Esse modelo estabeleceu padrões em termos de conforto, dinâmica e qualidade, ao tempo que nova variantes de carroceria aprimoram a gama.
Essa foi a geração Golf que oferece conforto e dinâmica que foram além dos de vários concorrentes da classe média alta de veículos. O mesmo aconteceu com a qualidade. Um valor que sublinha a estabilidade da carroceria soldada a laser é que sua rigidez à torção aumentou 35% em 2003 após a estreia do Golf Mk5. Isso também marcou a primeira vez que o Golf estava disponível opcionalmente com airbags laterais na parte traseira - em conjunto com os airbags padrão (frente, laterais na frente, airbag de proteção da cabeça), agora isso significava que oito dessas almofadas infláveis de proteção estavam a bordo do veículo.
Em termos de conforto e dinâmica, o Golf Mk5 obteve altas pontuações graças a recursos como o novo eixo traseiro com suspensão de quatro eixos e um novo câmbio DSG de 7 velocidades, faróis biogênicos, sensor de chuva e um teto solar panorâmico inclinado e deslizante, além de a estreia do primeiro motor de injeção direta a gasolina turbo no Golf GTI (2004), bem como o primeiro Twincharger do mundo (TSI, 2006), com turboalimentação e carregamento baseado em compressor.
Ao mesmo tempo, a linha de produtos tornou-se relevante para uma gama ainda maior de motoristas, graças às novas variantes da carroceria: o Golf Plus estreou em 2006, o CrossGolf, uma nova variante e o Golf BlueMotion estreou em 2007, o último dos quais estabeleça uma referência com um consumo médio de apenas 22,2 km/l.
Em março de 2007, o Golf comemorou um marco importante: 25 milhões de unidades foram produzidas desde 1974. Quando o Golf Mk6 foi introduzido posteriormente em 2008, 3,4 milhões de unidades de todas as variantes Mk5 disponíveis foram produzidas.
Aspectos principais do Golf Mk5
- 2003 Portas soldadas a laser, carroçaria, costura do teto, painéis laterais
- 2003 Eixo traseiro Multi-link
- 2003 Direção assistida eletromecânica
- 2004 Retorno do GTI com motor turbo (147 kW / 200 PS)
- 2006 GT, motor de injeção direta de gasolina com carga dupla (turbocompressor e compressor)
- Estréia em 2006 do Golf Plus
- 2007 Introdução do CrossGolf e do novo Golf Estate
- Marco da produção em 2007: 25 milhões de Golf desde 1974
- 2008 Eliminação progressiva da quinta geração, após 3,4 milhões de veículos produzidos.
A vergonhosa derrocada do mk7 no mercado brasileiro teve vários pontos interessantes:
ResponderExcluir1- importação do modelo alemão é a vw dizendo "olha povo brasileiro como nós tratamos o cliente europeu, notaram alguma diferença?"
2- os preços iniciam "baixos" e rapidamente começam a subir vertiginosamente.
3- numa sacada de "jênio" troca-se o modelo alemão pelo mexicano. Resultado? Tirem um bocado de tecnologia do carro porque esses terceiro mundistas não merecem.
4- a vw achou que o mexicano ainda tava bom demais. Vamos fazer nacionalmente e capar mais um bocado aquilo que um dia já foi bom.
5- a vw entra pra história da indústria automobilística mundial ao lançar o primeiro carro ANTI-MULTAS do mundo, o MICO golf 1.6.
6- mesmo a versão nacional capada ao extremo ainda é boa demais para os brasileiros na visão da vw. Mas ela pensou numa solução rápida:
7- lançado o Polo, gol turbinado vendido como se fosse mini-golf.
8- As vendas do golf permanecem em queda consistente e finalmente...
9- A vw joga a toalha e admite a derrota: vw não sabe vender hatch tão bem quanto as outras montadoras.
10- o golf dá tchau e recolhe-se à sua insignificância no maior mercado da américa latina.
Muito bem colocado, todos os pontos.
ExcluirDesculpa, mas a única que ainda respira no mercado de hatches médios é a GM...
