A Audi apresenta a variante Coupé e SUV do Q4 e-tron, inicialmente como modelo conceito, mas já bem próximo da versão de produção que chega em 2021. O modelo tem autonomia de acima de 500 quilômetros (310,7 milhas).
Em termos de dimensões, o Q4 Sportback tem comprimento externo de 4,60 metros e uma altura de 1,60 m. Em relação ao Q4 SUV, o Sportback é um centímetro mais longo. A largura nos dos modelos é de 1,90 m e a sua distância entre eixos de 2,77 metros .
Os dois carros também possuem a mesma tecnologia de acionamento: dois motores elétricos mobilizam 225 kW de potência.
Como é típico para a Audi, a força motriz é trazida para a estrada com tração nas quatro rodas.
Os dois Q4 são capazes de acelerar de zero a 100 km / h (62,1 mph) em apenas 6,3 segundos. A velocidade máxima é restrita a 180 km / h (111,8 mph) .
Uma bateria grande com capacidade de 82 quilowatts-hora ocupa quase todo o espaço na área da carroceria entre os eixos. O alcance de mais de 450 quilômetros (279,6 milhas) - em conformidade com o padrão WLTP - define a referência em sua classe.
As versões com tração traseira oferecerão um alcance superior a 500 km (310,7 milhas) , de acordo com o WLTP.
O modelo é baseado na mesma plataforma de eletrificação modular (MEB) do Grupo VW já aplicado ao VW ID3.
Design
Na estética, o que impressiona é a traseira com uma ampla faixa de luz que conecta as duas lanternas - um desgin parecido com o e-tron Sportback. Isso também se aplica ao interior das lanternas, onde a varredura significativa dos segmentos de LED também lembra um elemento do irmão mais velho. O logotipo e-tron iluminado no meio é um elemento que as duas versões do Q4 compartilham.
Ao olhar de frente, a grade Singleframe com o logotipo da marca de quatro anéis identifica o Q4 Sportback e-tron como um veículo Audi.
E serão necessários apenas dois olhares para ver que este é um Audi elétrico: como o primeiro Audi de produção com acionamento elétrico, o novo veículo-conceito também apresenta uma superfície fechada estruturada dentro de um amplo quadro octogonal quase vertical, no lugar de um tradicional Grade do radiador.
Interior
Em termos de interior, a distância entre eixos de 2,77 metros e a ausência de túnel de transmissão restringindo o espaço, o conceito Q4 Sportback e-tron oferece espaço e conforto insuspeitados, especialmente em termos de espaço para as pernas na frente e ainda mais na traseira.
O teto, os pilares das janelas e a seção superior do trilho da porta e do painel de instrumentos são equipados com tecidos de microfibra brancos e bege. O revestimento do piso é feito de materiais reciclados. Em vez de molduras metálicas cromadas, as superfícies são cobertas com um acabamento de tinta multicamada de alta qualidade. Quatro assentos com apoios de cabeça integrados são estofados com material Alcantara confortável, fabricado com acabamento requintado.
A tela do cockpit virtual da Audi com os elementos de tela mais importantes para velocidade, nível de carga e navegação está localizada atrás do volante. A tela frontal de grande formato com uma função de realidade aumentada é um novo recurso. Ele pode exibir informações gráficas importantes, como setas direcionais para a curva, diretamente no curso da estrada.
Os painéis de controle projetados como elementos de toque nos raios do volante podem ser usados para selecionar funções usadas com freqüência. No meio, acima do console central, há uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas, através da qual as funções de infotainment e veículo são exibidas e operadas. É inclinado em direção ao motorista para maior facilidade de operação. Uma faixa de botões para controlar o ar condicionado está localizada abaixo dele.
Como o console central não precisa conter elementos funcionais, como alavanca de câmbio ou elementos de acionamento do freio de mão, ele é projetado como um espaçoso compartimento de arrumação que inclui um carregador para celular.
Há uma área horizontal no design de alta qualidade na qual o botão seletor para o modo de transmissão está integrado e que também serve como uma cobertura para a seção frontal do console. Além do compartimento de armazenamento inferior convencional, as portas agora oferecem a possibilidade de armazenar garrafas na seção superior especialmente moldada, onde são fáceis de alcançar.
Motor e suspensão
A plataforma de eletrificação modular (MEB) oferece uma ampla gama de variantes de acionamento e níveis de potência. A versão de desempenho do acionamento elétrico é instalada no conceito Audi Q4 Sportback e-tron .
Os eixos dianteiro e traseiro são acionados por um motor elétrico - este Q4 Sportback é um quattro. Não há conexão mecânica entre os eixos. Em vez disso, um controle eletrônico garante que a distribuição de torque seja coordenada de maneira ideal, e o faz em frações de segundo. Isso permite que o SUV Coupé obtenha tração ideal em todas as condições climáticas e em qualquer tipo de superfície.
