O Kia Cerato sempre foi um sedã que tentou, ao menos no Brasil sem muito sucesso, se estabelecer como um concorrente no segmento de sedãs médios, seja em função de dimensões reduzidas, motor insuficiente e/ou preço elevado. A linha 2020 chega totalmente reformulada, com maior porte, mais potente e preço competitivo.
O Cerato da geração anterior tinha basicamente três problemas que limitavam sua atratividade. O primeiro era o porte - com comprimento total de 4,56 metros, ele se posicionava mais próximo de um Honda City ou Toyota Yaris que do Civic e Corolla.
Agora ele cresceu 8 cm para 4,64 metros (1 cm maior que o Corolla), e fiou 2 cm mais largo, mantendo o entre-eixos de 2,7 metros. Agora ele tem porte de sedã médio.
O segundo aspecto que complicava a vida do Cerato era o motor inadequado - o mesmo 1.6 do HB20 - insuficiente para um carro de 1.205 Kg, concorrendo com modelos com motor 2.0 ou turbo (no caso do Jetta). O modelo 2020 adota um 2.0 flex aspirado com até 167 cv de potência.
E finalmente o preço e disponibilidade. Antes o Cerato vinha da Coréia, com incidência de 35% de imposto de importação. Agora ele chega do México, isento de imposto de importação, e livre de cotas - ou seja, pode ter preço competitivo, e disponibilidade não limitada artificialmente.
Além desses aspectos técnicos e objetivos, outro fator que deve ajudar as vendas do Cerato é o design dessa linha 2020, com visual mais esportivo e inspirado no Kia Stinger GT - o cupê premium da marca.
A carroceria totalmente nova teve sua rigidez estrutura elevada em 16%, o que melhorou o isolamento acústico, reduziu vibrações e melhorou a proteção dos ocupantes em caso de acidente. A suspensão foi completamente redesenhada e a direção agora oferece uma sensação menos artificial.
O Kia Cerato 2020 tem motor Nu 2.0 Flex atualizado para reduzir o consumo de combustível, tendo 157 cavalos na gasolina e 167 cavalos no etanol, assim como 19,2 e 20,6 kgfm, ambos a 4.700 rpm, associado com uma transmissão automática de seis marchas.
O conjunto acelera o sedã de 0 a 100 km/h em 10,5 s, retoma de 80 a 120 km/h em 6,9 s. O consumo urbano, segundo a revista Quatro Rodas, é de 10 km/l, e o rodoviário de 16,3 km/l. São números melhores que os do INMETRO - 9,9 km/l de gasolina na estrada, e 7,8 km/l de etanol.
Equipado com acelerador eletrônico tipo drive-by-wire, o sedã se adapta facilmente ao estilo de pilotagem do condutor, com transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas sequenciais, além de quatro modos de condução: Comfort, Economy, Smart e Sport. Na versão SX, o paddle shift reforça a esportividade.
O novo KIA CERATO 2.0 ainda possui sistema auxiliar de partida a frio que elimina a necessidade de tanque auxiliar de gasolina. A nova geração do sedã possui um sistema que aquece as linhas de combustível, mantendo o etanol em temperaturas que permitem a correta nebulização do combustível, evitando problemas de partida.
O modelo vem com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, multimídia com Google Android Auto, Apple Car Play, ar condicionado dual zone, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, entre outros.
A arquitetura de suspensão é de McPherson na frente e eixo de torção atrás. O porta-malas comporta 520 litros.
Itens de série - interior
A inspiração no estilo fastback possibilitou a expansão das medidas do sedã, garantindo mais conforto aos passageiros. Com iluminação e capacidade de 520 litros, o porta-malas do KIA CERATO 2.0 está entre os maiores.
No interior, o novo KIA CERATO 2.0 oferece nas duas versões disponíveis no Brasil, sistema multimídia com tela flutuante de 8”, colorida e sensível ao toque e painel redesenhado. A versão SX ainda possui ar-condicionado digital dual zone com filtro antipólen e design tipo turbina, com saídas de ventilação para os bancos traseiros.
Com novo desenho, revestimento de couro e regulagens de altura e profundidade, o volante multifuncional da nova geração do KIA CERATO 2.0 possui controles do sistema de som e de chamada, do piloto automático e do computador de bordo.
Dentro da versão SX do novo KIA CERATO 2.0, há bancos de couro, com sistema de aquecimento de três níveis nos assentos dianteiros, e um novo desenho horizontal que cria a sensação de espaço e organização, com linhas claras e botões de design fino.
O painel tem revestimento soft touch. As maçanetas internas com padrão aço escovado e nos detalhes metalizados nos pedais e no descansa-pé da versão topo de linha são mais destaques.
Na versão topo de gama, SX, a partida do motor é acionada pelo botão Start/Stop, por reconhecimento da chave Smart Key. A tecnologia ainda permite o travamento e a abertura das portas e do porta-malas à distância.
O sistema de informação e entretenimento tem Bluetooth® com comandos de voz e conectividade de smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple CarPlay®, entrada auxiliar e USB. O sistema de som vem equipado com 4 alto-falantes e 2 tweeters.
