As quinze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 2.767 unidades, anotaram em novembro último forte queda de vendas de 18,8% em relação a outubro de 2019, quando foram vendidas 3.407 unidades importadas. Ante novembro de 2018, quando foram comercializadas 2.947 unidades, a retração é de 6,1%.
“A permanência do dólar acima de R$ 4,00 tem agitado o mercado interno, mas o impacto mais devastador tem sido para o setor de importação de veículos automotores, pois além do dólar na faixa atual, ainda pagamos os 35% do Imposto de Importação, maior percentual permitido pela Organização Mundial do Comércio e competimos com empresas com grandes subsídios federais e estaduais”, analisa José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, para quem – com o resultado de novembro– será muito difícil que as associadas fechem o ano com 35 mil unidades comercializadas projetadas.
Segundo Gandini, “o setor vive um momento dramático, de inviabilidade do negócio de importação. Por esse motivo, temos conversado com setores do Governo no sentido de viabilizar a tão esperada redução do imposto de importação, já que o câmbio, por si só, é um fator de limitação de volumes. Precisamos desse equilíbrio para que os carros importados possam ser competitivos em preços finais ao consumidor. Os importadores precisam viabilizar seu negócio até mesmo para manter o atendimento de pós-vendas à frota circulante de importados no país”.
No segmento de importados, as cinco marcas que mais venderam, em novembro, foram a Volvo (754 / +4,6%), Kia Motors (661 unidades / -33,2%), BMW (330 / -46,7%), Land Rover (242 / -1,6%), e Porsche (219 / +12,9%).
De outra parte, as quatro montadoras associadas à entidade que produzem veículos localmente mantêm taxa de crescimento de 38,8% no acumulado, passando de 21.263 unidades licenciadas nos primeiros dez meses de 2018 para 29.506 unidades em igual período deste ano.
Entre as associadas com produção nacional - BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki -, em novembro último, o emplacamento de 3.148 unidades também representou queda de 9,3% em relação a outubro de 2019, quando totalizaram 3.471 unidades , mas significaram alta de 41,5% ante novembro de 2018, quando anotaram 2.224 unidades.
Por marcas, a CAOA Chery, com 1.902 unidades emplacadas, registrou queda de 13,3% ante outubro de 2019; a BMW, com 847 unidades, alta de 1,8%; a Suzuki, com 223 unidades licenciadas, alta de 44,8% e a Land Rover, com 176, queda de 39,5%.
Somados os emplacamentos de unidades importadas e produzidas localmente, o ranking das cinco marcas, por volumes, aponta, a CAOA Chery com 1.902 unidades (só nacionais), a BMW com 1.177 unidades (330 nacionais + 847 importados), a Volvo com 754 unidades (só importados), a Kia Motors com 661 veículos (só importados), e Land Rover com 418 veículos (242 importados e 176 nacionais).
Participações – Em novembro último, ao considerar somente os veículos importados por associadas à entidade – total de 2.767 unidades -, o setor significou marketshare de 1,2%. Com 5.915 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,56% do mercado total de autos e comerciais leves (230.923 unidades).
No acumulado de janeiro a novembro, os importadores das associadas à Abeifa significam, com. 31.218, marketshare de apenas 1,3%. Se somados os totais de importados e a produção nacional, a participação da Abeifa é de 2,52%.
Por isso que é melhor comprar um carro nacional VW, afinal não estamos mais nos anos 1990.
ResponderExcluirGM tem melhor custo benefício
ExcluirSó no seu planeta que GM tem melhor custo benefício! GM está sempre defasada em tecnologia, sempre correndo atrás da VW. Aliás todas no Brasil estão sempre correndo atrás da VW. Vide motores 1.0 turbo, nota máxima em segurança, chave camivete e até assinatura noturna das lanternas traseiras foi a VW que popularizou e todas sem exceção imitaram. Se a VW colocar um um Urubu na Capota todo mundo imita. Aliás a sua GM logo logo vai lançar uma SUV Coupe só pra variar.
ExcluirMustang, realmente entre as generalistas a Vw sempre esteve um passo a frente em termos de segurança e tecnologia.
ExcluirSó que o Siamed falou que a GM tem melhor custo beneficio, não falou que é a melhor, e isso é verdade.
VW Sempre a frende onde? O primeiro carro "barato" que se preocupou com segurança foi o new fiesta. Nessa epoca vw tinha o VW Polo bosta, GM com onix zero estrela e etc. Agora ford é uma bosta, todos modelos boqueta.
ExcluirNa frente não, no Vice, talvez... Falo isso, pois a VW não lidera no geral em particamente nenhuma categoria...
ExcluirNão estamos nos anos 90 mas parece que a economia tá voltando pra essa época... Viva o Bozo
ResponderExcluirPerdeu sua teta de mamar foi.? Socialista de Iphone detectado...