ExcluirCitroen, Peugeot, VW, Ford, Fiat e Audi não seguiram com seus excelentes veículos em nosso mercado!
A meu ver, todas as ações que você descreveu, aliás muito bem pautadas foram ações talvez de desespero no intuito de tentar recuperar algo perdido.
Tenho absoluta certeza de que, se o Golf 1.4 TSI alemão tivesse hoje entre R$ 90.000,00 e R$ 100.000,00 venderia muito bem, porque Focus, em motorização não era páreo (em dinâmica, acabamento e conforto sim).
Concordo com o colega Eduardo!
ExcluirMe lembrem se me esqueci, mas infelizmente preço não foi o problema do golf 7 aqui, pois tinha versão 1.4t a 68mil no lançamento, e vinha cheio de airbags... Já os "suv's", independente do preço bombavam... Eu acredito que Hatch popular só vendem muito porque são os mais acessíveis, pois aqueles que têm mais condições levam um "SUV" com certeza!..
ExcluirNo lançamento o preço estava plausível. Agora me explica esse valor dobrar em 5 anos?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAqui em BH tem um GTI até damos uma brincadinha, eu com meu Virtus Tsi mas fiquei falando🙈 foi na AV pedroI. será que vc anda por este Blog?
ExcluirGolf quando foi lancado em 2013, por 69900 era quando um onix completo custava 42 mil. nao se iludam. E outra, 70 mil no golf foram pra pouquissimas unidades, highline manual. Grande maioria era completa e cheia de pacotes por 85mil, ou seja, 85 mil em 2013 era como se fosse 115 mil hoje.
ExcluirUm monte falando só merda! O Golf e6 o Batch médio.mais vendido no mundo e custa caro no mundo. Só o espertão do povo brasileiro que quer pagar barato no melhor hatch médio do mundo. Como cada povo tem o governo que merece, cada povo também tem o carro que merece. Joguem Ônix Plus, Quocks, EcoSport, Creta, Captur etc nesse povinho que eles adoram e saem pelas ruas se achando. Kkkkkkkk Brasileiro tem mais é que comer merrrrr.da!
ExcluirQuamta dor de cutuvelo fanboy gm
Excluir"Quamta dor de cutuvelo fanboy gm"
ExcluirA diferença é que os fanboy gm ainda podem comprar o carro que gosta, já os fanboy golfera só podem olhar fotos na internet.
Em termos. Se é verdade que o Golf sempre foi caro em nosso mercado, na Europa também não é diferente, sendo ele mais caro que seus rivais, inclusive o ótimo e eterno rival Focus. Mas o mais importante é, que eu me lembro quando o Golf 7 foi lançado aqui, vindo de terras teutônicas. Na época, eu entrei no site alemão da VW e fiquei bastante surpreso ao ver que o valor do carro era quase o mesmo, o que me levou a crer que (pelo menos no início) o carro estava sendo subsidiado. Mas como eu disse, tem coisas que eu concordo, também lembro quando a VWB lançou o Golf 1.0 TSI, rondando a casa (na época) de R$ 90 mil, caro, mesmo para os dias de hoje. Aí fica difícil né. O ótimo Golf, passou a ser carro de nicho, para quem adora, e não serve qualquer outro.
ExcluirNunca li maiores verdades, VWB = HUAHAUUHAHAUHAUHAU
ExcluirTivemos o prazer de ter o sedan e a perua, com motor 5 cilindros, nave.
ResponderExcluirA reportagem começa com "3 dias da estréia MUNDIAL do Golf MK8" já me deu um desânimo pois não teremos no Brasil... depois ao ver esse belíssimo geração 5, excelente carro que também não teremos, mais desânimo... e o geração 7 que já se foi... só me resta afirmar... a VW é uma excelente montadora mundialmente falando, mas olham pro Brasil como 3o mundinho e dizem.. vamos empurrar as bombas lá que eles compram. Conclusão, os fanboys podem defender tudo o que quiserem sobre a construção a qualidade e tudo mais eles estão certos. Porém na realidade o que chega para os brasileiros é Fox, Gol, Voyage (dinossauros), T-Plastic esticado para poder concorrer com seus pares e UP a preço de ouro... enfim... desprezo total pelo mercado brasileiro.
