Enquanto os europeus ainda adoram modelos hatch como o Golf - modelo que passou quatro décadas como o carro mais vendido da Europa, o mercado mundial é dominado por sedãs médios e compactos. Em todo o mundo, eles respondem por quase um terço de todas as vendas da marca Volkswagen - com 1,6 milhão de veículos vendidos somente na China. Um total de seis modelos são oferecidos lá para satisfazer a alta demanda.

Sedãs médios predominam sobre hatchbacks na China

A preferência por sedãs médios e compactos deriva de aspectos racionais: cabines espaçosas e espaço no porta-malas - é por isso que o segmento de sedan é muito mais importante que o segmento hatchback. Na China, a montadora alemã disputa esse segmento com seis modelos.

JETTA VA3

JETTA VA3

A submarca JETTA foi lançada em 2019. É a primeira vez na história da Volkswagen que um modelo, neste caso o Jetta V3, que tem sido extremamente bem-sucedido na China há vários anos, se tornou uma submarca independente com sua própria rede de concessionárias. A soma dos números de vendas da versão anterior do Jetta com o JETTA VA3 mostra que mais de 145.000 unidades foram entregues aos clientes durante 2019, o ano de transição. Os veículos VA3 são produzidos em Chengdu. O modelo chinês compartilha apenas um nome com o Jetta vendido nas Américas do Norte e do Sul. Com 4,50 metros de comprimento, é consideravelmente mais compacto, possui um motor de 1,5 litro de aspiração natural com uma potência de 82 kW e destina-se principalmente a compradores iniciantes mais jovens.

FAW-Volkswagen Sagitar

FAW-Volkswagen Sagitar

A FAW-Volkswagen fabrica o Sagitar desde 2006, com produção agora em Changchun e Chengdu. É um modelo MQB e está disponível com um motor TSI de 1,2 litros (85 kW) ou com um motor a gasolina TSI de 1,4 litros turbo (110 kW). Desde 2019, a terceira geração está disponível na China como uma versão com distância entre eixos longa - 2,73 metros em comparação com os 2,69 metros do Jetta do Brasil. No ano em que o modelo mudou, cerca de 310.000 clientes optaram pelo Sagitar, dos quais mais de 176.000 escolheram o novo modelo.

SAIC Volkswagen Lamando

SAIC Volkswagen Lamando

O Lamando é produzido na China pela SAIC Volkswagen desde novembro de 2014. É um cupê de quatro portas com uma carroceria larga (1,82 metros) e uma altura de 1,42 metros, tornando-o comparativamente plano. O modelo também é construído usando a plataforma MQB e tem um comprimento total de 4,60 metros combinado com uma distância entre eixos de 2,65 metros. O Lamando vem com um motor TSI de quatro cilindros e 1,4 litros com duas opções de potência (96 e 110 kW), ambos com uma caixa de câmbio DSG de dupla embreagem. Uma versão esportiva do GTS com um motor TSI de 2,0 litros (162 kW) também está no mercado desde 2016. Mais de 101.000 unidades do Lamando foram entregues em 2019.

FAW-Volkswagen Bora

FAW-Volkswagen Bora

O Bora provou ser bem sucedido na China. A FAW-Volkswagen entregou 323.400 unidades aos clientes no ano passado. Também é um modelo MQB e está disponível com um motor de 1,5 litro naturalmente aspirado (83 kW) ou com um motor a gasolina TSI de 1,4 litro turbo (110 kW). Agora também existe uma versão elétrica - o e-Bora . O Bora tem 4,66 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,46 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,69 metros.

SAIC Volkswagen Santana

SAIC Volkswagen Santana

Esse modelo chinês de sucesso também não tem nada em comum com o angular original Santana, que foi baseado no Passat de segunda geração - um carro famoso no Brasil dos anos 80. Embora não esteja disponível no Brasil desde 2006, a produção de uma versão sedã continuou na China, juntamente com uma versão state baseada no Passat. Desde 2013, existe uma versão independente disponível na China, desenvolvida especificamente para o mercado doméstico. Tem 4,48 metros de comprimento, 1,71 metros de largura e 1,47 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,60 metros. Cerca de 245.000 unidades deste veículo foram vendidas na China no ano passado.

