Bo final dos anos 80 a Volkswagen do Brasil projetou um novo modelo de acesso da marca, menor que o Gol, porém baseado na plataforma do Gol. O código de projeto era BY.
O modelo tem apenas uma unidade exposta na fábrica da VW na Anchieta, sendo a única a restar do desenvolvimento. O VW BY herdava do Gol a parte dianteira da carroceria (da coluna central “B” para a frente). Mas com alguns recursos mecânicos e de construção mais modernos.
Assim como o Uno - que era o modelo com o qual concorreria - o BY não tinha calha de teto, por exemplo – solução que no futuro se tornaria padrão para todos os veículos do mercado. Seu para-brisa seria colado à carroceria.
Para preservar a capacidade do porta-malas, o banco traseiro seria corrediço. Esse recurso foi aplicado ao Fox, que seria lançado em 2003. Além disso, a suspensão traseira tinha elementos do Fox exportado aos EUA, com pontos de ancoragem diferentes dos do Gol, para não invadir o compartimento traseiro.
O desenho desproporcional, uma das causas do cancelamento do projeto, era uma decorrência do motor utilizado: o mesmo AP 1.600 da “Família BX” (Gol, Voyage, Parati e Saveiro).
Alguns outros fatores levaram ao seu cancelamento: o custo de produção, que se tornou elevado por causa das soluções técnicas (em especial a suspensão traseira) e a proximidade do nascimento da Autolatina.
Pena que não lançaram, seria o up dos anos 80.
ResponderExcluirEsse gol parece mulher japonesa, sem bunda.... ficou muito estranho, frente grande e traseira parece que afunila
ResponderExcluirGuno? Goluno? Unol? Medonho!
ResponderExcluircada comentario...
ResponderExcluir
ResponderExcluir"A vibração do VW também não chega a incomodar, mas os trancos do câmbio, sim."
"No Chevrolet a transmissão é mais suave e quase não se percebe as mudanças na maioria do tempo,"
"Para completar, o motor tricilíndrico da GM se mostrou mais silencioso e com menos vibração que o da VW."
"Ao rodar, o Onix parece mais conectado ao motorista,"
"O GM inclina um pouco menos a carroceria em desvios rápidos,"
Conclusão: os concorrentes do Virtus deveria ser Logan, Versa, Ka Sedan pois possuem qualidade técnica inferior.
Mais um Gol que iria emprestar a parte de trás pro Gol atual. Todos os Gols vendidos até hoje são gambiarras do primeiro do início de 1980!
ResponderExcluirMente mais que tá pouco
ExcluirUno no Brasil tinha plataforma derivada do 147 enquanto lá fora esse carro usava outra plataforma moderna pra época.
ExcluirGol depois do g5 usa a pq24 que é melhor que as plataformas jurassicas da friat
Dá para ver que o nível de acabamento continua o mesmo nesses últimos 30 anos.
ResponderExcluirAinda bem que foram sensatos. Não nem fazer cócegas no revolucionário Uno Mille.
ResponderExcluirSó ia tomar um coro,uno sempre vendeu menos que o Gol.
ExcluirBasicamente o mesmo que a Fiat fez décadas depois com o Mobi. A VW foi mais sensata e não lançou essa aberração.
ResponderExcluirVendo isso e lembrando do golf mk8 entende-se que vem de muitas décadas o talento da vw pra fazer carro feio.
ResponderExcluirO Gol já era menor por dentro que o Uno. Imagina menor ainda!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Uno já era concorrente do Gol... não tem sentido criar isto aí... Tanto que nesta época o Polo era concorrente do Uno na Europa.
ResponderExcluirUno foi um carro tão bom, q até a volks quis copiar...
ResponderExcluirA VW não precisa copiar nada desse lixo
ExcluirVolks, uma longa história de ctrlv/ctrlc....
ResponderExcluirCita carros que a VW copiou dos outros?o By nem foi lançado
ExcluirOs custos do BY não foram altos devido "às inovações técnicas", pois eram nulas...
ResponderExcluirRealmente a VW não conseguiu atingir target baseado no Uno, simples assim.
Mas no geral, teve êxito com o Gol, minimizando assim gasto com ferramental e etc!
UP!dos anos 80 hahaha
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.