O Volkswagen Apollo foi um sedã médio, desenvolvido pela Engenharia da Autolatina, com plataforma do Ford Verona, e especificações Volkswagen. Era um modelo posicionado entre o Voyage e o Santana, com carroceria do tipo três-volumes, com duas portas.
O nome Apollo era inspirado em um deus grego e no da nave espacial norte-americana que aterrissou na lua,oriundo de um projeto que se chamou Nevada.
Com apelo esportivo, trazia sob o capô o motor AP 1800 (105 cv com etanol; 92 cv com gasolina) em posição transversal. As suspensões eram independentes nos eixos dianteiro e traseiro (tipo McPherson em ambos os eixos).
O Apollo nasceu com versões GL e GLS. Suas linhas eram limpas, modernas. O modelo já eliminava características como a calha de teto e o quebra-vento.
Os vidros eram posicionados rentes à carroceria. Seu porta-malas tinha 570 litros de capacidade.
Em 1991 o Apollo ganhou série especial VIP. Foi fabricado até 1992 e teve mais de 50 mil unidades vendidas. O modelo exposto, ano 1992, foi retirado diretamente da linha de produção na Anchieta e preservado como zero quilômetro no Acervo da Volkswagen do Brasil.
Mais uma aberração da VW tinha esquecido desta bomba
ResponderExcluirApollo, Logus, Pointer só prestava o bom e velho AP o resto era LIXO FORD
ResponderExcluirmanja nada de nada bobimbo
ExcluirManja sim, autolatina, que fase...
Excluirpenso o contrario, o conforto, e a beleza desses carros era nota 10. o motor AP que só vazava oleo e batia valvula era o grande problema!!!!!!
ExcluirFui um infeliz proprietário do Logus. O carro tinha problemas de parte elétrica e de suspensão. O carro era tão ruim, que a VW encerrou a sua produção, após três anos do seu lançamento.
ResponderExcluirFim da autolatina 1996.
ExcluirEm pleno ano de 2019 o blog publicando matéria de uma bomba dos anos 80/90.
ResponderExcluirApollo, Logus e pointer que passado sombrio
Foi daí que veio a traseira da Tí Croz
ResponderExcluirEu gosto dessas nostalgias.
ResponderExcluirCarro top da época era o Santana executivo!!! Monza classic ,tempra, versailles da Ford...
ResponderExcluirFalta do q publicar..entao puxam estas "capivaras"....
ResponderExcluir"Apollo: o VW médio com nome de deus grego e alma Ford" AAAAAAAAAI Q TUDOOOOOOOOO. Adorei o nome da matéria, gota serena...
ResponderExcluirCarro bosta!
ResponderExcluirJá teve um?
ExcluirEsse carro é tão cachorro, que vai se juntar a outras bombas da VW como o Logus, Pointer, Polo Classic
ResponderExcluirE ainda botavam culpa na coitada da Ford sendo que a engenharia da VW era bem boqueta
Só o melhor motor do país,motor AP que qualquer mecânico sabe trabalhar e acha peça até em padaria
ExcluirBasta GM lançar Onix Kratos
ResponderExcluirquem tem esse carro ,adora...tem uma materia no garagem do bellote .
ResponderExcluirNostalgia pura ..logus, verona,escort , kadett ,tipo,apollo ,versalhes,santana...
olha esses bancos , o tecido da porta ,os detalhes do painel para época ..ai vem uns nojento desses falando m3rd@.. hoje tem carro pegando fogo e ninguém fala ..cada uma ...vcs estão tendo o parazer de ler sobre um carro de 1990 e pouco, e mesmo assim em alguns pontos ,eu sou mais os clássicos.mi mi
Kkkkk chegou boy magia pra defender esse resto de projeto. Por falar nisso esse Apollo pegava fogo viu caso vc não saiba. Esse carro não tinha nada de bom, tipo o Logus e Pointer que trincavam a carroceria.
ExcluirMas não é de se surpreender sobre a engenharia da VW, depois que vi um adesivo e 2 pinos vagabundos de 1,99 pra acabar com a barulheira no porta-malas do Polo, e que nem solucionou a barulheira direito.
Eu quero saber q moral vc tem kkkkkkkkk
Excluirum hater doente , sem escrúpulos ,mentiroso ...onde a vida é falar mal da vag e especialmente da vw.ainda bem que tem o clube logus,apollo ,santana,verona pra guarda essas joias. Inventa mais q eu gosto kkkkkkkkkkkkk
Enquanto vc fala mais caca ,mais um recall da fca
ExcluirMudei de ideia. Tem uma dupla que era mais cachorra e ordinária que esse Apollo: Logus e Pointer.
Excluir"O Pointer, um hatch de quatro portas, foi lançado em 1994, com os motores AP 1.8 e 2.0 com injeção eletrônica. O modelo saiu de linha em 1996. A engenharia alemã reprovou os modelos por problemas de projeto. O vidro traseiro do Logus se soltava por causa da torção da carroceria. O carburador eletrônico era uma contradição, pois a Volkswagen lançou anos antes, em 1989, o Gol GTi, o primeiro nacional com injeção eletrônica."
toma o link dessas bombas boneca: https://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/servicos/2009/05/24/interna_servicos,30341/nao-compre-no-escuro-duplinha-do-barulho.shtml
Kkkkkk até Marea tem fanclube! Ainda mais essas 3 bombas. Aliás 5 bombas. Outra bomba atômica era aquele Polo Classic e o Gol 1.0 16V, o pior Gol de todos os tempos, uma verdadeira bagaça nojenta!
Pelo menos o Gol 16 v e gol 16 v turbo não são cultuados,já o Marea Turbo
ExcluirTá mais fácil ver Fiesta Supercharger andando do que esse Gol Turbo!
ExcluirZzZZz
ExcluirO mongolóide baba ovo da VW ainda não aprendeu a escrever...
ExcluirO concurso de gari tá no papo!
Mas não é de se surpreender sobre a engenharia da VW, depois que vi um adesivo e 2 pinos vagabundos de 1,99 pra acabar com a barulheira no porta-malas do Polo, e que nem solucionou a barulheira direito
ExcluirO Polo Europeu não tem barulho no porta-malas,vários donos resolveram o barulho dos carros com esses adesivinhos.
O barulho do porta malas pode ser resolvido de forma simples pela Volks
Eu tive um Apolo zero e posso te dizer que era muito melhor do que o seu sucessor, o Logus que também tive. O Apolo tinha suspensão bem mais firme padrão VW e o Logus ao contrário tinha suspensão macia padrão Ford. O Logus oferecia opção de direção hidráulica pois sua direção comum era duríssima.
ResponderExcluirO logus wolfsburg era o carro.
ExcluirRaridade esse Logus Wolfsburg, eu vi um somente, assim como o Apollo Vip!
ExcluirApollo/ Verona eram médios... tá...
ResponderExcluirSantana era o quê?
Medio luxo
ExcluirApolo e verona não eram medios usavam a mesma estrutura do escort. Comparando com os dias atuais eles seriam como o virtus fica entre o voyage e o jetta. Seria voyage, apolo, santana
ExcluirNa ford: escort, Verona, versailes.
Santana era o Mitsubishi Lancer de hoje naqueles tempos. Um carro ultrapassado perto dos rivais. Tinha ventoinha dos anos 60, sendo que todos os rivais já tinha eliminado isso. Chamar Santana de médio até que vai, mas de luxo? Levava uma surra monumental do Tempra que era MUITO, MAS MUITO MAIS avançado tecnologicamente na época. Agora nem se compara aos Omegas e Vectras, principalmente o primeiro que é uma obra-prima até hoje. Peço desculpas comparar o Lancer com o Santana, pois o Lancer pelo menos é lindo nos dias de hoje mesmo sendo ultrapassado.
ExcluirTem muitos rodando em bom estado,ja d Tempra em bom estado são poucos
ExcluirMendes9 de dezembro de 2019 13:17 errado o Escort era um carro mundial que foi substituído pelo FOCUS o Apolo era um Ford Orion Europeu
Excluirhttps://www.car.blog.br/2016/01/ford-orion-seda-derivado-do-escort-fez.html?m=1
ExcluirÉ só entrar nos classificados e comparar preço de Santana e Tempra. O primeiro em bom estado é peça de colecionador, já o segundo kkkkkk. Pura bomba atômica. Nem manolo de quebrada quer saber de Tempra. Ta cheio de Santana em bom estado. Alias, Santana 2002, 2003 vale mais que o sucessor do Tempra.
ExcluirOutro dia vi um Tempra todo fudido,o dono queria R$ 700 nele,o Santana não teve motores turbo ou multi-válvulas,mas em 1991 foi o primeiro carro a ter opção de ABS,coisa que o Tempra só recebeu em 1994,e o Tempra Europeu tinha airbag e o Brasileiro não.
ExcluirO menino da "magia" inventa história.... rsrsrs
ExcluirEsse cara é muito Thieng!
Esse blog virou espaço para haters e não entusiastas, quando garoto meu pai deixou escolher entre o Apollo e um Kadett SLE, fiquei com a segunda opção, o Kadett tinha melhor acabamento, motor 1.8 com torque ligeiramente inferior, muito pouca diferença em relação ao AP... o carro com vidros verdes na cor verde metálica e rodas de liga, muito bonito... também gostava do Apollo, scortt/verona com motor AP...tinha um ar de requinte que não aparecia em outros modelos ... só no Santana mesmo... esse era sonho de consumo mas muito caro na época!
ResponderExcluirSão todos pilotos de teclado, que não sabem valorizar os carros de antigamente. Hoje só tem os nutellas que se importam com conectividade, park assist. A maioria nunca teve o prazer de pilotar um mavecão V8, um opalão 6 caneco. Esses haters de hoje são os antigos jogadores de super trunfo.
ExcluirDonos de postos de gasolina piram
ExcluirNa verdade era um Ford com alma de VW.
ResponderExcluirApolo e seu sucessor Logus foram carros excelentes! Reuniam o que havia de melhor nas duas casas.
Tiveram vida curta porque a Autolatina se desfez e não porque eram carros ruins. Pelo contrário.
Quem comenta que esses carros eram "bombas", certamente nasceram no final da década de 90 ou nos anos 2000 e não os conheceram quando novos.
Eu mesmo tive um Logus CLi 1995, que tirei 0km na Sorana.
ResponderExcluirFiquei com ele 04 anos e rodei 150.000km. Delicioso, rápido para os padrões da época, muito confortável e tinha um porta malas enorme. Não me deu dor de cabeça, pelo contrário.
Meu padrinho teve um Logus cli 1.8 básico 1993,ele vendeu ele pois pra ele era manco.
Excluirmeu tio teve um azul e depois de 2 anos comprou um cor de goiaba(sei lá)..lindos e CARRÕES
ExcluirSeu tio teve? E você?
ExcluirAté hoje, nada? Nem mulher, nem carro?
Essa coca é Fanta!!
Eu tenho um Apolo é e um carro decente muito bom conforto e Velox.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.