Na maioria dos casos, o conceito Q4 Sportback e-tron usa principalmente seu motor elétrico traseiro, um motor síncrono permanentemente excitado, para obter a mais alta eficiência. Por razões de eficiência, o torque de acionamento é geralmente distribuído com uma polarização do eixo traseiro.
Se o motorista exigir mais energia do que o motor elétrico traseiro pode fornecer, a tração nas quatro rodas elétrica usa o motor assíncrono dianteiro para redistribuir o torque conforme o necessário para o eixo dianteiro. Isso também acontece de forma previsível mesmo antes do escorregamento ocorrer em condições geladas ou nas curvas rápidas, ou se o carro subvencionar ou sobrevirar.
O motor elétrico na extremidade traseira tem uma potência de 150 kW (204 cv) e mobiliza um torque de 310 newton metros (228,6 lb-ft) ; o motor dianteiro fornece às rodas dianteiras até 75 kW (102 cv) e 150 newton metros (110,6 lb-ft) .
A saída do sistema é 225 kW (305 cv). A bateria no piso do veículo armazena 82 quilowatts-hora, o que permite um alcance de mais de 450 quilômetros (279,6 milhas), de acordo com o padrão WLTP. A bateria é carregada com no máximo 125 quilowatts. Portanto, leva pouco mais de 30 minutos para atingir 80% da capacidade total.
Dirigibilidade
Um fator chave para o caráter esportivo e a excelente dinâmica transversal é a posição baixa e central na qual os componentes do inversor são instalados. O sistema de bateria de alta tensão é perfeitamente adaptado às dimensões do Audi Q4 Sportback e está localizado entre os eixos na forma de um bloco plano e largo abaixo do compartimento de passageiros. O sistema de bateria pesa 510 kg (1.124,4 lb) .
O centro de gravidade do conceito Audi Q4 Sportback e-tron está, portanto, em um nível semelhante ao de um sedan com um sistema de tração convencional.
A distribuição de carga do eixo é perfeitamente equilibrada em quase 50:50. As rodas dianteiras do conceito Q4 Sportback e-tron são guiadas em um eixo MacPherson com amortecedores adaptáveis. Na parte traseira, há um eixo multi-link com molas separadas e amortecedores adaptáveis.
A plataforma modular de eletrificação MEB: a base
MLB, MQB – plataforma modular longitudinal e plataforma modular lateral: esses sistemas de componentes para o desenvolvimento de veículos representam uma história de grande sucesso em todos os segmentos da Audi e Grupo Volkswagen. As plataformas anteriores foram projetadas primariamente para o uso de motores a combustão. O que é novo e diferente sobre a MEB, plataforma modular de eletrificação? Ela foi projetada especificamente e com exclusividade para veículos com sistemas elétricos de tração. Eixos, transmissões, chassis e a interação entre todos os componentes são selecionados e adaptados especificamente para a mobilidade elétrica.
Portanto, a colocação das unidades das bateiras de grande volume e sua geometria podem ser otimizadas sem precisar fazer concessões a outros sistemas de tração que precisam sempre ser considerados em MLB e MQB.
Ao mesmo tempo, a MEB abre um enorme potencial de sinergia. Esta plataforma serve como base principalmente para veículos elétricos no segmento A de alto volume. Ela permite o desenvolvimento da melhor tecnologia disponível conjuntamente entre as marcas e é usada em muitos veículos elétricos diferentes. Assim, a MEB ajuda também a mobilidade elétrica a participar mesmo no segmento compacto, mais sensível a preço.
E-initiative: mais de 20 modelos com tração elétrica até 2025
A marca das quatro argolas iniciou sua ofensiva elétrica com o lançamento mundial do SUV Audi e-tron totalmente elétrico em setembro de 2018. Por volta de 2025, a Audi oferecerá mais de 20 veículos com tração totalmente elétrica mundialmente, que representará aproximadamente 40% das vendas de modelos eletrificados.
Os SUVs dentro deste portfólio incluem o Audi e-tron e o Audi e-tron Sportback. Além disso, haverá uma gama de modelos com carroceria clássica, tais como Avant e Sportback. A oferta cobrirá cada segmento relevante do mercado, desde a classe compacta até a classe de luxo.
Eita carro bonito.
ResponderExcluirAlguma previsão sobre a notícia do recall das porcas frouxas do T-Cross??
ResponderExcluirO carro ficou interessante, interior arrojado com proposta futurista. Acho que a Audi acertou em cheio, deve vender bem
ResponderExcluirhttps://pplware.sapo.pt/motores/testes-oficiais-confirmaram-tesla-model-y-sera-o-suv-com-maior-autonomia-do-mercado/
ResponderExcluirLINDO...LINDO...LINDO...FASCINANTE
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