ResponderExcluirFiat demorou para lançar o Punto e o Bravo, com 15 anos de atraso e lançou o Argo, projeto local remendado do Mille. GM lança o Onix, projeto chinês SAIC. Nissan mantém o March, versão antiga. Toyota lançou o Yaris, muito diferente do europeu e produz o Ethios, indiano. Renault lança produtos no Brasil como sua marca, mas são produtos romenos da Dacia ou indianos (KWid). Todas as montadoras fazem o mesmo.
ExcluirPolo, tiguan, Passat, Jetta, Touareg, Golf GTE, problema não é a VW e sim seu bolso que só pode andar de gol
ExcluirPessoal fica desmerecendo a China mas esquecem que eles trocam tecnologia com GM, Ford, Volkswagen, Audi, Mercedes, Volvo e afins. Sendo que a Geely (puramente Chinesa) está até a frente de algumas dessas montadoras. Globalização.
ExcluirO problema é pagar por gol o preço de Golf se o se o ignorante não entendeu a longa explicação.
ExcluirO Golf 4,5 foi um projeto tão bem sucedido, que o povo na Alemanha, os designers desse Golf Mk5, ficaram com ciúmes porque o Golf 4,5 ficou melhor resolvido e mais bonito esteticamente que o mk5.
ResponderExcluirConcordo.
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ExcluirO rapaz conta a história pela metade.
ExcluirO projeto de facelift original do MK 4 é que era lindo, ao ponto de causar ciúmes na matriz.
Daí veio a ordem pra fazer algo mais genérico, e virou o MK 4,5 que era horrível.
Melhor resolvido? Fala sério, o Golf 4,5 foi uma das maiores aberrações da indústria nacional, no mesmo nível do HB20 novo.
ExcluirGolf 4,5 na época tinha mais presença que o Golf 7 tem atualmente.
ExcluirTá doido Carlos? MK4.5 mais bem visto que o MK5? Nunca será, era uma aberração e pra sempre será, um GOL G4 anabolizado com interior do Golf mk4
ExcluirE com o 7 deu cria, o mini-Golf e morreu (No Brasil)...
ResponderExcluirTenho um Golf 2010 Sportiline e sou apaixonado por ele. Gostaria de comprar um mais novo, porém com esse descaso da VW do Brasil fiquei decepcionado.
ResponderExcluirGambaleao, unico exagero q vc colocou foi dizer q o do alemao para o mexicano muita coisa foi capada e nao foi isto. A única diferenca foi q tiraram o freio d mao eletrico.no mais, nao houve mudanca. Ja sim p0ro nacional, caparam mesmo: trocaram o câmbio , trocaram a suspensao,tiraram o step no tamanho original e tiraram ate a forração em veludo do porta-luvas e porta-copos
ResponderExcluirO horizonte da VW no brasil é limitado. Vai continuar dependendo do (pré) histórico Gol, com, no máximo, uns troços a mais pelo Polo. Até cheguei a pensar que a dupla Polo / Virtus chegaria a diferenciar a marca, mas a concorrência chegou e passou muito rápido. E com a ausência do Golf, toda a sua linha agora passou a ser mediana. Não há um modelo sequer que não seja questionável. E assim, todos não ocupam um lugar de destaque no mercado brasileiro (há anos).
ResponderExcluirUm novo Gol já não fará muita diferença, pois não há lógica em lançar um Gol melhor do que um Polo, que já é inferior a um Onix. Logo, será preciso uma nova VW brasil, abandonando sua métrica simplória nas linhas de entrada, abandonando esse ridículo suporte de celular, abandonando seu acabamento tacanho, enfim: complexo. Não combina com a filosofia da empresa. Sorte que a terceira colocada é a Fiat. Se não, a ladeira seria mais pra baixo.
