Neste artigo avaliamos a versão topo de gama, Diamond Plus (R$ 77.990/set-2019), consumo médio de 12,2 km/l de gasolina em cidade, 14,2 km/l em estrada.
Design
Pontual, sete anos após o seu lançamento, o Hyundai HB20 muda totalmente de aparência para ficar mais moderno, mas também para enriquecer-se com conteúdos tecnológicos e de segurança.
Externamente, o design procurou criar uma "aparência moderna", não familiar. O conceito de "Family Look" significa que todos os carros de uma marca devem ser parecidos, mas o "Modern Look", aplicado ao HB20 II, se refere a uma concepção que mantém formas diferentes e de identidade dentro da gama da marca, e usa recursos de diferenciação e familiarização como peças de xadrez.
A Hyundai diz que o Novo HB20 é baseado no conceito "Sensuous Sportiness". "Sensous" é a "sensibilidade" aprimorada que os clientes podem experimentar através do design do veículo, e o "Sportisness" incorpora a emoção.
A ideia é, com base nessa nova linguagem e filosofia de design, aplicar uma variedade de novas cores e especificações alinhadas aos gostos dos consumidores, buscando uma boa resposta do mercado.
Nesse contexto, a dianteira ostenta uma nova grade do radiador que cobre a parte inferior do para-choque. Na parte inferior externa há os faróis de neblina. A grade frontal traz os cantos superiores mais abertos para as extremidades.
A lateral é onde está o aspecto mais esportivo do design. O HB20 cresceu 5 cm em comprimento, e 3 cm no entre-eixos. A coluna "C" ganhou um elemento em preto que interliga as duas áreas envidraçadas (lateral e traseira). Esse detalhe cria o efeito de "teto flutuante", reforçando o perfil elegante.
E na traseira a parte mais inovadora: com novas e enormes lanternas que invadem a tampa do porta-malas, enquanto a placa de registro fica alocada no para-choque traseiro.
No geral, a parte mais polêmica é a dianteira - alvo dos maiores protestos dos comentaristas e jornalistas. Não há dúvida que a estética não é convencional, e choca à primeira vista.
Mas, não se engane: é tudo calculado - a equipe de design sabe o que está fazendo. Eles fizeram muitas clínicas, e sempre havia uma parcela (não majoritária) que odiava o novo design, e outra (cerca de 20%) que amava. É um design provocativo, que introduz novos conceitos, e que tende a cansar menos, e se manter moderno por mais tempo.
Outro ponto importante é que a identidade com o modelo anterior foi mantida. É tudo novo, mas você vê o novo carro e reconhece imediatamente que é um HB20.
Interior - Tecnologia
Se o design externo provoca reações diversas, o interior tem uma avaliação bem mais consensual. Esta nova cabine é bem superior à anterior em espaço (bem mais larga), tecnologia, design e qualidade percebida.
O HB20 tem, agora, entre os compactos, o interior mais sofisticado e bem acabado, ao menos nesta versão com acabamento monocromático em marrom - muito distinto.
O destaque fica por conta da nova central multimídia com tela de 8", compatível com Apple CarPlay e Android Auto: um recurso que se tornou indispensável.
Essa central tem uma série de botões físicos abaixo, que comandam todas as suas funções - bem mais práticos e funcionais que ficar buscando botões virtuais nas telas sensíveis ao toque de outras centrais.
O cluster de instrumentos agora tem uma parte digital (nas versões topo de linha), e o volante além do novo formato de três raios, agora traz ajuste de altura e profundidade, comandos multifuncionais para a central multimídia. E, finalmente, o HB20 ganhou descansa braço central - ajustável na direção longitudinal - e o controle de velocidade de cruzeiro.
Esses dois novos recursos, associados com o silêncio interno, elevaram em muito a qualidade do passeio do HB20. De fato, um passeio mais refinado, sólido e suave.
O espaço traseiro melhorou - graças ao maior entre-eixos, e, sobretudo ao aumento de 5 cm na largura da carroceria (passou de 1,68 m no anterior, para 1,73 metros) enquanto o porta-malas manteve-se em 300 litros - não muda, e ainda preserva a altura considerável do limiar. A maior disponibilidade de espaço transversal é clara e evidente, e reforçada pelo novo layout do painel de instrumentos.
Há uma melhoria considerável em termos de segurança, com sistemas de assistência à direção que estavam ausentes anteriormente, incluindo a frenagem de emergência automática que, usando a câmera frontal, é ativada em três fases. Inicialmente, detectando um perigo de colisão frontal, avisa o motorista com um sinal visual e acústico, freia levemente e aplica a força máxima possível para parar o carro.
Mas o novo Hyundai HB20 também traz a aviso de saída involuntária de pista, controle eletrônico de estabilidade e tração e o auxiliar de partida em rampa. Nesta versão há 4 airbags.
