Há 20 anos, em 1999, a Fiat lançava, em setembro de 1999, o hatch médio Brava no mercado brasileiro. O modelo foi o primeiro Fiat ser vendido na internet.
O Fiat Brava adotava um design exótico, com não convencionais e se destacava pelo bom espaço interno. Além do visual mais arredondado, exibia conjuntos óticos muito característicos do modelo, com faróis estreitos e lanternas traseiras divididas em três partes.
No interior, o Brava adotava o mesmo painel do Marea, com comandos de som e climatização incorporados, o que melhorava a ergonomia.
Em relação aos equipamentos, o Brava trazia, na versão de entrada SX, de série direção hidráulica, regulagem de altura do volante, ajuste elétrico dos faróis e limpador traseiro.
A configuração de topo ELX ainda incluía ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros, sistema de som com toca-fitas e imobilizador.
Os principais opcionais eram os air bags frontais e laterais, faróis auxiliares, toca-CD, alarme e rodas de liga leve.
O modelo recebia o motor de 1,6 litro e 16 válvulas do Palio, que rendia 106 cv de potência e 15,1 kgfm de torque.
No ano seguinte, o hatch ganhava uma versão esportiva HGT, inaugurando essa sigla entre os Fiat no país.
Um Brava mais “bravo”, com propulsor 1.8 de 132 cv e 16,7 kgfm. Outros diferenciais eram defletor traseiro, rodas de 15 polegadas e interior revestido de tecido especial. O Brava HGT ainda contava com suspensão recalibrada, mais firme, para melhor comportamento dinâmico.
Em 2001, era a vez de o Fiat Brava receber o motor 1.6 Corsa Lunga (“curso longo” em italiano), em referência ao curso maior dos pistões em relação ao motor anterior. O propulsor tinha mais 0,3 kgfm de torque e melhor distribuição da potência por todas as faixas de operação, mantendo os 106 cv.
Com isso, ele pedia menos trocas de marcha e tornava mais agradável a dirigibilidade. Junto ao novo motor vinham rodas de aro 15” na versão ELX e opcionais como bancos de couro e teto solar na HGT.
O modelo foi comercializado em vários países ao redor do mundo.
Até no Japão, onde foi rebatizado de Bravissima, porque já havia outro modelo com o nome Brava por lá.
Totalizando 43 mil unidades, o Fiat Brava foi produzido no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG) até 2003.
O Brava, na prática o hatch do Marea, acabou abrindo caminho para o Stilo que, por sua vez, foi seguido do Bravo, que agora tem o espaço ocupado pelo Argo.
Um dos maiores micos da história automotiva. O brava durou pouco em linha. No mercado de usados, ninguém queria nem de graça.
ResponderExcluirhttps://g1.globo.com/carros/noticia/2019/09/27/volkswagen-convoca-recall-de-mais-de-9-mil-unidades-do-tiguan-jetta-e-golf.ghtml
ExcluirVolkswagen convoca recall de mais de 9 mil unidades do Tiguan, Jetta e Golf.
Chamada acontece para substituição das molas de suspensão traseira. Empresa já tinha anunciado recall dos modelos em julho e ampliou número de unidades
A matéria é sobre o Fiat Brava. Vocês não conseguem esquecer a VW, a marca é assunto o tempo todo.
ExcluirAté hoje esse blog não divulgou o recall mencionado acima. Por que será? Rsrsrsrs
ExcluirO recall foi chamado antes da merda acontecer
Excluirvai ter fogos de artifícios na comemoração?
ResponderExcluirClaro que vai!!!!!!!
ExcluirÉ só enfileirar alguns desses aí.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O mais difícil é encontrar um Brava rodando. Vai ver os donos que tentaram vendê-lo cansaram de ficar anos e anos anunciando o carro e resolveram entregar para um desmanche qualquer hehe
ExcluirNa vdd existem muitos,eu inclusive tenho um que uso pra trabalhar,o problema e que grande parte dos brasileiros são querem ser experts em alguns assuntos onde na vdd são completos ignorantes,pois a linha sx e elx são melhores do que muitos carros atuais,consumo baixo,alto desempenho e manutenção dentro do normal.
ExcluirMeus pêsames.
ExcluirAqui em SP tem vários abandonados,Brava inteiro é difícil ver
ExcluirA Fiat tá comemorando onde? Tem festa? 😂
ResponderExcluirOs fiateiros devem tá comemorando nos grupos deles no Facebook
ExcluirEssa materia é uma piada do blog com a Fiat já que foi um modelo de pouco sucesso.
ResponderExcluirUm amigo meu tinha um brava tentou vender por dois anos e não conseguiu, se converteu a religião evangélica e doou para o pastor ! Só que o pastor devolveu kkkk
ResponderExcluirKkkkkkkkk
ResponderExcluirCarro dos sonhos que virou pesadelos
ResponderExcluir1 milhão e 300 mil acessos em 2 semanas no site da GM para obter informações sobre novo Onix.
ResponderExcluirJá tem fila de 6 meses de espera.
Vai ter R$ 15.000,00 de ágio se continuar está procura.
Corolla também com filas de 30 a 60 dias de espera dependendo a versão. Como diz a Carlota, um case de sucesso a ser estudado kkk
ExcluirHíbrido tem fila de espera de 60 dias
ExcluirChama a GERDAL que resolve o problema do brava na hora kkkkkk
ResponderExcluirQuem não teve este carro não sabe o que é se incomodar com um carro de tudo que é jeito.
ResponderExcluirQuando esse lixo foi lançado na Europa em 1995 com o Bravo falavam que eles iam desbancar o Golf.
ResponderExcluirTive uma Brava SX 1.6 2002, comprada 0 Km, por 6 anos. Rodei mais de 60 mil km sem que o veículo apresentasse defeito algum. Troquei apenas óleo, bateria, pneus e pastilha de freios. Quando fui vender, negociei por valor muito próximo ao da tabela FIPE e a agência conseguiu um comprador num curto espaço de tempo. Depois dela veio um Sentra, por 7 anos, e por fim, um Golf Tsi 2014, que agora está com 47 mil km. Fui feliz com todos estes carangos.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.