A Volkswagen mostra o projeto de um robô de carregamento de carros elétricos que opera de forma autônoma em estacionamentos convencionais.
Esses robôs móveis carregarão veículos elétricos de forma totalmente autônoma no futuro, de modo que todo o estacionamento que existe hoje pode se tornar um ponto de carregamento, como mostrado no vídeo abaixo.
O funcionamento do robô de dá depois que o proprietário do carro elétrico estaciona seu carro em uma vaga e pede, por meio do aplicativo ou da comunicação V2X, a recarga. O robô móvel se dirige ao veículo que precisa ser carregado e se comunica com ele. Desde a abertura da aba do soquete de carga até a conexão do plugue ao desacoplamento - todo o processo de carregamento ocorre sem nenhuma interação humana. O destaque: o robô móvel traz um reboque na forma de um dispositivo móvel de armazenamento de energia para o veículo e os conecta; ele usa esse dispositivo de armazenamento de energia para carregar a bateria do veículo elétrico. O dispositivo móvel de armazenamento de energia permanece com o veículo durante todo o processo de carregamento. Enquanto isso, o robô carrega outros veículos elétricos. Após a conclusão do serviço de carregamento, o robô coleta o dispositivo de armazenamento de energia e o leva de volta à estação de carregamento.
A vantagem desse sistema é que permite que instalações de estacionamento que existem hoje, como estacionamentos de vários andares, vagas de estacionamento e estacionamentos subterrâneos, poderão operar esse sistema com pequenas adaptações, já que a infraestrutura de carga vai até o carro e não o contrário.
O protótipo consiste em um robô compacto e autônomo, além de dispositivos de armazenamento de energia flexíveis e ágeis, chamados módulos de carga. Quando totalmente carregados, eles são equipados com um conteúdo energético de cerca de 25 kWh cada. Um robô de carregamento pode mover vários módulos de carga ao mesmo tempo. Quando chamado via aplicativo ou comunicação V2X, ele traz o dispositivo de armazenamento de energia para o veículo elétrico e os conecta de forma autônoma. Com seus componentes eletrônicos de carregamento integrados, o dispositivo de armazenamento de energia permite o carregamento rápido de CC com até 50 kW no veículo.
O robô, que pode dirigir de forma autônoma, é equipado com câmeras, scanners a laser e sensores ultrassônicos. A combinação desses sistemas não apenas permite que o robô realize o processo de carregamento de forma totalmente autônoma, mas também se mova livremente na área de estacionamento, para reconhecer possíveis obstáculos e reagir a eles. Dependendo do tamanho da área de estacionamento ou do estacionamento subterrâneo, vários robôs de carregamento podem ser empregados simultaneamente para que vários veículos possam ser atendidos.
Todo estacionamento pode se tornar um ponto de carregamento flexível
O robô de carregamento móvel pode ser usado de várias maneiras. Não é apenas um braço de robô que conecta um carro a uma estação de carregamento fixa. Em vez disso, os motoristas têm a opção de estacionar em qualquer espaço disponível, independentemente de uma estação de carga ser gratuita ou não. O robô traz a estação de carregamento na forma de um dispositivo móvel de armazenamento de energia diretamente para o veículo. Para operadores de diferentes instalações de estacionamento, esta é uma solução rápida e fácil para eletrificar todos os espaços de estacionamento. "Essa abordagem tem um enorme potencial econômico", diz Möller. "O trabalho de construção, bem como os custos para a montagem da infraestrutura de carregamento, podem ser reduzidos consideravelmente com o uso dos robôs."
O design compacto do robô de carregamento é perfeitamente adequado para uso em áreas de estacionamento restritas sem infra-estruturas de carregamento, como estacionamentos subterrâneos. Möller continua: “Mesmo o problema conhecido de uma estação de carregamento bloqueada por outro veículo não existirá mais com o nosso conceito. Você simplesmente escolhe qualquer espaço de estacionamento, como de costume. Você pode deixar o resto para o nosso ajudante eletrônico.
O robô de carregamento móvel é um protótipo da Volkswagen Group Components, que fornece uma visão do futuro da infraestrutura de carregamento. Uma data possível para o lançamento no mercado do robô de carregamento ainda não foi definida.
Só sei de uma coisa
ResponderExcluirO espancamento do Virtus continua. O Onix está ganhando diversos comparativos. O mais recente é o da Webmotors onde o Virtus foi mais uma vez humilhado. Tb pudera, pois é um carro com acabamento ruim pelo preço cobrado, cheio de defeitos de acabamento, motor vibrador, câmbio que dá trancos e não trabalha com o refino do Onix. Por isso os comparativos estão sendo injustos, pois o Onix deveria concorrer com Versa, Ka sedan e Logan, carros que são tecnicamente inferiores mas condizentes com suas faixas de preço. Portanto, o Virtus não vem se mostrando um rival páreo para o Onix que tem motor menos vibrador, câmbio que dá menos tranco e mais confortável, e uma dinâmica melhor em curvas. Além disso é mais economico e de melhor desempenho mesmo após os recalls e mesmo com injeção indireta. É sucesso de crítica e de público e isso é inegável.
Ficamos assim:
Embate Onix Plus x Virtus.
Motor1: vencedor Onix Plus
4Rodas: vencedor Onix Plus
Autoesporte: vencedor Onix Plus
Webmotors: vencedor Onix Plus
Placar
Onix Plus 4 x 0 Virtus
Tenham um Feliz Natal e que o Onix continue espancando o Virtus em 2020.
Vc hater precisa se tratar.
ExcluirVai cata coquinho hater fanboy chevette
Excluirvirtus já é um carro consolidado ...cara na boa, tem tratamento pra isso viu
ExcluirHater quando for posta algum comentario coloque a verdade meu virtus nao da tranco e o acabamento é muito bom alias melhor que o seu chevette
ExcluirO cara pagou 90 pau num carro com acabamento de Gol.
ExcluirVai lá na porta, perto dos pinos e note as rebarbas lá! Vê se isso é acabamento de carro de 90.000?
To feliz com meu virtus pra seu conhecimento fui. Ve o onix premier 2 preferi o virtus mesmo sendo bem mais caro
ExcluirPq não comprou um Cruze LT com acabamento muito melhor que sai quase o preço desse Virtus? Não faça mais uma besteira dessa amigo!
ExcluirPelo visto vc é cheveteiro se eu fosse compra carro dessa categoria ficaria entre cruze ou jetta mais tv procurando um carro mais pra cidade e o virtus serviu certinho😀
ExcluirFalar em Cruze? A Propria GM abandonou esse carrinho. Natimorto, junto com Cocobalt e Prismaldo
ExcluirPelo menos o Cruze vende mais que o Jetta! ;)
ExcluirLogo o Jetta vai sair de linha pq teme stoque até pra 2045!
E sr. desconhecido, o Cruze dá certíssimo pra cidade. Não tinha necessidade de ter comprado o Virtus. Venda enquanto é tempo.
A VW entrou de sola no segmento de carros elétricos. A Tesla que se cuide, pois sua batata já está assando.
ResponderExcluirNossa, tão fresco e inútil quanto esses paineizinhos digitais da VW.
ResponderExcluirParabens a vw inovadora
ExcluirO Onix e fogo viu...
ResponderExcluirIncendiário com vazamentos de gasosa por tudo quanto é fresta!
ExcluirPelo menos vão entregar o robô concluído ou vai ficar faltando partes como o carro?
ResponderExcluirserá q no brasil este robô será roubado?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.