O Golf era o carro que diferenciava a VW brasil, principalmente a versão com freio eletrônico. Jetta e Tiguan teriam condições, mas derrapam em detalhes, ou em ausência de recursos básicos, ou no design perante a categoria, ou na completa ignorância das concessionárias, como no claro boicote ao sedan. Ou seja, sem Jetta e Tiguan como expoentes, sobrou a dupla piscininha ou o PlasTcross como players. Está ferrada com esse trio. Concorrência vai continuar vendendo o dobro nesses casos.
Quando a VW brasil tiver novamente um Golf Comfortline, inquestionável, terá nosso respeito de volta.
*trocos
ExcluirConcorrência passou rápido? kkkkkkk
ExcluirPolo e Virtus são referência de mercado a dois anos, onix até então era um lixo de carro, assim como todos da GM são, Onix viu tudo que polo e virtus tinham e mesmo depois de dois anos não conseguiu fazer um carro superior, apenas alguns quesitos mas ainda falta muito equipamento para bater a dupla da VW
VW tem Jetta GLI, qual carro da GM bate ele no BR? A VW tem Passat, qual carro da GM bate ele? Tem Tiguan que Equinox é bem inferior
Problema não é a VW e sim seu bolso que só pode andar de carro popular e se baseia na VW em cima do GOL, cara até tempo agora a GM comercializava o Corsa Classic e nao tinha nenhum carro 10 estrelas, só agora o onix depois de muito tempo e mesmo assim, notas individuias bem piores que polo e virtus no latin ncap, é só ver os laudos finais e nota de batida fronta, lateral e torax
Outra, VW entra os 10 carros mais seguros do brasil, tem só
Golf primeiro lugar
T-Cross
Passat
Polo
Até o UP tinha mais nota que qualquer carro da GM no brasil
Seu raciocínio está completamente errado, até pq a VW lucra muito mais que a GM e nunca quebrou como a GM em 2009
Deixa de ser hater e pense um pouco mais, sua experiencia em cima do gol não é a realidade hoje da VW
Logo tb chegam Tarek, Tarok, T-Sport e Mais um sev pequeno.
Anda com um Passat ou Tiguan e depois volte aqui!!
Lembrando que VW é muito maior que GK a nível mundial, GM não lidera nem nos EUA cara kkkkk
Papo de lucrar mais é pedir para o ser pagar mico... Mas vamos lá:
ExcluirQuando alguém diz que um carro passou o outro, o tempo em questão seria o atual. Não o passado. Onix hoje tem nota máxima de segurança, mais airbags, melhor desempenho, menor consumo, wifi, onstar, melhor central, park assist, design externo e interno que agradam mais o consumidor, vende mais e ainda custa menos. Fato. Do UP atual então, nem se fala... Vidro à manivela? Sério?
Jetta é um carrão. Mas a ausência de itens básicos e seu design cansado o deixam na rabeta da categoria. Não basta motor e câmbio. Está subentendido lá em cima. Leia novamente. Tiguan o mesmo.
Gol continua sendo o carro mais vendido da VW. Fato.
Tarek, Tarok, T-Sport, TRex, T o que for, se seguirem a estratégica PlasTCross / Tiguan, mais rabeta para eles.
GM é a líder nos EUA sim. Com grupo Ford em segundo, Toyota em terceiro e FCA em quarto. Se atualiza aí.
Cara, não sou hater de montadora. E poderia comprar até um Tiguan se quisesse. Mas não vale a pena, não quero e, pelo visto, a maior parte do público potencial também não quer.
Sem elogio cego a nenhuma montadora, sem crítica infundada a nenhuma montadora. Os números e as descrições estão aí para todos verem.
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ExcluirGM Líder nos EUA?
ExcluirHater sim, GM não tem carros para bater os que mencionei aqui no brasil
Vc acha que carro que mais vende é o melhor? Então o onix antigo é melhor carro do BR? kkk
Vc não pode comprar uma Tiguan, fala mentira, se quisesse?? mas comprou um onix? Ahhh conta outra...
