O novo caça Gripen destinado à FAB (Força Aérea Brasileira) fez seu primeiro voo de teste inaugural nesta segunda. O modelo, denominado Gripen E, voou por 65 minutos e fez testes de manobrabilidade.

Novo caça brasileiro, Grippen E, faz seu primeiro voo - vídeo

O caça sueco foi escolhido pelo Brasil como seu novo modelo que irá substituir todos os atuais aviões de caça em operação no Brasil. Este primeiro Gripen deve chegar ao Brasil em 2021, enquanto outros 35 aviões serão entregue até 2026.




Desse total, 15 provavelmente serão montados no Brasil, pela EMBRAER, em Gavião Peixoto (SP).

O Brasil participa do desenho e construção da versão de dois lugares do avião, que serão entregues oito para a FAB, num regime que a Embraer classifica de 50%-50%, e que visa qualificar a empresa brasileira a ser uma exportadora eventual do avião.


Esta é a terceira geração do Gripen - um caça leve e com muita tecnologia embarcada, tendo seu alcance ampliado na nova versão pelo aumento da capacidade dos tanques de combustível. O modelo 39-6001, testado hoje, é o primeiro configurado segundo as especificações da FAB.

52 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Vai aparecer um lunático dizendo que o Tplastic tem mais tecnologia por isto é Premium e este teco teco é semipremium

    ResponderExcluir
  2. Eu não testei e não gostei. Achei o avião pesado, o motor barulhento. Tudo bem que caça faz barulho, mas esse tava além da conta.
    O espaço interno é ridículamente pequeno para um caça desse porte.

    O comportamento do caça é ruim. Os afterburners fazem o avião sair de traseira muito fácil, causando insegurança.

    O interior não gostei. Cheio de botões e luzinhas coloridas.

    Fail total. Tá para ser lançada ainda uma máquina que supere o T-Cross.

    ResponderExcluir
  3. Caça incêndio na Amazônia equipado com jato de água vai ajudar o bozo ficar tranquilo

    ResponderExcluir
  4. Caça brasileiro, para caçar brasileiros traficantes será útil, para defender a Amazônia parece que já tem acordo.

    ResponderExcluir
  5. Show, aparentemente tudo certo com esta unidade pelas notícias. Ansioso pra ver essa belezinha rasgando o céu brasileiro.

    ResponderExcluir
  6. FIzeram merd@... Boeing F-18 super hornet é muito superior!!!
    Precisamos de um caça de superioridade aérea, não um aviãozinho que pousa em estradas rodeadas por florestas com esquilos e alces...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qnt burrice! O GRIPEN é um caça de superioridade aérea puro, teu super hornet que é um quebra galho da USN arranjou para colocar no lugar do F-14 apartir do jato de ataque hornet legacy.

      Excluir
    2. Eu me pergunto pq não adiquiriram o Eurofighter Typhoon.

      Excluir
    3. Gabriel Medeiros, o mesmo que se diz conhecedor profundo de automóveis defeca aqui no Car Blog pra passar vergonha aqui (não cansou de apanhar no Carplace...).
      Vou te ensinar:
      - Gripen: um único motor Volvo Aero (oriundo da tecnologia GE F414G);
      - F-18 Super Hornet: Dois motores GE 414G;

      - Alcance Gripen: 3.250km;
      - Alcance F-18 Super Hornet: 3.330km (contando DOIS motores);

      - Carga útil Gripen: 5.300kg;
      - Carga útil F-18 Super Hornet: 8.050kg;

      - Tipo de avião Gripen: Caça leve multiuso;
      - Tipo de avião F-18 Super Hornet: Avião de Caça multipropósito;

      - Portão aviões - Gripen: adaptado
      - Porta aviões - F-18 Super Hornet: criado para substituir o caça embarcado F-14 Tomcat;

      Sério mesmo que, você o defensor do Fusion, da Ford, vem aqui criticar aviões criados pela mais poderosa máquina de guerra do mundo? Que produz F-15, F-22, F35, B2 entre outras maravilhas???

      Volta pro mobral moleque...

      Excluir
    4. Coerente, o Typhoon tem restrições de vendas por questões estratégicas ao bloco europeu, além de ser caro e de manutenção complicada.
      O francês Rafale é um ótimo aviçao também, que sofre dos mesmos problemas do Typhoon.
      Não são ruins, mas foram criados para aquele teatro de operações e suas restrições estratégicas não os deixam sair do bloco...

      Excluir
    5. vamos lá o custo de hora vôo do F18SH é no minimo 3x maior que o Gripen, assinatura de radar também e maior que o Gripen em manobras a vantagem também é do caça Sueco. Rafale custa o mesmo que SH e tem o custo de hora também semelhante sua escolha pelo F-18SH deve ser por pura puxa saquismo americano

      Excluir
    6. Esse Eduardo só fala merda, boboca jogador se super trunfo!

