O Honda Civic está no mercado brasileiro desde 1997, e sempre sinônimo de esportividade em sedãs médios. Na teoria o comprador do Civic é um jovem com família pequena, e quando esta cresce ou ele ganha um pouco mais dinheiro, migra para o CR-V. Mas esta nova geração, no Brasil desde 2017, ele tentando crescer com seus proprietários.
O Honda Civic EXL 2.0 CVT é mais do que apenas um sedã médio. A Honda enfrenta uma concorrência pesada nesse segmento - como o Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta - por um número cada vez menor consumidores, à medida que os compradores continuam migrando para SUV e crossovers. Para o sedã médio da Honda, os dias despreocupados da juventude terminaram.
Como é típico em um sedã médio moderno, o Civic ganhou tamanho e equipamentos. O preço base R$ 112.600 reais do modelo EXL traz inclui recursos como bancos em couro, rodas de 17 polegadas e um sistema multimídia com navegação integrado.
Assim, o Civic EXL 2.0 2020 está bem equipado para chamar a atenção dos compradores que desejam atualizar de um modelo mais antigo e bem usado para algo mais sofisticado. Mas mais coisas e equipamentos não melhoram automaticamente um carro.
Elegante e (principalmente) prático
Como um recém-formado em uma entrevista de emprego, o Civic tenta causar uma forte primeira impressão. As gerações anteriores tinham um estilo bastante conservador. A Honda seguiu um caminho diferente ao introduzir o Civic da geração atual em 2016 (nos EUA, 2017 no Brasil).
O Civic tem uma linha de teto baixa e elegante, uma grade imponente que parece ter sido projetada para um combate pós-apocalíptico e luzes traseiras que se envolvem nas bordas traseiras da carroceria. Dada a necessidade de se destacar de uma grande multidão de carros e de atrair compradores para longe dos crossovers, o visual mais extrovertido do Civic da atual geração faz sentido.
O Toyota Corolla também depende muito do estilo externo como diferencial. A Honda fez algumas pequenas mudanças de estilo na linha 2020, incluindo um painel frontal retrabalhado e mais detalhes cromados, mas o "novo" Civic 2020 não parece dramaticamente diferente - e este não é o objetivo deste ligeiro facelift de meio de ciclo de vida.
Um design elegante geralmente vem às custas de espaço interior, mas o Civic 2020 não sofre muito nesse aspecto. As dimensões internas são comparáveis a outros sedãs médios, embora a linha de teto baixa do Civic pareça ter tido um impacto no espaço livre, que está abaixo da média para o segmento. O Civic oferece 95 cm de espaço para as pernas traseiras é tão bom quanto o Volkswagen Jetta, com mais espaço para passageiros mais altos. O Civic tem mais espaço no porta-malas (519 litros) do que o Jetta (510 litros) e Corolla (470 litros).
O interior é muito mais conservador do que o exterior, o que não é uma coisa ruim. Tudo está onde precisa estar e a qualidade do material é bastante boa para um carro nessa faixa de preço. Na linha 2020, a Honda redesenhou os porta-copos para incluir opções de tamanhos diferentes.
O layout geral do interior não mudou muito em 2020. Uma nova tela sensível ao toque de 7 polegadas (compatível com Apple CarPlay e Android Auto ) vem com botões sensíveis ao toque. Não há mais botões físicos, nem para aumentar volume, mas as montadoras ainda precisam inventar uma maneira melhor de ajustar o volume do áudio enquanto se dirige.
Dinâmica de condução mais madura
A dinâmica de condução tradicionalmente diferencia o Civic de outros carros médios. A Honda nem sempre acertou na fórmula, mas, na maioria das vezes, os motores elásticos da montadora japonesa e a experiência em ajuste de suspensão elevaram o Civic acima de um mero sedã médio familiar. Então, como o Civic 2020 se situa?
Este carro emprestado pela Honda do Brasil vem com o motor 2.0 de 150cv (Gasolina) / 6300rpm - 155cv / 6300rpm (Etanol) e 19.3kgfm / 4700rpm (gasolina) - 19.5kgfm / 4800rpm (etanol) de torque, associado com uma transmissão automática do tipo CVT com Paddle Shifts (7 velocidades).
O que mais impressiona neste Civic 2020 EXL é o refinamento. É um bom lugar para se estar, com uma cabine bastante silenciosa e quieta - sem vibrações. Um passeio confortável e que transmite uma sensação de solidez estrutura - mesmo em ruas de pavimentação ruim. Entre os sedãs médios concorrentes, o único que chega perto é o Jetta.
Isso não significa que o Civic perdeu seus encantos antigos. Não se engane, este ainda é um ótimo carro para dirigir. A direção é precisa, e o chassi faz sem esforço um conjunto nos curvas. O motor 2.0 aspirado é suave, progressivo e fornece impulso mais do que suficiente - 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e 195 km/h de velocidade máxima. Achamos que a Honda atingiu um bom equilíbrio com o Civic. A dinâmica de condução é uma combinação perfeita para as maneiras refinadas do Civic. Este carro é divertido quando você quer que seja, e civilizado quando você precisa. Se você quiser um pouco mais de esportividade, compre o Civic Si.
