Enquanto os europeus ainda adoram modelos hatch como o Golf - modelo que passou quatro décadas como o carro mais vendido da Europa, o mercado mundial é dominado por sedãs médios e compactos. Em todo o mundo, eles respondem por quase um terço de todas as vendas da marca Volkswagen - com 1,6 milhão de veículos vendidos somente na China. Um total de seis modelos são oferecidos lá para satisfazer a alta demanda.
A preferência por sedãs médios e compactos deriva de aspectos racionais: cabines espaçosas e espaço no porta-malas - é por isso que o segmento de sedan é muito mais importante que o segmento hatchback. Na China, a montadora alemã disputa esse segmento com seis modelos.
JETTA VA3
A submarca JETTA foi lançada em 2019. É a primeira vez na história da Volkswagen que um modelo, neste caso o Jetta V3, que tem sido extremamente bem-sucedido na China há vários anos, se tornou uma submarca independente com sua própria rede de concessionárias. A soma dos números de vendas da versão anterior do Jetta com o JETTA VA3 mostra que mais de 145.000 unidades foram entregues aos clientes durante 2019, o ano de transição. Os veículos VA3 são produzidos em Chengdu. O modelo chinês compartilha apenas um nome com o Jetta vendido nas Américas do Norte e do Sul. Com 4,50 metros de comprimento, é consideravelmente mais compacto, possui um motor de 1,5 litro de aspiração natural com uma potência de 82 kW e destina-se principalmente a compradores iniciantes mais jovens.
FAW-Volkswagen Sagitar
A FAW-Volkswagen fabrica o Sagitar desde 2006, com produção agora em Changchun e Chengdu. É um modelo MQB e está disponível com um motor TSI de 1,2 litros (85 kW) ou com um motor a gasolina TSI de 1,4 litros turbo (110 kW). Desde 2019, a terceira geração está disponível na China como uma versão com distância entre eixos longa - 2,73 metros em comparação com os 2,69 metros do Jetta do Brasil. No ano em que o modelo mudou, cerca de 310.000 clientes optaram pelo Sagitar, dos quais mais de 176.000 escolheram o novo modelo.
SAIC Volkswagen Lamando
O Lamando é produzido na China pela SAIC Volkswagen desde novembro de 2014. É um cupê de quatro portas com uma carroceria larga (1,82 metros) e uma altura de 1,42 metros, tornando-o comparativamente plano. O modelo também é construído usando a plataforma MQB e tem um comprimento total de 4,60 metros combinado com uma distância entre eixos de 2,65 metros. O Lamando vem com um motor TSI de quatro cilindros e 1,4 litros com duas opções de potência (96 e 110 kW), ambos com uma caixa de câmbio DSG de dupla embreagem. Uma versão esportiva do GTS com um motor TSI de 2,0 litros (162 kW) também está no mercado desde 2016. Mais de 101.000 unidades do Lamando foram entregues em 2019.
FAW-Volkswagen Bora
O Bora provou ser bem sucedido na China. A FAW-Volkswagen entregou 323.400 unidades aos clientes no ano passado. Também é um modelo MQB e está disponível com um motor de 1,5 litro naturalmente aspirado (83 kW) ou com um motor a gasolina TSI de 1,4 litro turbo (110 kW). Agora também existe uma versão elétrica - o e-Bora . O Bora tem 4,66 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,46 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,69 metros.
SAIC Volkswagen Santana
Esse modelo chinês de sucesso também não tem nada em comum com o angular original Santana, que foi baseado no Passat de segunda geração - um carro famoso no Brasil dos anos 80. Embora não esteja disponível no Brasil desde 2006, a produção de uma versão sedã continuou na China, juntamente com uma versão state baseada no Passat. Desde 2013, existe uma versão independente disponível na China, desenvolvida especificamente para o mercado doméstico. Tem 4,48 metros de comprimento, 1,71 metros de largura e 1,47 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,60 metros. Cerca de 245.000 unidades deste veículo foram vendidas na China no ano passado.
SAIC Volkswagen Lavida
A terceira geração do Lavida da SAIC-Volkswagen está à venda desde maio de 2018. Outro modelo disponível apenas na China, foi especialmente desenvolvido para atender às preferências e exigências de determinados clientes. A atual geração do Lavida é construída na plataforma MQB e goza do mesmo nível de sucesso na China que o Passat na Alemanha. O Lavida foi o modelo mais vendido de todos os fabricantes em 2019, com 491.000 unidades vendidas. Também possui motor de 1,5 litro, aspirado naturalmente, aqui com 85 kW, ou um TSI de 1,4 litro com 110 kW e uma distância entre eixos de 2,68 metros. As dimensões do corpo da Lavida são: 4,67 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,47 metros de altura. Como o Bora, também há uma versão elétrica. O e-Lavida compartilha o trem de força com o e-Golf .
Enquanto aqui, sedans considerados médios (segmento C ) como Civic, Corolla, Cruze, Jetta e Cerato estão perdendo espaço para os Suv s compactos (segmento B) de categoria inferior de mesmo preço dos sedans médios, mas com acabamento, mecânica, qualidade de carro mais simples como Polo, Onix, Fiesta e etc, fazendo as pessoas pagarem a preço de segmento C como qualidade de carro segmento B.
ResponderExcluirFato. O mercado brasileiro é fortemente marcado pela visão feminina, que opina na compra. SUV é queridinho delas no Brasil
ExcluirVerdade. Mulher não entende nada de carro e por isso esses Suv s de shopping de segmento B estão tão caro.
ExcluirParmera: tu é o cara !
ExcluirBrasileiro é tudo corno mesmo kkkk
Você tem razão, mas a minha cidade tem uns pedaços de asfalto em meio às crateras e neste caso, suv compacto acaba fazendo mais sentido. Eu tenho um cruze e minha esposa um ecosport. A diferença de comportamento na buraqueira é gritante a favor do ford.
ExcluirEsses carros parecem o Voyage.
ResponderExcluirQue parece um sirico .
ExcluirHaters kk
E o ônix parece um chevette
ExcluirEstava sem oculos quando viu Onix e Chevette?
ExcluirUsei o mesmo óculos que vc, qdo diz que jetta, t cross, parecem com o gol
ExcluirParece Sedan Voyage.
Excluirunknow perdendo a linha kkkkkkkkkkkkkkk
Excluirapezeiro é cego... só eles enxergam os detalhes na escala da vw para poder destinguir um gol de um golf no retrovisor kkkkkkk jetta, voyage e afins entao.... vixe...
Eu nunca andei olhando para o retrovisor pra advinhar qual o carro.vc é doentinho kk
Excluiroutro cego aqui para negar as semelhancas nos carros da vw....
Excluirsão tão bitolados que se negam a tal fato! vcs apezeiros são patéticos em tentar defender isso kkkkkkkk
Todas as marcas tem carros quase iguais, mas só a VW são idênticos, são pateticos todo mundo .
ExcluirComo sempre a pessoa contra um Volkswagen sedan voyage,virtus,jetta e passat td igual não tem diferença.
ResponderExcluirRealmente !. São todos iguais !.
ExcluirComo sempre os mesmos argumentos... Muda o disco!
ExcluirIsso não é argumento. É falta de argumento.
ExcluirCoisa de papagaio da Internet, que só repetem o que leem.
Olha quem fala, o Sr. "qualidade construtiva".
ExcluirQueria todos.
ResponderExcluirEsse bora é lindo.
Nessas joint ventures, qual é a porcentagem que fica para a VW ?
ResponderExcluirA VW tem domínio no mercado chinês, somando todas as suas marcas por lá, vende mais de 4 milhões de carros. É a líder incontestável, e por isso está em posição sólida e ereta para enrabar todas as demais marcas. Tenho pena, especialmente, de FCA e PSA, que não tem posição alguma na China, e correm o risco de desaparecer. Ou serem compradas pela VW.
ResponderExcluirApenas curiosidade!!! Qual a posição do VW no segundo maior mercado automotivo do mundo em vendas (USA) e primeiro em arrecadação?
ResponderExcluirComo Carlota e seus fakes não vão aparecer para responder eu faço isso. Nos EUA a vw é insignificante a ponto de toda a linha vender menos que o RAV4 da Toyota.
Excluirmaior mercado do mundo é a CHina, o dobro dos EUA< e lá a VW é líder. O segundo maior mercado do mundo é a Europa, e lá a VW lidera com folga. |Fatos, apenas pelos fatos.
ExcluirChina é um País, USA outro País, Europa não é um PAIS. E a China ñ é o dobro do mercado. Então a VW é xingling?
Excluirhttps://www.google.com/amp/s/omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/uol_amp/2020/02/10/brasil-ganha-duas-posicoes-e-e-o-sexto-do-mundo/
ExcluirFatos apenas fatos. Dobro onde? Quem é a montadora líder mesmo?
China produziu 2,5 vezes a mais que USA e consumiu internamente 1/3 a mais.
ExcluirToyota é a maior marca. VW é o maior grupo automotivo e o que mais arrecada.
Do mesmo link informado
ExcluirAs mesma merda de carro !
ResponderExcluirSem inspiração de design
Chinês só vive de olho fechado pra merda mesmo
Só minaram a Fiat lá,mercado Chinês se bobear é mais exigente que o daqui.
ExcluirSão sedãs médios e não gambiarras feitas em cima de carro compacto.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSagitar e lavida achei legal, porém tudo com cara de gol !!!!
ResponderExcluirCoisa de papagaio da Internet, que só repetem o que leem.
ExcluirO papagaio mor que está dizendo.
ExcluirEngraçado ne monzalovers, nenhum GM na lista, como sempre!!..ai os monzalovers começam: tudo cara de gol e bla bla bla kkkkkkkkkkk..melhor ter cara de gol, do que parecer com ágile, spin, cobalt kkkkkkkkkk
ResponderExcluirA matéria se refere a modelos fabricados pela VW. Logo, não há produtos GM na lista.
ExcluirFicou agressiva !!!!
ExcluirVw é marca perfeita pra fazer carros chineses para os chineses, afinal, como o povo daquele país, os carros são quase iguais.
ResponderExcluirCoisa de papagaio da Internet, que só repetem o que leem.
ExcluirFalou o sujeito que só sabe falar em "qualidade construtiva" sem nem ao menos saber identificar o que é isso.
ExcluirA China, mais uma vez, foi o país que mais vendeu carro no mundo. Foram 25,8 milhões de unidades em 2019, bem à frente dos Estados Unidos, que ficou na segunda posição com 17 milhões.... - Veja mais em https://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/2020/02/10/brasil-ganha-duas-posicoes-e-e-o-sexto-do-mundo/?cmpid=copiaecola
ResponderExcluirEita porra
ExcluirCarro com excelente acabamento, custo benefício e design é esse Mazda 3 fabricado no México. Veja o link
ResponderExcluirhttps://youtu.be/NFTxxOtab8s
Vw é tudo igual ao gol, feio pra caceta
ResponderExcluirNenhum dos carros acima tem frente de Gol,feio pra cacete é mentir falando o que não sabe.
ExcluirCoisa de papagaio da Internet, que só repetem o que leem.
Excluirnew santana e lamando nao tem semelhanca frontal com gol? kkkkkkk vcs são comédia demais... como vcs sao ridiculos!!!! kkkkkk
Excluirpensa na saveiro robust sem os cromados... kkkkkkkk até ela se parece !
Assim como:
ExcluirCeltinha = Cruzinho
HB20 lixo = i30 lixo
o unico q eu defendo é o "Fiugião" (que tem besta aqui q n sabe nem pronunciar Fusion) esse sim e totalmente diferente do Fiesta, parecem de marcas distintas.
Nossa! Como os chineses gostam de voyage...
ResponderExcluirNão vi nenhum Voyage
ExcluirFalem...alemaes fazem isso sempre.
ResponderExcluirVw/audi ,bmw ,mercedes,porsche.
Ai agora a gm tb esta botando tudo com uma identidade.plausível, mas a vw veio qd o siroco lançou essa identidade que está mudando. Mas para zoar tudo é valido rsrs.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.