Ágil e seguro
O novo Hyundai HB20 estreia o novo motor 1.0 TGDi, turbinado e flex, com injeção direta, com 120 cv e 17,5 Kgfm de torque, associado sempre à transmissão automática de seis marchas.
Assim que o motor 1.0 turbo foi ligado, nota-se a suavidade de funcionamento e a ausência de vibrações típicas de motores três cilindros. O ruído é bastante contido.
Depois de um teste-drive de 90 km, a uma velocidade moderada, apreciamos especialmente o conforto oferecido pelo Hyundai HB20 1.0 T-GDI, que absorve bem os solavancos da estrada e os buracos, e se comporta bem, mesmo com uma suspensão que claramente prioriza o conforto, em tocadas mais animadas.
Na cidade, a dirigibilidade foi facilitada pela inclusão da direção elétrica - muito leve. O conjunto motor turbo com câmbio automático de conversor de torque entrega um sistema de propulsão fluído e ágil em qualquer regime - mesmo abaixo de 2.000 RPM ele responde bem. A baixa visibilidade oferecida pela pequena janela traseira ainda está lá.
Ao volante em uma tocada mais esportiva, a sensação de segurança ao volante é alta, graças à eficiência do sistema de freios e das suspensões que, embora com uma calibração voltada para o conforto, fazem com que o carro role muito pouco em curvas. A direção é bastante direta, leve em baixa velocidade, e consistente em velocidade.
Quanto ao consumo, obtivemos uma média de 14,5 km/l no percurso 30% urbano, e 70% rodoviário.
O que gostamos
- Conforto . O carro é à prova de som, o compartimento dos passageiros é aconchegante e espaçoso, com bancos largos. Suspensões efetivas.
- Acabamentos . Os plásticos, mesmo rígidos, são agradáveis ao toque e é dada atenção aos detalhes, o que não é tão usual em modelos compactos.
- Motor . O 1.0 turbo com injeção direta flex é animado e nunca é muito barulhento.
- Ar-condicionado. Tem visor digital, mas não é automático, como o HB20 Premium da geração passada.
- Visibilidade traseira . A pequena janela traseira impede que você perceba as dimensões gerais da carroceria ao manobrar em ré.
- 4 airbags. O ideal seriam 6 airbags, como o Novo Onix.
O Hyundai HB20 2020 é um carro com uma estética agradável - sobretudo a lateral e traseira em modelos pintados em tonalidades claras, e dono de um passeio refinado e silencioso. O interior é aconchegante e bem acabado.
E é o único do segmento a contar com inovações de segurança como a frenagem autônoma em cidade, e o alerta de mudança de faixa. São itens a mais que o HB20 vai tentar seduzir compradores de médios como o Polo (12 cm maior), Yaris (21 cm a mais) e Novo Onix (mais de 20 cm maior).
Legalzinho.
ResponderExcluirMas não vale 80 mil fucking reais nem a pau.
N e m a p a u.
Até mês passado tinha Corolla GLI por R$ 79 mil. Ainda deve ter nas lojas.
Esse hb20 é uma mistura de pegeout x ford, com um símbolo da nike na traseira, com grade e farol dianteiro horríveis.
Excluir80mil, se é louco!
Tá doido pagar R$75mol com mulher feia, bunda amassada e mal resolvida...
ExcluirAquela vontade de fingir-se de imparcial e trucidar o próprio cu... enquanto as outras se movimentam e a VWBR não lança nada de relevante, desde o Polo 2018.
ResponderExcluirChega em breve:
ExcluirT-Sport
Tarek
Polo GTS
Virtus GTS
Tonico e Tinoco?
Tem tb a Volkswagen Tarok para bater a Fiata Toro...
Excluirta bom até heim Tonico & Tinoco?
Esqueceu do T Cross.
ExcluirRespeita Tonico e Tinoco mano Brown...
ExcluirQue preço absurdo por um produto pior que a concorrencia e por um produto inferior, Onix, polo e Ford Ka estão gargalhando
ResponderExcluirEtios e Logan também são médios?
ResponderExcluirFicou bem legal o carro. Eu pegaria o com motor 1.6, pois anda e consome praticamente igual ao 1.0 turbo, e por ser aspirado terá manutenção mais barata e durará mais. Motor turbo no médio e longo prazo dá canseira.
ResponderExcluirVendo os preços desse besourinho (feinho e pequenininho) o polo , de uma hora pra outra, ficou uns 5/6 mil mais barato, em todas as versões. Um carro só será concorrente do polo quando oferecer porte de hatch médio (Largo, baixo e comprido), freio a disco nas 4 rodas, rodas 17" e o painel digital. Fora isso será mais um compacto de entrada metido a besta.
