A maior parte do mundo está paralisada neste momento por causa do coronavírus, mas a China está emergindo lentamente de suas paralisações, reiniciando a produção nas fábricas e retomando alguns vôos - algo que deve aliviar a situação de algumas das principais montadoras de automóveis, que terão que lidar com o surto epidêmico nos próximos meses na Europa, EUA, Índia e América Latina.
As vendas de carros na China provavelmente atingiram um nível baixo no mês passado e devem se recuperar gradualmente à medida que a propagação do vírus diminui e os consumidores retornam às compras, disse um grupo da indústria automobilística neste mês.
"Indicadores em tempo real mostram que a China está reiniciando seu complexo industrial", disseram analistas da Sanford C. Bernstein em nota na terça-feira. "Claramente, o reinício está em um estágio inicial, mas as coisas estão melhorando gradualmente".
Outro sinal de que as coisas na segunda maior economia do mundo estão melhorando são o tráfego de metrô chinês aumentando 21% na semana passada e as vendas on-line de aparelhos de grande porte se recuperando em volumes e preços médios semanalmente. Grande parte da China ficou fechada por semanas, começando no final de janeiro, após o surto prolongar um feriado do Ano Novo Lunar.
Situação das montadoras na China:
BMW
A produção nas fábricas da BMW em Shenyang foi retomada em 17 de fevereiro, e a montadora disse estar confiante de que o governo chinês administrará a crise e derrotará a epidemia. "Continuamos confiantes nas perspectivas de negócios de médio e longo prazo de nosso mercado número 1 em todo o mundo", afirmou a empresa em uma resposta por e-mail a perguntas.
Daimler / Mercedes-Benz
A Daimler reabriu sua fábrica na China e disse que a grande maioria de suas concessionárias reabriu.
Fiat Chrysler
A empresa disse que suas operações de fabricação na China reiniciam a produção sob a aprovação dos governos regionais e nacionais relevantes. Mais de 90% de seus revendedores e 95% da equipe da joint venture com o Guangzhou Automobile Group estão online novamente, e "as operações gerais de manufatura e comerciais estão gradualmente retomando os negócios", afirmou a Fiat Chrysler.
Ford
A montadora disse que suas fábricas chinesas retomaram a produção em 10 de fevereiro e a produção continua a aumentar. As duas joint ventures locais alcançaram quase 100% de recuperação, embora alguns funcionários de Hubei ou Wuhan ainda estejam sob restrições de viagem.
Honda
A montadora japonesa disse que a capacidade está se recuperando gradualmente em seus dois empreendimentos chineses e até agora eles não tiveram problemas causados pela falta de peças no local devido à tensão no fornecimento de fora da China.
Grupo PSA
A joint venture da Peugeot e da Citroen reiniciou a produção de carros em sua fábrica na cidade de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus na China . A joint venture também está construindo carros de duas outras bases de fabricação em Chengdu e Xiangyang .
Nissan
Todas as fábricas da Nissan na China retomaram o trabalho e a produção deve se alinhar aos mandatos do governo, informou a empresa.
Tesla
A fábrica da Tesla na China se recuperou de um desligamento relacionado a vírus melhor do que muitos na indústria, ajudada por ajuda das autoridades locais. Depois de retomar as operações em 10 de fevereiro, a fábrica - apenas a Tesla fora dos EUA - superou a capacidade que possuía antes da paralisação, atingindo uma produção semanal de 3.000 carros, disse um representante da empresa na sexta-feira.
Toyota
As fábricas da gigante automobilística em Guangzhou e Changchun retornaram ao seu horário regular de dois turnos, enquanto em Tianjin, todas as linhas de produção estão de volta aos acordos de dois turnos, exceto uma que permanece em um turno. A fábrica de Chengdu está mantendo seu turno habitual. Mais de 98% das concessionárias da Toyota estão abertas novamente, e a empresa não tem planos no momento de ajustar sua meta de vendas na China para 2020, disse a empresa.
Volkswagen
Quase todos os locais de produção estão de volta às operações, disse o Grupo Volkswagen. Os desafios incluem uma lenta cadeia de suprimentos nacional e o aumento da logística, além de opções limitadas de viagem para os funcionários. Todos os locais de produção de componentes da Volkswagen e de seus parceiros estão produzindo novamente, afirmou. A empresa está ajustando seus níveis de produção com base nas condições atuais, como passar para um turno em vez de dois anteriormente, de acordo com a empresa.
Volvo
No início deste mês, a Volvo Cars reabriu suas quatro fábricas na China após um longo período de fechamento para lidar com o surto de vírus. A montadora disse que o tráfego atual da sala de exposições indica um retorno ao normal no mercado de automóveis da China. A Volvo fabrica veículos em Chengdu, Luqiao e Daqing e fabrica motores em Zhangjiakou.
Fonte: Auto News
Por Lá o governo tem $$$ para incentivar principalmente o mercado interno baixando os impostos por exemplo, já aqui o povo vai ficar sem renda para adquirir carro 0km nesse momento, esse ano pelo menos será um desastre no setor.
ResponderExcluirAqui não tem muito o que fazer, um país rico empobrecido.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSempre tem o que fazer, mexer nos depósitos compulsórios dos bancos, taxar grandes fortunas e bens supérfluos, você paga para ter um carro mas não paga para ter um iate ou avião, desoneração fiscal, empréstimos e até em último caso imprimir dinheiro até que a economia gire. Só mexer nos depósitos compulsórios já tem um grande fôlego para o governo.
ExcluirVão trabalhar preguiçosos
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMas nao é só Onix e Chevrolet que tem peças? Pra vcs verem como tem gente que critica sem saber o que fala.
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