ExcluirKkkkkk
ExcluirA carne já está na época do sarnei, sobe varias vezes ao dia
ExcluirNos anos 90, o dólar tava a 1 real.
ExcluirEu continuo comendo Carne, trabalhando e andando de BMW 330i 2019 zero bala.. e sem Mamata publica... CHUPA PT... Gasolina #6.00 R$ p esvaziar as ruas
ExcluirAinda existe apoiador do Bozo??? Pensei que já tinham acabado. Bom, o Titanic ainda não terminou de afundar então os idiotas ainda tão tocando violino.
ExcluirDaqui a pouco começam a se converter pra Doria ou Luciano Huck... kkkkk
"Eu continuo comendo Carne, trabalhando e andando de BMW 330i 2019 zero bala.. e sem Mamata publica... CHUPA PT... Gasolina #6.00 R$ p esvaziar as ruas"
ExcluirPensamento de quem tem o cérebro do tamanho de uma azeitona.
Você não é o centro do universo, demente. Fora do seu mundinho existem pessoas que vivem com um salário mínimo ou menos e que precisam se virar pra sobreviver dignamente com essa mixaria.
Queria ver você ganhando mil reais por mês e andando de BMW 330i 2019 "zero bala".
A realidade é bem triste fora dessa sua cabecinha pequena e limitada, tem gente que precisa acordar 4h da manhã, pegar vários ônibus pra chegar ao trabalho 8h, trabalhar o dia todo, voltar, cuidar de casa, dos filhos, de si e ainda comprar arroz de 10 reais o pacote (os menos piores), e pagar mais de 20 reais em um quilo de carne que de segunda...
É por causa de pessoas que pensam igual a você que o país é esta miséria, piada mundial. Não estou me referindo a PT ou PSL ou PMDB, ou a esquerda ou direita, estou me referindo ao poder em geral e às criaturas ridículas e egoístas que estão nele.
Rapaiz, esse não tem é BMW coisa nenhuma, deve ter no máximo uma montain bike da Caloi com passador Santour, nem Shimano é.
Excluirque descrição bem feita
ExcluirImpressionante a limitação intelectual que acomete o povo brasileiro. Se se critica este governo pífio e vergonhoso é pq acabou a mamata,se é socialista, petista e o escambau. É demais, só pode ter caído da terra plana e batido a cabeça...
ExcluirE você tem carro é, prá dar pitaco? Pensei que era proletário e andava de ônibus.
ExcluirBolsonaro está fazendo um governo ruim sim. Os que estavam antes também fizeram governos ruins também. Enquanto o povo briga por eles, eles enriquecem(alguns de modos errados), vivem como reis e governam em boa parte das vezes em benefício próprio...
ExcluirEspero que algum dia esse país tenha um bom governo, com políticos que briguem pelo bem estar dos cidadãos, ao invés dos cidadãos brigem pelo bem estar dos políticos...
Só nao cai os gastos do Cartao Corporativo do Bolsonaro, e isso pq diz ser a favor do Estado Minimo. Pelo jeito Minimo pro Povo e Maximo pra ele.
ResponderExcluirJa viram preço do IPVA de Carro Popular Nacional? Quase 2 mil ou mais nos 1.0 Turbo ou aspirados. Um Carro Importado o IPVA deve ser caro demais.
ResponderExcluirIPVA tem alíquota fixa em 4% sobre o valor do carro pela Fipe, seja novo ou usado. O carro pode custar 20 ou 200 mil que o valor do IPVA sempre vai ser os 4%.
ExcluirSe o carro for 0km e custar 50 mil o IPVA vai ser 2 mil, se o carro custa 100 mil o IPVA vai ser 4 mil. Sempre foi assim, não mudou nada.
Politico com Auxilio Moradia e verba pra viajar e alugar carro. Tem politico que de Aluguel de carro por mes gasta do dinheiro Publico mais de 8 mil.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirErrado Will Smith. Além de ser socialista de iphone é desinformado. IPVA não tem alíquota fixa, pois é um imposto estadual (conforme o artigo 155, III da Constituição Federal), o que dá liberdade para ser variável mediante os Estados (entre 1 e 6%). No Paraná o IPVA é 3.5% do valor do veículo, já em Satana Catarina é um dos menores valores do Brasil, com um percentual de 2% sobre o valor do veículo.
Excluirmths, obrigado pelo "socialista", alcunha que carrego com orgulho pois como vivemos em uma democracia, todos tem liberdade para ter sua visão e direcionamento político certo?
ExcluirSobre o IPVA, vc está correto, mas é importante frisar que apesar da alíquota ser variável entre estados, cada estado tem alíquota fixa definida. No caso usei o exemplo do Rio Grande do Sul, aqui a alíquota fixa é de 4%.
Wiil Smith poderia dormir sem essa, enfia a cabeça hj o buraco e vaza seu idiota.
Excluiro máximo do ipva é 4% e não 6%.
ExcluirIPVA é um dinheiro que pago com indignação obviamente... As estradas daqui da Bahia são em geral de péssima qualidade, inclusive as pedagiadas... É um imposto que pagamos e pelo menos na minha região, não vejo retorno. Se tivéssemos estradas proporcional ao absurdo que é o custo do IPVA, teríamos estradas sem.buracos, rodovias no mínimo co. Faixas duplas e pedágio, não iriam nem existir...
ExcluirBrasil ja era....conseguiram um governo mais fraco que a dilma
ResponderExcluirPois então, eu achava que ninguém poderia ser mais perdido e incompetente que a Dilma, mas vem o Bozo e supera esse feito.
ExcluirSó posso dar parabéns aos envolvidos.
Will Smith, não se preocupe daqui a pouco o Meliante voltará para o Xilindró
ExcluirEu achava que o Temer ia ser o fim do mundo. Mas se o segundo turno fosse amanhã entre o Temer e o Bolsonaro eu votaria no Temer sem a menor dúvida.
ExcluirTerceiro dia de vendas de Dezembro segundo a Fenabrave:
ResponderExcluirTOP 20 Veículos:
1) GM ONIX 2418
2) FIAT ARGO 1480
3) HYUNDAI HB20 1463
4) FORD KA 1156
5) JEEP RENEGADE 1004
6) GM ONIX PLUS 985
7) HYUNDAI CRETA 881
8) NISSAN KICKS 809
9) VW T-CROSS 809
10) HONDA HR-V 773
11) HYUNDAI HB20S 762
12) VW POLO 758
13) TOYOTA COROLLA 749
14) FIAT MOBI 736
15) JEEP COMPASS 687
16) VW GOL 670
17) TOYOTA YARIS 614
18) TOYOTA YARIS SEDAN 508
19) VW VIRTUS 481
20) FIAT CRONOS 458
TOP 10 COMERCIAIS LEVES
1) FIAT STRADA 1107
2) FIAT TORO 781
3) TOYOTA HILUX 426
4) FIAT FIORINO 395
5) VW SAVEIRO 347
6) GM S10 317
7) FORD RANGER 256
8) VW AMAROK 210
9) RENAULT OROCH 165
10) FIAT DUCATO 89
Destaques:
Início promissor da Hyundai e leve ascenção da Fiat. Renault iniciou tão mal que até mesmo a Master, líder da categoria está atrás da Ducato da geração passada. Houve uma queda meteórica do VW Virtus que está bem distante do segundo colocado, o cara de bagre sedan da Hyundai e está com vendas semelhantes aos carros de péssimo custo benefício como Yaris Sedan e Fiat Cronos. Os 5 SUV compactos mais vendidos começaram Dezembro com tudo. VW Saveiro vendendo menos que a Fiat Fiorino só pode ser algo momentâneo, apesar de estar mais próxima da GM S10 por 30 unidades, que as 48 do furgaozinho a frente.
Faz arminha que cai o dólar
ResponderExcluirO preço da carne abaixa
Gasolina quase 5 reais
Diesel quase 4 reais
Governo incompetente
Na época do Temer fizeram manifestações por muito menos.
Hipocrisia é mato!
Antes que venham falar. Estou longe de ser esquerdista ou petista.
Mas como os gados estão caladinhos ultimamente hein?
Onde vc viu protesto por dólar alto e carne cara em algum lugar? E de onde vc é que o diesel tá 4 e a gasolina 5?
ExcluirTodo momento que alguem contesta o desgoverno do Bozo aparece bolzete defendendo a lambeção de solado do Trump. Bolzete e Petralha para mim é tudo igual, acéfalos. Brasil é maior que essa duas coisas.
ExcluirTrump já abriu o bico e disse que essa desvalorização é coisa de ministro da fazenda brincando de banco imobiliário.
Eu votei no Bolsonaro, mas só ta fazendo m.... essa é a real, ainda mais com esse ministro pseudo liberal, só beneficia meia duzia de gente grauda ai e os bolsominion falam amem.... bando de burros mesmo, e tb nao sou petralha, e votei por falta de opção na epoca pq nunca concordei com diversas coisas do Bolsonaro, porem tem algumas coisas que é de se elogiar, porem no geral nao esta bom com certeza, só que ai se lembrar quem poderia estar no lugar dele, o poste, com certeza estaria muito pior agora
ExcluirPor que Mercedes não é citada na reportagem?
ResponderExcluirDe acordo com o nosso querido ministro "liberal" paulo Nheque , o valor ainda ta baixo....
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.