A versão três volumes HB20S tem uma gama de versões que abrange preços entre R$ 55.390 e R$ 81.290 (set/2019).
O modelo das imagens é o topo de gama, Diamond Plus, pintado na cor Branco Atlas, portanto, sem custo adicional assim como o Preto Onix. As cores metálicas e perolizadas acrescentam R$ 1.380 reais.
O HB20S 2020 mede 4,26 metros de comprimento (+3 cm sobre o modelo anterior), 1,72 metros de largura (+5 cm sobre o HB20S 2019) e 1,47 metros de altura (mesma da primeira geração). A distância entre-eixos é de de 2,53 metros (3 cm a mais que o HB20S de primeira geração).
Ou seja, o HB20S 2020 ficou 0,71% mais longo, 2,38% mais largo, e a distância entre-eixos ampliou-se em 1,2%. Esses indicadores relativos mostram a alteração nas proporções - o anterior tinha relação largura/altura de 39,7%, enquanto o novo traz o indicador para 40,4%.
Na prática, mesmo mantendo a altura inalterada, o HB20S 2020 ficou mais "baixo" (visualmente) e largo - proporções que deixam o visual mais esportivo e premium.
A estética é marcada pela adoção da nova linguagem de design global da marca, a Esportividade Sensual, que no caso do sedã fica caracterizado pela traseira fastback, na forma com que o teto se prolonga continuamente até o porta-malas - um recurso de design usado no Civic 10.
O modelo tem elementos de design que remetem ao estilo do sedã médio Elantra e do novo Sonata lançado mundialmente em abril deste ano.
A traseira é o destaque, com novas lanternas horizontalizadas que invadem o porta-malas e dão um aspecto premium ao HB20S.
Outro ponto que chama a atenção é a grande área envidraçada traseira - que confirma a impressão de subida de nível do HB20S.
O para-choque tem novo desenho e conta com refletores adicionais.
A dianteira do HB20S na versão Diamond Plus traz faróis com projetores e light guide em LED. A grade em formato cascata tem moldura cromada, enquanto os espelhos retrovisores externos na cor do veículo com repetidores de seta estão disponíveis para todas as versões do HB20S, assim como o acabamento em preto fosco nas molduras das portas e na coluna B.
Interior
O Hyundai HB20S é o modelo mais requintado da gama, e, portanto, a decoração interior precisa destacar isso. Por tal motivo a tonalidade cinza foi a cor escolhida para o acabamento interno. Os bancos foram renovados em forma e revestimento, e aparecem com acabamento em couro (com área central em couro perfurado) exclusivamente na versão Diamond Plus.
A combinação faz par com o painel, o console e os painéis das portas, todos com acabamento em cinza glacial. Já as maçanetas internas são cromadas.
O HB20S ganhou espaço interno sobretudo pela ampliação de 5 cm na largura do carro. Dessa forma, a impressão de espaço é mais pronunciada na direção transversal - o que é reforçado pelo novo layout horizontal do painel.
O aumento de 3 cm no entre-eixos também tem reflexos no espaço longitudinal, mas é sentido principalmente pelos ocupantes dos bancos traseiros, onde o vão para as pernas cresceu 4,7 cm, melhorando a habitalidade para quem vai atrás.
O porta-malas ganhou 25 litros em relação ao seu antecessor e possui agora 475 litros.
Nesta versão Diamond Plus os bancos traseiros são bipartidos - facilitando o acesso ao compartimento de bagagens. Sente-se falta, porém, das saídas de ar-condicionado para os passageiros traseiros.
Mecânica, performance e consumo
Os motores disponíveis para o novo Hyudai HB20S 2020 são os motores 1.0L (80 cv) com transmissão manual, 1.6 (130 cv) com transmissão manual ou automática - ambas de seis marchas. E o melhor de todos, este novo 1.0 T-GDi, Turbo Flex, com injeção direta, exclusivamente associado com transmissão automática - que é o que equipa a versão topo de gama avaliada.
Esta nova unidade de três-cilindros 1.0l Turbo GDI, com duplo comando variável de admissão e escape (Dual CVVT), entrega 120 cv de potência e 17,5 Kgfm de toque disponível a partir de 1.500 rpm. O elevado torque em baixa rotação se manifesta na agilidade com que o modelo desfruta em situações como saídas de semáforos e ultrapassagens.
O comportamento é muito suave, sem vibrações, e basta encostar no pedal no acelerador que o o torque máximo já é oferecido. Por este motivo, o HB20S turbinado não parece um carro turbinado, mas sim um carro com um motor aspirado com deslocamento entre 1.8 e 2.0, tamanha é a agilidade em baixos regimes, e também a maciez de funcionamento do propulsor.
A transmissão troca as marchas de forma imperceptível (a não ser que você observe o conta-giros) - extremamente suave e sem trancos, mesmo quando se opta por usar os shift-paddles ((Smart Shift) para trocas manuais sequenciais - o que consideramos desnecessário, já que em modo automático o câmbio opera melhor.
A direção tem assistência elétrica, de modo que é muito leve em manobras em baixas velocidades, e, ao mesmo tempo, muito firme em altas velocidades - o que transmite muita segurança em tocadas mais apressadas.
O conjunto powertrain, tanto com etanol quanto gasolina, acelera os 1.120 Kg do HB20S de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 191 km/h.
O consumo, segundo o INMETRO, tem os seguintes indicadores:
Gasolina
- Cidade: 12,1 km/l; Estrada: 15,3 km/l (com Stop & Go desativado)
- Cidade: 12,7 km/l; Estrada: 15,6 km/l (com Stop & Go ativado)
- Cidade: 8 km/l; Estrada: 10,8 km/l (com Stop & Go desativado)
- Cidade: 8,8 km/l; Estrada: 11 km/l (com Stop & Go ativado)
O novo Hyundai HB20S Diamond Plus 2020 vem com central multimídia flutuante com tela touchscreen de 8 polegadas blueMedia®, com conectividade com smartphone Apple Car Play® e Google Android Auto. retrovisores, vidros e travas elétricas nas portas e no porta-malas.
Essa configuração traz ainda ar-condicionado digital, mas sem ajuste automático de temperatura - o que é uma falta grave nessa faixa de preço, até mesmo porque este recurso estava disponível no modelo topo da geração anterior. Há ainda chave presencial Smart Key, piloto automático e limitador de velocidade, partida do motor por botão, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor (que não percebemos seu funcionamento, de tão suave que é).
O quesito segurança é o destaque, já que, junto com a versão hatch, é o primeiro carro brasileiro abaixo de R$ 100 mil com sistemas de alerta e frenagem autônomo e de alerta de mudança de faixa. Completam a lista controles de tração e estabilidade (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), monitoramento de pressão de pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM).
Além disso, todas as versões contam com cinto de três pontos para todos os ocupantes, encosto de cabeça no banco traseiro, fixação ISOFIX, dois airbags frontais (obrigatórios por lei), mais dois airbags laterais nesta versão Diamond Plus (e também na Diamond). Freios ABS/EBD, também legalmente exigidos, se fazem presentes.
Garantia
O Hyundai HB20S tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nas aplicações comerciais, a garantia continua em cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros.
As revisões são programadas com preços fixos: 10 mil km - R$ 233,38; 20 mil km- R$ 491,57; 30 mil km - R$ 478,82; 40 mil km - R$ 653,29; 50 mil km - R$ 451,55; 60 mil km - R$ 890,36.
Conclusão
O novo Hyundai HB20S 2020 marca pelo visual esportivo e sofisticado - as novas proporções dão ao sedã um aspecto de carro oriental de luxo, enquanto o é bem acabado e sofisticado. Os pontos altos são o passeio confortável e o comportamento ágil graças ao powertrain moderno.
Ficha Técnica - Hyundai HB20S 2020 T-GDi Turbo Automático
Vai brigar pela vice liderança da categoria.
ResponderExcluir5 anos de garantia sem limites de Km😲?
ExcluirSe for seguro com estrelas será o melhor carro do brasil!
Ñ vejo chance de vencer o Onix Plus.
ExcluirNão será 5 estrelas, pois os modelos testados são sempre os de entrada e somente os modelos mais caros possuem controle de tração, impossibilitando os mais baratos de atingirem a nota máxima.
ExcluirQuero um desse muito bom
ExcluirEste é o carro do Spectreman.
ResponderExcluirO virtus é o carro do Aquaman.
