Fabricado na planta de Pesquería, no México, o KIA RIO está disponível nas concessionárias brasileiras em duas versões: uma LX, por R$ 69.990,00, e uma EX, por R$ 78.990,00.
Ambas possuem garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.
O exterior do KIA RIO traz, na dianteira, a grade “nariz de tigre” tradicional da marca, que conta com acabamento black piano e se une aos faróis para uma aparência mais agressiva.
A traseira possui projeções mais curtas e lanternas mais finas. O visual traseiro largo do KIA RIO procura reforçar a esportividade.
O hatch possui 4.065 mm de comprimento, 1.450 mm de altura e 1.725 mm de largura. O entre-eixos é de 2.580 mm. A capacidade normal do porta-malas (VDA) é de 325 litros.
As versões LX e EX vêm equipadas com rodas de liga leve de 15”, com pneus 185/65.
Em breve o RIO EX terá uma outra versão equipada com rodas de 17” com pneus 205/45, cujo preço ainda não está definido.
O interior do KIA RIO traz painel de instrumentos analógico, com linhas horizontais que percorrem o painel seguem o padrão do design exterior.
O console central oferece uma bandeja de dois níveis para acomodar melhor os dispositivos móveis, como smartphones.
Em termos de tecnologia, o KIA RIO oferece sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, conectividade com smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple CarPlay®, Bluetooth com reconhecimento de voz e volante multifuncional com regulagem de altura, além de controles de chamada e do sistema de som.
Na versão EX, acrescenta-se ar-condicionado automático digital com filtro antipólen, revestimento de couro nos bancos, no volante e na alavanca de transmissão, além de revestimento dos apoios de braço em soft touch nas quatro portas e saída USB para os assentos traseiros.
Motor e consumo
O modelo compartilha a plataforma do Hyundai HB20, portanto traz um passeio similar a suave ao hatch nacional.
O KIA RIO vem sempre equipado com transmissão automática de seis velocidades e motor 1.6 litro, flex, 16V, de quatro cilindros, com comando duplo variável (Dual CVVT).
Abastecido com etanol, desenvolve até 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5 kgm de torque a 4.500 rpm. Com gasolina, atinge até 123 cv de potência a 6.000 rpm e 16,0 kgm de torque a 4.700 rpm.
Os dados de consumo, segundo o INMETRO são os seguintes:
- Cidade: 7,2 km/k (etanol); 10,5 km/l (gasolina)
- Estrada: 9,3 km/l (etanol); 13,4 km/l (gasolina)
Plataforma
O KIA Rio adota suspensão dianteira dianteira MacPherson totalmente independente e de um eixo traseiro com barra de torção.
A capacidade de frenagem vem dos freios a disco na dianteira e dos freios a tambor de 8” na traseira.
A estrutura do KIA RIO é constituída de aço avançado de alta resistência para melhorar o desempenho do teste de colisão e a rigidez à torção, além de reduzir o peso, aperfeiçoando a qualidade da condução.
Segurança
Em ambas as versões disponíveis no Brasil, os recursos de segurança do KIA RIO incluem câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia, direção elétrica progressiva, air bags frontais, freios com ABS / EBD.
Há ainda controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS), sistema de gerenciamento de estabilidade veicular (VSM), sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle de frenagem em curvas (CBC), assistente de partida em rampa (HAC).
Completa a gama da versão LX acelerador tipo Drive by wire (eletrônico), acendimento automático dos faróis, sistema imobilizador de condução, sistema Isofix, destravamento automático das portas em caso de colisão e vidros, retrovisores e travas elétricas.
Na versão EX, a segurança é reforçada por recursos como luz diurna de navegação (DRL) em LED, faróis com SBL (luz de assistência de manobra) e espelhos retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.
Conclusão
O Kia Rio é um hatch médio com projeto atual, mecânica convencional, e que rivaliza em termos dimensionais com seus principais concorrentes. Mas no preço da versão completa leva-se modelos como o Onix Premier e Polo Highline - os quais adotam mecânica mais moderna e trazem mais equipamentos.
Ficha Técnica
Atrasado demais e desnecessário agora.
ResponderExcluirNo mínimo 5 anos atrasados, e com a chegada do ônix novo, sem atrativos para alguém se aventurar numa marca que quase saiu do país
ExcluirVai vender o triplo de qualquer hatch médio porventura importado.
ExcluirSimples assim.
Outra coisa: Entrei no carro e analisei.
Polo e Onix, perto dele, em termos de ergonomia e acabamento, são carros populares, carros de entrada independente da versão.
TM, se o acabamento dele for superior ao polo ou onix, vai ser o unico ponto positivo. Plataforma defasada, motor defasadissmo, e mercado duvidoso. Nao ha motivos pra adquirir esse carro por esse valor, deve ao meu ver, pra ser competitivo ser vendido no maximo 62k a versao topo de linha.
ExcluirTelésforo, e desde quando acabamento vende carro no Brasil?
ExcluirPosso citar vários modelos de carros com bom acabamento que são verdadeiros fracassos em vendas.
O que vende carro no Brasil é design, espaço, motorização, revenda e confiabilidade.
Boa atrasado nisso, tive um Kia Rio em 2001 nos EUA, época em que ele havia sido lançado lá fora. E esse povo perdeu a noção de dinheiro? Comprei um Honda Civic zero em 2013 por 72k.
ExcluirUm carro com aspecto de desatualizado.
ResponderExcluirA Kia demorou tanto pra trazer esse caro pro Brasil, que já veio precisando de uma nova geração.
O carro parece a nova geração do ônix com aspecto de antigo.
Preço totalmente fora da realidade
Não é possível será mesmo que os caras da kia não conseguem entender que isso aí não vai vender???
ResponderExcluirPoderia ser mais econômico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom esse consumo o tanque no mínimo de 55 litros
ResponderExcluirPensei nas obras públicas para as olimpíadas do Rio. Tão atrasado quanto. O nome do carro é uma mera coincidência.
ResponderExcluirDá pena dos concessionários... bons carros mas fora da realidade.. os caras devem ficar putos com a marca.
ResponderExcluirO carro parece muito bem construído, confiável e com materiais de excelente qualidade, mas por esse preço deveria ter chave presencial, ajuste de profundidade do volante(tem somente em altura) e opcional de teto solar para diferenciar dos concorrentes nacionais como tem em outros países que são comercializado.
ResponderExcluirO carro possui sim ajuste de profundidade, além de ser mais confortável que Onix e Polo para dirigir. Além disso, os materiais são de qualidade e acabamento muito superior aos concorrentes, na qual não fica parecendo uma escola de samba depois de mil quilômetros rodados, diferente da preferencia nacional. Assim como ele veio com preço não atrativo, pagar 74 mil em um Onix hatch com delay no câmbio e mal construído, só mostra o quanto o brasileiro merece os carros que tem. A Kia pecou em não trazer a versão mais completa com motor turbo, mas esta versão intermediária se não fosse o preço e o preconceito com a marca (na qual é muito bem vista na Europa e EUA) venderia muito bem.
ExcluirBlá blá blá o onix, blá blá blá os brasileiros merecem...se se se se venderia muito bem.
ExcluirVeja no vídeo do Kia Rio que não tem ajuste de profundidade do volante.
Excluirhttps://youtu.be/lNdpn_ADAe0
Minuto 5:00
Esse e daqueles carros que compensam a defasagem com o acabamento apenas correto, ja que nao e preciso muito pra ir alem do polo ou onix.Acho que so vem esse ano pra meia duzia de compradores.
ExcluirNa boa, pra comprar o tal do KIA Rio EX com rodas aro 17" prefiro levar um Honda City...
ResponderExcluirProcurem no Google os dados de consumo do novo Onix e comparem.
ResponderExcluirA diferença é enorme!!!
Esse motor sempre consumiu muito no HB 20. No Rio parece que é ainda pior.
O desenho do carro é bonito ,mesmo estilo do polo/onix etc ...interior bacaninha...falem de tudo ,mas dizer q o desenho do carro é feio ...ai já mimimi
ResponderExcluirQuando vai ter Facelift?
ResponderExcluirCarro é bacana, acabamento e construção são bons, melhor que VW e GM, mas sem o motor turbo esse preço definitivamente está fora da realidade, alias mesmo com motor Turbo já estaria.
ResponderExcluirVc já entrou em um polo com cluster digital ,ar digital e outra outraé esse estilo de tela .
ExcluirO kia é legal ,mas o polo é outro carrocarro.
Você entra num Onix/Polo e entra nesse KIA, dá vontade de por fogo nos dois em termos de acabamento; única restrição é o motor, que poderia ser mais moderno.