ResponderExcluirAchei uma das coisas mais absurdas da história automotiva do brasil, esse carrinho popular ser mais caro que o polo highline. Isso só pode ser "zuação" da Hyundai.
ExcluirMuda o disco discípulo do asno.
ExcluirSe mudar o disco, é aceitar pagar R$80 mil nessa jaburaca
ExcluirCarro horrível acabaram com o que já era FEIO !!!!!!
ResponderExcluirMuito feio, longe da beleza do novo Ônix.
ResponderExcluirO design é horrível, mas é tudo calculado. Kkkk. Piada!
ResponderExcluirAgrada a quem o cabeça de bagre?
ResponderExcluirA quem tem olho fechadim
ExcluirNão tem opção melhor que o novo Onix 1.0 Turbo. A partir de agora o Onix Turbo é o melhor disparado, pois é maior, melhor acabado e além de preço mais em conta.
ResponderExcluirHB20, Ônix, polo, Sandero e argo deveriam ser carros de "entrada" , mas infelizmente na visão das montadoras /consumidores se tornaram carros "Premium" e caríssimos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir80 mil reais na versão topo de linha é "preço Brasil"mesmo , normal.
ResponderExcluirHB20 feio ridículo
ResponderExcluirvc nao tem bom gosto. mim poupi!!!
ExcluirCom o Polo Highline a R$ 76k, quem compra esse HB20 assina atestado de oligofrênico. O polo tem 12 cm mais comprimento, entre-eixos maior, design muito mais bonito, interior infinitamente melhor acabado. O motor do Polo é superior, tem mais torque e potência.
ResponderExcluirEsse HB20 novo desponta para a irrelevância.
"... interior infinitamente melhor acabado ...". Oligofrênico encontrado.
ExcluirEntão caro Carlos imagine este besourinho por 80, polo por 76 já mataria, agora imagine um produto ainda muito melhor que os dois juntos por 66, este produto se chama Onix supra premium
ExcluirFalta gravíssima>>>> "O ideal seriam 6 airbags, como o Novo Onix"
ResponderExcluirColocando isso, em todos, resolve.
Sabem que to começando a acostumar com esse HB20? O design está bem mais atrativo do que a 2 semanas atrás. Ele tem muito atrativos como a frenagem automática INFINITAMENTE mais útil do que aquele painel digital fresco, inútil e besta que até o Kadett 1992 tinha. Só peca por fornecer 4 air bags, pois ficou igual ao Polo. Poderia fazer mais, ser exemplo, e ter 6 bolsas infláveis como o novo Onix. Mas continua com outros atrativos como o acabamento que parece um abismo de melhor que da linha Polo. Aliás o acabamento do novo HB20 e Onix evidenciam ainda mais o quanto o acabamento do Polo é meia-boca pra não dizer PÉSSIMO cobrando caríssimo o que cobra. Temos ainda o fator "pós-venda" que a Hyundai é muito, muito, mas muito superior ao pós-venda fraquíssimo e chá de cadeira da VW.
ResponderExcluirPortanto o HB20 vem se tornando um carro com ótimas qualidades, bem melhores que do Polo, um design chamativo e bom conjunto mecânico. Merece continuar na vice-liderança.
" Adorei o design, os botões, os cromados e as luzibgas e o plásticos são todos pretos, então tem um execelente acabamento" Essa é mentalidade de quem adora carros exageradamente chamativos. Só estava esperando por essa...kkkkkkkkkkk Tudo plástico tudo e aspecto simples. A verdade é que esses painéis do hb20 e Ônix são nitidamente de carros populares. O povão adora. kkkkk. O painel do polo highline é visivelmente de um carro superior. Traz mais sofisticadas e refinamento. Com 80 mil reais quem em sã concorrência deixaria de pegar um POLO highline 200TSI pra pagar um hb20 besourinho?
ExcluirAhahahahaha tá falando que o Polo "Escola de Samba" tem acabamento melhor que o HB20?? Se não era melhor que o anterior imagina o novo!! Barulheira no acabamento do Polo é fichinha, tem ainda rebarbas, maus encaixes. Se não bastasse o mau acabamento tem falhas grotescas e vergonhosas de projetos como o "Virtus Pipa" e a aguinha escaldante nos pés dos passageiros. Que acabamento e falhas vergonhosas pra um carro que bate os 90 mil. O acabamento do HB20 é muito superior e custa menos. Aguarde os comparativos pq vou jogar na tua cara! ;)
ExcluirÔnix e hb20 - Carros populares metido a besta. Somentes pessoas desinformadas , ou apaixonadas como você, irão pegar 80 mil num carro compacto.
ExcluirPolo - Compacto Premium com porte e estilo de hatch médio. Rodas 17", disco nas 4 rodas e , pra fechar o caixão, painel 100% digital. Isso sim vale 80 mil.
