A Nissan apresenta no Japão seu primeiro SUV de propulsão 100% elétrica: o Nissan Ariya é um crossover elétrico de 4,60 m de comprimento com várias combinações de motores e baterias, até 394 cv e 500 km de autonomia. Estará nas concessionárias em 2021 para enfrentar o Tesla Model Y, entre outros.
Com o compacto sedan Leaf, lançado em 2010, a Nissan foi um dos primeiros fabricantes a acreditar no carro elétrico. Hoje, a empresa japonesa dá outro passo importante na transição progressiva para carros mais limpos com o Nissan Ariya , crossover elétrico de 5 portas cuja estréia deve ocorrer em 2021, ano em que os rivais Skoda Enyaq, Volkswagen ID também estarão no mercado.
Com 4,6 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,66 m de altura, o Nissan Ariya tem formas inspiradas no protótipo de mesmo nome de 2019, apreciado por suas características harmoniosas, superfícies lisas e a forma particular do teto, que atrai um arco quase perfeito e parece fundir-se com o para-brisa e a janela traseira.
Caracteriza o Nissan Ariya também o capô alto, embelezado pela máscara sem precedentes (chamada Shield, ou shield): sem o friso cromado em forma de V típico do atual Nissan, ele se estende lateralmente e incorpora o emblema da casa japonesa, que pela primeira vez, é iluminado (por vinte LEDs), assim como a parte inferior do escudo.
Os faróis, alojados na base do capô e compostos por quatro refletores de LED, também são novos. A traseira do Nissan Ariya é mais dinâmica, graças à janela traseira inclinada, à coluna C reduzida e ao spoiler na porta traseira, sob a qual existem luzes espetaculares que, quando o carro está desligado, se misturam à faixa preta.
Para "encher" as laterais pensam nas rodas grandes, 19 "ou 20", com um design otimizado para melhorar a eficiência aerodinâmica. O Ariya, projetado sob a supervisão de Giovanny Arroba (chefe do estilo japonês de casas), traz um novo estilo para a estreia que também encontraremos nos futuros modelos da Nissan.
Interior minimalista
No interior, o Nissan Ariya reflete as tendências do momento, porque o painel é mínimo e quase sem controles físicos: os poucos presentes, para regulação climática e degelo do para-brisa e janela traseira, estão alinhados com o painel frontal central, onde também há o botão Iniciar. Acima, há a roda para ajustar o volume do sistema de áudio, com o botão de perigo ao lado, nivelado com uma inserção de cor cobre que dá qualidade a todo o conjunto. O painel digital de 12,3 "e o sistema multimídia, operado por uma tela de toque de 12,3", se projetam para cima e são unidos para proporcionar uma sensação de continuidade.
Com base em uma nova plataforma para carros elétricos, o Nissan Ariya possui baterias alojadas embaixo do piso: isso melhora a distribuição dos pesos, que na verdade são distribuídos igualmente entre os dois eixos das rodas e permite aproximar o centro de gravidade do solo , com a vantagem de lidar com curvas. As baterias de 65 ou 90 kWh podem ser conectadas a colunas de corrente contínua ultra-rápidas e aceitam uma carga de carga de até 130 kW. As versões menos potentes do Ariya possuem motor e tração nas rodas dianteiras, enquanto as versões mais potentes têm um segundo motor alojado na traseira, criando assim tração nas quatro rodas. Os motores são capazes de distribuir ativamente o torque entre as rodas do mesmo eixo.
Ao combinar baterias e motores, são obtidas cinco versões do Nissan Ariya: com tração dianteira, baterias de 65 kWh, motor de 218 cv, 300 Nm de torque e até 360 km de autonomia; com tração dianteira, baterias de 90 kWh, 242 cv, 300 Nm e até 500 km; com tração nas quatro rodas, baterias de 65 kWh, 279 cv, 560 Nm e 340 km; com tração nas quatro rodas, baterias de 90 kWh, 306 cv, 600 Nm e 460 km; finalmente, há a versão Performance, equipada com tração nas quatro rodas, baterias de 90 kWh, 394 cv, 600 Nm e 400 km.
A partir de uma imobilidade, o desempenho atinge 100 km / h em 5,1 segundos, mas as outras versões estão longe de serem lentas: por exemplo, a menos rápida precisa de 7,6 segundos para o mesmo sprint; a velocidade é limitada a 160 km / h nas versões monomotor e a 200 km / h nas versões 4x4.
Como em muitos carros movidos a bateria, os eletrônicos desempenham um papel importante e ajudam o motorista o tempo todo. A partir da condução, porque o Nissan Ariyaoferece três modos de condução, desde o Eco mais "econômico" ao esporte, para uma condução brilhante, de modo a favorecer a condução ou a diversão. Também existem todos os sistemas de assistência ao motorista mais modernos, incluindo o ProPILOT com Navi-link: com o regulador de velocidade adaptável em funcionamento, o carro diminui a velocidade automaticamente se os dados do navegador indicarem a presença de uma curva apertada ou um cruzamento .
O Ariya também é equipado com comandos de voz, que são ativados dizendo Olá Nissan ou Hey Nissan: o motorista pode solicitar informações do sistema multimídia, que "pescará" na internet graças à conexão 4G.
anti Tesla
ResponderExcluirBlog errou no título, esse carro vai competir com Nivus ou Tcross, que é Tesla Model Y perto do Nivus.
ResponderExcluirTesla, carro boqueta.
que inspiração pesada no nivus he he
ResponderExcluirmais querendo bater na tesla e volkswagen.
vem vem tranquilo
Quem entende alguma coisa sobre o setor automotivo sabe que é impossível desenvolver um carro completamente novo em menos de 3 anos desde a sua primeira concepção. Logo, esse Ariya não teve como ser "inspirado" num carro tão inferior como recém lançado Nivus, mesmo que os designers quisessem.
ExcluirThieng, shiiiiiiiiiuuuuu
Excluire o nivus foi do dia para a noite nhé...e sim ,não falei da categoria do catto e sim do desenho...muito igual de latersl e traseira.
Excluirmas um carrão ,sem dúvida esse nissan.
Agora o thieng pesou no relincho...
ExcluirTão esperto que na própria matéria diz que ele foi inspirado num conceito, mostrado em 2019, ou seja, de Nivus esse carro não tem nada.
ResponderExcluirFora que, quem quer parecer com parente pobre? Se for copiar, copia-se o que está acima.
Cópia do painel das Mercedes atuais. Mas, o design ficou elegante e sucinto.
ResponderExcluirEsse Leaf levantado vai tomar um pau do ID.4
ResponderExcluircala a boca, vw nao existe, bixo
ExcluirID.4 não é aquele carro que não anda? Tem que andar primeiro, pra tentar dar pau em algum carro
ExcluirCharles,vem Fazer eu calar a boca
ExcluirO id.4 foi guiado até a apresentação oficial.
ExcluirVW trabalha com carros elétricos desde a década de 70,a Nissan além do Leaf e esse filhote de Cruz credo só tem um carro elétrico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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