ResponderExcluirCarro de praticamente 80 mil só com airbags frontais? Pelo amor de Deus Kia, hoje temos carros abaixo de 50 mil com 6 airbags... É um desrespeito com um consumidor brasileiro.
ResponderExcluirEspero que nós possamos retribuir o pouco caso que esta montadora está fazendo com o brasileiro nas vendas. Afinal, esse carro não tem nada que justifique a compra perante os concorrentes, nem mesmo a fama da marca como acontece com Yaris e Fit.
Lá vem o retardado dizer que segurança é quantidade de air bags. Puta que pariu, dê um prêmio para esse asno, não aprende nunca.
ExcluirOnde eu falei que segurança é quantidade de airbags?
ExcluirMas o senhor que usa cela concorda em pagar 80 mil em um carro com airbag duplo?
Você sabe o que acontece num impacto lateral em um carro sem airbags laterais e de cortina? Pesquise e volte aqui com o rabinho entre as pernas.
Pegue os carros mais seguros do mundo (Volvo) e veja se eles têm apenas airbags frontais...
Se airbag não fosse importante, todos os carros só teriam 2, ou nem teriam.
De novo o retardado não entende, pode ter 10 air bag, se não tiver estrutura boa, soldas, aço de boa qualidade nas portas, nada vai adiantar, coloque 10 air bg no onix antigo e ele continuará zerando no latn ncap, agora mesmo ele deve receber nota negativa kkkk
ExcluirVc é muito burro, piloto de teclado, nunca teve os carros para testar, vive de achismo, acorda fera, vc é um zé ruela da vida.
Ainda o asno me mostrar onde eu falei que estrutura não é importante...
ExcluirTsc, tsc. Não preciso dizer nada, tu mesmo se lasca sozinho.
Eu achava esse Kia Rio bonito cinco anos atrás. Pelo menos ele ainda tem uma boa qualidade construtiva e acabamento até acima da média. Bem superiores aos fo Onix e no mesmo nível do novo hb20. O grande problema é o preço.
ResponderExcluirLá vem o retardado falar em qualidade construtiva sem ao menos ver o carro. Pra se dizer em qualidade construtiva é necessário bem mais que isso, é necessário olhar o carro minuciosamente, principalmente na montagem das peças e alinhamento e acabamento dos encaixes, também é preciso analisar a parte estrutural do carro, que não está exposta. Mas, sem dúvidas, é necessário que isso seja analisado por quem conhece de carro, não apenas por quem gosta.
ExcluirDANIEL MERCEDES BENS....
ExcluirVAMOS AJUNTAR TODOS PARA FAZER UMA RECLAMAÇÃO, ESSE BLOG COLOCA ESSE CARRO COMO CONCORRENTE DE POLO E ONIX, SENDO QUE O POLO É UM CARRO ESPECIAL DE CATEGORIA ABAIXO DO ONIX..
VAMOS RECLAMAR COMO IGUALAR ESSES DOIS CARROS NO MESMO SEGUIMENTO..
ESTA TUDO LOUCO ESSES CARA...
GENTE..GENTE..
O QUE A VOLKS MELHOR SABE FAZER É SALSICHA PARA FLANBOY..
2018 E 2019 VENDEU MAIS SALSICHA DO QUE CARRO..
https://motor1.uol.com.br/news/395014/mais-vendido-vw-2019-salsicha/
Bolão de quanto tempo pra verem os estoques parados nas CC, caírem na real e começar os 20% ou mais de desconto: chuto 45 dias no máximo dos máximos. E MESMO ASSIM VAI VENDER POUQUÍSSIMO.
ResponderExcluirÉ meio sem graça...
ResponderExcluirNão sei se cai no gosto do consumidor!
Seria o "mais do mesmo", um pouco mais caro!
Bom, a KIA espera vender apenas 2.400 unidades em 2020 e culpa o dólar pelo valor alto do carro. É capaz de atingir a meta, vendendo uns 220 veículos por mês, está dentro da realidade, visto que o novo Cerato beira as 100 unidades/mensal.
ResponderExcluirNão tem como negar que pra quem quer sair da 'mesmice' e deseja algo novo e diferente, o KIA Rio é uma boa opção. Acho que esse é o público-alvo.
O carro chegou tarde de mais, deveria ter chegado ao menos 3 anos atrás, visto que na Europa já roda camuflado uma pequena reestilização de meia vida.
ResponderExcluirSe custasse 69 mil a versão completa talvez tivesse alguma chance.
ResponderExcluirVoa Onicão!
