A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou números do fechamento de 2019, terceiro ano consecutivo de recuperação nos volumes de vendas e produção. A entidade divulgou também suas projeções para 2020, com moderado otimismo em relação ao desempenho da indústria automobilística.
O ano fechou com recorde de licenciamentos de autoveículos no último mês (262,6 mil unidades), melhor resultado mensal desde os 370 mil de dezembro de 2014. Foi também a melhor média diária de vendas em seis anos, com 13.173 unidades.
Com essa forte reação no segundo semestre, o Brasil fechou o ano com 2,57 milhões de autoveículos licenciados, o que deve levar o país a saltar da 8ª para a 6ª posição no ranking global, superando França e Reino Unido. Os números de fechamento dos outros países ainda são provisórios, mas tudo indica que o Brasil só ficará atrás de mercados como China, EUA, Japão, Alemanha e Índia.
O licenciamento de autoveículos em 2019 registrou aumento de 8,6% em relação a 2018. Com isso, o mercado interno foi o grande responsável pelo crescimento de 2,3% na produção acumulada do ano, apesar da baixa de 31,9% nas exportações provocada pela aguda crise argentina. “Devemos comemorar esses números, que mostram uma consistente recuperação do setor pelo terceiro ano consecutivo”, afirmou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.
O segmento de caminhões foi o principal destaque positivo, com alta de 33,2% nos emplacamentos e de 7,5% na produção. Os ônibus também apresentaram forte recuperação - crescimento de 38,8%. Já o setor de máquinas agrícolas e rodoviárias teve recuo de 8,4% nas vendas e de 19,1% na produção, com alta de 1,5% nas exportações.
Projeções para 2020
A Anfavea também apresentou suas estimativas para o setor neste ano. A entidade prevê aumento de 9,4% no licenciamento de autoveículos, índice maior que o de 2019, e mais relevante ainda dada a maior base de comparação do ano anterior. “Todos os indicadores da economia brasileira apontam para um ano de recuperação mais robusta: alta de 2,5% no PIB em 2020, inflação controlada, emprego em leve recuperação, juros mais baixos e maior confiança do consumidor”, justifica Luiz Carlos Moraes.
Com esse aquecimento do mercado interno, a indústria automobilística espera produzir 7,3% mais veículos que em 2019, mesmo com uma retração nas exportações estimada em 11%. Para o setor de máquinas, a Anfavea projeta crescimento de 5,4% na produção e de 2,9% nas vendas.
“São números mais animadores que os do ano passado, mas ainda insuficientes para que retomemos os picos de vendas e produção verificados um pouco antes da grave crise de 2014 a 2016. O Brasil está no sentido correto das reformas estruturais e do saneamento da máquina pública, mas precisa ser ainda mais ambicioso no sentido de avançar nas reformas e privatizações, e sobretudo no ataque ao Custo Brasil. Só teremos uma recuperação duradoura quando o país eliminar os gargalos tributários, logísticos e burocráticos que prejudicam toda a indústria”, concluiu o presidente da Anfavea.
3 milhões? Muito otimista, se mantiverem os números será muito bom.
ResponderExcluirPorque mas maiorias das reportagens as fotos são mais de carros da vw? Coincidência.....
ResponderExcluirBateria fácil os 3 milhões se os carros da vw vendessem alguma coisa, mas jetta, golf, up, fox não estão querendo ajudar muito né?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPessoal, por falar em ANFAVEA, vcs viram o cacete que o Polo tomou do Onix 2020 na 4Rodas?
ResponderExcluirEmpate: 10,66s pra cada
Só que...
Retomadas:
40-80
Vencedor Onix com 4,58s contra 4,70s do Polo
60-100
Vencedor Onix com 5,45s contra 5,95s do Polo
80-120
Vencedor Onix com 7,26s contra 7,41s do Polo
Frenagens:
60/80/120 km/h a 0m
Vencedor Onix com 13,99 m/24,73 m/55,78 m contra 15,59 m/27,68 m/61,86 m do Polo
Consumo:
Vencedor Onix com 17,2km/l (gas) na cidade e 17,8km/l (gas) na estrada contra 12,1km/l (gas) na cidade e 16km/l (gas) na estrada do Polo
Conclusão:
O Onix 2020 NA QUAL FOI FEITO O RECALL é superior em retomadas, frenagem e consumo, sendo assim superior a tecnologia boqueta e chinfrim da VW.
Além disso o Polo tem acabamento fraco pelo preço, o motor treme igual pintcher quando vê entregador do ifood e câmbio dá mais tranco que mulher de traficante. Assim, o Onix tem conjunto mais refinado enquanto o Polo deveria disputar com carros inferiores como Sandero e o próprio Gol.
Surpreendente é a vantagem nas frenagens, principalmente pelo fato do Onix usar freios a tambor na traseira contra discos nas 4 rodas no Polo.
ExcluirWill Smith, não me surpreende. Pois a tecnologia da GM é muito superior a da VW.
