A Fiat do Brasil comemora os 35 anos de lançamento do Prêmio - sedã compacto lançado em março de 1985 para concorrer com o Volkswagen Voyage.
O Fiat Prêmio foi o primeiro carro nacional a oferecer o computador de bordo, apresentando no display médias de consumo e velocidade, além de autonomia.
O Prêmio também inaugurou o motor 1.5 Sevel, com 71,4 cv de potência e torque de 12,3 kgfm (etanol), alcançando o mesmo desempenho do Uno Sx (modelo esportivo da linha Uno), mesmo sendo o sedã 13 kg mais pesado.
O sedã da Fiat adotava suspensão macia, e ofertava grande espaço interno. Um dos destaques era o porta-malas: com capacidade de 530 litros, era o maior da categoria no país. Também trazia uma solução inteligente por não carregar o estepe no compartimento, e sim no cofre do motor.
Outra diferenciação era a carroceria com opção de duas e quatro portas, enquanto a maioria de seus concorrentes da época só oferecia sedãs com duas.
Desenvolvido no Brasil, o Fiat Prêmio logo atravessou fronteiras e foi comercializado em países da América Latina e Europa com o nome Duna.
Sucesso por onde passou, o sedã chegou a ser um dos veículos mais vendidos na terra natal da Fiat, a Itália.
Lançado com o slogan “Estamos vivendo um novo tempo e você merece um Prêmio”, o veículo foi reconhecido como “Carro do Ano 1986” pela Revista Autoesporte.
Em seus dez anos de comercialização, foram vendidas quase 180 mil veículos Prêmio no comercializados no Brasil.
Para aqueles anos era um carro moderno, desenho agradável, de tamanho e espaço interno satisfatório comparado ao concorrente que com muita dificuldade comportaria uma pessoa acima de 1.80 m de altura sem ficar com cabeça encostando no teto.
ResponderExcluiresse krro remete me, a minha infância!
Excluirtenho 1 premio esse carro e muito bom
Excluirtenho 1 premio esse carro e muito bom
ExcluirFaz tempo quando eu tive uma revista q colava as figurinhas de carro de todas a s marcas e tinha uma seguinte frases abaixo do Fiat prêmio,
ResponderExcluirEis um carro belíssimo, de para-choque a para-choque.
Tive um 90 motor 1.6 gasolina 90 cv da Sevel. Excelente carro, sólido, que motor! Hoje a Fiat está perdida no tempo com a atual linha de motores, exceto o diesel de 2 litros.
ResponderExcluirHavia um que se chamava Duna que era para o mercado argentino, agora não sei se era produzido aqui ou lá.
ResponderExcluirMade by Hermanos. Tinha na época o Uno 1.6 Maradona, o baixinho que só dava problema, tb argentino.
ExcluirMeu tio teve um verde ... O problema era a lataria ...fica podre rápido
ResponderExcluirSó ser for no litoral. Nunca tive problema de corrosão com a linha Uno e Premio. Até 84 havia sim corrosão nos 147 e nos VW.
ExcluirEm 84 a Fiat lançou junto com o Uno, o programa anual de revisão paga da carroceria e 4 anos de garantia contra corrosão. O Uno era o carro mais tecnológico daquela época.
ExcluirAntigamente os carros quando reparava uma batida, os lanterneiros pintava as peças reparadas sem passar todas etapas para pintura como hoje e em pouco anos brotavam ferrugem, mas o Prêmio original dificilmente enferrujada como os carro de hoje.
ExcluirA grande sacada foi a pintura base eletrolitica na fabrica que iniciou na metade dos anos 80 e foi sendo aperfeiçoada, ao menos que o reparo seja mal feito e a ferrugem apareça. Tivemos uma Brasilia 78 0km que com dois anos de uso estava totalmente comprometida pela corrosão por passar meses no litoral a cada ano.
ExcluirPrimeira vez que entrei num, de um colega, fiquei impressionado com o espaço traseiro, quatro portas, grande espaço para as pernas, comparado com o Voyage do meu pai andar no banco traseiro era quase uma limusine kkk
ResponderExcluirEra elegante, confortável e bonito. Porém, a medida que o Uno (Mille) foi ficando pelado, o Fiat Prêmio foi perdendo suas características originais e perdeu seu glamour e apelo de compra.
ResponderExcluirÉ só mais uma tralha 🤜🇩🇪🤛👹
ResponderExcluirAinda temos muitos Voyage desta época nas ruas em bons estados de conservação, mas quanto nesse Fiat quando encontra só o bagaço .
ResponderExcluirCom certeza. Vejo muitos Gols, Voyages, Santanas e Kombis antigos rodando pelas ruas. Fiat 147, Premios, Panoramas, Tempras... NENHUM!
ExcluirE vdd O meu tive sorte é paguei um preço muito acessível
ExcluirSe essa merda fosse boa, fabricava até hoje. Foi tarde essa jaca.
ResponderExcluirTive um, excelente carro rodei de RS à RN sem nenhum problema, só quem teve pode avaliar..
ResponderExcluirAtravessei o Brasil de Norte a Sul e vice-versa algumas vezes de Uno/Premio, nunca tive um único problema, grandes carros praquela época.
ExcluirVoyage rodando até hoje em bom estado..é cada uma. O que espantava todo mundo que entrava no Prêmio era o acabamento. Nocaute na pobreza da volks.
ResponderExcluirEu lembro quando criança (uns 7 anos), eu via esse carro na rua e achava ele bonito. Nessa época pobre nem comprava carro novo,somente a classe média pra cima pra comprar um Fiat Prêmio.
