A Fiat Chrysler anunciou o enceramento do ciclo de mercado da Weekend. O modelo contabilizou mais de 530 mil unidades vendidas no país.
A station wagon se destacou por inovações como a criação de um segmento de mercado com a linha Adventure, o sistema Locker (primeiro veículo 4x2 com bloqueio do diferencial) e uma versão 100% elétrica.
A última unidade da station wagon Weekend deixou a linha de montagem nesta segunda-feira (27/1), após 23 anos de produção no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).
Um dos destaques da Weekend era o bom espaço interno e o porta-malas de 460 litros. Com a mudança da preferência do cliente pelos utilitários esportivos (SUVs), uma tendência mundial também verificada no Brasil, as peruas perderam esse espaço no mercado.
Para o lugar da Weekend a Fiat prevê o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs.
História
O Palio Weekend foi lançado no início de 1997 seguindo a tradição de derivar veículos de seu produto principal, neste caso, o Palio. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar.
O veículo chegou em três versões e, já em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no país. A partir daí a Fiat promoveu inovações que acompanharam a Weekend em sua trajetória no mercado nacional:
1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;
2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;
2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;
2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.
2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;
2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;
2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend;
Com a despedida do veículo, o mercado brasileiro deixa de ter a última station wagon do segmento.
Fez muito sucesso nos tempos em que os SUV's não dominavam. A Fiat soube oferecer o que o público das peruas queria, e por isso com apenas 4 meses passou a liderar o segmento.
ResponderExcluire agora comprar qualllll
ExcluirSempre foi melhor e mais moderna que sua concorrente Parati, por isso sempre vendeu mais, já foi lançada e de cara a superou.
ExcluirSenpre mais noderba? Só no seu planeta! A Fiat demorou décadas para achar um modelo de perna que vendesse mais do que a Parati. Antes a Elba nem chegava perto das vendas da Parati. E a Weekend só passou a Parati pq a VW sempre cobrou muito caro e começou a abandonar o modelo achando que sua fama seria o suficiente para manter a liderança.
ExcluirEstou falando da Weekend. Desde que foi lançada, sempre foi mais moderna que a Parati. Sempre teve mais espaço e porta malas que a perua VW, além de ter inaugurado um estilo que se tornou febre no Brasil e que foi descaradamente copiado pela Vw e outras marcas, os carros com pegada off road. Inaugurou também em 2008 o bloqueio de diferencial, sendo imitada pela VW em 2015 quando a Saveiro Cross também foi equipada com esse equipamento.
ExcluirNa verdade, a Fiat sempre lançou inovações pra ser copiada pela Vw, basta ver a Strada, foi lançada depois da Saveiro, mas trouxe modernidades que foram seguidas pela Vw, suspensão mais alta e reforçada, cabine estendida, bloqueio de diferencial, cabine dupla... Vw não teve coragem de por as três portas. Mas a nova Strada será 4 portas e com certeza a Vw irá querer fazer algo semelhante numa possível nova Saveiro.
Tão falando de Palio Weekend e o garoto da VW desenterra a Elba pra dizer que a Parati era melhor, PQP hein! Meu amigo teve uma Sport, versão rara e muito bonita, era uma ótimo carro, a Fiat errou em não dar uma nova geração, mas também acertou pois o carro morreria do mesmo jeito com essa onda de SUV. A Spacefox sucumbiu antes mesmo sendo mais moderna e atualizada porém feia de doer.
Excluir"Save the wagons"! rsrsrs...
ResponderExcluirTive uma Palio weekend 2002,ótimo carro desde conforto espaço e tudo mais,tive palio também com motor 1.6 argentino e muita pressão e agora um linea,todos maravilha de carro parabéns a fiat,uma pena que pararam de fabricar a perua...
ResponderExcluirTive uma 1.6 16v durante 5 anos e era uma bomba, pois estourou a correia dentada, ferveu e empenou o cabeçote tudo isso com menos 60 km; depois troquei por uma 1.6 8v e foi um excelente carro durante 6 anos de uso.
ResponderExcluirOnix Hatch deu Benga no Polo TSI No Acelerados.
ResponderExcluirkkkkk Parece que virou goleada...4 X 0 para dupla da VW. Desse vez foi o polo que venceu o Onix no acelerados.
Excluir0-100 do Polo - 10:194
0-100 do Onix - 10:874
No 0-400 - praticamente empatados.
Pra em disse que o Novo Ônix ia vencer o UP no 0-100 acabou perdendo para os dois, UP e Polo. Maldito Recall heim??
Apaga que dá tempo, Myballs... Viu que o carro perdeu em 2 de 3 puxadas e vem bostejar aqui. Vergonha alheia.
ExcluirOnix anda mais que Up sim, comparando MT x MT. Comparar AT com MT é coisa de retardado.
De que adianta ser mais rápido no 0 a 100 e ser mais lento no 100 a 130? E o certo pelos 2 terem o mesmo peso o teste ter sido feito na Gasolina 116cv Onix vs 116cv Polo. Mesmo no Etanol o Polo 128cv 20 de Torque nao aguentou. E no Acelerados os 2 caras sao Pilotos profissionais, nao tem mimimi e desculpa pros Fanboys TSI. Teste ja feito com Recall.
ExcluirSe tivessem revesado os motoristas ficaria mais justo. De 10 o polo levava uns 6 ou 7 fácil. O Cássio tava perdido.
ExcluirUm detalhe ninguém fala, o percurso não era reto, tinha uma ligeira curva para a direita, e quem estava por dentro? O Polo, e mesmo assim tomou benga.
ExcluirTem razao, o Polo estava do lado de dentro da Curva e ainda tinha Muro ao lado evitando a força do vento contra ele.
ExcluirUma coisa ficou clara ao observar os 4 arrancadões que envolveram Polo/Virtus e Onix/Onix Plus, quando ambos estão no etanol, em razão dos 12 cv a mais que os VW tem, eles andam iguais. Mas quando ambos estão na gasolina, Polo/Virtus não tem chance alguma.
ExcluirForam 4 ARRANCADÕES com pelo menos 3 puxadas cada, em nenhum Onix/Onix Plus levou de Polo/Virtus, como os fanboys ainda teimam contra isso?
Cade as borboletas no Volante que dao mais vantagem e esportividade pro Polo? Kkkkkkkk nao serviu de nada contra Onix o Terror dos TSI. Agora só falta o Golf TSI 1.0 de Compacto pra benga.
ExcluirFoi tarde👹
ResponderExcluirPolo TSI tomou benga do onix kkkkkk
ResponderExcluirE um ótimo carro vai deixear saudades mas eu tenho uma vou deixar pra relíquia
ResponderExcluirNada bate a Palio Adventure 1.8 loker.
ResponderExcluirNão dá manutenção. Suspensão bruta. Motor a corrente. Dá 215 km/h com 5 passageiros, ar ligado e porta malas cheio (com pneus Latitude Michelin). Com 200.000 km rodado ainda está com escapamento, amortecedores, molas, rolamentos originais de fábrica. Primeira troca de pastilhas e discos dianteiros com 105.000, lonas traseiras, 150.000, velas e cabos, 110.000.... basicamente só troca Óleo, filtros, paletas, lâmpadas, reservatório de Paraflu e pneus. Nunca esbarrou o peito de aço. Detalhe: nunca usou etanol
Pálio Weekend Adventure 1.8 8V - 2006/2007 - Tive uma durante 03 anos (3º dono). Carro excelente par ao que se propunha: espaço, porta malas, suspensão, robustez e conforto coerente para os padrões da época e do segmento. Se a Fiat trouxer uma Perua Fiat Tipo numa possível versão Adventure,teria uma com certeza!
ResponderExcluirPálio Weekend Adventure 1.8 8V - 2006/2007 - Tive uma durante 03 anos (3º dono). Carro excelente par ao que se propunha: espaço, porta malas, suspensão, robustez e conforto coerente para os padrões da época e do segmento. Se a Fiat trouxer uma Perua Fiat Tipo numa possível versão Adventure,teria uma com certeza!
ResponderExcluirMissão impossível no Brasil em carros 0km fabricados aqui:
ResponderExcluir- Comprar uma "perua"
- Comprar um veículo duas portas
- Comprar um conversível
É o fim de uma dinastia?
ResponderExcluirDe Panorama para Elba, de Elba para Weekend.
Penso que um Argo Wagon poderia ser uma boa idéia.
Eu seria um potencial futuro cliente de uma hipotética versão da Argo Weekend Adventure!!!
ExcluirSUV: somente utilizado por viados kkkk
ResponderExcluir????
ExcluirFala isso pra galera da PRF, do Bope, da Força Nacional... Duvido que tenha coragem.
Esses trabalhadores são obrigados a trabalhar com esses carros. Se fosse Kombi, Corolla, Jeep, teriam que trabalhar nesses carros e ponto final. Agora tirar grana do bolso pra comprar SUV, aí é viadagem pura.
ExcluirSe eu fosse o steven Spielberg e fosse regravar Jurassic park eu colocaria as palio weekend pra rodar
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