ResponderExcluirO Onix+ é carro do Tocha Humana do Quarteto Fantástico
ExcluirKindgarten.
ExcluirKindergarten.
ExcluirO Kwid é o carro do Homem-formiga.
ExcluirO Logan é o carro do Volverine.
ExcluirO Cololla, o calo do honolável mestle ninja: Tio-Zao.
ExcluirO Onix é do Bomberman
ExcluirPolo é da mulher maravilha!
ExcluirGolf é o carro do Homem de Ferro, filantropo, bilionário e metrossexual. Hahahah
ExcluirTeria algum carro para o homem invisível?
ExcluirJL tem o Up: todo mundo sabe que existe mais ninguém vê ;)
ExcluirAmarok é do homem púrpura
ExcluirÉtios é o carro do Papai Smurff
ExcluirCarro feio
ResponderExcluirEssa frente dele ficou ridículo
ResponderExcluirA traseira tb, esse carro ficou feio nossa
ExcluirQuem ver se ninguém vai criticar esses plásticos cinzas do painel...No aguardo.
ResponderExcluirMais de 80 mil nesses novos hb20 foi o cúmulo do absurdo.
Tem alguém dizendo que o acabamento é primoroso, ou que o HB20S concorre com Corolla? Não, né? Então shhiiu, quieto Carlos.
ExcluirÉ tão apegada às cores, deve ser consultora de moda quando não está vendendo piscina.
ExcluirGostei mais do sedan, vamos ver como será o t sport.
ResponderExcluirEssa lanterna traseira ficou medonha de feia, que coisa mais horrível!!!
ResponderExcluirBah!!!! Não gostei!!!! Ficou FEIO!!!! Aliás, ficaram!!!! Porque conseguiram estragarar os dois modelos!!!! Ainda bem que a FIAT nos agraciou com o CRONOS!!!! Desta categoria, é o único que tá se salvando, no quesito BELEZA!!!! ...
ResponderExcluir����������������
Bah!!!! Guri!!!! Cronos é gosto!!! Melhor é o piscinão de Ramos !!! Bah como dirige
ExcluirNovo Onix, Novo Versa, Sentra... todos melhores que o Chronos
ExcluirQuando que FIAT agracia alguém com alguma coisa?
Excluiro sedan ficou menos feio que o hatch
ResponderExcluirO Hatch ficou horrível. O sedan é feio mas problema maior é a falta de 4 airbags nas versões de entrada.
ExcluirGostei muito desse carro, mas o preço é absurdo!!! Prefiro o Onix +
ResponderExcluirHorríveis. Show de horror esse design.
ResponderExcluirPrefiro o Fiat Cronos 1.8 At6.
ResponderExcluirGostei, passa um ar de carro premium.
ResponderExcluirNa cor branca fica bem legal.
Eu só não entendi se ele concorre com Cronos, Virtus, Yaris sedã e City ou se já vai direto encarar o Jetta e o Cruze?
HB 20 Sedan concorre com Ka sedan, Logan, Prisma/Onix Plus, Etios Sedan, Voyage, Siena, Cronos e Arizo 5. Não concorre nem com Jetta nem com Cruze.
ExcluirLogo a cima temos: Virtus, Cruze, Corolla, Civic, C4, Sentra, Cerato, 408, etc..
Depois: Jetta, A3, Classe A Sedan e mesmo que maiores podemos incluir Camry, Accord
Carlota, se o POLO/VIRTUS são veículos médios classificando pelo INMETRO você tem que aceitar que Reunalt Kwid é concorrente do T-Cross porque os dois estão classificados como SUV.
ExcluirConcorre com virtus, yaris, cronos !!! Jetta concorre com cruze, Corolla e Onix plus, cruze com Passat entendeu ?
ResponderExcluirSó eu que acho que parece que enxertatam uma frente do novo sonata e uma traseira de elantra num carro que não aceita essas dimensões de sinaleira e grade? Fizeram um Frankstain... uma pena que a Hyundai tá se perdendo assim como a Ford, na tentativa de manter boa posição de vendas no Brasil e enterrando projetos muito bons.