ResponderExcluirAtrasado..e vai micar igual o Polo GTS...e ta errado o q o blog escreveu. Nao eh hatch medio. Eh hatch compacto. Hatch medio era o Focus/Cruize/Golf/308. Soh aqui que os chamados "compactos premium" foram promovidos a hatch medio.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParei de ler no "Cruize"kkkkk
ExcluirBurro demais.
Sandro sempre falando asneira, polo GtS nem concorre com Kia Rio, esse cara é doente. Pqp.
ResponderExcluirTiba, mongoloide é quem nasce na Mongolia seu asno, deixa de ser burro, vc não está xingando ninguém... Entendi que quis xingar ele como um portador de síndrome de down, mas nem isso vc consegue, além de que portadores de síndrome de down tem mais inteligência e qualidades que vc, que só faz peso morto na terra e fazendo hora extra.
ResponderExcluirQuem nasce na Mongólia é mongol.
ExcluirRicardo, vc é burro heim?
Excluirhttps://www.dicionarioinformal.com.br/mongol%C3%B3ide/
Senhor.
Você que é burrão Mano down! Mongoloide é raça (ou etnia se preferir) assim como negroide e caucasoide! Os chineses (maioria da população) e japoneses também são da raça mongoloide! Agora quem nasce na Mongólia pode até ser da raça mongoloide mas em questão de cidadania é mongol o termo correto.
ExcluirO melhor da categoria, só de ser fabricado no México já melhor, que os daqui.!
ResponderExcluirKia vai ter que remar...
ResponderExcluirfeio sem sal e sem personalidade
ResponderExcluirEsse já é o polo.
ExcluirO polo tira o sono do observador kkkkk, coitado, vai dormir e acorda todo dia pensando no polo do vizinho que ele nunca poderá ter kkkkkk
ExcluirCoitado.
Rodas aro 15 e pneu 185, pra 80mil estão de brincadeira.
ResponderExcluirVi de perto e garanto que se parece um carro com visual cansado ,parece feito em 2012.. sonso sem sal, porem é mais bonito que o novo hb20 ,acredito que nao vai vender nem 1000 carros!por esse preco melhor ir de onix!!
ResponderExcluirTenho a mesma impressão quando vejo um polo. Inclusive penso se um carro ainda mais antigo, começo dos amo 2000.
ExcluirEscolher o mirante deserto e largado no caminho do Morro Dona Marta pra foto com o Pao de Açucar ao fundo foi a única coisa que me surpreendeu (levando um carro novinho).
ResponderExcluirA configuração do carro é atual, ok, tudo de plastico. Um video review pra saber qual é da multimidia e de resto só vendo pessoalmente, mas não empolga. O prenuncio de baixa importacao (volume) e preço alto torna arriscado comprar e ficar sem peças depois, ou mão de obra as cegas.
Mano "bronha" , sao concorrentes sim.e ainda arrisco dizer q mesmo sendo este Kia Rio defasado e caro, ainda vai vender mais q o Polo GTS.
ResponderExcluirKia Rio competir com POLO GTS? Tu é muito burro cara.
ExcluirCarro bonito,e bem equipado. No entanto não creio que consiga ser melhor opção que Polo e (versões)Ônix na mesma faixa de preço. De qualquer forma é bom ver o lançamento de um hatch, neste mar de SUVs que o mercado está virando.
ResponderExcluirEnfim, uma opinião sensata.
ExcluirCaro e desatualizado!
ResponderExcluirTbm achei caro. Sou mais dá um grau numa CG, quebrar a perna e comprar um Tracker PCD por 57 mil bonoros..
ResponderExcluirLembrou o SEAT Córdoba Hatch dos anos 90...
ResponderExcluirMas 78k num carro que anda menos que um Ônix e bebe igual a um opala só quem é louco pra comprar um destes, tendo outras opções bem mais atuais, modernas e econômicas no mercado.
Quem gostar e tiver dinheiro para comprar, irá fazê-lo, discutir sobre isso, me parece perda de tempo. Só quero ver as bombas explodindo à médio prazo com essa enxurrada de turbo e injeção direta em carros populares disfarçados de tops. Bom descanso a todos.
ResponderExcluirO bom é aguardarmos o resultado mais para frente,aí teremos uma conclusão exata ,se vale a pena pagar esse valor por esse Kia..
ResponderExcluirSó com air bag duplo! Não compro mais nenhum carro que não seja com todos os air bags.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.