      Excluir
    7. Pra começo de conversa Peterson, assinatura de radar num caça que se propõe a defender espaço aéreo brasileiro, sem missões embarcadas em outras áreas de conflito são insignificantes...
      Custo operacional do Gripe é baixo? Quem te disse isso?
      Se ainda tiver dúvidas sobre os dois aviões, coloque-os num dogfight (se souber o que é isso) com pilotos cujas proficiências em controlar os aparelhos sejam semelhantes...

      Gabriel, tu calado é um poeta...

      Excluir
    8. As demais empresas não quiseram fazer um acordo com transferência de tecnologia.
      A China hoje desenvolve por que toda indústria que vai pra la tem que transferir o segredo da tecnologia.
      Por isso que tem carro e celular chinês.
      Celulares de boa qualidade.
      Carro eu não posso falar,pois ainda não comprei.

      Excluir
  7. O caça é bom mas não teria a menor cgance contra um MIG-35. Contra esse só um UP TSI!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edsonga, F-15 com motores P&W F100 com vetoradores de empuxo e aviônica de última geração e F-22 dão uma surra no MIG-35 e no Sukhoi S-47 Berkut de fazer os russos passarem vergonha...

      Excluir
  8. O entreguista do Bozo vai acabar com tudo, questão de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se não fosse chato ter avião num blog sobre carros, ainda aparece um PT afetado e piadista.

      Excluir
  9. Só pra ter uma ideia do custo da hora de voo, o f35 de acordo com a Lockheed usd 25 mil, e o f22 estimam usd 60 mil. Já o gripen 16 mil usd.

    o contrato 5,4 bilhões de dólares ou uns 25 bilhões de reais. Pagaremos fácil esse carnê pois a segurança é liberdade em nossa terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16mil usd é custo de Rafale, F18SH, SU27,30e35, o Gripen está bem abaixo desse valor

      Excluir
  10. O UP! é muito melhor que esse teco-teco aí, tem mais espaço interno, porta-malas maior, consome muito menos combustível, e acelera mais rápido. Esse Grippen aí não vi, não gostei, não comprarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muda o disco, Zé!

      Excluir
    2. Csantos é amiguinha de maquilagem do defensor VW?

      Excluir
    3. Ronald, se vc tem preferência ou desprezo por alguma marca, limite-se a comentar as suas críticas nas postagens que tenham alguma relação... Fica feito um donzelo que até em postagens de avião vem fazer comparativo sem pé nem cabeça... Tenta evoluir e quando for comentar ou opinar, que seja com informações que agreguem alguma coisa.

      Excluir
    4. Csantos, vou opinar agregando uma coisa simples: Você é um imbecil.

      Excluir
    5. Csantos tu vem buscar algo que te agregue aqui ? Talvez encontre em uma biblioteca ou em alguma faculdade !

      Excluir
  11. Uma comparação de força aérea EUA X Rússia (sem contar a marinha e o exército) https://migflug.com/jetflights/usaf-and-russian-air-force-a-comparison/

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Caça que só a Suécia compra. Brasil comprou por causa de mutretas que estão sendo investigadas e que envolvem o Molusco e o amigo dele da CUT quando era prefeito de São Bernardo;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus lula está preso já não governa faz anos e sempre essa desculpinha isso pra mim se chama amor não correspondido.

      Excluir
    2. Concordo em gênero, número e grau AMLADJ. Isso é igual a carro chinês: parece bom, mas é cilada...
      Prefiro comprar um produto de um fabricante de ponta, norte americano e que sabe fazer aviões de combate de verdade!!!

      Excluir
    3. Brasileiro tem uma tendência a ser especialista em tudo, né? O brasileirinho é tão bom e inteligente que nem um caça da Saab é bom o suficiente pra ele.

      Excluir
    4. O acordo só foi efetuado lendo diversas matérias por que a empresa sueca se comprometeu em contrato a passar o segredo da tecnologia.
      Para de falar de política e foca no acordo.

      Excluir
  14. Só observando os "especialistas de teclado" criticarem o Grippen.. Ahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os caras são loucos nas críticas, foi a melhor escolha ! Mais barato e teremos transferência de tecnologia possibilitando o Brasil fabricar no futuro sem depender da Saab. Os demais modelos ficaríamos nas mãos dos países fabricantes e gastando fortunas.

      Excluir
  15. Acertaram um valor altissimo num aviao que no voa, ou melhor, fez o primeiro voo...

    ResponderExcluir
  16. Nesse daí também dá pra carregar cocaína???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q nao, pois ele é um caça, não é cargueiro.

      Excluir
    2. Acho que dá sim. Tem capacidade de carga de 5 ton.
      Só 39 kg já deixam muita gente doidona...

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem