O novo Jetta da sétima geração sempre impressionou mesmo nas versões mais mansas (Comfortline e R-Line). Em todos as avaliações que fizemos das versões 1.4 TSI ficou claro que a engenharia havia deixando espaço para melhorias para as versões esportivas.
É aí que entra o Jetta GLI. A partir de R$ 145 mil (R$ 150 mil com teto solar), ele é o topo de gama do sedã no Brasil. Em relação ao R-Line, os R$ 30 mil a mais, em vez de recursos extras de luxo ou conveniência, seus Reis a mais vão todos para a "performance".
No lugar dos 1.4 TSI Flex quatro cilindros de 150 cv e 250 Nm, entra o 2.0 TSI gasolina de 230 cv e 350 Nm de torque vindo direto do Golf GTI. Ao contrário de seus antecessores levemente castrados, o motor deste GLI produz a mesma potência e o mesmo torque do Golf.
Tanto em torque quanto potência, os números são superiores aos do Civic Touring, mas o Honda é R$ 15 mil mais barato. Os freios dianteiros também são originários do hot hatch, e a suspensão traseira do eixo de torção do Jetta normal é trocada neste GLi 350 TSI por uma configuração multilink mais sofisticada e mais adequada a um carro de alta performance.
O Jetta GLi fica ainda 1,5 cm mais baixo que os demais modelos. Um diferencial dianteiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente varia a divisão de torque em curvas para ajudar a controlar o substerço, e melhorar a retomada nas saídas de curva.
Uma transmissão automática de dupla embreagem DSG de 6 marchas, banhada a óleo, de trocas muito rápidas, substitui a automática convencional do Jetta 1.4 TSI. Este GLi possui legítimos recursos de performance, mas o que importa é que isso resulta em termos de performance: legitimamente esportiva.
Com a ajuda de todo aparato mecânico de alto desempenho, o GLI acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos (segundo a Quatro Rodas) - 1,5 segundo mais rápido que o Jetta R-line, e apenas 0,2 segundos menos rápido que o Golf GTI.
Nos EUA, o Jetta GLi é ofertado com opção de transmissão manual, mas aqui no Brasil só há a transmissão de dupla embreagem - que vem com controle de largada. Mesmo com o controle de largada ativo, e os controles de tração e estabilidade desligados, as ajudas eletrônicas entram em funcionamento em caso de necessidade.
Em nossa avaliação, o Jetta GLi se mostrou muito rápido, e com capacidades de frenagem e de dirigibilidade que permitem explorar os limites do carro com segurança. Segundo dados da revista Quatro Rodas, o sedã retoma de 80 a 120 km/h em 4 segundos, e é capaz de atingir uma velocidade máxima de 250 km/h (6 km/h mais veloz que o Golf GTI).
Em estrada, a aderência impressionante do GLI e a dirigibilidade equilibrada se traduzem em um carro que estável e firme, que esculpe sua trajetória mesmo nas curvas mais desafiadoras. Há momentos, porém, que toda essa estabilidade chega a afastar o carro de sua dimensão "diversão". O Jetta é tão competente, tão estável, e seguro a um ponto em que é quase chato.
O volante do GLI é muito bom. É o mesmo do Golf GTI, com aro grosso e base reta. É de ótima pega e lembra a todo momento que você está dirigindo algo especial.
Embora performance seja obviamente importante, o GLI seria bastante inútil se não pudesse se comportar com um sedã familiar normal. E ele faz isso com competência. É um excelente companheiro em viagens longas. Há até uma distância suficiente ao solo (13,8 cm) que permite até lidar com as estradas não pavimentadas. O porta-malas considerável do GLI, de 510 litros, comporta as bagagens de uma família de 4 ou 5 pessoas.
Especialmente em estrada, mas também em cidade, o controle de cruzeiro adaptável é muito útil e torna a viagem mais tranquila ao motorista, que não precisa ficar freando e acelerando a todo momento que entra um carro mais lento à frente - o sistema ajusta a velocidade de forma automática. Seria perfeito se viesse com leitor de sinais de trânsito e ajustasse a velocidade do ACC conforme as placas.
Em cidade são destaques o sistema de frenagem automática de emergência (abaixo de 30 km/h), o monitoramento de pontos cegos e os alertas de tráfego traseiro. Apple CarPlay e Android Auto são de série na central de 9,2 polegadas, com sistema de navegação integrado.
