O Ford Ka Sedan 2020 tem na versão SE 1.5 MT seu modelo de acesso não 1.0, com preço sugerido, em dezembro de 2019, de R$ 57.390 reais. Neste artigo relacionamos nossas impressões ao dirigir, preço, consumo e aspectos positivos e negativos.
O modelo é mais facilmente encontrado nas locadoras do que nas mãos de consumidores finais - e o exemplar testado foi alugado na Localiza.
Nessa versão ele vem com o motor 1.5 de três cilindros, com 136 cv com etanol, e 128 cv com gasolina. O torque é de 15,3 Kgfm @ 4.750 RPM com qualquer combustível. Pode parecer um motor forte para os 1.072 Kg do sedan, mas na prática a performance é apenas correta.
Segundo a Ford, ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, e atinge 181 Km/h de velocidade máxima. Mas na prática parece mais - algo em torno de 11,5 segundos em nossas medições. O torque concentrado nos elevados regimes acaba por exigir constantes trocas de marchas abaixo de 4.000 RPM - o que torna o Ka cansativo de usar em cidade.
O câmbio de 5 marchas tem curso relativamente longo, e trocas não muito precisas. As marchas só engatam se acionar a embreagem até o fim de curso - o que não é muito confortável.
Segundo o INMETRO, o consumo de gasolina é de 12,5 Km/l em cidade, e 15 km/l em estrada. Já com etanol é 8,4 km/l em cidade, e 10,3 km/l em estrada.
O Ford Ka Sedan tem dimensões contidas. Mede 4,275 metros de comprimento, 1,69 metros de largura, e 2,49 metros de entre-eixos - o mesmo do Hatch. O resultado é um espaço interno comprometido para os passageiros. Mas, por outro lado, bom volume de porta-mala, com 445 litros. Um destaque são as dobradiças pantográficas - que não invadem o espaço de bagagem e facilitam o uso de todo o espaço disponível.
Nessa versão ele traz de série apenas os 2 Air bags frontais obrigatórios por lei, ajuste de altura do banco do motorista e coluna de direção, ar-condicionado e computador de bordo. Há ainda desembaçador do vidro traseiro, direção elétrica e indicador de troca de marcha no painel.
É uma lista razoável, mas insuficiente para justificar os mais de R$ 57 mil reais pedido pelo carro. Até mesmo porque o Ka deixa claro tanto interna quanto externamente que é um carro barato. O acabamento interno abusa de plásticos e tecidos de baixa qualidade, enquanto o isolamento acústico insuficiente deixa o interior excessivamente ruidoso.
Outro aspecto que desagrada é a posição de dirigir. Nem mesmo o ajuste de altura do banco consegue corrigir, já que o volante tem posicionamento muito elevado, e desalinhado com os pedais. O cluster de instrumentos tem grafismo confuso e falta informações, como o medidor de temperatura do motor.
Os bancos também não são confortáveis. Excesso de espuma fazem com que fiquem cansativos com poucas horas de uso, novamente deixando claro se tratar de um carro feito para ser barato - mesmo que seja caro.
Concorrentes
VW Voyage
O Voyage 1.6 e um pouco mais caro na tabela, mas oferece maior qualidade de acabamento, mais silêncio de passeio, um motor mais elástico, mais espaço para os passageiros, e melhor posição de dirigir.
Renault Logan
O Logan melhorou muito na linha 2020, oferecendo agora opção de transmissão CVT, melhor acabamento. O destaque do modelo é o espaço interno - o maior da categoria.
Conclusão
O Ford Ka SE 1.5 MT oferece um desempenho adequado para sua proposta, mas peca pelo espaço interno apertado, sobretudo para os passageiros do banco traseiro, acabamento de baixa qualidade e posição de dirigir ruim.
Localiza é careira.
ResponderExcluirViram Susto que Backstage passou no Jetta a 282km/h? Na curva vinha outro carro.