ResponderExcluirConsumo na metodologia do INMETRO:
ResponderExcluir................Onix Plus MT6...Onix Plus AT6...Virtus TSI AT6...HB20S turbo AT6
Cidade/gasolina...13,7 km/l......12,0 km/l..........11,2 km/l.........12,1 km/l
Cidade/etanol......9,6 km/l.......8,6 km/l...........7,8 km/l..........8,0 km/l
Estrada/gasolina..17,0 km/l......15,7 km/l..........14,6 km/l.........15,3 km/l
Estrada/etanol....12,2 km/l......10,9 km/l..........10,2 km/l.........10,8 km/l
Muito interessante esses números de consumo no Onix MT. Diferença. Gigantesca em relação ao Virtus automático ( que tem um motor excepcional e poderia ter números igualmente melhores se tivesse a opção de câmbio manual, mas como só tem gente que pega engarrafamento ou tem deficiência que compra estes carros, vamos ver quanto tempo a GM mantém opção de câmbio...).
ExcluirComo esse motor tsi bebe. O problema deve ser o peso da piscina no porta-malas.
Excluirhahaha TSI motor boqueta!
ExcluirTSI bebe mais que o Canabrava.
ExcluirLegal essa comparação, gostaria que o blog, análise entre todas as propostas de motor 1.0 turbo pelo menos 4 quesitos, motor, consumo, preço e segurança
ExcluirMe ajudaria numa eventual troca embora de todos os modelos da praça o que ué mais gostei foi o Corolla
Otávio, preciso trocar meu carro, estou a espera do Ônix hatch turbo "manoel". Acredito que como eu muitas pessoas gostam de cambiar e não ficar na monotonia do automático além de ter um carro mais econômico e prazeroso de dirigir em virtude do motor sobrealimentado. Até pensei no sedan mas tb seria "manoel".
ExcluirVoyage ficou jurássico perto dos lançamento, Logan,Ônix Plus e HB20S .
ResponderExcluir*lançamentos
ExcluirJá estava jurássico antes desses.
ExcluirO seguro ficaria mais barato com a frenagem autônoma?
ResponderExcluirDessa leva de equipamentos novos ainda tem como algum carro abaixo de cem mil trazer o alerta de trafego cruzado e lane assist.
A visão 360 ou aérea já aparece no nissan kicks...
Acho que só a VW oferece perfis de condução nos modelos mais top.
O stop-go ajuda bem na economia na cidade, no grupo polo/virtus/tcross ouvi dizer que o cambio aisin tem um modo de neutro quando pisa nofreio e mantem o carro parado e que diminui o consumo (imagina se não tivesse isso).
Tenho que dar minha mão á palmatória. Critiquei veementemente o design do HB20. Mas confesso que o HB20S nesta cor branca, é outro carro. As fotos do lançamento não o valorizaram. Mas continuo achando que o HB20 Hatch não ficou bom não.
ResponderExcluirÉ preciso criticar, mas também ter a capacidade de rever a crítica.
Esse é um carro para quem tem bom gosto,ficou lindo essa cor branca. Gosto não se descuti
ResponderExcluirAchei gambiarra a faixa preta acima da tampa do porta-malas. E esse painel de moto tb. Vai contar vice, mas vai tirar vendas de Yaris, City e cia.
ResponderExcluirAssim como no lançamento da primeira versão surpreendeu com o seu design, dessa vez surpreendeu também, o que teve de criatividade em suas linhas na primeira versão faltou por completo nessa. As mudanças ficaram a desejar em todos os aspectos só agregarão valor e nada mais. Essa versão turbo poderia ao menos vir com um teto solar para chamar um pouco a atenção. Resumindo decepcionante esperava mais da Hyundai. Antes você distinguia um Hyundai dos outros agora tudo cara de um fucinho do outro. Hyundai, vamos por esses design da empresa para pesquisar mais e trazer novos traços para a carroceria. Vamos inovar como no inicio das operações no Brasil, vamos surpreender. Abraços!!!
ResponderExcluirEu não sei, mas já comprei o meu. Eu vou usar e abusar - Diamond plus - vamos gastar kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirQuem falar mal é pq não tem dinheiro para comprar um... kkkkk
ResponderExcluirNão faz sentido a montadora cobrar 80 mil em um popular
ExcluirOtário
80 mil num popular
ResponderExcluirEssa indústria automobilística
desse país tá cada ano pior pelo amor de deus
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