O Governo do Distrito Federal em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e o PTI ( Parque Tecnológico Itaipu) lançam em Brasília o programa Veículo para Eletromobilidade (VEM DF), de compartilhamento de carros elétricos.

Brasília terá compartilhamento de carros elétricos da Renault

Inicialmente o VEM DF será usado por servidores públicos do Distrito Federal que poderão realizar trajetos curtos com carros elétricos compartilhados. A frota inicial é de de 16 carros elétricos do modelo Renault Twizy, que podem atingir até 80 km/h de velocidade, e têm autonomia para rodar 100 quilômetros com uma carga de bateria.

Brasília terá compartilhamento de carros elétricos da Renault

O PTI é o responsável pelo desenvolvimento de um software (MoVE), que permite aos usuários reservarem os veículos disponíveis, assim como acompanharem, em tempo real, informações como localização, velocidade, carga de bateria, rotas percorridas e até a quantidade de dióxido de carbono (CO²) que está deixando de ser emitida na atmosfera.

Brasília terá compartilhamento de carros elétricos da Renault

Coube ao Parque Tecnológico também adaptar os veículos à tecnologia e oferecer treinamentos aos usuários. "Temos um projeto semelhante, que já foi validado e deu muito certo. Em Brasília não deve ser diferente", destacou o diretor-superintendente do PTI, General Eduardo Castanheira Garrido Alves. Ele também lembrou do papel do Parque em "promover tecnologias sustentáveis e contribuir para tornar as cidades mais inteligentes".

Brasília terá compartilhamento de carros elétricos da Renault

Para garantir o carregamento dos veículos, 35 eletropostos (pontos de recarga) devem ser instalados por todo o Distrito Federal até o final deste ano. A infraestrutura fabricada pela WEG será gratuita e de uso coletivo, permitindo a utilização de veículos de qualquer montadora.

Brasília terá compartilhamento de carros elétricos da Renault

Igor Calvet, presidente da ABDI, explicou que o objetivo da Agência no projeto "é divulgar soluções e promover o investimento em eletromobilidade, que é um dos alicerces estratégicos das cidades inteligentes". Já o GDF, com a iniciativa, busca reduzir custos com a manutenção e combustíveis da frota oficial.

Cenário favorável

Brasília (DF) possui algumas vantagens quanto ao uso de carros elétricos. O relevo predominantemente plano reduz o consumo de bateria; a temperatura é favorável; e a tensão de 220 volts dispensa adaptações para a instalação dos eletropostos.

Brasília terá compartilhamento de carros elétricos da Renault

Em princípio, o VEM DF terá uma rota restrita à Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do DF. O investimento total do projeto foi de R$ 3,1 milhões, sendo R$ 2,1 milhões da ABDI, utilizados na compra dos carros e dos eletropostos, e R$ 1 milhão do PTI, com o desenvolvimento do software.

Como funciona?

O desbloqueio dos carros poderá ser realizado pelo servidor por meio de seu próprio cartão após cadastro prévio. Pelo aplicativo, os veículos poderão ser reservados. Para o bom funcionamento da tecnologia, os usuários devem seguir algumas orientações simples, como realizar as reservas sempre via software; deixar o carro carregando sempre que estiver parado nas vagas destinadas ao projeto com eletroposto; e não utilizarem veículos para reuniões demoradas em locais que não haja ponto de compartilhamento.

Serviço

Lançamento do VEM DF (Veículo para Eletromobilidade)
Data: 7 de outubro
Hora: 10h
Local: Salão Branco – Palácio do Buriti

18 Comentários

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  1. isso aí tem airbag? Como pode homologar uma coisa dessa? Piada.

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    1. Pior é o Troller q tb não tem, e não é um veículo de uso limitado como este.

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    2. É muito adequado ao uso urbano. Econômico e seguro. A velocidade é limitada a 80 km/h. É uma alternativa às bicicletas, e patinetes elétricos.
      Em alguns países como na Coreia, essa solução da Renault está fazendo o maior sucesso.
      Uma cópia desse carro está sendo desenvolvida pela VW. Já foi inclusive publicada uma matéria neste blog.

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    3. O Twizy é homologado como quadriciclo somente para vias públicas em perímetro urbano.

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    4. Uma vantagem desse carro é que pode ser carregado muito rapidamente numa tomada comum. Leva em torno de 1,5 h numa tomada de 220 V e 20 amperes.

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    5. Esses mini-carros para as grandes cidades são verdadeiros lixos, literalmente cadeiras elétricas, foram reprovados "com louvor" pelo EuroNCAP.

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    6. Temerários... Vão é passar por cima desses carrinhos aí.

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  2. Esqueceu de dizer que em Brasilia quase nunca chove....

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  3. A VW não é capaz de fazer um carrinho a altura do Twizy que vende bem na Europa. Todo sub-compacto que ela faz vira um fracasso monumental.

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    1. O Up ta ai pra provar isto. Já vende mal movido a gasolina/alcool, e se vier elétrico com preço nas nuvens... Kkkk nao dura muito!

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    2. Twizy vende bem aonde?veja a lista dos carros elétricos é híbridos mais vendidos da Europa antes de falar o que não sabe.
      O Up já esteve na lista dos 10 carros mais vendidos,vender mais carros não quer dizer superioridade.

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    3. Um dos maiores fracassos em carros nos últimos anos é o 500e.

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  4. A VW já pensa em trazer o e-Up pra cá se vier vai custar mais barato que o Zoe

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  5. Enquanto na China já há centenas de milhares de elétricos nas ruas, no Brasil ainda estamos fazendo experiências com meia dúzia de carrinhos elétricos bancados com $$$ estatal e que só servidores públicos podem usar. Tudo comandado por um general de pijama. Piada!

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