ExcluirVi e vi também ele falando que vai fazer um vídeo dedicado a falar dos defeitos do GLI, carro com 3.000 km rodados.
ExcluirComparar com voyage! Kkk Hoje é 1° de janeiro ainda, não de abril. Posição de dirigir, bancos, motor e espaço interno do Ka são bons. Acabamento é fraco mesmo, mas não conheço nenhum bom nessa faixa de preço.
ExcluirTem um video que ensina o passo a passo pra conseguir comprar um carro novo até 30% MAIS BARATO, <3 <3 porque fica sem varios impostos. Recomendo muito. :) Vejam https://youtube.com/watch?v=9ZVpUVqoTCY
Excluir117% das vendas desse carro são para locadoras. Não podemos dizer que é o rei das locadoras, pq esse título cabe ao Argo.
ResponderExcluirArgo ou Onix?
ExcluirPq cabe o título cabe ao Gol e ao Trincross...
ExcluirEngraçado que no mix de vendas diretas/varejo Gol fica com mais de 70 pra diretas e o restante pra varejo, enquanto Onix, Argo e Ka fica com apenas 50% pra diretas.
ExcluirE nem chega bem a 50% as vezes!
ExcluirQUE MATÉRIA HORRÍVEL!
ResponderExcluirAcho que foi o Carlos que escreveu... Jornalismo sério se faz com imparcialidade...
ExcluirSobre ser carro de locadora, deve ser, assim como Gol, Voyage, Virtus e T-cross.
Aqui na Bahia tem muito, vejo bem mais Ka sedan do que Virtus por exemplo, conheço várias pessoas que tem, todos bem satisfeitos com o carro...
Atualmente, com o Onix Plus, fica difícil ganhar em Custo benefício...
Pois é, dizem que mediram o 0-100, mas que deu aproximadamente 11,5 segundos, que medição é essa? Não usaram um cronômetro?
ExcluirO que seria das montadoras se não venderem para o rent car. Todas elas têm uma percentagem muito grande desde tipo de vendas. Aí no Brasil, Portugal, França, Alemanha....
ResponderExcluirO desconhecido não passa de um Stalker !
ResponderExcluirDirigi um, e achei que anda muito. Me deu a impressão de andar mais que meu up TSI.
ResponderExcluirCertamente. Só neste blog é que distorcem a verdade.
ExcluirEsse novo motor 1.5 de 137 cavalos é ótimo. Mas para o blog...
Excluirgenti....voyager>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>ka sedan!!!!???? kkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirMelhor que Passat e Audi A4, sem sombra de dúvidas...
ResponderExcluir??????
ExcluirDos modelos de entrada o Ka é o que tem a melhor posição de dirigir. Carro muito honesto. Comparar com Voyage pré-histórico... 🤪🤪🤪
ResponderExcluirCom certeza, Voyage não se compara com O Ka, muito menos com o Onix Plus...
ExcluirTrocar um Ka sedan com motor 1.5 Dragon pelo Voyage é dose...
ResponderExcluirO Voyage atual já deveria ter uma nova geração faz tempo, mas a VW continua querendo empurrar os projetos do início a década passada nos clientes... Voayage é gol so servem para PJ e com um desconto bem generoso, bem como a Saveiro...
q materia lixo, cheia de mentiras, KA é um dos melhores q tem, posiçao otima, só quem nunca andou pra cair numa mentirada dessas...
ResponderExcluirE nao sabem nem acelerar kkkkk, 0-100 é em 10seg conforme outras publicaçoes
Colocaram um retardado pra fazer as medições, só pode. Nunca que um carro manual de 1070kg e 135 cv faz 0-100 em 11.5segs... Nem o automático faz nesse tempo.
ExcluirÉ um carro que tem motor pra fazer na casa dos 10s.
Tá certo, já dirigi o 1.0 e o 1.5, ambos são mancos.
ExcluirMentira
ExcluirTenho um SE plus 1.5 AT
ExcluirÉ um foguete... Só precisa melhorar o consumo na cidade.