ResponderExcluirA linha Premio/Uno dos anos 80 e 90 eram carros que não davam oficina e não te deixavam na mão. Por essa e outras, eu não admito que um carro (caro) lançado em pleno seculo 21 anos 20, pegar fogo e mijar gasolina e outros problemas, absurdo e o povo acha que fez um boa compra, come on!
ResponderExcluirRealmente, trincar eixo, fundir motor ser característica do veículo, tendo que a justiça obrigar o recall, é muita falta de respeito que antigamente não se via, consumidor era tratado bem melhor.
ExcluirÉ questão de escolha e certo conhecimento do que o mercado oferece naquele momento. Hoje muita gente incauta está sendo enganada por parte da midia paga principalmente, pensando que compraram ou vão comprar um bom produto o que absolutamente não é. Eu nunca me engano; o queridinho do mercado está muito longe de ser um bom carro, confiável, como foi a linha Uno/Premio dos anos 80/90.
ExcluirMuito bom eu possui um prêmio cel motor argentino pense em um carro ótimo.
ResponderExcluirAs alças de fechamento do Fiat Premio são as mesmas do SAIC Onix+. Ou o Fiat Premio era avançado para a época ou o SAIC....
ResponderExcluirFiat Premium muito mais carro que o Voyage !!!
ResponderExcluirEu faço parte dos 60% que tem rejeição a marca fiat, únicos que me agradaram ESTETICAMENTE mas eram caros, foi o TIPO 1994/95, a Tempra SW e o Fiat Coupe. Acho carros muito espartanos e de pessima qualidade, até a pintura não dura, desbota com pouco tempo de uso, lataria fraca, motores sempre defasados, e o atendimento na rede FIAT é o pior que conheço, sei que por que meu familiar foi comprar um Linea em 2009, depois de fechado negocio, até as rodas do carro foram trocadas, na hora de ir retirar foi aquela surpresa desagradavel.
ResponderExcluirFez um certo sucesso na época. Temos que pensar que naqueles tempos a concorrência era bem menor e não tinhamos tantas fabricas no Brasil. Então, tudo o que era lançado era novidade e agradava. No caso do Premio e da Elba, literalmente sumiram do planeta.
ResponderExcluirVoyage é melhor. Fiat aquela época era horrível em qualidade e consumo.
ResponderExcluirTenho um prêmio 90 quem tiver gol e voyaje pode marcar q n bate na minha prêmio n
Excluircrash test fiat uno: https://www.youtube.com/watch?v=mVOuaFKzCHA
ResponderExcluiros carros eram bons sim, pra epoca deles.
ainda agora tem muito pra melhorar e olhe que ja superaram os antigos em praticamente todos os aspectos
Tive um Premio 86 1.3 S álcool e tinha também um Monza SLE 1.8 álcool e um Gol 1.6 LS 85. O Prêmio era melhor em espaço interno e conforto em viagens até que o Monza. O que me espantava era a aerodinâmica, perceptível ao cruzar uma carreta em um retão a 120km/h. O carro, ao contrário dos outros , nem balançava. Só que o motor 1.3 apanhava demais nas subidas de serra. Tinha que subir em segunda e ainda apanhando. No plano, reta ou curvas ia que é uma beleza. Problema mecânico quase nenhum, ao contrário do Monza, que me deixou na mão diversas vezes por conta da parte elétrica. Mas claro, qualquer carro de hoje é superior que os dessa época. Fica a nostalgia.
ResponderExcluirTive Uno CS 89 1.3 alcool, maravilha de carro, mesmo no inverno gelado funcionava muito bem, nunca teve um unico defeito. Só um probleminha, comprei 0km no Nordeste e depois trouxe pro Sul, não tinha ar-quente como todos que eram distribuidos da Bahia pra cima.
ExcluirEram tão bons....que não existem mais! Fazem anos que não vejo Prêmio e Elba nas ruas, se acabaram.
ResponderExcluirLembro até hoje quando meu pai chegou em casa todo feliz anunciando que havia entrado em um consórcio para comprar o Fiat Prêmio. Esse consórcio foi um desgraça, em época de correções malucas, hiper-inflação, ele suou para pagar. Quando foi sorteado, acabou desistindo do Prêmio e pegou um Opala e um Monza, ambos usados. E assim seguiu a vida.
ResponderExcluirO meu cs 1.5, duas portas, motor argentino, comprado zero km tá saindo da reforma este mês! Foram 4 anos de trabalho!
ResponderExcluirTenho um Fiat premio verde linda motor acabamento todo original vim eses dias de São Paulo ea pernambuco de boa meu primo pra chegar aki teve q faser o motor do Gol duas vezes isso é carro
ResponderExcluirTenho um Fiat premio verde linda motor acabamento todo original vim eses dias de São Paulo ea pernambuco de boa meu primo pra chegar aki teve q faser o motor do Gol duas vezes isso é carro
ResponderExcluirCarro antigo ótimo pra quem tem baixa renda igual eu é q andar de carro antigo
ResponderExcluirNada a reclamar do meu csl 1991 apesar de eu ser muito conservador do meu é comprei um carro muito bom
Carro anda bem e forte espaçoso tem um porta malas grande manutenção barata
Carro completo com ar vidro elétrico comp. De bordo
O meu não tem direção hidráulica mas é leve n posso reclamar
O vermelho visuvio saiu em que ano CS 2 portas
ResponderExcluirBoa noite estou vendendo meu Fiat Prêmio, o motor dele está ótimo, pequenos reparos, 4.500,00, entrar em contato com Eluzeth 51-98305-2010
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.