Do ponto de vista estético, o GLi é o mais bem resolvido dos Jettas. As rodas de 18 polegadas são adequadas ao porte avantajado do sedã (4,71 metros de comprimento). A pintura branca não tem custo adicional, e combina bem com a proposta esportiva.
A faixa faixa vermelha atravessando a grade dianteira harmoniza-se bem com o emblema "GLi" no para-lama dianteiro. Pára-choques dianteiro e traseiro exclusivos, saias laterais inferiores e um spoiler no porta-malas completam o pacote visual, e o resultado é um sedã bonito com um toque de diferenciação suficiente para deixar bem claro que esse Jetta não é como os outros.
O consumo é o ponto negativo. Em nosso percurso 50% urbano, 50% rodoviário, com 100% do tempo com o ar-condicionado ligado, obtivemos média de 9,7 km/l de gasolina - abaixo até dos 9,9 km/l informados pelo INMETRO para condução urbana. Em percurso puramente rodoviário, obtivemos 11,5 km/l.
Esses números não favoráveis de consumo são influenciados pelo fato de o Jetta GLI, por suas características dinâmicas, "convidar" o motorista a uma tocada mais agressiva. É difícil resistir aos encantos do "Modo Sport", e isso acaba refletindo no consumo. De qualquer forma, mesmo com tal ressalva, e levando-se em consideração o nível de performance do carro, os números de consumo não parecem razoáveis para um motor moderno.
Conclusão
Este Jetta GLi anda tão bem, é tão confortável e espaçoso, e é tão bonito, que, na verdade, ele não tem competidores até R$ 150 mil. O Civic Touring é R$ 15 mil mais barato, mas não oferece o mesmo nível de performance, e deve recursos de assistência à condução como ACC e Front Assist.
O Corolla Hybrid tem outra proposta completamente diferente - não é um esportivo. O concorrente mesmo seria o Golf GTI, que custa R$ 20 mil a mais, tem uma cabine melhor acabada e as mesmas características de direção. Mas o Jetta ainda leva vantagem por maior praticidade, maior espaço interno, mais porta-malas, configurando-se em um pacote mais versátil.
Vídeo - VW Jetta 350 GLi - avaliação
Ficha Técnica - Jetta 350 GLi 2020
- Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, turbo, 1.984 cm3; 82,5 x 92,8 mm; 9,6:1; 230 cv a 4.700 rpm, 35,7 mkgf a 1.500 rpm
- Câmbio: automático de dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
- Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
- Direção: elétrica, 11,1 (diâmetro giro)
- Rodas e pneus: liga leve, 225/45 R18
- Dimensões: comprimento, 470,9 cm; largura, 179,9 cm; altura, 147,8 cm; entre–eixos, 268 cm; peso, 1.432 kg;
- Capacidades: tanque, 50 l; porta-malas, 510 l
Poderia ter saída de ar na couna central e entrada usb para ocupantes do banco traseiro. Poderia ter também rebatimento dos retrovisores e monitoramento de pressão dos pneus. No mais, bonito e ótimo carro!
ResponderExcluirE o Motor nao 3 Cilindros Turbo Moderno igual o Onix Muscle Car Popular divisor de aguas e referencia de Mercado.
ExcluirParece um Virtus.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo elogio.
ExcluirAss: Virtus
Arrasa o Corollinha
ExcluirPode até parecer o virtus, mas é beeem melhor.
ExcluirA traseira igualzinha do Virtus mesmo, no entanto, também é muito parecida com dos Audi.
ExcluirESSE é o CARRO QUE HUMILHOU BMW 330 e MERCEDES C300 na VR do acelerados
ResponderExcluirVerdade. Mas ninguém deixaria de ter um dos dois para ter um Jetta.
ExcluirDeixaria sim pela conta do banco, metade do preço deles por um ótimo carro, só não estaria pagando o status de andar em uma marca premium.
ExcluirCivic tem menos itens de série, mas tem mais qualidade, porque é Honda.
ResponderExcluirE anda praticamente junto com esse carro.
Sem contar que Civic tem mais status... Esse Jetta é idêntico ao Virtus.
Além de tudo isso, o próprio Jetta 1.4 já anda bem... Cruze 1.4 idem. Não tem lógica pagar R$ 50 mil a mais por 600 cilindradas de motor.
Se for pra gastar tudo isso é melhor investir um pouco mais e pegar um carro premium, como Volvo XC40 (SUV) ou a BMW 320i (sedã).
E o kiku?
ExcluirQualidade Honda?????? Tem vários carros da Honda novos já enferrujando. Eu acho que este Jetta gli deveria sair de linha, gastar 150 mil bolsos pra andar em um Voyage GG é pra lascar. Esse carro só presta o motor e só. A VW devia demitir os seus designers.
ExcluirNão tem lógica pra pobre e invejoso acéfalo que não entende nada de carro e se vê andar só de Uber. No mais o carro é excelente, esculacha o Civic!
ExcluirEsse jetta novo tem alguns penaltis como nao ter rebatimento eletrico do retrovisor e nao ter saidas de ar pra quem vai atras porem todo o resto esmaga a concorrencia. Touring anda bem mas fica bem longe do jetta. Ate 150 realmebte n tem concorrentes
Excluir"Qualidade Honda." É assim que se compra carro no Brasil, alguém falou isso e os preguiçosos ( que não querem, ou não sabem comparar ), aceitam. Assim como dizem que Toyota não quebra. Quem disse isso??? A própria Toyota!!!
ExcluirEssa pão-duragem da VW economizar tostoes e deixar um cocoruto onde era pra ter as saídas de ar traseiras é de lascar. Idem quanto aos encostos de cabeça costurados no banco traseiro. Eta economia porca! Era um carro pra vc olhar e dizer "não falta nada, perfeito". Mas infelizmente não é assim. Vc olha e se sente desprestigiado como consumidor desse segmento. Melhor pegar o Gti.
ResponderExcluirEsse novo Jetta é um case de sucesso fenomenal. Só nos EUA vende mais de 8.000 unidades por mês, e é lider de vendas no México.
ResponderExcluirhttps://www.car.blog.br/2015/11/volkswagen-jetta-e-o-seda-medio-mais.html
Com tal nível de demanda, a VW BRasil precisa restringir a oferta por aqui.
Em âmbito mundial, o jetta é o sedã médio mais vendido do mundo, já que o Sagitar e o Lavida (que são Jettas da China), estão entre os carros mais vendidos no maior mercado do mundo.
Um sucesso fenomenal.
Porra Carlos, matéria de 2015 não né! Hehehe
ExcluirO cara não tem o q falar e fica perdendo tempo caçando matéria defasada na net, me racho de rir com seus comentários, kkkkk. Fala q Virtus foi bem avaliado na 4patas, mas não fala q civic foi o melhor avaliado na classificação geral entre todos os carros. Isso q eh opinião parcial de fanboy!!! Kkkkk.
ExcluirO que significa CASE? Não dá para falar nossa humilde língua portuguesa?
ExcluirVocê antigamente me fazia rir mais :(
ExcluirMuito carro aí para gente fala merda seu corno reclama de tudu
ResponderExcluirSe o 1.4 já queimava um óleo lascado este aí vai queimar de balde!!!!
ResponderExcluirSonho de hater.
ResponderExcluirSimplesmente Maravilhoso..!!! Top..!!!
ResponderExcluirNa Europa roda diamantada já saiu de moda. Espero que a VW traga novas rodas daqui pra frente e abandone as diamantadas. A Audi já está com outro design de rodas, as diamantadas cansaram, o Golf TSi alemão foi o primeiro em 2013, tá na hora de mudar. Prefiro o revestimento xadrez para os bancos, do resto o carro é bastante interessante, mas nada se iguala ou chega perto do Golf GTI.
ResponderExcluirTb acho, já tah cansando msm.
Excluir“O Jetta é tão competente, tão estável, e seguro a um ponto em que é quase chato.” Concordo, apesar de ter ótima potência, todo o controle e estabilidade q o carro proporciona te deixa anestesiado! Por isso q quem compra carro nessa faixa de preço quer mais requinte, status, se diferenciar da multidão e vai de premium msm.
ResponderExcluirSem falar que com 150 mil vc encontra carros de categoria diferente muito mais interessante, como Compass a diesel, Renegade a diesel, Hilux, s10, ranger.....e por 150 vc compra dois Onix plus completaço, ou seja ninguém em sã consciencia compra este pepino ai
ResponderExcluirVocê deve ser aquele cara é pobre e fica achando que todo mundo tambem é. Quem tem grana para comprar um carro desses já está muito bem de vida e tem outro ou outros carros na garagem até melhores... 😂😂😂😂😂😂😂😂
ExcluirRonald, quem compra sedã nem passa na frente de showroom com carros que vc enumerou, pelo contrário, quer distância colega. Menos.
ExcluirRonald.....Vc conseguiu ...!!! kkkkkkkkkkkk. Que comparação ridícula..!!! Meu Deus...!! Não basta ser pobre tem que pensar como um...!!!!
ExcluirCláudio realmente minha comparação foi ridícula, comparar Jetta boqueta com carros a diesel nao da, Jetta carro de emergente
ExcluirTentar corrigir ficou pior..!!! Tente manter-se , se possível, ausente, fica menos ridículo.
ExcluirFanboy, se arrependeu de comprar seu Jetta que não pagam 50% da fipe, aí não aceita comentários diferentes de suas ideias?
ExcluirPra mim essa tranqueira na boca dos fanboys era Sedã semi-premium... KKKKkkkk
ExcluirRonald, vc está certo. Ninguém deixa de andar numa S-10 205cv e 51kg de torque pra andar nesse sedã médio, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Você está correto Ronald. Você pode ter certeza, que quem te dinheiro, dá muito valor a ele, pois se ele tem em excesso, foi por esse motivo. E ninguém em sã consciência compra um Jetta nesse valor, sendo que tem outros modelos que são muito mais atraentes. Quem compra um Jetta GLI, é um pobre que quer pagar de rico ou playboy filhinho de papai.. Pronto. Quem discorda disso, são os tipos de pessoa que destaquei aqui.
ExcluirCamionete.kkkkkkkk.
ExcluirCarroça de corno.
Aqui é altura,altura do chifre.
Motor do Jetta não é 3 Cilindros Moderno igual do Onix Plus?
ResponderExcluirNão, ainda bem.
ExcluirJetta ,Virtus.. Nunca sei quem é quem kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirVirtiozao!!!
ResponderExcluirGuardadas as devidas proporções, penso que esse carro seja um "sleper". Pena que tão fora do alcance da maioria. Eu pelo menos acho que nunca vi um circulando.
ResponderExcluirGosto não se discute tem pessoas que gostam de fusca.
ResponderExcluirPessoal do Carblog, no vídeo apresentado, fala-se que não há saida de ar condicionado para as pessoas do banco traseiro e isso não está certo, há sim, abaixo do dos bancos dianteiros, acessem o link link abaixo e verão no vídeo no minuto 7:30 é mostrado as saidas! https://www.autoentusiastas.com.br/2019/08/jetta-gli-o-medio-que-satisfaz-plenamente-com-video/
ResponderExcluirNão é uma saída que você, que está no banco atrás tem a opção de fechar ou de direcionar o fluxo.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirConcordo com José Correa. As saídas de ar condicionado embaixo dos bancos dianteiros nem de longe se comparam à saída de ar condicionado traseiro que equipa os veículos que tem ar condicionado de três zonas, como é o caso do Passat, por exemplo.
Excluirainda bem q o vrtus é um sedan lindo
ResponderExcluirfiquem a vontade em chamar o jetta de virtão
tb foi assim com gerações passada
eu sou doido nesse virtão
Estou pensando em adquirir um Jetta R-Line como próximo carro. Estou cansado da minha perua. Estive avaliando o Jetta e estou feliz com o que vi. As saídas de ar traseiras são apenas enfeites uma vez que o ar frio é mais pesado e no muito vai esfriar os pés de quem vai atrás. Mas a minha Spin não tem e os passageiros não reclamam. O que é imperdoável é a falta de rebatimento dos retrovisores em um carro com esse valor. Eu não vi em nenhuma matéria falar sobre alerta de ponto cego. Vou dar uma volta em um assim que acabar a pandemia e tomar a decisão. Gostaria de ver comentários mais objetivos e menos torcidas particulares. Acho que devemos gostar de carros e não endeusarmos marcas. Muitas vezes tenho a impressão de vendedores tentando desesperadamente defender o indefensável ou tentando a todo custo difamar outras marcas. Cada um tem o direito de gostar de qualquer carro e de apontar a sua opinião.
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