tão grandes quanto hoje.


Os revendedores VW e a marca VW trabalharão juntos para definir como serão os futuros showrooms, para que possamos oferecer a combinação certa de varejo físico e digital. Será um verdadeiro conceito da VW que seja vantajoso para as duas partes, para o cliente, o revendedor e a marca.

70 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Pq tanto ódio nesse coraçãozinho, bixo?

    ResponderExcluir
  2. Pronto, hoje ela ganhou o dia. Dei uma atenção para ela. Que menina carente, Oh My Gosh! Arruma um namorado para te fazer feliz, fufuca!!

    ResponderExcluir
  3. "Por que você é obrigado a vender carro 1.0?"

    O cara crítica o 1.0 TSI e adora os Honda e os Toyota com 2.0 ASPIRADOS (Civic e Corolla)
    Não sabe que esse 1.0 tem mais torque e anda mais no 0-100 do que os 2.0 beberrões dos japoneses.

    Esse fufucacarros é o hates mais retardado. Não duvido que ele seja um amante da VW enrrustido. Que ao negar sua condição, critica veementemente essa prática. Isso é psicologia.

    Tá bom, ou quer mais?

    ResponderExcluir
  4. O Problema bixo não está com montadora esta com o Brasil.
    Todas montadoras de alto volume no Brasil vende seus nichos de carros.
    E quem não vender não sobrevive e não lucra.
    No momento que o país tiver um novo plano automobilistico.
    Incentivo impostos as coisa melhora bixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fufuca para que vc humilhou o Daniel MoBral O CARA SE ORGULHADE MOTORES 1.0 TURBINADO.

      Excluir
    2. Imbecil mesmo, na Europa não tem Fufuca os TSI turbo? hahahaha, burro demais, achar que um MSI é melhor que TSI só mostra a tua ignorância, maldita inclusão digital, só se vê pobre fazendo pobrice.

      Excluir
    3. Estratégia, Argentino não gosta de carro 1.0, lá o mercado é diferente, como é na europa, como é na china, cada país tem suas particularidades, se acha que a VW é burra e vc inteligente? já o mercado brasileiro tem de montes, já argentina não tem 1.0 turbo, mas vc é tão asno que prefere um 1.6 aspirado hahaha. Chega, é burrice demais.

      Excluir
    4. Carros na Argentina são mais baratos, colocar um TSI lá sairia do preço dos concorrentes, mas tu não entende de mercado, vai sempre achar que sabe mas não sabe nada.

      Excluir
  5. Carros elétricos da vw são como esse artigo, só existem no papel. O único que conseguiram fazer não funciona.

    ResponderExcluir
  6. Os caras vem chorar até nos carros elétricos da vw kkkkkkkkkkk..isso que é anor reprimido pela marca..os caras vão dormir sonhando com a vw...segue o líder!!

    ResponderExcluir
  7. Igual com o CFC, vão inventar leis obrigando todo mundo a comprar carro elétrico, vai vendo.

    ResponderExcluir
  8. Discurso Lindo... Só esqueceu da parte em q o mundo gira em torno do petróleo, o que a própria pandemia mostrou (Queda nos preços por pouco tempo, mesmo com muita oferta, pouca demanda e estoques no máximo)...
    Outra coisa, o mundo não tem matriz energética suficiente para tantos elétricos...
    Portanto, deixa vir essa bomba, os países de primeiro mundo vão aderir mais rápido a essa tecnologia, então deixa eles se lascarem primeiro....

    ResponderExcluir
  9. Pode funcionar em países de alto desenvolvimento onde o governo incentiva o carro elétrico via descontos de impostos e a população tem renda alta, já países como Brasil e América Latina nem classe média alta consegue comprar um carro que começa em 200 mil pilas em sua grande maioria.

    ResponderExcluir
  10. Aqui no Brasil e bem diferente, em vez de isenção, tem e taxação para eletricos.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Jão Guilherme pilantrão mentiroso.

    https://www.latinncap.com/po/resultado/129/chevrolet-new-onix-plus-+-6-airbags

    https://www.latinncap.com/po/resultado/96/volkswagen-polo-+-4-airbags

    Compara as notas individuais de Onix e polo seu vagabundo sem vergonha. Polo humilhou o onix boqueta, seu verme.

    ResponderExcluir
  13. A VW não vende Polo, Virtus e T-cross na Argentina com motor TSI, por que será? Lá são todos 1.6 MSI, então pela lógica das nossas apzetes, são todos ultrapassados.

    ResponderExcluir
  14. Zé ninguém, achei que tu era um pouco mais inteligente, pobre sei que é, mas porra cara, tu dizer que o MSI é melhor que o TSI?

    Tá sabendo legal heim fera? pqp!! hahahahaha

    ResponderExcluir
  15. O que falar de um cara que tem VW até no nome, FUFUCA! Quando perguntado que carro tem, ele disse: "UM FUFUCA", pois é gago desde criança.
    "FUCA" apelido dado aos antigos fuscas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Fufusca, gosto da VW, mas respeito quem tem outras preferências.
      Grande abraço pra você, e todos os participantes.

      Excluir
  16. Jão Guilherme, o Nivus não tem descontos cara ahahaha, to dizendo, vc é mentiroso demais, cara tosco demais, inventa tudo da cabeça, tudo no achismo. pqp!!

    ResponderExcluir
  17. Fala aí Marcão, beleza? Tava sumido cara.

    Não falei que era pior nem melhor, só levantei a bola de que vocês apzeiros vivem falando que motor aspirado é ultrapassado, sendo que a própria VW só vende aspirado na Argentina.

    Fufuca

    Carro 1.0 paga 7% de IPI, e os demais pagam 11%, tanto faz se é turbo ou aspirado.

    ResponderExcluir
  18. Mas tu vive aqui ou na Argentina? hahaha, piada desses caras.

    Vou te perguntar, pq o Onix nao vende nos EUA e Europa? Estratégia, mas vc é inteligente e a VW é burra né? Piada desses doentes. Pobre é foda mesmo.

    ResponderExcluir
  19. fufucacarros, de onde que um Fox é mais atual e melhor que um polo?

    Essa tua maconha ai ta estragada, tu posta muita asneira cara, pqp!!

    ResponderExcluir
  20. Pq ele é mais moderno, tem mais torque, tem mais potência, cara, sério, tu é muito asno!! Muita merda escrita, cala essa boca bixo, muita burrice para um cara só. Pqp, tu fode o site todo, só da tu aqui defencado, se enxerga vai

    ResponderExcluir
  21. Piada é você Marcão, tô falando da tecnologia, não de estratégia, toda vez que aparece um carro de outra marca aqui com motor aspirado vocês dizem que é ultrapassado, mas a VW faz a mesma coisa e vocês ficam pianinho. Vou te devolver a pergunta, vende Polo nos EUA e na China?


    Fufuca

    Isso é um mistério, não acredito que colocar um turbo em um EA211 seja equivalente a 4% do valor do carro, isso numa conta de padaria, ainda mais quando falamos de economia de escala.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Vende polo na China sim seu burrão hahahahaha

    ResponderExcluir
  24. Depois dessa eu fui!!

    https://www.car.blog.br/2019/04/volkswagen-polo-plus-2020-chega-china.html

    Chora mais Zé ninguém, estuda mais cara

    ResponderExcluir
  25. fufucacarros, tu é burro demais. Parei!!

    ResponderExcluir
  26. hahahaha, mais uma asneira, pqp!! Esse cara deve ter algum problema mental, certeza!!

    ResponderExcluir
  27. Cala boca, tem TSi já com 100 mil km rodados, não viaja cara, tu que ;e muito atrasado, sem conhecimento algum, só fala asneira, que loucura, é doente mental, certeza!!

    ResponderExcluir
  28. Aí Marcão, essa sua notícia é fake, só tem aqui.

    É isso aí fufuca, quero ver quando essas apzetes ficarem com esses Mareas na mão.

    ResponderExcluir
  29. Golf Já usa os motores TSI a tempos, cala essa boca cara, vai!! É asneira atrás de asneira.

    Vc é daqueles que prefere um Fiat Renegade com motor de Palio 1.8 que nao sai do lugar e bebe mais que o lula, pqp, é burrice demais para um homem só. Vc acha que motor é litragem? Filhote, saia do passado.

    ResponderExcluir
  30. E ai Zé ruela, nao tem Polo na China? É burro demais!! Pqp, só asno!!

    ResponderExcluir
  31. Cala boca Zé ruela

    http://www.conquistautos.com.br/noticias/volkswagen-polo-plus-2020-chega-a-china-este-ano

    Tu é muito asno!!

    ResponderExcluir
  32. Nosso grupo tem locadora própria, nao compramos carro da Localiza, temos a nossa do grupo da família que tem vários modelos e de várias marcas, locadora tem que atender todos gostos. Mas cala essa boca que tu nao entende nada cara, sério, é um asno atrasado no mundo. Só faz peso na terra e rouba oxgênio

    ResponderExcluir
  33. VW tem garantia do carro todo por 3 anos, não entendi sua pergunta, carro troca óleo na revisão, locadora fica só 6 meses com carro ou máximo 20 a 30 mil km rodados, vai dizer que tu não sabia tb? pqp!! hahahaha

    ResponderExcluir
  34. Marcão, prefiro qualquer carro que não seja VW, encaro até um chinês, menos JAC, porque é VW agora. Abraço por trás poço de sabedoria.

    ResponderExcluir
  35. hahaha, claro tu nunca tem a grana toda pra comprar um VW, ai tem que pegar essa porcarias de Kwid, Sandero e Onix, tá explicado a sua raiva pela VW hahaha. O dia que andar em um Passat, um Jetta GLI, uma Tiguan R line vai entender o que é carro, não essas carroças que tu anda. Pobre é foda mesmo, fala do que não conhece hahaha.

    ResponderExcluir
  36. falou do marea e tentou comparar aos TSI? Mais fácil o Onix boqueta não achas? Além de pegar fogo em várias unidades, ta dando baita dor de cabeça para os clientes hahahaha. Tu é hater babaca, ai vai fechar os olhos para isso. Otário demais!!

    ResponderExcluir
  37. Não sei se a Localiza faz isso, mas nossos carros da locadora, independente da marca fazem todas manutenções na CCS, nenhum perde a garantia, agora se tu tá dizendo da Localiza eu quero mais que se fodam.

    ResponderExcluir
  38. 10 mil ou 6 meses, mas tem carros que faz com 5 mil a primeira revisão, só não vou lembrar qual é mas tem.

    ResponderExcluir
  39. Nao sei te dizer das outras, mas maioria faz revisão sim. Movida é uma que faz revisão, agora se todas unidades (franquias) no Brasil todo fazem, não sei te dizer.

    ResponderExcluir
  40. Problema não é o desconto PCD e sim o brasileiro, mas vc acha que é fácil qualquer um pegar? se engana, tem que ter um laudo do médico, é be, burocrático, mas se vc compra o médico, a culpa é de quem?

    Brasileiro precisa ser estudado, pode pegar um carro se tiver dentro dos critérios mas nego que nao tem nada e não pode pegar, fica putinho como vc está agora. Loucura demais!!

    ResponderExcluir
  41. Pegar fogo em várias unidades: 2, kkkkkkkkk

    Você tem é má fé, tenta convencer as pessoas que a VW é a oitava maravilha do mundo, mas ela não passa de uma marca genérica qualquer. Já tive VW, foram os piores carros que tive na vida, pós venda ridículo, carros problemáticos e mal acabados, mas vendo você falar essas merdas que fala aqui, e você se dizendo dono de concessionária, o que eu duvido, dá pra entender porque a marca é assim.

    ResponderExcluir
  42. Aí é da sorte tb, como falei, as locadoras não ficam mais de 25 mil km com o carro ou mais que 1 ano, elas vendem pois ainda ganham grana em cima da venda, elas compram com desconto e não ficam muito tempo com carro para valer a pena, vendem mais caro que pagaram.

    Mas tem muito carro tb que detonado com 5 mil km, vai da sorte. Problema maior é na revenda, quando vc for vender ele lá na frente, vão ver que era de locadora, eles pagam muito abaixo da Fipe.

    ResponderExcluir
  43. Não é bem assim, quem tem filho autista tb pegam, câncer de mama tb, tem uma lista grande, mas quem dá o desconto é o governo, vc paga tanto imposto e não recebe nada em troca, ai tem uma doença ou um filho autista, nada mais justo que ter algo em retorno, quem tem filho especial por exemplo, precisa levar seu filhos para cima e pra baixo em terapias, fonoaudiólogas, acho justo.

    ResponderExcluir
  44. Se essa pessoas wue vc conhece não tem problema algum, então elas burlaram o processo. Por isso te falei acima, problema é o brasileiro e não o desconto.

    ResponderExcluir
  45. Falou fufucacarros, não vou mais te xingar, só o burro do João Guilherme. Vc ao menos não fica se achando. Mas ainda acho que tu e ele são a mesma pessoa hahahaha

    ResponderExcluir
  46. Nunca tentei convencer isso, já falei que Onix e Tracker são bons carros, elogio BMW direto aqui, vcs que ficam só esperando sair matéria da VW para tentar rebaixar a marca como se fosse a pior de todas, eu ainda acho que se comparar modelo por modelo a VW ainda é a melhor das generalistas. Nunca vi vc aqui elogiar nada da VW, pq é babaca, pq é hater.

