Com o novo PEUGEOT 208 sendo escolhido o "Carro do Ano 2020", em 2 de março, em Genebra, a marca PEUGEOT comemora pela sexta vez o prêmio automotivo mais cobiçado do mercado. Um troféu por um júri independente de sessenta jornalistas europeus, todos especialistas em automóveis.
O PEUGEOT 208 é o primeiro carro urbano compacto da marca do Leão a ser eleito “Car of the year”. Cinco outros PEUGEOT, de diferentes segmentos, também ganharam este prêmio: os sedãs PEUGEOT 504 (1969) e PEUGEOT 405 (1988) e os hatches médios PEUGEOT 307 (2002) e PEUGEOT 308 (2014). O SUV PEUGEOT 3008 (2017) foi o primeiro "Veículo Utilitário Esportivo" a conquistar a honraria desde a criação do troféu, em 1964.
Novo PEUGEOT 208
O novo PEUGEOT 208 tornou-se o sexto modelo da marca PEUGEOT a ganhar o prêmio mais cobiçado da Europa. Ele atende a todos os critérios que o levaram a ganhar a votação. O design do novo PEUGEOT 208 o coloca no centro do movimento de sofisticação que a PEUGEOT tem implementado em sua linha de veículos.
A tecnologia presente no modelo abre caminho para a direção semi-autônoma, com equipamentos de auxílio à condução de última geração, destacando-se como o melhor neste quesito em seu segmento. Os motores de combustão interna ou elétrica oferecem liberdade de escolha para seus os condutores.
O novo PEUGEOT e-208 representa uma nova etapa no mundo da mobilidade elétrica. Com um alcance de 340 km (de acordo com o protocolo de certificação WLTP), 100 kW (136 cv) e 260 Nm de torque (disponível a 0 km / h), permitindo que ele vá de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. O novo PEUGEOT e-208 oferece uma experiência de condução estimulante, complementada por três modos de condução: Esporte, Normal e Eco.
O novo PEUGEOT 208 está entre os veículos mais vendidos da Marca na atualidade na Europa e já recebeu 130.000 pedidos de compra no velho continente, incluindo 15% para as versões elétricas desde o seu lançamento, em setembro de 2019.
PEUGEOT 504: o primeiro título, com “olhos de Sophia Loren”
Para conhecer o primeiro PEUGEOT "Carro do ano" é preciso voltar mais de meio século. Em 1969, o sedan ilustrava a ascensão dos modelos de classe média. Seguiu os passos técnicos do PEUGEOT 404, com exceção de sua suspensão independente nas quatro rodas. O 504 também foi o primeiro PEUGEOT com tração traseira.
O seu design único é o resultado de uma estreita colaboração entre o estilo PEUGEOT e Pininfarina. A equipe da Pininfarina foi responsável pela linha lateral, pela famosa “quebra” do porta-malas e por dar o estilo PEUGEOT para a parte dianteira. Na ocasião, o famoso designer italiano disse - depois de ter desistido de mostrar seu próprio projeto – que o carro "tem os olhos de Sophia Loren"!
Rei da pista, graças à sua robustez lendária, o PEUGEOT 504 venceu os principais ralis africanos em diversas oportunidades, como o Safari da África Oriental, o Rally de Marrocos ou o Rally de Bandama.
O primeiro "Carro do ano" da PEUGEOT foi produzido de 1968 a 2005, com 3.713.356 unidades vendidas, incluindo 2.644.326 sedãs.
PEUGEOT 405, uma unanimidade
Quase duas décadas depois, outro sedan, o PEUGEOT 405, vencia o “Carro do Ano” (1988). Nada menos que 54 dos 57 membros deram a pontuação mais alta ao modelo. Com características estéticas semelhantes ao PEUGEOT 205, o 405 consagrava o prazer e o conforto na direção. Suas suspensões sofisticadas foram disponibilizadas desde as versões básicas. Ele incorporava novas tecnologias, como freios ABS e o motor 1.9 turbo a diesel de 90 cv.
O PEUGEOT 405 também possuía uma versão Mi16, que se tornou uma referência real desde o momento do seu lançamento. Seus 160 cv utilizavam a tecnologia de motor mais eficiente da época: o sistema de 4 válvulas por cilindro.
Foi ao volante de uma versão cupê de rali, derivada do sedan, que Ari Vatanen venceu as edições de 1989 e 1990 do Paris-Dakar. Sua mecânica é baseada na do 205 Turbo 16. O mesmo Ari Vatanen, em uma versão derivada do 405 T16, venceu as edições de 1988 e 1989 da American Pikes Peak International Hill Climb. O feito entrou no imaginário dos amantes de automóveis graças ao filme "Climb Dance", que refaz a lendária escalada.
Além dessas façanhas esportivas, o 405 foi um verdadeiro sucesso popular, com mais de 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
PEUGEOT 307, o hatch que elevou o nível do segmento
Em 2002, o PEUGEOT 307 representava o equilíbrio perfeito na nova geração de hatches médios que chegavam ao mercado. Ele se destacou de seus concorrentes por sua altura superior, facilitando o embarque de passageiros e, com esta característica, o modelo ganhou, catorze anos após o PEUGEOT 405, o título de “Carro do ano”.
O seu design exterior, atraente e dinâmico, foi inspirado no do PEUGEOT 206. O carro tinha uma melhor visibilidade frontal graças a um grande para-brisas. Seu interior espaçoso, funcional e versátil foi inspirado no mundo dos MPVs. Ao volante, o baixo nível de ruído e poder de frenagem tornam a direção uma experiência excepcional. O PEUGEOT 307 foi equipado com o motor diesel mais limpo do seu tempo, o 2.0 HDi 110 cv. com filtro de partículas.
O PEUGEOT 307 também lançou a política “margarida”, dando origem a uma ampla gama de silhuetas derivadas com personalidades muito fortes: sedãs de 3, 4, 5 portas, SW (Station-Wagon) ou CC (Coupé-Cabriolet), não esquecendo o 307 WRC, que sucedeu o 206 WRC no Campeonato Mundial de Ralis em 2004 e 2005.
Mais de 3,7 milhões de PEUGEOT 307 - todas as silhuetas combinadas - foram vendidas em redor do mundo.
PEUGEOT 308, elegância e qualidades dinâmicas recompensadas
Em 2014, a Marca e a maior parte do mundo automotivo estavam entrando em uma nova era. Com o PEUGEOT 308, designers e engenheiros estavam projetando um modelo moderno com um design sofisticado. Graças à nova plataforma modular EMP2, o novo PEUGEOT 308 possuía dimensões compactas e uma massa mais leve (-140 kg em relação ao seu antecessor), o que contribuiu para tornar seu comportamento referência no segmento.
O cockpit do novo 308, que incorporava um novo arsenal tecnológico, também foi projetado para fornecer uma nova experiência de direção intuitiva: volante compacto, head-up display, console central alto e uma grande tela touch de 9,7 ". O PEUGEOT i-Cockpit®, inspirado no carro-conceito SR1, estabeleceu um novo padrão no mundo automotivo e agora é uma das principais características da maior parte dos carros de passeio da Marca.
1,7 milhão de unidades do PEUGEOT 308, com todas as silhuetas combinadas, foram vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento no final de 2013.
PEUGEOT 3008, o primeiro SUV eleito “Carro do Ano”
O primeiro SUV premiado desde a criação do troféu em 1964, o PEUGEOT 3008 é a materialização do desejo e do movimento da PEUGEOT de subir a gama de seus veículos para um patamar mais premium. O resultado é uma combinação inovadora de design, conforto e de controle na estrada. O 3008 representa a visão da PEUGEOT do segmento SUV, em mercados onde a demanda por essa silhueta é insaciável. Esses elementos foram decisivos para tornar o PEUGEOT 3008 “Carro do ano” em 2017. O veículo também foi o ponto de partida para uma nova geração do PEUGEOT i-Cockpit®, conhecido como "Amplify", oferecendo uma experiência intuitiva e única no prazer de dirigir, além de ser uma porta de entrada para funções avançadas de assistência ao motorista e conectividade permanente.
Consolidado no mundo dos utilitários esportivos, o PEUGEOT 3008 se destaca por suas qualidades "off-road", graças ao controle avançado de aderência (Grip Control) e seus cinco modos de aderência ao terreno, que permitem a adaptação a todos os tipos de solo. Em 2016, a PEUGEOT Sport apresentou o 3008 DKR. Com a conquista das três primeiras posições em 2017 e o degrau mais alto do pódio em 2018, o Leão colocou seu nome na lista de vencedores do Dakar.
Mais de 1,7 milhão de PEUGEOT 3008 já foram vendidos em todo o mundo desde o seu lançamento em outubro de 2016.
O prêmio COTY: uma reunião de peritos europeus
60 jornalistas independentes, especializados no setor automotivo, compõem o prêmio COTY (Carro do ano ou Car Of The Year, em inglês). Esses especialistas são de 23 países. O número de representantes de um país depende do tamanho de seu mercado e da importância de sua indústria automotiva. Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido têm seis membros. Os outros países com representantes são: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Rússia, Eslovênia, Suécia, Suíça e Turquia.
O prêmio COTY é conquistado por um único vencedor a cada ano. Recebe a honraria aquele que sintetiza a novidade mais marcante, qualquer que seja seu segmento, forma e preço, vendido nos 12 meses anteriores à entrega do troféu. Inovação técnica e valor agregado são os critérios com maior peso. O prêmio COTY existe desde 1964: é o troféu mais antigo e mais cobiçado do mundo automotivo.
Vão lá Carlos4Carros, Thieng, Daniel MB, Mano Brow, Mustang e demais loucos, agora podem criticar os jurados e chamá-los de loucos, porque os que entendem mesmo de carros são vocês!!!
ResponderExcluirAHAHAHAHAHAHA
Nessa hora o C4C, Thienge, Daniel MB, Mano Broxa, e tantos outros fanboyzetes simplesmente colocam o rabinho por entre as pernas, morder as fronhas e chorar num cantinho escuro
Excluir🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Daqui a pouco eles aparecem chorando e dizendo que o Car of the year não tem importância, que mais importante é o prêmio X que um VW Y vai ganhar.
ExcluirTodos esses citados são a mesma pessoa.
ExcluirO thieng tá fora da lista, o resto é tudo uma pessoa só.
ExcluirEsqueceram de incluir o TSI e o Eddie.
ExcluirE o Mustang, Commodus Antonius e Marcos Vianna.
ExcluirVW chama Fox, Gol e outros 5 modelos por 'airbags mortais' RECALL
ResponderExcluirResultado esperado e mais que justo. Consequência disso; está fazendo um tremendo sucesso na Europa.
ResponderExcluirAssisti a avaliação dum europeu sobre este 208, em quase nada justifica o premio Carro do Ano, o proprio avaliador questionou tal premio. Hoje, quase tudo é marketing e interesses comerciais, taí o Fire que não me deixa mentir.
ResponderExcluirSó seu blog aqui que te deixa mentir.
ExcluirE o polo mpi dando pau no motor vai te fazer mentir.
ExcluirKkk tem bolsominio que não dorme hoje
ResponderExcluirOs melhores carros são alemães, americanos e Franceses, o resto é blá blá blá.
ResponderExcluirEsses novos modelos da Peugeot estão em outro patamar( novo 208, novo 308, 3008 e 5008).
ResponderExcluirEm termos de tecnologia embarcada, design, montagem são excelentes modelos. O único quesito negativo é a durabilidade em terras tupiniquins, pois na Europa não há esse problema. A manutencso após a garantia também é uma questão a ser considerada no Brasil.
ExcluirEsse prêmio só vem ratificar o que eu já penso e sempre falo: 208 é superior ao Polo.
ResponderExcluirO 208 da geração anterior já é superior ao Polo, imagina esse, entra em uma versão de entrada dele e verá que o acabamento dele é muito superior ao Polo Highline, sem contar que tem equipamentos que o Polo só tem na versão topo, como cruise control com limitador de velocidade, porta-luvas refrigerado, etc., sem contar que o carro tem uma dirigibilidade ímpar.
Excluir#ChupaGolfMk8 #BoquetaXingLing
ResponderExcluir307 foi o melhor na sua época
ResponderExcluir3008 é o melhor dos coco concorrentes hoje!
208 disparado irá tb ser o melhor da categoria!
Polo killer no Brasil
ResponderExcluirGolf killer na Europa
se esse 208 chegar aqui com preço competitivo e um bom motor, vai vender pra caraca porque esse carro e muito bonito ta loco...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.