Tiguan espanca a Equinox em qualidade e equipamentos e segurança
Jetta é melhor que cruze no geral
Polo melhor que Onix no geral
Virtus melhor que Onix Marea no geral
Latin Ncap do polo teve 10 estrelas igual onix mas as notas individuais o polo foram muito melhores, é só vc verificar as notas de torax, frontal e lateral... quantidade de air bag não te garante mais segurança, se fosse assim o onix antigo não seria nota 0 e um dos carro mais inseguros do brasil... o que te garante segurança é a construção, tipo de aço e solda utilizados, MQB é bem melhor que plataforma da GM, construção dos carros dela, no entanto que tem 4 carros entre os 10 mais seguros do brasil (golf, polo, t cross, passat)
Até o Up é mais seguro que muitos carros da gama GM, nem o cruze tem nota 10, 5 adulto e 4 criaças...
Onix veio dois anos após o polo, lógico que para um carro que quer disputar com a referência, tem que oferecer algo atrativo, não achas? Imagina chegar dois anos depois e não ser melhor em nada? kkkk
Enfim, a GM é bem atrasada, enquanto todas estão partindo para motores elétricos eles agora que estão vindo com turbo? kkkkk
https://www.automovelnacional.com.br/carros-mais-vendidos-nos-estados-unidos-em-2019-confira-o-ranking-do-primeiro-semestre/
Nem pickup ela é líder nem no geral, isso só mostra o quanto caras com vc, só entram aqui para torcer contra a VW, o motivo? queria entender. Imagino que deve ser dono de algum GM e tem aquela Fanboyzice que só enxerga o corsinha dele como o melhor do mundo!!
Fanboy e Hater sim!!!!!
Os caras só andam de gol e voyage e acham que tem propriedade para dizer que a VW é ruim..
ResponderExcluirMeu amigos, não é a VW ruim e sim o bolso de vocês que só podem andar de carro popular, o dia que andar em um passat, uma tiguan ou uma touareg, vcs vão entender o que eu falo...
Maldita inclusão digital!!!
CHora na cama q é lugar quente BB...
ExcluirPega seu UP Tsi "top de linha" e vai na 25 de março comprar dois vidros elétrico traseiros pra ele vaai...
Não esquece de comprar seu gardenau...
UP TSi é mais gostoso de dirigir que muito 2.0 meu amigo, mas aqui tem coisinha melhor e mais forte, nunca colou no banco andando em um GTI, ai fica ai falando de gol e voyage... seu bolso que é ruim e não a VW
ExcluirTô procurando aqui, e não achei onde eu falei de Gol e Voyage...
ExcluirCulpa da VW no retorno do Golf, se houve, foi mínima. O fato é que o brasileiro médio não gosta de "carro", gosta do status que é atribuído ao proprietário do carro e o veículo da moda hoje é SUV e de câmbio automático. Ponto. O brasileiro comum não tá nem aí se o Golf é seguro, se o Focus tem boa dirigibilidade, se o Cruze é confortável...Ele quer um carro que lhe transmita esse status. Por isso pagam 100k num pseudo-SUV. E, digo mais, nem se o Golf Highline custasse 90k seria sucesso.
ResponderExcluirConcordo parcialmente contigo. O tipo de carro procurado pelo brasileiro é diferente. Na Alemanha, jovens casais sem filhos ou com 1 filho e com certo sucesso tem Golf. Primeiro, esses jovens de lá, não são tão jovens - entre 30 e 40. Pessoas com esse tipo de necessidade no Brasil são poucos. Além disso, brasileiro busca segurança sim: mas segurança aqui, significa carro mais alto para melhor visibilidade, menor risco de assalto. Não se atentam a crashtest, nem a segurança ativa. Além disso, a fama de custo de seguro alto, para os poucos q ainda pudessem restar como compradores, mata de vez. A conclusão de que "nem se custasse 90k seria sucesso" eu concordo completamente. E 90k convertidos diretamente, equivalem a 20 mil EUR: o Golf mais barato na Alemanha hoje parte de EUR 21,7k... Ou seja... não por culpa de ninguém, mas pela junção de diversos fatores, o Golf já era no Brasil até um dia que o universo conspire a favor novamente. Até lá, vai lá saber o que acontecerá com o mercado automotivo... Adeus Golf.
ExcluirAspectos principais? Falta muita coisa aí, o que é GTI perto da Limited Edition do R32 que ele teve nos EUA?
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