ExcluirA VW tem tecnologia ineficiente e pobreta. Motor com injeção direta que leva cacete da injeção indireta da GM e freia menos que freio a tambor.
Nem a "aclamada" montagem da VW escapa da boquetagem. Mesmo com solda a laser e outras firulagens e papagaiadas os carros são cheios de grilos e barulhos mesmo com baixa KM. Veja o caso do porta-malas do Polo.
O placar de benga já tá em quanto? 6x0? Trágico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirFiquem com o motor 1.0 da GM chinês e com zero confiabilidade, que eu fico o 1.0 TSI alemão com anos de história, testado e aprovado, e incontestável confiabilidade.
ExcluirHater, não vai falar nada da surra que o Virtus deu no Onix Plus depois no recall? Está no motor1. Confere lá.
Zero confiabilidade é o tsi que estão aos montes nas oficinas dando problema, pesquise. E o ônix Plus pós recall bengou o Virtus e de quebra o Civic no arrancadao
ExcluirDeixa de mentir, quem não é confiável é esse lixo do Onix boqueta, carro parece um Cobalt e muito inferior, qualidade péssima, se fosse bom seria vendido na Europa como polo é. Deixa de ser um otário invejoso, e vai trabalhar para comprar um, pois a dia inveja aqui é gritante. Resto de gente.
Excluircerberosph, dá uma lida no link: https://motor1.uol.com.br/reviews/388933/teste-onix-plus-antes-depois-do-recall/
ExcluirDepois do recall, o Onix Plus perdeu em tudo - 0 a 100 e retomadas - para o Virtus.
Não é o que estou vendo no teste da 4Rodas. Na 4Rodas o Onix espancou o Polo. Eu postei aí. Da próxima vou desenhar para vcs entenderem.
ExcluirManobronha, o que me diz da futura bomba TSI? O ADG já cantou essa pedra e ele vive isso no dia-a-dia.
ExcluirOlha aí mentiroso
Excluirhttps://youtu.be/Jlpkm3jdPwo
olha ai mentiroso, dezenas de casos da amarok pegando fogo e a wbosta nada faz.
Excluirhttps://www.google.com/search?sxsrf=ACYBGNQR_cSoUyI5-yhpsB64riI_yah33A:1578511807646&q=amarok+pegando+fogo&tbm=isch&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwiV28Xc3vTmAhXEHLkGHd35Ax4QsAR6BAgJEAE&biw=1024&bih=481&dpr=1.88
Bater os números de produção e vendas dos anos de 2012 a 2014 vai ser muito difícil...
ExcluirPelo menos está gerando empregos para milhares de pessoas.
ResponderExcluirTão demitindo mês após mês, principalmente engenheiros qualificados
Excluir"...moderado otimismo". Traduzindo, a recuperação da economia que prometeram na derrubada da anta continua a big piece of shit...
ResponderExcluiresses adivinhões do mercado, vivem de dar chutes ao acaso....ainda lembro da projeção da mirian leitao de que a argentina iria crescer 3% com o macri ! Pura balela nao fazem a menor ideia!
ResponderExcluirDa GM não? Lixos do Onix não? Deixa de ser um babaca otário de marca maior seu bosta, resto de gente
ResponderExcluir1 milhão será tranqueiras da GM como lixo do Onix, spin, cruze nota 4, Onix boqueta xing ling Marea e os lixos Cobalt, Montana, até tempos atrás esse lixo de empresa vendia ainda Corsa classic e celta. Lixo de carros.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGM no Brasil é lixo, no mundo depois que a Opel saiu, ficou lixo tb. Marca lixo, carros pegando fogo, sem qualidade alguma, bancos do novo Onix vc sente a qualidade, banco fino,uma pessoa mais obesa afunda e fica com rabo todo de fora do banco de tão estreito que é, carro pega fogo, Vaza combustível, não funciona ponto cego direito, suspensão atrás desconfortável, sente toda rolagem das rodas, não funciona led da marcha, e pessoal anda reclamando que faz mais barulho que yaris kkkkk. Lixo de carro que não chega nos pés do polo, Onix tem que competir com argo, ka, Sandero e essas tranqueiras igual. Lixo de carro, parece o novo Cobalt.
ResponderExcluirO carro é tão bom, q até da boca de fanboy da Vw ele não sai.! Chora mais mano bronha.!
ExcluirLider em vendas direta em dezembro chevette +19
ResponderExcluirem breve o mundo nao tem mais lugar pra carro, tem mais carro do que pessoas
ResponderExcluirAlguém sabe os mais vendidos nessa semana?
ResponderExcluirSó sei que quando o Onix plus passa na rua chama mais atenção do que o virtus. Onix Hatch ainda não vi na rua.
ResponderExcluirNada disso, onix parece um novo cobalt, enquanto o virtus é confundido com Jetta kkkk, Onix é lixão de pobre, aprenda.
ExcluirÔnix plus é bonito,mas ele não aguenta muito peso que nem o virtus,o virtus é mais bonito é mais forte em resistência.
ResponderExcluirA traseira do Virtus é horrível
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.