O Civic EXL 2.0 CVT tem consumo aferido pelo INMETRO em 7,2 km/l (etanol - cidade) e 8,9 km/l (etanol - estrada). Com gasolina melhora para 10,5 km/l em cidade e 13 km/l em estrada. No nosso teste em Brasília (DF), com o ar-condicionado funcionando 100% do tempo, e sempre com 2 pessoas a bordo, obtivemos, em cidade, 11,5 km/l de gasolina.
O Honda possui um pacote abrangente de sistemas de segurança e auxílio ao motorista. De série no Civic EXL 2020, há piloto automático (não é, e deveria ser, adaptativo), ABS/EBD, sistema VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de tração e estabilidade), HSA (Hill Start Assist - Assistente de partidas em aclive), AHA (Agile Handling Assist - Assistente de dirigibilidade ágil), ESS (Emergency Stop Signal - Sistema de luzes de emergência).
Ele conta ainda com airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags), cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas e TPMS /(alerta de pressão do pneu).
Fica faltando o ACC (como mencionamos acima) e frenagem autônoma de emergência - que são aplicados no Civic vendido nos EUA.
Mas ele traz ainda freio de estacionamento eletrônico (EPB - Electronic Parking Brake) com função Brake Hold, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro e luminoso, botão ECON, botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com "um toque" em todas as portas, comando elétrico de abertura interna do porta-malas (botão na porta do motorista), chave de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, console central elevado com apoio de braços e porta-copos (Floating Deck).
O banco traseiro tem apoio de braço central e porta-copos e agora os passageiros ganham saídas de ar-condicionado no compartimento traseiro. Há também lz em LED no console central do deck inferior (conexões) e desligamento automático dos fárois após 15 segundos. Completa a gama luz em LED no indicador da posição da alavanca, tomada 12 Volts dianteira, jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete), ar-condicionado Digital com a função de ajuste automático de temperatura + Dual Zone, banco traseiro Bipartido 60/40, pinel de instrumentos com acabamento softtouch(macio ao toque), volante revestido em couro, revestimento dos bancos em couro, interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto™ com Tag Voice, duas entradas USB, conexão HDMI, Display multimídia com tela de 7” multi-touchscreen com navegador GPS com condições de trânsito (RDS), Wi-Fi e função Turn-by-turn (navegação assistida por voz) e controle de áudio no volante.
O painel é digital TFT 7" de alta resolução (Thin-Film Transistor).
Falando em segurança, o Honda Civic 2019 recebeu uma classificação geral de cinco estrelas da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos EUA. O sedan também recebeu a nota máxima em todos os testes de colisão do Instituto de Seguros para Segurança nas Rodovias (IIHS) dos EUA, bem como a classificação máxima "superior" para a tecnologia de prevenção de colisões dianteiras.
A Honda oferece uma garantia básica de três anos, sem limite de quilometragem válida na rede de concessionárias Honda.
Conclusão
O Honda Civic EXL 2.0 CVT 2020 tem uma pegada mais madura para um Civic, mantendo seu caráter divertido de dirigir, e adiciona conforto e requinte.
Vai vender menos, agora tem onix turbo pela metade do preço.
ResponderExcluirgemtem, mim poupi! aff! onix plus concorri com voyage!!!
ExcluirKkkkkkk, voyagem só concorre com Lada.
ExcluirHonda não é para ( Desconhecido ) e sim para quem tem gosto e grana, e não para fanáticos pela GM ( Generalista )
ExcluirSim, honda é outro nível.
ExcluirE tem gente querendo dizer que jetta (generalista) é melhor...
ExcluirÔnix turbo anda mais e bebe menos pela metade do preço. Mas seu interior nem se compara ao do Civic. Agora a versão legal desse carro eh a Touring, mas seu precinho eh pra poucos.
ExcluirDesign irretocável, conjunto mecânico excelente, não vende muito mais porque é importado.
ResponderExcluirImportado?
ExcluirMora no Paraguay, portanto importado do Brasil.
ExcluirImportado???? Que eu saiba, só os motores vem de fora.
ExcluirSedã médio no Brasil será a próxima vítima do SUV, sobrará apenas Corolla e Civic.
ResponderExcluirJetta R-Line é infinitamente mais bonito, tem motor turbo com injeção direta (anda mais e bebe menos). O Jetta tem mais espaço interno, suspensão traseira mais robusta (interdependente por eixo torcional) enquanto o Civic usa o frágil e oneroso e exigente em termos de manutenção multi-braços (totalmente anacrônico em um carro FWD).
ResponderExcluirO Jetta tem painel digital, ACC, Front Assist, Diferencial XDS+, etc. A central multmídia do Jetta é superior.
Enfim, esse Civic não é superior em nada ao Jetta R-Line. E o Jetta é até mais barato.
Quem compra esse Civic, interna já.
O voyage R-Line, quer dizer, jetta...só é meio quadradão no design.
ExcluirVai se tratar, Carlota...
ExcluirCivic tem design... O Jetta é um bom carro, sem dúvidas, mas os carros da VW estão todos iguais... Olhando rapidamente, dá para confundir Jetta, Virtus e A3
Jetta e virtus visto por trás só chegando perto para saber qual.
ExcluirCarlinhos fala pra gente onde foi parar o Autohold e as borboletas no volante do teu novo Jetta...
ExcluirEstou ficando velho e esse Carlos4carlos comenta as mesmas bostas...
ExcluirQue discursinho de baitola...
Excluir
ExcluirQuem compra esse Civic, interna já.
Considerando que o Civic já vendeu 21.550 unidades até o dia 17 e o Jetta 9.642 deve faltar vagas em hospitais para esse tipo de internamento! hehe
Jetta? Aquele que ainda tem carros 18/19 encalhados por aí?
ExcluirPercebam que o cérebro do Carlos4Patas é muito semelhante ao de um papagaio. Ele não tem capacidade pra pensar e expressar as ideias racionadas, ele apenas ouve e repete o que ouviu, independente de qual seja a situação, ele sempre vai repetir a mesma coisa.
ExcluirÉ só ver o carro. Prá quem gosta de aparecer. Discrição é tudo.
ExcluirTinha que atualizar esse 2.0 pra injeção direta pelo menos. Ía melhorar tudo e se mantinha atualizado.
ResponderExcluirÉ um belo carro, porem, Civic, cruze, Jetta e Corolla estao nos preços dos suvs, fatalmente os sedans médios terão suas vendas lá embaixo
ResponderExcluirMe diga qual Suv médio está com o preço de sedan médio. Só o Creta, que é feio. O resto é tudo Suv compacto/ baseado em carro compacto com preço de sedan médio.
ExcluirCreta é suv compacto, assim como T-Crocs, Tracker, HRV, Renegade e Kicks.
ExcluirÚnico Suv médio que pode ser encontrado a preço de sedans médios é o Compass de entrada, que fica na casa dos 110 mil.
Creta usa plataforma do elantra, médio, portanto.
ExcluirO tempo de plataforma ditar o tamanho do carro já foi. Creta é compacto.IX35 e Tucson são as mwdias da Hyundai. O Compass, Renegade, Toro, Argo e Cronos são compactos ou médios? Pois dividem a mesma plataforma com as devidas alterações. Ou então para ficar na marca do blog, temos a plataforma MQB da VW.
ExcluirBelo carro mas tirando o fato de ter o pior conjunto motor-transmissão e o pior custo benefício.
ResponderExcluirCivic G10 e o melhor que a honda nos trouxe até aqui, e moderno, inovador, e um dos carros mais seguros para rodar 500 km contínuos, e essa modernidade das lanternas (bumerangues) da um ton de esportividade sem igual, estou na escala compacto mas indo para o médio esse será com certeza, meu próximo carro
ResponderExcluirAguardando a matéria dos carros mais vendidos no acumulado de 20 dias...
ResponderExcluirEsse aí é o tal que anda BENGANDO o jetta né?
ResponderExcluirCadê os lambe lambe de VW para querer comparar com o Voyage tamanho G (jetta) ???
ResponderExcluirLembrando que quem quiser comprar jetta (*) com mais de 20 mil de desconto ainda tem modelo 18/19, sim eu disse DEZOITO DEZENOVE encalhado em concessionárias.
ResponderExcluir(*) sei lá pq alguém faria isso... mas vai que alguém quer.
20 mil de desconto em um 18/19? Me fala aonde por favor
ExcluirImagina, ia dar briga de foice por um Civic com 10mil de desconto, imagina com 20mil. Nego viaja.
ExcluirDaniel*, o desconto é no jetta. No civic tu vai sonhando.
Excluir*Sobrenome MyBalls?
Como a matéria é sobre Civic não me dei conta que falou do Jetta. No Civic impossível.
ExcluirE aí pessoal, vocês viram que a marca Audi vale menos que todas as marcas que são Premium de verdade?
ResponderExcluirAté a Ford vale mais que a pseudo-premium Audi!
Vá no site da Audi de qualquer país europeu (ex.: audi.es) e dá uma ligada no naipe do A1 de entrada. Nosso Gol, sim, o Gol, é mais digno.
ExcluirUm carro para poucos diferente daqueles que vc vê em toda esquina
ResponderExcluirBaita carro. Uma satisfação em dirigir. Civic e Corolla fazem escola de qualidade construtiva, baixa manutenção e boa dirigibilidade.
ResponderExcluirTAMBÉM ACHO O DESIGN DO CIVIC MAIS MODERNO E AGRESSIVO,MAS PELO PREÇO DO NOVO TOYOTA COROLA XEI,NÃO DA PRA COMPARAR VOU DE VOVOROLA TRANQUILO.RISOS
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