A Fiat Chrysler lança no mercado nacional a nova Ram 2500 Laramie, com preço sugerido de R$ 289.900.
O modelo traz novas tecnologias de segurança, motor com 35 cv a mais e novo multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas.
Importada oficialmente para o país desde 2005, proveniente do México. O design da Nova 2500 foi reformulado por completo: capô com vincos mais destacados, mais “musculoso”, rodas, grade dianteira, conjuntos óticos com LED na frente e atrás, para-choques, para-lamas e arcos de roda, emblemas, espelhos retrovisores, tampa traseira, rodas e antena – agora de teto, do tipo barbatana.
Tecnologia e segurança
A Nova Ram 2500 estreia no Brasil o Uconnect 4C 12 NAV, que inclui a tela com 12 polegadas. Além do tamanho, que ajuda na visualização, o monitor pode ter a imagem dividida em dois, para a realização de operações diferentes, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e o navegador GPS integrado. A central aceita pareamento com aparelhos compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, inova no segmento ao trazer sistema de cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao encontrado nos fones de ouvidos mais sofisticados.
Na tela do Uconnect 4C 12 NAV é possível ainda acessar outros novos recursos da Nova 2500, as câmeras 360° e da caçamba. Inédita em veículos do grupo Fiat Chrysler Automóveis no Brasil, a primeira forma uma visão aérea da picape, a partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba.
Dessa forma, o motorista tem ótima noção espacial, algo fundamental para um veículo com 6,06 m de comprimento e 2,12 m de largura. Por sua vez, a câmera da caçamba fica na altura da terceira luz de freio, permitindo o monitoramento da carga ou de um reboque. Pode-se até aumentar a imagem com zoom, assim como na câmera da tampa da caçamba.
Em relação à segurança, a Nova Ram 2500 Laramie vai muito além de itens como os seis airbags e os controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria. Agora tem alerta de tráfego traseiro cruzado, que avisa ao motorista, por meio de sinais sonoros, sobre a movimentação de veículos passando por trás do veículo.
Outra novidade são os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas visuais nos espelhos retrovisores ou sonoros. Por falar nos retrovisores externos, eles também foram redesenhados, contando com braços mais longos, possibilitando serem colocados na vertical, além da tradicional posição horizontal, situação útil quando se está rebocando, principalmente. Cada retrovisor lateral tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o menor oferece maior campo de visão. E para iluminar o chão ao redor do veículo, há ainda uma luz de cortesia embaixo dos braços dos espelhos, que são rebatíveis eletricamente.
Mecânica
A Ram 2500 teve o motor turbo diesel da Cummins de 6,7 litros revisto, com avanços nos principais componentes. Com seis cilindros em linha, o novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH). Esse novo material é o principal fator da redução de peso do propulsor em 28 kg.
Com isso, o motor oferece respostas mais ágeis e refinadas, além de entregar mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque do que antes, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm.
A eficiência energética da Nova Ram 2500 Laramie também foi aprimorada, com o emprego de aletas ativas logo atrás da grade dianteira. Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico quando possível e assim, contribuindo para menor consumo de combustível.
Com alavanca na coluna de direção, o câmbio automático de 6 marchas foi otimizado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. Um dos responsáveis por isso é o novo solenoide de força variável (VFS) do conversor de torque, que também reduz o tranco quando ao passar da R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
Interior
A cabine traz novos volante e quadro de instrumentos, que inclui uma tela de TFT de 7 polegadas colorida e configurável. A posição ideal de dirigir é encontrada não só por conta dos bancos dianteiros com regulagens elétricas em dez direções (oito para assento e encosto e dois para apoio lombar). A ergonomia do condutor na Nova 2500 se deve também ao ajuste elétrico dos pedais de acelerador e freio. Até para abrir e fechar a janela que separa a cabine da caçamba, há um comando elétrico.
Entre as poltronas da frente da Nova 2500, foi aplicado um novo console central. Tanto pelo tamanho, que permite guardar até um laptop de 15 polegadas, quanto pelas facilidades como uma área pensada para abrigar até três celulares ou um tablete, dois porta-copos móveis, com três posições, tomada 110 volts e cinco portas USB, sendo duas de carregamento rápido (tipo C). Ali também está o leitor de CD e DVD.
Quem vai no banco de trás, há amplitude para três adultos, saídas de ar-condicionado, tomada 110 volts e quatro portas USB, sendo duas do tipo C. No assoalho, há duas gavetas impermeáveis e removíveis sob os espessos e robustos tapetes de borracha. E o banco bipartido (60/40) pode ter os assentos levantados, revelando um exclusivo porta-objetos, cujas tampas podem ser desdobradas, para montar uma plataforma interna de carga.
Chassi
A caçamba da Nova Ram 2500 Laramie vem com compartimentos RamBox, que ocupam as bordas laterais. Cada um deles tem capacidade de 102 litros, sendo que a da esquerda ganhou uma tomada 110 volts com inversor de 400 watts, permitindo ligar uma ferramenta diretamente no veículo, com o motor funcionando.
O acesso à caçamba ficou mais fácil com a abertura elétrica da tampa, com dois toques em um botão na chave presencial, ou num comando no teto, junto às luzes de leitura. Vale dizer que em qualquer situação a tampa desce com suavidade, graças a um sistema de amortecimento. E para proteger toda a caçamba, o piso e as laterais receberam um revestimento especial.
O chassi da Nova Ram 2500 contempla aços de alta resistência em 98,5% da estrutura. Dessa forma, a rigidez do conjunto aumentou significativamente, além de contribuir com a redução geral de peso do veículo.
As suspensões também foram aprimoradas, assim como os freios a disco nas quatro rodas, com novos componentes como pinças e cilindro-mestre. As molas helicoidais agora são progressivas, buchas e eixos são novos, a exemplo do braço cruzado de duas peças que reforça o quadro dianteiro. O objetivo dessas avanços foi de melhorar o comportamento dinâmico em qualquer situação, seja com a picape carregada ou vazia, tornando-a ainda mais segura e confortável.
Há duas novas cores para a carroceria, a perolizada Azul Patriot e a metálica Marrom Walnut, que se somam à solida Vermelho Flame, às metálicas Prata Billet, Granito Crystal e às perolizadas Branco Pérola e Preto Diamond. E além do tradicional preto, o revestimento interno pode ter uma nova e elegante combinação de marrom com bege.
Disponível em versão única, Laramie, a Nova Ram 2500 está disponível nas 45 concessionárias da rede Ram no Brasil pelo preço sugerido de R$ 289.900.
Irrepreensível.
ResponderExcluirPartindo do preço dessa 2500, podemos inferir que a 1500 deve custar entre 250 e 260 mil, muito interessante quando comparada as picapes médias que já esbarram em 210 mil (algumas), ainda mais considerando suas motorizações, V6 diesel e híbrida.
Um carro desse tem que ter Park Assist igual Onix tem pra ajudar estacionar. Nao é qualquer um que estaciona esse carro, eu que sou eu teria dificuldades.
ResponderExcluirÉ questão de costume cara, eu trabalhei nos EUA lavando carro, andava com uma f150 da empresa, é da mesma proporção de tamanho da RAM aí, no começo foi chatinho, mas depois parece carro normal, a visibilidade da f150 é muito boa, a da RAM aí também deve ser.
ExcluirEstados Unidos tem mais vagas e qualidade das ruas, asfalto e estrada ajuda. Fora que quem estiver vindo tem paciencia de esperar vc terminar de Manobrar. Tem lugar que motoqueiro buzina pra pra valer cortando caminho ou até mesmo motoristas em carro nao aguentam esperar.
ExcluirMeu patrão mexicano tinha uma, não era a laramie, mas o interior era lindo mesmo assim.
ExcluirUma pena que aqui no Brasil, só quem é milionário para ter uma, não só ter né, mas ter cu para pagar R$ 5 conto em um litro de gasolina, lembrando que uma RAM com esse motor aí, faz 3km ou no máximo 4km / litro.
E o IPVA caro todo inicio de ano pra nao ter praticamente beneficiou nenhum depois.
ExcluirPelo preço deveria sim ter, mas se o sujeito compra um carro de mais de 6m de comprimento e mais de 2 de largura, o mínimo que se espera é que ele saiba fazer uma baliza. Pra isso a camionete tem sensor de câmera de sobra.
ExcluirGasolina?
ExcluirEsta camionete é oferecida no Brasil apenas com o motor Cummins 6.7 turbodiesel, o modelo Ram 2500 exige CNH de categoria C ou D, no relatório de emplacamentos do Renavam esta camionete é chamada de Freightliner 2500.
ExcluirRidiculamente barata.
ResponderExcluirIsso aí vale R$ 330, 340 mil fácil.
Lembrando que para dirigir essa pick UP, tem que ter no mínimo carteira categoria C.
ResponderExcluirPrecisa nada.
ExcluirNinguém te para quando vc está a bordo de uma Máquina dessas
Dizem que em várias concessionárias RAM, quando você compra uma, já paga mais um "taxinha"extra e consegue sua carteira C.
ExcluirGrande demais pra realidade Brasileira, tanto em tamanho fisico Quanto em gasto e consumo. Essas camionetes sao projetadas la pros EUA que tem vias adequdas e combistivel barato. Aqui nao funciona
ResponderExcluirEla é diesel...e o IPVA é 2% pois se enquadra na "categoria de caminhão".
ResponderExcluirNão. Não é utilitário porque tem cabine dupla. Deve pagar 7mil de ipva
ExcluirTadinha da Bombarok.
ResponderExcluirTadinha? Amarok V6 esculacha esse caminhão caipira de americano tanto no 0 a 100 quanto e final otário Isso aí é carro de caipirão americano. Se um dia eu quiser caminhão, Vou de Volvo, Man Scania etc.
ExcluirA Ram passa por cima da Amarok. Ta cagando pela boca kkkk
ExcluirQuando vejo o Mustang querendo argumentar que a Amarok é superior à RAM, entendo o que o retardamento mental faz aos seres humanos...
ExcluirEsse tal de Mustang da muito e cú !
ExcluirLevando em consideração que picapes foram feitas para carregar carga ou reboque, essa Ram reboca tranquilo uma amarok e aquilo que ela estiver carregando ou puxando. Para brincar de 0-100 o carro é outro...
ExcluirEsse Mustang é um retardado, mais um dos fakes do Carlota, a RAM tem quase o dobro do torque da Bombarok, dá até dó.
ExcluirQuem compra Ram 2500 nem olha pra Amarok kkkkk
ExcluirAmarok está pra Ram assim como Saveiro está pra Amarok. É outro nível, não há como comparar...
Quanto ao desempenho, coloque 1200 kg nas costas de uma Amarok pra ela ficar com o peso dessa Ram e ponha as duas lado a lado, a surra seria homérica, principalmente porque Amarok não sairia do lugar.
Parcial dos emplacamentos de Fevereiro(2020), realizados até o dia 14 no Brasil:
ResponderExcluirPOS.
MODELO
PARC. FEV. 20
1º
CHEVROLET ONIX
9.182
2º
HYUNDAI HB20
5.027
3º
FORD KA
4.509
4º
CHEVROLET ONIX PLUS
4.260
5º
JEEP RENEGADE
3.370
6º
FIAT ARGO
3.139
7º
VW POLO
2.985
8º
VW GOL
2.932
9º
VW T-CROSS
2.825
10º
JEEP COMPASS
2.798
11º
TOYOTA COROLLA
2.579
12º
NISSAN KICKS
2.578
13º
FIAT MOBI
2.556
14º
RENAULT KWID
2.514
15º
HYUNDAI CRETA
2.485
16º
HYUNDAI HB20S
1.653
17º
VW VIRTUS
1.616
18º
HONDA HR-V
1.582
19º
RENAULT SANDERO
1.464
20º
TOYOTA YARIS HATCH
1.442
Comerciais leves:
POS.
MODELO
PARC. FEV. 20
1º
FIAT STRADA
2.912
2º
FIAT TORO
2.783
3º
VW SAVEIRO
1.810
4º
TOYOTA HILUX
1.583
5º
CHEVROLET S10
1.020
6º
FIAT FIORINO
831
7º
VW AMAROK
774
8º
FORD RANGER
727
9º
RENAULT DUSTER OROCH
371
10º
RENAULT MASTER
343
Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/398876/vendas-quinzena-fevereiro-hb20-renegade/
Carro para quem utiliza em fazendas para transporte de insumos agrícolas onde estradas não são pavimentadas etc... e o brasileiro que tem um poder aquisitivo pouco melhor compra esses caminhões e também as Hilux,S10 para uso nas cidades onde não tem vagas nem para QQ,Up,Kwid nas ruas e nas garagens onde moram e vivem atrapalhando o trânsito.Bando de babacas isso sim.
ResponderExcluirComparar um caminhão desse com a Amarok e no mínimo idiotice
ResponderExcluirParabens a fiat adquirir uma com estas características por 289.000.00 para ser paga pelo itau com dividendos jcp a vista ou financiada o itau pagando com investimento.
ResponderExcluirEu tenho s10 l 200 e Hilux e vou comprar uma RAM é muito bunita
ResponderExcluirLogico para trabalho
ResponderExcluireu dou mais valor na minha s10 2005 4x2 kkkkkkkkkk
ResponderExcluirATE NO DOCUMENTO DEVE VIR ESCRITO ## CAMINHÃO ##
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