Eu teria vergonha de publicar uma matéria tão mal feita e ácida, totalmente parcial e tendenciosa.
ResponderExcluirPor serem carros populares, tenho certeza que a maioria dos que aqui frenquentam já dirigiram Ka e Gol, que em nada mudam em relação a Ka+ e Voyage. Tenho certeza também que hão de concordar que Gol quando comparado com Ka é uma verdadeira carroça de 4 rodas. Od bancos de Gol são horríveis, duros e desconfortáveis, terríveis oara viagens longas, o espaço interno é ridiculo, pois tem entreeixos e largura de carro dos anos 2000. Não bastasse isso, carro é pessimamente acabado, reconhecido pelos barulhos internos, não tem sequer um porta copos entre os bancos, é tudo no carpete.
Gol não tem controles de estabilidade e tração nem como opcional, não tem direção elétrica... Enfim, Gol e Voyage são os piores da caategoria em 9 de 10 aspectos.
Não há nem como comparar. Gol e Voyage já estão fazendo hora extra há anos.
ExcluirA Ford tinha de representar contra essa matéria, porque foi muito tendenciosa e parcial. Voyage se não é taxi é locadora e agora o Virtus que virou queridinhos dos taxistas
ExcluirCarrinho sem vergonha esse Ka sedan
ExcluirSem vergonha é o Voyage, entreeixos de Gol 98, barulhos de acabamento, só tem 2 airbags e todas versões, não tem controles de estabilidade e tração nem como opcional, não tem sequer cinto de três pontos pro passageiro do meio, acho que Gol e Voyage são os únicos carros vendidos no Brasil sem isso.
ExcluirSempre ele, kkkkkkkkkkkkk
ExcluirSempre eu com argumentos que você não consegue combater...
ExcluirDessa vez nem teve coragem de dizer as bobagens costumeiras, nem teria como, Ka sedan é incontestavelmente mais carro que Voyage.
Belo carro, compra muito mais coerente do que Voyage e virtus, sem contar que é cima mecânica muito mais confiável que vw
ResponderExcluirCoitado. Escreve menos b o b e i r a
ExcluirConcordo com você Ronald
ExcluirMelhor que Voyage, sim, sem dúvidas, Voyage é o pior da categoria.
ExcluirMas não é melhor que Virtus.
É um perfeito idiota o cara que escreveu essa matéria
ResponderExcluirA matéria é tão bizarra que sequer é assinada.
ExcluirEsse tipo de matéria deveria receber um belo de um processo judicial!
ResponderExcluirSério que vocês estão dizendo que o paca de museu chamada voyage é melhor que o Ka? Se toquem, o Voyage dos anos 2000 é pior em tudo quando comparado com com o Ford. O Ka tem motor melhor, acabamento superior, muito mais conforto, além do projeto ser bem mais novo.
ResponderExcluirNo afã de tentar defender todo e qualquer modelo do grupo VW, o blog às vezes se supera na tarefa de tentar denegrir modelos concorrentes.
ResponderExcluirAqui em casa temos um Ka Sedan e alguns dos pontos apontados são absolutamente incorretos. A posição de dirigir, por exemplo, é uma das melhores, se não a melhor , destes carros de entrada - a da dupla Gol/Voyage, por exemplo, é lastimável, com volante totalmente deslocado. Além disso, não é preciso apertar a embreagem até o fim para passar marcha. Por fim, dizer que o câmbio da Ford é impreciso? Haja paciência!
Outra coisa: espaço interno apertado? E querer comparar com o Voyage????
ExcluirCarlota agora só comenta as matérias que ele escreve.
ResponderExcluirVoyage com mais espaço que Ford Ka só no mundo do carblog mesmo
ResponderExcluirAqui é o fantástico mundo de Bob.