SAIC Volkswagen Lavida

SAIC Volkswagen Lavida

A terceira geração do Lavida da SAIC-Volkswagen está à venda desde maio de 2018. Outro modelo disponível apenas na China, foi especialmente desenvolvido para atender às preferências e exigências de determinados clientes. A atual geração do Lavida é construída na plataforma MQB e goza do mesmo nível de sucesso na China que o Passat na Alemanha. O Lavida foi o modelo mais vendido de todos os fabricantes em 2019, com 491.000 unidades vendidas. Também possui motor de 1,5 litro, aspirado naturalmente, aqui com 85 kW, ou um TSI de 1,4 litro com 110 kW e uma distância entre eixos de 2,68 metros. As dimensões do corpo da Lavida são: 4,67 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,47 metros de altura. Como o Bora, também há uma versão elétrica. O e-Lavida compartilha o trem de força com o e-Golf .

53 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Enquanto aqui, sedans considerados médios (segmento C ) como Civic, Corolla, Cruze, Jetta e Cerato estão perdendo espaço para os Suv s compactos (segmento B) de categoria inferior de mesmo preço dos sedans médios, mas com acabamento, mecânica, qualidade de carro mais simples como Polo, Onix, Fiesta e etc, fazendo as pessoas pagarem a preço de segmento C como qualidade de carro segmento B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato. O mercado brasileiro é fortemente marcado pela visão feminina, que opina na compra. SUV é queridinho delas no Brasil

      Excluir
    2. Verdade. Mulher não entende nada de carro e por isso esses Suv s de shopping de segmento B estão tão caro.

      Excluir
    3. Parmera: tu é o cara !
      Brasileiro é tudo corno mesmo kkkk

      Excluir
    4. Você tem razão, mas a minha cidade tem uns pedaços de asfalto em meio às crateras e neste caso, suv compacto acaba fazendo mais sentido. Eu tenho um cruze e minha esposa um ecosport. A diferença de comportamento na buraqueira é gritante a favor do ford.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que parece um sirico .
      Haters kk

      Excluir
    2. Estava sem oculos quando viu Onix e Chevette?

      Excluir
    3. Usei o mesmo óculos que vc, qdo diz que jetta, t cross, parecem com o gol

      Excluir
    4. unknow perdendo a linha kkkkkkkkkkkkkkk
      apezeiro é cego... só eles enxergam os detalhes na escala da vw para poder destinguir um gol de um golf no retrovisor kkkkkkk jetta, voyage e afins entao.... vixe...

      Excluir
    5. Eu nunca andei olhando para o retrovisor pra advinhar qual o carro.vc é doentinho kk

      Excluir
    6. outro cego aqui para negar as semelhancas nos carros da vw....
      são tão bitolados que se negam a tal fato! vcs apezeiros são patéticos em tentar defender isso kkkkkkkk

      Excluir
    7. Todas as marcas tem carros quase iguais, mas só a VW são idênticos, são pateticos todo mundo .

      Excluir
  3. Como sempre a pessoa contra um Volkswagen sedan voyage,virtus,jetta e passat td igual não tem diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente !. São todos iguais !.

      Excluir
    2. Como sempre os mesmos argumentos... Muda o disco!

      Excluir
    3. Isso não é argumento. É falta de argumento.

      Coisa de papagaio da Internet, que só repetem o que leem.

      Excluir
    4. Olha quem fala, o Sr. "qualidade construtiva".

      Excluir
  4. Nessas joint ventures, qual é a porcentagem que fica para a VW ?

    ResponderExcluir
  5. A VW tem domínio no mercado chinês, somando todas as suas marcas por lá, vende mais de 4 milhões de carros. É a líder incontestável, e por isso está em posição sólida e ereta para enrabar todas as demais marcas. Tenho pena, especialmente, de FCA e PSA, que não tem posição alguma na China, e correm o risco de desaparecer. Ou serem compradas pela VW.

