Às inúmeras notícias acerca do mercado de veículos elétricos que vêm sendo divulgadas nos últimos tempos, soma-se mais uma: neste 01 de julho, com a valorização de suas ações nas bolsas, a Tesla se tornou a montadora com maior valor de mercado, cerca de US$ 210 bilhões, ultrapassando a Toyota e passando a valer mais que o triplo do que valem, somadas, a Ford e General Motors.


A alta de suas ações, mais de 163% neste ano, parece refletir a confiança dos investidores sobre o futuro dos veículos elétricos, área em que sem dúvida a Tesla tem posição de relevância. Deve-se lembrar que os que investem em ações de uma empresa acreditam que ela tem potencial para gerar grandes lucros no futuro e, mais importante, porque esperam poder vender as ações por um preço ainda mais alto. Especuladores são muito ativos nesse mercado e seus movimentos podem fazer oscilar o valor das ações de uma empresa, independentemente de seu desempenho.


Alguns cuidados devem ser tomados antes de se apostar muito na Tesla: após vários anos de prejuízos, a empresa teve três trimestres consecutivos de lucro; não se pode garantir que essa maré positiva perdure, apesar de devermos registrar que a Amazon, depois de abrir o capital em 1997, demorou 24 trimestres até registrar lucro.

Esses cuidados devem ser aumentados quando comparamos Toyota com Tesla: a primeira vendeu 10,46 milhões de veículos durante o período de um ano encerrado em março de 2020. Sua receita líquida foi de US﹩ 281,2 bilhões nesse período. A Tesla encerrou 2019 com receita de US﹩ 24,6 bilhões, tendo vendido 367 mil veículos. É bom lembrar também que há cerca de dez outros fabricantes que produzem mais veículos do que a Tesla: a Suzuki, a décima maior fabricante, vendeu 3 milhões em 2019, quase dez vezes mais do que a Tesla.

A personalidade de Elon Musk, o principal executivo da Tesla, também deve ser levada em conta pelos investidores, trata-se de uma figura exótica, que dispõe de imenso poder na empresa. Isso pode ser bom, ao agilizar os processos decisórios, mas também pode levar à adoção de caminhos perigosos para a Tesla. De qualquer forma, Musk afirma que a empresa entregará mais de 500 mil veículos em 2020, apesar da pandemia.

Deve-se registrar também os resultados da 34ª versão da pesquisa JD Power Initial Quality Study, que estuda a qualidade dos veículos fabricados nos Estados Unidos, e na qual a Tesla teve péssimos resultados, tendo inclusive ido à Justiça tentando proibir a realização da pesquisa, provavelmente por saber o que os consumidores diriam de seus carros. Esse é um mau sinal.

O comportamento do mercado de veículos autônomos também deve influenciar os resultados da Tesla. De qualquer forma, a empresa deve se beneficiar do interesse geral por veículos elétricos, embora investimentos em seus papéis devam ser estudados com muita atenção.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

18 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Pura especulação financeira, valor que não condis com a realidade do fabricante.Não a duvidas que a Tesla esta a frente dos demais no que tange a carros elétricos, porem subestimar as demais montadoras não é algo sensato.

    ResponderExcluir
  2. Totalmente sem noção o preço da Tesla. O fato é que quando o mercado se der conta do potencial do VW ID.3, o valor da VW vai disparar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro o carro precisa sair do lugar.

      Excluir
    2. Preço sem noção?

      O gol 1.0 de 75 cavalos custa 53 mil....
      O polo com o mesmo motor manco custa 58 mil...
      A saveiro cross de 110 cv custa 93 mil...

      Quer falar de preço sem noção, fala das carroças superfaturadas da VW


      Tesla é qualidade + desempenho + tecnologia. Aceita e chore menos

      Excluir
    3. Todo motor 1.0 aspirado é manco,Polo mpi anda mais que o Argo drive 1.0 que o motor tem 2 válvulas por cilindro em pleno século 21,manutenção mais complexa que o mpi da VW.

      Excluir
    4. Auto Top NL avalia o Taycan que chega a 269 km/h
      https://youtu.be/FfOdluUtXa8

      Excluir
    5. Primeiro, Polo MPI é vendido praticamente desde que foi lançando por 49.900. Gol de entrada é vendido por 42.990.

      Segundo, Polo é o mais manco dos 1.0 aspirados vendidos atualmente no Brasil, fez 0 a 100 em 17s no teste instrumentado do Motor1, enquanto o Argo fez em 15s. No teste do Best Cars Website Argo foi 1,6s mais rápido que o Polo no 0 a 100 e humilhou o VW nas retomadas... Veja: https://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/avaliacao/teste-comparativo-fiat-argo-drive-volkswagen-polo-mpi-2019/2/

      Terceiro, de onde tirou que carro que tem 2 válvulas por cilindro é tem manutenção mais cara? Se formos olhar a quantidades de peças de desgaste, 6 válvulas tem menos peças que 12 válvulas, portanto, mais barato de repor e menos chance de dar problemas. Além disso, toda a vantagem das 12v são anuladas quando o carro anda menos e bebe mais que um carro mais pesado e com 6v.

      Se vai falar algo, se informe antes, assim evita de passar vergonha como agora.

      Excluir
    6. Um kit de correia dentada de um motor MPI custa mais de mil reais, fora a mão de obra

      Excluir
    7. Depois de 120 mil km rodados e vc acha caro? VW é carro bom que utiliza peças melhores ainda, despois de rodar essa milhagem tá de bom tamanho.

      Excluir
    8. Depois que um Volkswagen, seja ele qual for, roda 120 mil KM, ele vira a escola de samba unidos da volks...TODOS.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Car blog deveria bloquear comentaristas de 08 anos, só serve pra tumultuar.

    ResponderExcluir
  5. Como tem gente imbecil neste mundo, compram uma cadeira elétrica insegura e cara tipo esse Tesla e ainda acham que fizeram bom negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terráqueo, me diga, como automóvel o que essa cadeira elétrica chamada Tesla tem de bom? Sistema autônomo não é nada confiável, baterias que explodem, crash test não existe, e ainda muito caro. Então vivente na Terra, me diga algo de bom nesse carro de yankee metido a besta, como todo modismo que vem do Silicon Valley?

      Excluir
    2. Falou o cara que diz que o Gol é o melhor compacto do Brasil.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem