A decisão de produção nacional já foi sacramentada pela matriz da Audi em Ingolstadt, restado ainda alguns detalhes para o anúncio da decisão - que ocorrerá até março de 2020. O modelo, que já está em pré-venda no Brasil desde o começo da semana, chega ao Brasil nesta etapa inicial importado da Hungria, ao preço de R$ 180 mil na configuração de acesso.
Com a nacionalização, a Audi do Brasil pretende que esta nova geração chegue ao mesmo sucesso do anterior, que teve mais de 25 mil unidades vendidas no Brasil desde 2013.
O novo Audi Q3 cresceu em todas as dimensões e está posicionado no segmento superior dos SUVs compactos. Ele tem 4.484 milímetros de comprimento e 1.849 milímetros de largura – respectivamente 97 milímetros e 25 milímetros maior que a geração anterior. Sua distância entre-eixos foi alongada em 77 milímetros e possui 2.680 milímetros, com espaço para joelhos, cabeça e cotovelos ainda maior que o antecessor.
Os bancos traseiros podem ser movidos para frente em 150 milímetros e os encostos com três divisões em 40:20:40 podem ser inclinados em sete etapas. Os passageiros do banco de trás também têm a opção de um descansa-braço central que acomoda dois porta-copos.
Dependendo da posição dos bancos e encostos traseiros, a capacidade do compartimento de bagagem totaliza 530 ou 675 litros. Com os encostos dobrados, o volume aumenta para 1.525 litros. O assoalho do porta-malas pode ser ajustado em três níveis e ficar até 748 milímetros mais baixo, o que facilita a inclusão de bagagens pesadas ou o armazenamento da tampa do bagageiro.
O interior continua o projeto do exterior e segue a tendência dos modelos topo de linha da marca. O painel, por exemplo, traz o desenho octogonal da grade Singleframe com seu visual na cor preta. Assim como nos novos A6, A7 e Q8, o Audi Q3 incorpora como elemento central o novo conceito do MMI com display de 8,8” sensível ao toque. Além disso, o veículo vem também com controle por voz que compreende linguagem cotidiana.
Junto com os controles do ar condicionado, o painel é inclinado em 10 graus em direção ao motorista. O módulo de botões para as funções da iluminação, que substitui o controle giratório do modelo antecessor, é encaixado no painel à esquerda do volante de direção com shift paddles.
Atrás do volante está o Audi virtual cockpit, quadro de instrumentos digital com uma tela de 10,25 polegadas. Todos os displays, botões e controles estão ergonomicamente localizados.
No escuro, o pacote de iluminação ambiente estabelece pontos de luminosidade no console central e nas portas. Ele pode ser configurado em 30 opções de cores, bem como ilumina o compartimento embaixo do painel de instrumentos.
Sistemas de assistência ao motorista
O Audi Q3 também oferece diversos sistemas de assistência de série ou opcional. O destaque é o controle de cruzeiro adaptativo, que incorpora as funções da assistência adaptativa de velocidade e assistência em congestionamento. O Audi Q3 facilita as manobras graças a funções como o park assist. Ela esterça automaticamente o SUV para entrar e sair de vagas de estacionamento. O motorista só precisa acelerar, frear e mudar as marchas.
Outro sistema disponível para o Q3 é o Audi pre sense dianteiro, parte do pacote ACC. Ele detecta situações críticas envolvendo pedestres, ciclistas e outros veículos usando o radar, fornecendo ao motorista advertência visual, sonora e sensível. Se necessário inicia uma frenagem de emergência.
Motores e suspensões
A Audi trará ao Brasil o novo Q3 com motorização alemã 1.4l gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressão, que entrega potência de 150 cv e 250 Nm de torque. A transmissão é S tronic tem seis marchas. Ativado ao pressionar um botão, o controle de descida em ladeira mantém a velocidade pré-estabelecida em situações íngremes.
O motorista pode ainda variar as características do Audi Q3 por meio dos seis modos de condução disponíveis no Audi drive select: de grande conforto até opção altamente eficiente para esportividade. O sistema influencia a resposta do acelerador, esterçamento e características das mudanças da transmissão.
Preços, versões e opcionais
O novo Audi Q3 será produzido inicialmente na planta de Gyor, na Hungria, e será ofertado no mercado brasileiro em três versões.
Com desembarque agendado para o primeiro trimestre de 2020, o modelo oferecido no Brasil já está em pré-venda a partir de R$ 179.990,00. No período de pré-venda os clientes que reservarem seu modelo terão acesso a um bônus no seu veículo usado de até R$ 10.000,00 e quatro anos de garantia total.
Versões e preços:
- Q3 Prestige (R$ 179.990): rodas aro 17, seletor de modo de condução, controlador de velocidade de cruzeiro, bancos em couro sintético, aletas para trocas de marcha no volante, sensores de luz e chuva, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de LED e freios de estacionamento com auto-hold.
- Q3 Prestige Plus (R$ 189.990): os mesmos da Prestige, mais rodas de 18″, ar-condicionado automático digital de duas zonas, painel digital configurável, chave presencial, retrovisor eletrocrômico, luzes ambiente, porta-malas com tampa motorizada, faróis full-LED e lanternas de LED. OPCIONAL: teto panorâmico.
- Q3 Black (R$ 209.990): os mesmos da Prestige Plus, mais teto panorâmico, rodas de 19″, bancos esportivos em couro Alcantara com ajuste elétrico, volante esportivo com base chata e assistente de estacionamento. OPCIONAIS: controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência (R$ 8.000), luzes customizáveis (R$ 4.000) e acabamento interno em Alcantara marrom, laranja ou cinza (R$ 4.000).
Todo santo dia se fala alguma bobagem sobre a Audi nesse blog, notícias irrelevantes, eles fazem uma matéria pra falar um coisa tão boba, já sugeri façam um post tipo um Audi news semanal, seria falta de conteúdo isso me pergunto!
ResponderExcluirEsse novo Q3 é "o" SUV premium do mercado. Por R$ 180 mil está bem competitivo. O X1 que é menor, pior, ridiculamente feio, e apertado por dentro, custa mais.
ResponderExcluirO Q3 está muito barato, mesmo sendo o maior, mais bem acabado, com melhor mecânica, o mais espaçoso e o que dá mais status.
Engraçado que Car And Driver, Motor Trend entre outras mídias fizeram comparações entre Audi Q3 e BMW X1 e o BMW ganhou...
ExcluirEscuto elas ou você???
Esse Q3 é muito boqueta!
ExcluirQuem em sã consciência compraria uma Q3 ao invés da Rav 4 híbrida ou uma Volvo Xc40?
Verdade, tá competindo com Q5
ExcluirCarlota nunca andou em um X1 pra falar uma bobagem dessas. Esse 1.4 é igual voo de galinha, até parece acelerar e morre aos 3.5 mil rpm, já o X1 tem aceleração e torque linear até 6.5 mil rpm.
ExcluirStatus, kkkkkkk
ResponderExcluirCom certeza, o status de mostrar para as pessoas que ele quis comprar um Mercedes e o dinheiro não deu.
Ser menor é problema? Entendi, você só gosta de coisas grandes... Gulosa!
ResponderExcluirO que realmente importa é que, mesmo sendo menor, X1 tem apenas 1cm a menos de entreeixos que a Q3, ou seja, mesmo espaço interno e mesmo tamanho de porta malas. O detalhe é que a X1 tem esse entreeixos desde 2016, enquanto a Q3 tinha espaço interno de Golf. Isso mostra o atraso da Audi.
Você e todos nós sabemos que X1 anda muito longe de ser feia, não seja ridículo.
Não se esqueça que, ainda que custe 10 mil a mais que essa Q3, X1 tem 42 cv e 3,5 kgfm de torque a mais, mesmo na versão de entrada. E claro, comportamento dinâmico de BMW, que dispensa apresentações.
Resumo: Q3 de fato é uma evolução da versão passada, mas não por menos, Q3 era uma das mais defasadas do seguimento, sendo o mesmo carro desde 2010, não sendo páreo para X1, Evoque e XC40.
Agora com esse modelo novo, a Audi atualiza seu suv compacto, mas isso não significa que ele está melhor e mais moderno que seus concorrentes, apenas se igualou aos outros, não trazendo nada de novo e ainda sendo inferior em muitos pontos, como, por exemplo, ao oferecer motorização 1.4 ao preço dos concorrentes com 2.0.
Já sabemos que X1 continuará sendo líder do seguimento, como vem sendo há anos. XC40 continuará em 2º, talvez esse Q3 consiga o terceiro lugar. Talvez.
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
ExcluirHater passa horas aqui tentando e tentando!! kkkkkkkkk zé ruela mesmo!!
Quem não tem argumentos e não sabe escrever nem tenta, só fala asneiras sem sentido e abusando da letra "k" e pontos de exclamação...
ExcluirJá vi tudo.
ResponderExcluirVão tropicalizar e:
(i) Trocar a suspensão traseira pela do Jetta 2.0 8v;
(ii) Trocar o câmbio importado pelo Toyota/Aisin de 6 marchas (o mesmo do Argo);
(iii) Trocar o freio de mão eletrônico pela alavanca do Corolla;
(iv) Tirar os LEDs da lanterna traseira;
(v) Manter o motor 1.4 TSI flex já defasado com correia dentada em borracha.
Parabéns aos envolvidos, desejo sucesso na Q3 made in República de Curitiba
Apenas para complementar:
ExcluirPara pagar 180 mil uma Q3 fabricada no Brasil você pode usar seu Mastercard.
Mas tomar pau na estrada de um Hb20 turbo, não tem preço.
210 mil num carro como motor de Polo GTS de 100 mil? Audi só pode estar d brincadeira... Vai vender menos que o atual.
ResponderExcluirHater da Audi tb? kkkkk que cara zuado!!
ExcluirVale lembrar que o Porsche Macan de entrada utiliza mesmo motor do golf GTI e Jetta GLI
ExcluirPorsche Cayenne e uma Touareg são quase mesmo caro... senta e chora hater!! Vendedor da GM
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