Há 20 anos, em 1999, a Fiat lançava, em setembro de 1999, o hatch médio Brava no mercado brasileiro. O modelo foi o primeiro Fiat ser vendido na internet.

Fiat comemora 20 anos de lançamento do hatch médio Brava

O Fiat Brava adotava um design exótico, com não convencionais e se destacava pelo bom espaço interno. Além do visual mais arredondado, exibia conjuntos óticos muito característicos do modelo, com faróis estreitos e lanternas traseiras divididas em três partes.

No interior, o Brava adotava o mesmo painel do Marea, com comandos de som e climatização incorporados, o que melhorava a ergonomia.

Fiat comemora 20 anos de lançamento do hatch médio Brava

Em relação aos equipamentos, o Brava trazia, na versão de entrada SX, de série direção hidráulica, regulagem de altura do volante, ajuste elétrico dos faróis e limpador traseiro.
Fiat Brava - Brasil
A configuração de topo ELX ainda incluía ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros, sistema de som com toca-fitas e imobilizador.
Fiat Brava - Brasil
Os principais opcionais eram os air bags frontais e laterais, faróis auxiliares, toca-CD, alarme e rodas de liga leve.

Fiat comemora 20 anos de lançamento do hatch médio Brava

O modelo recebia o motor de 1,6 litro e 16 válvulas do Palio, que rendia 106 cv de potência e 15,1 kgfm de torque.

Fiat comemora 20 anos de lançamento do hatch médio Brava

No ano seguinte, o hatch ganhava uma versão esportiva HGT, inaugurando essa sigla entre os Fiat no país.
Fiat Brava HGT - Brasil
Um Brava mais “bravo”, com propulsor 1.8 de 132 cv e 16,7 kgfm. Outros diferenciais eram defletor traseiro, rodas de 15 polegadas e interior revestido de tecido especial. O Brava HGT ainda contava com suspensão recalibrada, mais firme, para melhor comportamento dinâmico.

Fiat comemora 20 anos de lançamento do hatch médio Brava

Em 2001, era a vez de o Fiat Brava receber o motor 1.6 Corsa Lunga (“curso longo” em italiano), em referência ao curso maior dos pistões em relação ao motor anterior. O propulsor tinha mais 0,3 kgfm de torque e melhor distribuição da potência por todas as faixas de operação, mantendo os 106 cv.
Fiat Brava HGT - Brasil
Com isso, ele pedia menos trocas de marcha e tornava mais agradável a dirigibilidade. Junto ao novo motor vinham rodas de aro 15” na versão ELX e opcionais como bancos de couro e teto solar na HGT.

Fiat comemora 20 anos de lançamento do hatch médio Brava

O modelo foi comercializado em vários países ao redor do mundo.
Fiat Brava - Brasil
Até no Japão, onde foi rebatizado de Bravissima, porque já havia outro modelo com o nome Brava por lá.
Fiat Brava - Brasil
Totalizando 43 mil unidades, o Fiat Brava foi produzido no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG) até 2003.
Fiat Brava - Brasil
O Brava, na prática o hatch do Marea, acabou abrindo caminho para o Stilo que, por sua vez, foi seguido do Bravo, que agora tem o espaço ocupado pelo Argo.

24 Comentários

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  1. Um dos maiores micos da história automotiva. O brava durou pouco em linha. No mercado de usados, ninguém queria nem de graça.

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    1. https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/09/27/volkswagen-convoca-recall-de-mais-de-9-mil-unidades-do-tiguan-jetta-e-golf.ghtml

      Volkswagen convoca recall de mais de 9 mil unidades do Tiguan, Jetta e Golf.

      Chamada acontece para substituição das molas de suspensão traseira. Empresa já tinha anunciado recall dos modelos em julho e ampliou número de unidades

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    2. A matéria é sobre o Fiat Brava. Vocês não conseguem esquecer a VW, a marca é assunto o tempo todo.

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    3. Até hoje esse blog não divulgou o recall mencionado acima. Por que será? Rsrsrsrs

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    4. O recall foi chamado antes da merda acontecer

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  2. vai ter fogos de artifícios na comemoração?

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    1. Claro que vai!!!!!!!
      É só enfileirar alguns desses aí.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    2. O mais difícil é encontrar um Brava rodando. Vai ver os donos que tentaram vendê-lo cansaram de ficar anos e anos anunciando o carro e resolveram entregar para um desmanche qualquer hehe

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    3. Na vdd existem muitos,eu inclusive tenho um que uso pra trabalhar,o problema e que grande parte dos brasileiros são querem ser experts em alguns assuntos onde na vdd são completos ignorantes,pois a linha sx e elx são melhores do que muitos carros atuais,consumo baixo,alto desempenho e manutenção dentro do normal.

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    4. Aqui em SP tem vários abandonados,Brava inteiro é difícil ver

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    1. Os fiateiros devem tá comemorando nos grupos deles no Facebook

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  4. Essa materia é uma piada do blog com a Fiat já que foi um modelo de pouco sucesso.

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  5. Um amigo meu tinha um brava tentou vender por dois anos e não conseguiu, se converteu a religião evangélica e doou para o pastor ! Só que o pastor devolveu kkkk

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  6. Carro dos sonhos que virou pesadelos

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  7. 1 milhão e 300 mil acessos em 2 semanas no site da GM para obter informações sobre novo Onix.
    Já tem fila de 6 meses de espera.
    Vai ter R$ 15.000,00 de ágio se continuar está procura.

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    1. Corolla também com filas de 30 a 60 dias de espera dependendo a versão. Como diz a Carlota, um case de sucesso a ser estudado kkk

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    2. Híbrido tem fila de espera de 60 dias

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  8. Chama a GERDAL que resolve o problema do brava na hora kkkkkk

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  9. Quem não teve este carro não sabe o que é se incomodar com um carro de tudo que é jeito.

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  10. Quando esse lixo foi lançado na Europa em 1995 com o Bravo falavam que eles iam desbancar o Golf.

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  11. Tive uma Brava SX 1.6 2002, comprada 0 Km, por 6 anos. Rodei mais de 60 mil km sem que o veículo apresentasse defeito algum. Troquei apenas óleo, bateria, pneus e pastilha de freios. Quando fui vender, negociei por valor muito próximo ao da tabela FIPE e a agência conseguiu um comprador num curto espaço de tempo. Depois dela veio um Sentra, por 7 anos, e por fim, um Golf Tsi 2014, que agora está com 47 mil km. Fui feliz com todos estes carangos.

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