    ResponderExcluir
  6. Apenas curiosidade!!! Qual a posição do VW no segundo maior mercado automotivo do mundo em vendas (USA) e primeiro em arrecadação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Carlota e seus fakes não vão aparecer para responder eu faço isso. Nos EUA a vw é insignificante a ponto de toda a linha vender menos que o RAV4 da Toyota.

      Excluir
    2. maior mercado do mundo é a CHina, o dobro dos EUA< e lá a VW é líder. O segundo maior mercado do mundo é a Europa, e lá a VW lidera com folga. |Fatos, apenas pelos fatos.

      Excluir
    3. China é um País, USA outro País, Europa não é um PAIS. E a China ñ é o dobro do mercado. Então a VW é xingling?

      Excluir
    4. https://www.google.com/amp/s/omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/uol_amp/2020/02/10/brasil-ganha-duas-posicoes-e-e-o-sexto-do-mundo/

      Fatos apenas fatos. Dobro onde? Quem é a montadora líder mesmo?

      Excluir
    5. China produziu 2,5 vezes a mais que USA e consumiu internamente 1/3 a mais.

      Toyota é a maior marca. VW é o maior grupo automotivo e o que mais arrecada.

      Excluir
  7. As mesma merda de carro !
    Sem inspiração de design
    Chinês só vive de olho fechado pra merda mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só minaram a Fiat lá,mercado Chinês se bobear é mais exigente que o daqui.
      São sedãs médios e não gambiarras feitas em cima de carro compacto.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Sagitar e lavida achei legal, porém tudo com cara de gol !!!!

    ResponderExcluir
  9. Engraçado ne monzalovers, nenhum GM na lista, como sempre!!..ai os monzalovers começam: tudo cara de gol e bla bla bla kkkkkkkkkkk..melhor ter cara de gol, do que parecer com ágile, spin, cobalt kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Vw é marca perfeita pra fazer carros chineses para os chineses, afinal, como o povo daquele país, os carros são quase iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa de papagaio da Internet, que só repetem o que leem.

      Excluir
    2. Falou o sujeito que só sabe falar em "qualidade construtiva" sem nem ao menos saber identificar o que é isso.

      Excluir
  11. A China, mais uma vez, foi o país que mais vendeu carro no mundo. Foram 25,8 milhões de unidades em 2019, bem à frente dos Estados Unidos, que ficou na segunda posição com 17 milhões.... - Veja mais em https://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/2020/02/10/brasil-ganha-duas-posicoes-e-e-o-sexto-do-mundo/?cmpid=copiaecola

    ResponderExcluir
  12. Carro com excelente acabamento, custo benefício e design é esse Mazda 3 fabricado no México. Veja o link

    https://youtu.be/NFTxxOtab8s

    ResponderExcluir
  13. Vw é tudo igual ao gol, feio pra caceta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum dos carros acima tem frente de Gol,feio pra cacete é mentir falando o que não sabe.

      Excluir
    2. Coisa de papagaio da Internet, que só repetem o que leem.

      Excluir
    3. new santana e lamando nao tem semelhanca frontal com gol? kkkkkkk vcs são comédia demais... como vcs sao ridiculos!!!! kkkkkk
      pensa na saveiro robust sem os cromados... kkkkkkkk até ela se parece !

      Excluir
    4. Assim como:
      Celtinha = Cruzinho
      HB20 lixo = i30 lixo
      o unico q eu defendo é o "Fiugião" (que tem besta aqui q n sabe nem pronunciar Fusion) esse sim e totalmente diferente do Fiesta, parecem de marcas distintas.

      Excluir
  14. Nossa! Como os chineses gostam de voyage...

    ResponderExcluir
  15. Falem...alemaes fazem isso sempre.
    Vw/audi ,bmw ,mercedes,porsche.
    Ai agora a gm tb esta botando tudo com uma identidade.plausível, mas a vw veio qd o siroco lançou essa identidade que está mudando. Mas para zoar tudo é valido rsrs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem