O Toyota Camry representa nos EUA o que o Corolla é para o Brasil: o sedã "médio" mais vendido e benchmark do mercado. E assim como o nosso Corolla, o Camry é tido pelos americanos como um carro para pessoas que já passaram da meia idade. Esta versão TRD, esportiva, é uma tentativa de atrair um público mais jovem.
Quando o Camry da atual geração foi lançado nos EUA, ele adotou um design bem mais expressivo do que o esperado para esse onipresente e inócuo sedã de classe média norte-americana - o que foi tido como um sinal inequívoco da intenção da Toyota em construir carros mais emocionantes, afinal trata-se da "joia da coroa" da marca, sendo um dos seus veículos mais vendidos.
Entretanto, um carro que tem no currículo uma extensa lista de clientes que usam calças jeans com elásticos na cintura e fazem compras de férias em farmácias, adotar uma decoração ostensivamente esportiva pode ficar ridículo, sobretudo se a dinâmica de condução continuar tão emocionante quanto uma partida de bocha.
Então, para esta versão TRD a Toyota foi além da estética. Primeiro, ela foi especialmente aprimorada pela divisão de performance da marca - Toyota Racing Development. As principais alterações incluem coisas como reforço mais espesso da parte inferior da carroceria, para maior rigidez torcional; um sistema de escape com saída traseira dupla; barras estabilizadoras mais rígidas; novas molas helicoidais que diminuem a altura do solo em quase 2 cm; amortecedores especiais; e rodas de 19 polegadas em preto fosco.
Além dessas mudanças não insignificantes, rotores de freio dianteiro maiores de 328 mm, espremidos por pinças de pistão duplo, são instalados nos modelos TRD, proporcionando maior desempenho de frenagem.
Para assegurar que o Camry chame a atenção nos semáforos e nos estacionamentos, uma série de mudanças visuais foram feitas, algumas das quais são dignas de louvor, outras nem tanto. A grade dianteira tem inserções de malha preta, e um elemento central na cor do carro.
São pretas também as capas de espelho externas e as molduras de janelas, assim como emblemas exclusivos e um spoiler traseiro de aparência atrevida, embora um tanto desagradável. Este carro recebeu algumas atualizações importantes, mas ainda é um Camry. E esse spoiler traseiro é um pouco demais.
O Camry TRD é ofertado nos EUA em quatro esquemas de cores exteriores. Pode ser todo preto, uma escolha sinistra que faz o carro parecer um pouco com o capacete de Darth Vader. Ou branco, cinza ou vermelho, todos combinados com um teto preto. O modelo das imagens é o Supersonic Red.
Combinando sua carroceria chamativa, este Camry é equipado com uma variedade de atualizações internas. Coisas como cintos de segurança e costura vermelhos, tapetes da marca TRD, um volante envolto em couro e assentos revestidos com tecido SofTex com inserções de tecido proporcionam um visual "flash", além do painel assimétrico do carro. Se isso é ou não esportivo, depende de quem olha.
Para maior comodidade, há partida por botão. Também está incluído um sistema de infotainment com tela de 7 polegadas. Hoje em dia, isso é um pouco pequeno, mas pelo menos está montado no local correto. Felizmente , o Apple CarPlay e o Android Auto agora são compatíveis.
O conjunto de assistência ao motorista Safety Sense da Toyota é um equipamento padrão. Isso inclui comodidades úteis, como controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa, farol alto automático e muito mais.
Motor antiquado
Apenas uma opção de powertrain é oferecido no Camry TRD. Um sedoso V6 de 3,5 litros fornece o empuxo e uma caixa de câmbio automática de oito velocidades lida com tarefas de mudanças de marchas, com o torque sendo direcionado para as rodas dianteiras.
Esse motor de funcionamento suave é equipado com injeção direta e direta de combustível, um arranjo que auxilia na eficiência e no desempenho. Ao todo, ele produz modestos 301 cavalos de potência 360 Nm de torque - quase o mesmo que a Volkswagen extrai de um motor 2.0 TSI.
O consumo em cidade é de 9,35 km/l. Em estrada o EPA - Agência de Proteção Ambiental dos EUA - aponta 13,1 Km/l.
O sistema de transmissão do Camry TRD realmente não é diferente do que você obtém em outros modelos equipados com o V6. O que diferencia esse carro das outras variantes que a Toyota oferece é a série de mudanças na suspensão.
Foram ajustes para fazer o TRD dispor de um passeio mais rígido e controlado, o que, por outro lado, subtrai um pouco da suavidade que se espera de Camry. Ele se mantém mais plano em tomadas de curva mais esportivas, com menor rolagem da carroceria.
A direção hidráulica é assistida eletricamente e não combina com esportividade.
Nos EUA, o Camry TRD tem preço sugerido de US $ 32.920, com mais US $ 995 em taxas de destino. A pintura bicolor acrescenta US $ 500 ao preço base.
Conclusão
Nesta versão TRD a Toyota foi além do visual esportivo. Ele traz um bom motor V6 com funcionamento sedoso, dinâmica aprimorada e até um sistema de escapamento com som agressivo. Mesmo com isso tudo, não deixa de parecer um modelo que está se esforçando demais para ser algo que realmente não é. E para um esportivo, falta o essencial: ser um carro driver oriented.
Nunca vi tanto ódio e inveja destilado em um texto. Calma vw, quem sabe um dia toda a sua linha consegua vender mais que um único modelo da Toyota nos EUA, o RAV4.
ResponderExcluirEsses enfeites são mais bonitos que os enfeites que a vw colocam nos seus carros.
ExcluirDor de cotovelo é foda!
ExcluirFalar que o V6 3.5 da Toyota é antiquado é o cúmulo.
Por um acaso o 2.0 TSI aparece no retrovisor desse V6 em termos de Confiabilidade e durabilidade?
Aliás, Passat aparece no retrovisor das vendas globais do Camry???
🤣 🤣 🤣 🤣 🤣 🤣 🤣 🤣 🤣 🤣
Concordo! Eu andei em "simples e o carro é magnífico!
ExcluirEngraçado como Camry e Accord não conseguem fazer sucesso no Brasil em nenhuma geração.
ResponderExcluirO perfil e o poder aquisitivo tupiniquins explicam muito esse insucesso...
Excluir6 canecos. Massa!
ResponderExcluirEsses enfeites são mais bonitos que os enfeites que a vw colocam nos seus carros.
ResponderExcluirModestos 301 cv? Quem escreveu essa matéria nunca andou num carro de 300 cv.
ResponderExcluirEstá claro quem escreveu a matéria, isso é ranço porque a VW é insignificante nos EUA, o famoso carro de chicano.
Excluirhttps://www.automovelnacional.com.br/carros-mais-vendidos-nos-estados-unidos-em-2019-confira-o-ranking-do-primeiro-semestre/
ResponderExcluirCadê os VW(s)?
kkk, enfeito forçaram demais agora, queria um camry enfeitado desses pra mim
ResponderExcluirQue texto vergonhoso ...
ResponderExcluirEm 2019 foram vendidos 17 milhões de veículos no mercado dos estados unidos da América.
ResponderExcluirPra ajudar aos colegas menos familiarizados com a língua inglesa ou google tradutor, increased=aumento, decreased=diminuição. A VW teve aumento de vendas no mercado/período citado (vendeu 362 mil veículos, cerca de cem mil a menos do que no Brasil/2019).
"Truck and SUV full-year sales were up 2.6% to 12,234,492 units, while passenger car sales were down 10.1% to 4,813,233 units for 2019.
GM estimated sales in December were down 6.4%, Ford sales were down 1.5%, and FCA sales were down 2.8% compared to December 2018.
For all of 2019, GM sales were down 2.5% and Ford sales were down 3.2%, and FCA sales were down 1.4% compared to 2018.
Toyota sales were down 6.1%, Nissan sales were down 29.5%, Honda sales were down 12.0%, and Subaru sales were down 3.4% compared to last December.
For all of 2019, Toyota sales were down 1.8%, Nissan sales were down 9.9%, Honda sales were up 0.2%, and Subaru sales were up 2.9% compared to 2018.
Kia’s December sales increased 8.0%, while Hyundai sales increased 1.9% from last December.
For all 2019, Kia’s sales increased 4.4%, while Hyundai sales increased 4.7% from 2018.
Mercedes-Benz sales in December decreased 2.4%, BMW sales increased 4.0% and Volkswagen brand sales decreased 13.0% from the same month last year.
For all of 2019, Mercedes-Benz sales increased 1.0%, BMW sales increased 4.4% and Volkswagen brand sales increased 2.6% from 2018." (de https://www.marklines.com/en/statistics/flash_sales/salesfig_usa_2019).
Só para conhecimento foram vendidos em 2019, em milhões de carros:
China - 21
Europa - 15,8
Japão - 4,3
Índia - 2,9
Brasil - 2,6 (perdendo pra India numericamente, quase igualando em qualidade construtiva oferecida no mercado, apesar de ter 1/5 da população da índia e um vasto potencial econômico. Perde por não falar inglês - efeito da colonização deles).
São louváveis os esforços das subsidiárias brasileiras em buscar manter os modelos oferecidos por suas matrizes o menos alterados possível e ainda adequados as nossas peculiares condições (educacionais, sociais, econômica-financeiras, viárias, etc).
Para alguns que opinam de maneira pejorativa a qualidade , oferta ou retirada de modelos, simplificações de projeto, etc, reflitam um pouco: infelizmente não somos o público primário dos fabricantes de veículos, entendam isso.
As atitudes pessoais e particulares em detalhe, as ações governamentais e sociais em geral, expressas em índices e quantitativos nacionais e internacionais, nos mais diversos campos (educação, saúde, segurança, pesquisa, investimentos, exportação e importação) são o combustível e motor que nos levarão a uma qualidade de vida melhor.
na Toyota é Enfeite, quanto na VW Seria itens de performance.... pracabá em
ResponderExcluirFoi o Carlos que redigiu o texto?????
ResponderExcluirO Carlota falando do "sedoso motor V6" parece propaganda de shampoo. kkkkkk
ResponderExcluirDesign não é o forte desse carro
ResponderExcluirOs mano pira!!!!
ResponderExcluirEsse carro é lindo.
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