O acabamento do Polo é inferior sim... Telinha no painel não esconde o plástico de qualidade duvidosa do restante do interior do carro.
ExcluirTanto o Ônix, quanto o Hb20 tem acabamento melhor. O design externo também, excetuando essa dianteira do Hb20 que ficou muito feia... É ambos trouxeram alguns itens que o Polo não possua, é no caso do Ônix, por um valor significativamente menor...
Não sei como é o pós-venda da GM...
O pos-venda da Hyundai, do que eu já vi (meu irmão tem um Hb20) e está super satisfeito com o pós-venda, e também com o carro...
Ignorem os "amassados" e as pequenas diferenças de cor: https://1.bp.blogspot.com/-_d4IXcaNmvQ/XYYhg9uAUBI/AAAAAAAAJmQ/-7Kz29uNsagT0Qfz2_0QHysYNalTpffUACLcBGAsYHQ/s1600/HB20%2Bhacht%2B2.png
ResponderExcluirgenti...A-M-E-I o designer do hb20!!!!!! lindo!!! lindo!!!!! será que vendi?
ResponderExcluirO carro é modesto, mas lançado junto com o novo Onix turbo, a Hyundai demonstra ter fortes tendências suicidas.
ResponderExcluir$80.000 nesse carro??????? Só se for louco... Dá pra andar de Cruze 2017, Jetta 2.0 2016, Golf 2016, HRV 2017, Corolla 2017, Sentra ZERO por 84000.... tem que apanhar de vara, se comprar esse carrinho chinfrim... tenha dó...
ResponderExcluirChegou o carro do Jaspion!! Eu teria vergonha de andar em um carro tão feio, tanto interna como externamente. Interior vinho totalmente cafona. Vou é ficar com vergonha alheia se ver alguém andando com um carro desses nas ruas, sabendo que pagou 77 mil e que essa mesma pessoa poderia pegar um polo highline.
ResponderExcluirÉ verdade. Vão ser motivo de chacotas.
ExcluirO Carlos prefere os painéis do Gol, do FOX, do Up! É do Polo, com os seus plásticos duros e a escola de samba ambulante...
ExcluirVergonha é andar a pé e ainda por cima desdenhar dos outros... Vejam se crescem e virem homens seus dois moleques!!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBateram no lidificador o agile e o fiesta, e saiu isso.
ResponderExcluirPonto para frenagem de emergência e o alerta de permanência em faixa, mas ainda fica atrás do ônix e na frente do polo.
Essa traseira com essas lanternas fazer o HB20 parecer um monstrinho, um pokemon.
ResponderExcluirEssa traseira é triste ao estilo da dianteira do Fiesta tristonho... Uma pena. O acabamento interno ao meu ver ficou melhor.
ResponderExcluirA frente e feia mas a traseira é horrível. O painel ficou sem graça também.
ResponderExcluirPor 78 mil paguei no meu Polo TSI HL top 2020...não tem nada melhor na categoria...o carrinho é simplesmente uma maravilha!!!!troquei o meu Corolla GLI 2019 com 3000km nele...o Polinho da um banho em tudo nesse Corolla, principalmente em dirigibilidade...só perde em tamanho...
ResponderExcluirTrocar um Corolla por um Polo é dureza...
ExcluirQuem em são consciência trocaria um Sedan médio por um Hatch compacto premium? Fora que ainda perderia dinheiro passando um Corolla praticamente zero...
É verdade esde "bilete"
ExcluirEsse*
ExcluirEm pouco tempo a gente se acostuma com esse visual.
ResponderExcluirdesign que não cansa? kkkkkkk que piada
ResponderExcluirUma pena uma marca tao boa apresentando um faz de conta que e novo ...nao nao esta acompanhando o Polo referencia de carro e onix( pra mim um xing ling gm horrivel com bancos dianteiros das caravan anos 80,motor opel e sem injecao direta;realmente os gringos continuam achando legal lancar lixo no mercado brasileiro!Tecnologicamente o hyundai hyundai so tem esse motor mais moderno que o onix com injecao direta!De resto virou um remake piorado em estilo da versao anterior!
ResponderExcluirRaimunda.. feio de cara e boa de bunda.kkk
ResponderExcluirA traseira teria que ser igual a do HB20S. Seria muito melhor.
ResponderExcluirestilo agrada claro... pros cegos :P
ResponderExcluir... Talvez esse Novo HB20 ganhe do Polo...
ResponderExcluirPorém perde feio para o Novo Onix...
#Fica a Dica.
Nem parece comprada a matéria, né?
ResponderExcluirAgrada a Chevrolet pelo estilo, só se for. Completamente fora da realidade.
Agrada pelo estilo? Deveria mudar o título da reportagem para design polêmico. Pode ser um bom carro, mas pecou por ter ficado mais feio que a versão antiga.
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