ExcluirImpressionante como esse blog só tem boa vontade com a VW."O modelo é mais facilmente encontrado nas locadoras do que nas mãos de consumidores finais - e o exemplar testado foi alugado na Localiza." Qual a fonte do blog? Dos desejos? Porque, segundo a fenabrave, o ka sedã tem 40% de vendas diretas, o que inclui qualquer CNPJ como MEI. Portanto, o suposto teste começa com uma mentira."O torque é de 15,3 Kgfm @ 4.750 RPM com qualquer combustível. Pode parecer um motor forte para os 1.072 Kg do sedan, mas na prática a performance é apenas correta." Está lotado de vídeos no YouTube do ka 1.5 MT espancando Polo e Virtus tsi, que segundo este blog em outras ocasiões" surpreendem". Além disso, o 0 a 100 dele é mais forte que do ônix plus turbo pós recall segundo a autoesporte, que aferiu com todo um aparato tecnológico muito mais avançado que o achismo do dono deste blog.
ResponderExcluir"O câmbio de 5 marchas tem curso relativamente longo, e trocas não muito precisas. As marchas só engatam se acionar a embreagem até o fim de curso - o que não é muito confortável." aprenda a dirigir que resolve. Não culpe o carro por seus problemas. "O Voyage 1.6 e um pouco mais caro na tabela, mas oferece maior qualidade de acabamento, maios silêncio de passeio, um motor mais elástico, mais espaço para os passageiros, e melhor posição de dirigir." cara, vai dormir de bruços numa sai a da rua Augusta que você ganha mais! O Voyage apanha mais do ka em desempenho que mulher de malandro e o acabamento é muito inferior, mas muuuuuuuuuito mesmo. A Internet aceita qq coisa mesmo...
Perfeito
ExcluirCara, foi a avaliação mais lixo que já li na vida. O ka arrebenta o Voyage em quase tudo, mas ele querer passar que o Voyage anda mais que o ka doeu na alma. Tem certas coisas que deveriam ser proibidas de serem publicadas, tamanha aberração que são.
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkk, matéria sem lógica, nunca que o Voyage é melhor, erraram até no 0 a100. Kkkkkkk
ResponderExcluirmuito caro
ResponderExcluirDISPARADO O MELHOR SEDAN PEQUENO DO MERCADO BRASILEIRO, TENHO UM 19/19 E RECOMENDO! CUSTO BENEFICIO SEM IGUAL, MUITO ECONOMICO E CONFORTAVEL DE DIRIGIR
ResponderExcluirkkkkkkkkkk
ExcluirCom esses 57 mil mais uma merreca a mais, da pra levar um Onix Plus Automático. Certeza que a GM vai corrigir todos os problemas no Onix. Eu tive com Corolla que teve recall no câmbio CVT que podia travar e não se ouve esse barulho todo.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirComparar problema no câmbio com fogo que pode matar sua família é demais!! kkkkkkkkkkk
Demais pra você. Quantos casos de incêndios aconteceram? Exagero de todos os lados, alardeado pelos concorrentes, não? Pra mim, plausível,ja que no comunicado da Toyota dizia que poderia haver travamento do câmbio ou desacoplamento de marcha e isso em alta velocidade não me parece seguro. Me ligavam duas vezes por semana até eu levar o carro. O recall do air bag que disparava sozinho também não me parece de baixo grau de risco. Então, se teve recall é porque havia risco de acidentes graves, já que caso contrário, ele nem seria feito.
ExcluirO Ford Ka sedan é tão ruim que vende mais que o Virtus banheira ambulante, agora comparar com Voyage aí já é demais.
ResponderExcluirVirtus é muito melhor, nem tem como comparar cara, fala merda não
ExcluirMelhor em quê.?
ExcluirSabe tudo, baba ovo da Volks.
Espaço traseiro é bom, até na própria foto da matéria dá para ver... O resto também está acima do Voyage. Como todo carro brasileiro é caro mas o preços praticados são bem abaixo, assim como faz a VW. Final de novembro vi a versão SE PLUS automática a esse preço.
ResponderExcluirMatéria sem vergonha e tendenciosa e ainda compara com Voyage. Este site não merece credibilidade.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.