    VW é só a líder mundial, dona da Porsche, Audi e não adianta tu tentar rebaixar a marca como uma Dacia. Só vai perder tempo.

    Volkswagen é dona da Audi, Škoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati; e para veículos comerciais, Scania e MAN.

    tudo que vem dela vc e outros aqui tentam menosprezar, mas é inveja, pq vc nao pode mais comprar os produtos de qualidade, só podes andar de gol, ai tu visão pequena e de hater é essa.

    ResponderExcluir
  47. O dia q o processo de producao do elétrico gerar menos poluicao q o do carro à combustao, e arrumarem um processo de reciclagem civilizadopara as baterias (e nao as mandem para países africanos), aí poderemos concordar com os argumentos do moço aí de cima da VW.

    ResponderExcluir
  48. Só pra te informar, a Porsche que é dona da VW, é tão fanboy que desconhece a própria marca que idolatra, a Porsche tem 51% da VW AG. Não vou mais perder tempo com você não, vai dar meia hora de bunda.

    ResponderExcluir
  49. Rachei aqui com os comentários do mano brow kkkkkkkkkkkk..boa mano brow

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Isso é contraditório, mas vc não está preparado para discutir esse assunto, é um simples assalariado que só vê as coisas pela internet, verdadeiro Zé ruela. Maldita inclusão digital, é muito pobre achando que é gente.

    ResponderExcluir
  52. Sao 53% da Porsche, até nisso tu passa informação errada, mas vc não tem potencial para discutir essa questão da VW, é muito insignificante para conhecer sobre o grupo VW.

    Resumindo, Porsche e VW sao tudo a mesma coisa. Até 2016 a VW era maior acionista da Porsche. Mas como falei, é assunto complicado que vc nao tem capacidade para discutir.

    ResponderExcluir
  53. Complicado o que? A maior acionista é controladora, ponto final. Ou só porque você comprou 10 ações do Itaú você que manda lá? É foda um flanelinha querer discutir detalhes do mundo corporativo.

    ResponderExcluir
  54. O fanboy burro e doente nem ler sabe, Proprietário(s) Porsche Automobil Holding SE (50,73%) Baixa Saxônia (20%) Qatar Holding LLC (17%) Outros (12,30%)

    Flanelinha burro do cacete, vai lá Marcos Viana encher o saco no Motor1 que o pessoal te janta lá, fanboy doente, safado, vagabundo.

    ResponderExcluir
  55. Se a Volks é a melhor, pq o carro elétrico mais vendido na Europa é o Zoe da Renault e não a querida Volks?

    ResponderExcluir
  56. Sabem qual é o motivo pelo qual o Ze coitado odeia tanto a VW?

    Inveja misturada com ressentimento. Motivo principal : amante da VW enrrustido. Que ao negar sua condição, critica veementemente essa prática. Isso é psicologia.

    Fufucacarros, admita e se livre

    ResponderExcluir
  57. O motivo é simples: carros horrorosos e fanboys doentes. O cara que tem inveja dessas carroças caras é que tem problema. O coitado aqui é você MyBalls, o maior motivo de chacota da internet, tá ficando famoso, já tem gente comentando sobre sua doença em outros sites, aproveite a fama e tenta vender um Up para algum desinformado.

    ResponderExcluir
  58. caiu no colo da vw e da tesla esse momento.
    às vendas na europa e china estão em escala exponêncial

    ResponderExcluir
  59. Autodefesa: Chevrolet Tracker e Onix têm barulho nos motores 1.0 e 1.2

    Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/autodefesa-chevrolet-tracker-e-onix-tem-barulho-nos-motores-1-0-e-1-2/


    HAHAHAHAHAHAHAHHAHHAAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    Que merda, além de pegar fogo é barulhento, pqp, é o novo marea, 500 mil problemas.

    ResponderExcluir
  60. Autodefesa: Chevrolet Tracker e Onix têm barulho nos motores 1.0 e 1.2

    Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/autodefesa-chevrolet-tracker-e-onix-tem-barulho-nos-motores-1-0-e-1-2/


    HAHAHAHAHAHAHAHHAHHAAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    Que merda, além de pegar fogo é barulhento, pqp, é o novo marea, 500 mil problemas.

    Chora mais Zé ninguém seu arrombado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem