O Renault Sandero 2020 Zen com transmissão manual é uma opção abaixo de R$ 60 mil para concorrer com os hatchs compactos (Gol, HB20 e Ka), porém com dimensões bem mais generosas - em média 17 cm mais longo que seus concorrentes. Neste artigo relacionamos nossas impressões ao longo de 1 semana com o modelo com transmissão manual.
O Renault Sandero Zen 1.6 manual custa R$ 55.990 reais cor vermelha, enquanto o preto das imagens sobe R$ 1.500 reais para R$ 57.490 reais. É um preço competitivo no segmento, e R$ 7.000 reais abaixo da respectiva versão automática CVT - de R$ 62.990 reais.
Nesse preço ele traz o Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com `one touch` e Stop&Start.
Os R$ 7.000 reais a mais pedidos pela versão automática trazem além do câmbio automático CVT X-Tronic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), rodas de 16 polegadas Flexwheel e molduras nas caixas de roda. Ou seja, os R$ 7.000 são justificáveis em termos de equipamentos, e de segurança. E, claro, de conforto.
Mas o objeto do teste é o Sandero Zen 1.6 MT, e ele tem suspensão "convencional" com altura livre do solo de 14 cm e com ajuste macio. Ou seja, é um carro confortável, e que absorve bem as irregularidades de piso. E nesta linha 2020 ele está ainda mais silencioso e sólido, graças aos reforços estruturais.
O motor 1.6 SCe 16V de quatro cilindros traz duplo comando de válvulas variável na admissão. A potência máxima é de 118 cv com etanol e o torque é de 16 kgfm, mas bem distribuído, de modo que ele é bem suave e elástico, fazendo com que seja necessário poucas trocas de marchas. O câmbio, por sua vez, é bem escalonado e preciso, e o curso é curto.
No geral é agradável, mas para reduzir o consumo a Renault instalou um sistema star-stop de desligamento automático do motor em paradas temporárias, que, às vezes, deixa o motorista parado no semáforo, seja, porque o motor não ligou suficientemente rápido quando você tira o pé da embreagem, e o carro morre. E você fica parado, tendo que voltar o câmbio para ponto morto, acionar a embreagem, ligar o freio de mão e dar a partida novamente - um procedimento que leva tempo e suficiente para irritar quem está atrás.
Então, ainda bem que ele pode ser desligado, mas não de forma permanente, já que é necessário apertar o botão a todo momento que você entra no carro, e, em geral, nos esquecemos. E só lembramos quando ficamos parados no primeiro farol que o motor não ligou.
Enfim, a Fiat começou com esse sistema start-stop no Argo, e já tirou. O sistema da Renault não parece que está ainda 100% desenvolvido, sendo que a melhor opção, no momento, é desligá-lo.
Já o interior é bem agradável, com acabamento superior em relação a linha 2019, melhor ergonomia, e o grande destaque é o sistema Media Nav, compatível com com Apple Carplay e Android Auto. E está bem silencioso e transmite solidez estrutural.
Rodando, ele vai bem, acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge 185 km/h. O consumo, segundo o INMETRO, em cidade, é de 8,6 km/l de etanol, e de bons 12,8 km/l. Em estrada melhora para 9,2 km/l com etanol, e 13,4 km/l com gasolina. Em resumo, melhor rodar com gasolina.
Na cidade e na rodovia, o Sandero é ágil. Quando o pedal do acelerador é pressionado ativamente, o carro acelera vigorosamente, mas sem vibrações ou excesso de ruído.
Conclusão
O Renault Sandero 2020 Zen 1.6 é um carro agradável para uso urbano, agora mais sólido, seguro e confortável. Ele se destaca pelo bom espaço interno e baixo consumo, mas o sistema start-stop ainda merece aperfeiçoamento.
De qualquer forma, caso você tenha como bancar os R$ 7.000 reais de diferença, opte pela versão CVT automática, que, além dos controle de estabilidade e tração, ele é muito mais confortável.
Batato.mas será que vale deixa de comprar um Up ou até mesmo um polo Msi por um sandero? um carro "casca de ovo" Nota ZERO em SEGURANÇA. VALE NÃO!
ResponderExcluirSandero tem acabamento muito ruim, com muitos metais aparentes. Carro à lá início dias anos 2000.
ExcluirErrado!. Não foi testado ainda. Vai tirar 3 estrelas, no mínimo.
ExcluirHá muitas notícias sobre o "novo" Sandero. Nada muda no habitáculo.
Excluirmatador de gol e palio.
Excluirhttps://www.youtube.com/channel/UC47NRJ9pgeuP3-EietoPisg
ResponderExcluirEsse “novo” modelo com reforços na estrutura ainda não foi testado.
ExcluirPrefiro um Azera 2011
ResponderExcluirO Carro na cor preta com acréscimo 1.500 reais? Algo errado nesta informação porque a cor preta sólido é a formulação mais barata de preparação, tanto que a VWB não cobra nada extra pela cor preta sólido ou duco, como queiram.
ResponderExcluirContinua a ergonomia péssima e perigosa no Sandero, vc tem que baixar a cabeça para acessar os comandos do arcon e ventilação.
Off - quase dia 10 de vcs não vem com nada da VW sobre o salão mais importante do mundo ....eu hein
ResponderExcluirTem que ser muito louco pra comprar esse carro tendo Polo, 208, C3 entre outras opções melhores!!!
ResponderExcluirRenault no Brasil não existe: existe uma tal de Dacia...
208?? c3??
ExcluirDacia, carrossel.
ExcluirO foco é custo x benefício. Um carro bonito, simples, honesto, boa mecânica e melhor espaço interno do mercado. Por isso, vende muito.
ResponderExcluirNada de honesto. Nivel de Segurança critico. Motores de baixo desempenho e alto consumo. Conforto limitado. Compre um 208 ou Polo 1.0, mais modernos
ExcluirCarro lixo de baixo custo da Da cia projetado exclusivamente para países de terceiro mundo! Latas aparentes por todo o carro demonstram a economia porca. Sandero só tem uma vantagem que é para quem tem uma família de nadegas avantajada e ponto final. Nem preço competitivo esse lixo de carro tem.
ExcluirComo disse, o caro tem foco no custo x benefício. Na Europa é dos mais vendidos, se não me engano, é o quinto mais vendido.
ExcluirQuanto a segurança, vamos esperar os testes de impacto. Aposto que vai tirar 3 ou 4 estrelas para os passageiros da frente e 4 estrelas para os de trás.
Não é o melhor dos mundos, mas é melhor que um Gol ou Onix.
ResponderExcluirImpressão ou esse carro tá com incontinência urinária?
ResponderExcluirEu acho que a mancada da Renault foi não oferecer controle de tração e assistente de partida nas versões mais baratas. Lembrando que o Polo traz tudo isso de série. Ponto para a VW
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