O Chevrolet Cruze LTZ 1.4 Turbo Automático 2017 é um modelo usado que tem preço FIPE definido, em setembro de 2019, de R$ 82.545 reais, sendo uma alternativa aos tradicionais sedãs do mercado - Civic e Corolla. Neste artigo avaliamos uma unidade usada, com 33.000 km.
Esteticamente, o Cruze LTZ não é um carro de muita personalidade. Sob certos ângulos ele se parece com um Civic, e sob outros pode-se confundi-lo como um Focus ou Corolla. No geral é bem resolvido, sobretudo o seu perfil nítido.
A carroceria oferece um coeficiente aerodinâmico de Cx 0,29 - baixo, o que contribui para menores consumo e ruídos. Mas para conseguir uma frente muito baixa, adotou-se soluções inusitadas, como a bateria foi colocada no porta-malas - e isso tem como trade-off trazer toda a fiação elétrica de volta para a frente.
Esse modelo vem com rodas de 17 polegadas, sendo que nesta versão elas são esmaltadas em preto.
O interior de cor clara ajuda a fazer a cabine parecer maior. Há revestimento macio da parte inferior do painel de instrumentos, enquanto na superior a superfície é duro.
O cluster é completo e agradável é o instrumental. Possui quatro indicadores, muito claros, e um grande display digital no centro, com um computador ao centro que fornece dados de consumo, medidor de pressão dos pneus e mostra opções de GPS e comandos de voz. O ar condicionado é de zona única e os cintos de segurança dianteiros não são ajustados em altura.
Há ainda o sistema OnStar, que permite, por exemplo, denunciar o roubo do carro a partir da aplicação do telefone celular, e monitorar se o carro se afasta da área onde estava estacionado.
O espaço interno é correto para um carro com 4,66 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e entre-eixos de 2,7 metros. O porta-malas é um pouco acanhado para a categoria, com 440 litros.
O modelo vem com seis airbags (frontal duplo, lateral duplo e de cortina duplo), Isofix, freios ABS com EBD, controle de estabilidade e controle de tração. O modelo LTZ II traz ainda alerta de ponto cego, alarme de possível colisão frontal, sistema de medição de distância do veículo que está avançando e sistema de manutenção de faixa.
O motor é o quatro cilindros 1.4 Turbo Flex de 153 cvm a 5.000 rpm e 245 Nm de torque a 2.000 rpm, associado com caixa automática de seis marchas. Essa caixa é a GF6 de terceira geração, mais leve, reduz o consumo de combustível e conta com sistema Start & Stop. Este dispositivo desliga o motor quando para temporariamente, por exemplo, em um semáforo. Possui uma bateria reforçada e um sistema partida adequado a esta tarefa.
Ao contrário de outros carros com Start & Stop, o sistema não é desligável no Cruze. Está sempre ativo, o que pode ser irritante para alguns usuários. A única maneira manter o sistema inativo é colocar a transmissão no modo sequencial.
O conjunto é caracterizado pela suavidade. As suspensões são suaves. O motor não transmite vibrações. A cabine é silenciosa e a transmissão é muito bem escalonada: as trocas são imperceptíveis.
O motor turbo começa a fornecer torque de forma mais decisiva após 2.000 rpm, mas as duas primeiras marchas são tão curtas que, quando você pede um pouco mais, o carro responde instantaneamente. É uma reação que surpreende no começo, mas também transmite muita segurança para resolver manobras inesperadas no trânsito.
O Cruze LTZ Automático é um carro agradável na cidade e na estrada. Não é o sedan com as suspensões mais confortáveis. E também não tem a configuração mais esportiva. Mas há um equilíbrio que agrada a maioria dos usuários. Em uso urbano, ressente-se da dianteira longa e baixa, que tente a rapar na parte inferior.
O desempenho é excelente. Em medições com GPS em vias autorizadas chega-se a 226 km/h. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos.
O consumo urbano é de 11,2 km/l, enquanto em estrada chega a 14 km/l, com gasolina. Com etanol chega-se a 7,6 km/l, e 9,6 km/l, respectivamente.
Conclusão
O Chevrolet Cruze LTZ peca por não dispor de um painel totalmente revestido em material macio, e por não oferecer teto solar. Mas mesmo assim é uma das melhores opções do segmento, pelo bom acabamento, passeio suave, dinâmica impecável e conjunto motor-câmbio moderno.
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ResponderExcluirCarro excelente. Estou no sexto cruze e cada vez vem melhor, sou totalmente satisfeito com o carro. Certo que vou trocar pelo 2020. Pra mim é o melhor custo benefício, amém de a GM sempre oferecer bonus de troca no usado e taxa zero. Todos os turbo que tive (3) faziam 18km/l a 100 km/h.... Isso é incrível pra um carro que ultrapassa de 110 pra 160 km/h em 3 segundos. Um show!
ResponderExcluirPra mim o problema desse cruze é o miseravi do start stop que nao desliga.
ExcluirCom certeza mt gente deixa de comprar seja novo ou usado por causa disso.
Achei o Cruze superior e mais equilibrado que esse novo Corolla.
ResponderExcluirLTZ 2017 com fipe de 82k, hoje é um bom negócio. Porém siguinifia que em apenas 2 anos perdeu mais de 30% do em desvalorização (versão LTZ hoje tabelada por volta dos 119k) um perda de quase 40k.
ResponderExcluirDefiniticamente não é um bom negócio.
Tem carros melhores com perdas menos acentuada.
Vou de Jetta CF.
Fipe dele é baixa por que o carro vive em promoção, eu paguei 102k do meu sport 6 ltz. Agora vai ver o preço cheio de tabela.
ExcluirO meu é o modelo LT.. excelente custo benefício..paguei 83k, a Chevrolet é muito boa de negociação..tentei trocar meu fit no New Civic não deram nenhum real de desconto
ExcluirEstamos no mesmo caminho dos EUA, carros fora da garantia vão virar pó.... por isso cada vez mais bônus de troca,taxas subsidiadas e planos balão.
ExcluirAnda mais que o Jetta 1.4 em diversas situações. Tem vários vídeos no YouTube mostrando isso. Mas não é páreo para o Civic Touring.
ResponderExcluirDeve continuar sendo o terceiro colocado da categoria e daqui alguns anos poderá sair de linha.
É um carro honesto e que serve de alternativa aos 2.0 aspirados.
Racional, esse é o Cruze atual.
ResponderExcluirQuem não se importa com marca e quer custo benefício vai de Cruze.
Cruze supra premium
ResponderExcluirInadmissível a Chevrolet não oferecer troca de marcha no volante.
ResponderExcluirVerdade!
ExcluirO que já desvalorizou é problema de quem comprou zero, este já está com o preço estabilizando. Trocas de marcha no volante, não vejo tenta importância assim, nos primeiros dias se usa porque é novidade, depois o conforto do câmbio automático prevalece.
ResponderExcluirA desvalorização não é tão grande porque o zero não é comprado no preço de tabela. Certamente quem comprou esse LTZ em 2017 pagou no máximo 95k.
ResponderExcluirDesvalorização utilizando o preço atual chega a ser piada de quem comentou isso...não só no caso do CRUZE como qualquer outro...aqui se ve como entendem de mercado...trocas no volante só para estética e linha reta...a grande maioria é presa no próprio vi lá te tornando as trocas de marchas difíceis em caso de manobras rápidas assim come sequência de curvas fechadas onde vc está com gola te vem esforçado...mas gosto é gosto....ainda acredito no bom conjunto mecânico assim como sendo o melhor custo benefício entre todos os concorrentes inclusive pelo maior número de concessionárias no país...sobre não se preocupar com a marca...Chevrolet não é líder do mercado por acaso...falar em marca forte não tem como não falar de Chevrolet.
ResponderExcluirIsso mesmo... Descreveu bem sobre a necessidade de trocas de marcha atras do volante. O Cruze seria a compra racional...
ResponderExcluirSe eu tivesse poder de opinar na construção, indicaria um teto-solar para o modelo Sedan.
Carro muito bom, pena q já encontramos ele na faixa de 65.000, quem compra em 60x já se arrependeu pela desvalorização.
ResponderExcluirSei que não é o perfil do carro, mas imaginem um teto de vidro panorâmico com persiana. Seria um passo a frente da concorrência. Fica a dica Chevrolet 👍🏻
ResponderExcluirGM Cruze é Perfeito muito bonito e tecnológico! GM é espetacular! Americano é Superior mesmo em tudo!
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