Preços
Com um tamanho de 4,64 metros, os principais concorrentes do KIA Cerato 2020 são o Volkswagen Jetta, Toyota Corolla, Honda Civic e o Chevrolet Cruze, para citar alguns. Para lidar com eles, a empresa coreana preparou um alinhamento de duas versões: EX, a R$ 94.990 reais, e SX, a R$ 104.990 reais.
Conclusão
O novo Kia Cerato 2020 2.0 Flex Automático chega com porte superior, design melhor resolvido, motor adequado à categoria, e preço competitivo. São atributos que o colocam como competidor sério no segmento de sedãs médios.
Vai vender no máximo 10 por mes !
ResponderExcluirTá sendo otimista ainda!
ExcluirEu acho que não chega a tanto...!!! Talvez uns 7
ExcluirComprei, nov/20.
ExcluirCarro excelente!
Carro lançado com muito atraso... A moda dos sedans médios passou... Agora é SUV de shopping center...
ResponderExcluirNão vai vender quase nada...
Sedan até vende ainda, mas esse carro tá fraco. Sem inovação nenhuma, acabamento ou vantagem em preço que justifique.
ResponderExcluirSedã médio sobreviverá Corolla e Civic e talvez o Jetta, o restante morreu.
ResponderExcluirGostei do carro. A Kia tem bons produtos. Esse cerato evoluiu bem.
ResponderExcluirA pergunta que fica: E o tal do Kia Rio? Faz no mínimo 8 anos que eles prometem trazê-lo.
Tb torço pelos sedans... Só q vimos as station wagons morrerem, os hatches médios respiram por aparelhos...
ResponderExcluirP.S.: Falo de Hatch médio de verdade ( golf, Focus, cruze HB ), não estou falando de carro de entrada bombadinho feito o Polo...
Gosto desse design, ficaria melhor se fosse mais compacto, prefiro praticidade com segurança, que confortabilidade exposta ao risco, um carro menor, mais curto e mais alto propôe mais segurança, tai o cresimento da prferencia por SUVs, só que pra mim design e beleza tem de andar juntos, os SUVs são todos feiosos, quadradões , um corpo sem cintura!
ResponderExcluirCerato e justo em design, estou empenhado em ter um na minha garagem
Natimorto
ResponderExcluirDeveriam ter caprichado mais, colocado motor 1.6T DCT (o mesmo do Hyundai Tucson) e vendê-lo na faixa de preço dos sedãs top de linha, casa dos R$ 120 a 130 mil.
ResponderExcluirMas quiseram nivelar por baixo. Preguiça total da Kia...
Resultado? O consumidor também vai ter preguiça de comprar.
Nem concessionária tem. O cara que compra um carro que não tem concessionária na sua cidade merece ser chibatado até chorar em japonês.
Digo isso porque já incidi nesse erro crasso. Chega na hora da revisão, o servo da montadora vai lá feito gado viajar 100, 150km e tomar um chá de cadeira pra pagar R$ 500 pra eles trocarem óleo.
E se trinca a sinaleira e precisa pedir peça então? Um stress sem tamanho.
Sem contar os preços absurdos da revisão da Kia.
ExcluirOlha tenho um Golf 2018 que comprei zero a 120 km de minha cidade que não tem concessionaria VW e vou passear a cada 10 Km na cidade onde comprei e aproveito já faço a revisão, considerando que o carro não dá defeitos, e quanto as revisões caras também não posso opinar pois as 3 primeiras são totalmente grátis(grátis mesmo)Então minha experiência neste sentido de distancia é bem positiva.
ExcluirTb já fiz isso sem querer... Tinha o carro em SP e tinha até bastante css... Mudei de região e não tinha mais assistência direito... Até a medida do pneu não se achava e tinha q pedir na internet...
ResponderExcluirPéssimo
O mercado de sedans só tem espaço para Jetta , Civic , Corolla e quem sabe Cruze. O resto não adianta tentar que não vai virar
ResponderExcluirJetta só vende pra frotista, é o new santana.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBelo carro em, embora essas rodas 16" 205/60 aparenta ficar estranhas, é o mais adequado para nosso asfalto lunar! Rsrsrs! Por outro lado a Kia insiste em não trazer motores turbo, para seus carros em!
ResponderExcluirE sobre os dados de consumo deve ter havido algum erro no texto. A Quatro Rodas fala 16,3 km/l de consumo rodoviário e o INMETRO 9,9 km/l de gasolina na estrada?! Tudo bem que sempre há uma diferença, mas aí está demais.
ResponderExcluirTenho um 2019 que já é fantástico. imagine o 2.0.
ResponderExcluirLindo carro , evoluiu muito ....
ResponderExcluirLogo estarei com o meu
Se pensar em comprar carro pensando na desvalorização ou por marca não seguimos muitas vezes nossos desejos e ser feliz.
Deus sempre nos dá a condição de ter o carro que desejamos sem se preocupar com desvalorização e blá blá blá
Correto.Deus sempre.
ExcluirCarro bom, é carro novo! Achei que estilizou bastante. Poderia ter saído 1.6 turbo, ai acho que ficaria perfeito.
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