Os carros com motor à combustão estão com os dias contatos, e os elétricos são o futuro. Entretanto neste momento ainda pairam dúvidas sobre o autonomia e capacidade de recarga desses novos modelos. A Audi, que é a montadora mais avançada em matéria de eletrificação, colocou seu recente Audi e-Tron elétrico em uma turnê de 24 horas por dez países europeus para provar a viabilidade de seu SUV em viagens.
O teste cobriu uma distância de 1.600 quilômetros da Eslovênia para a Holanda, e envolveu paradas para recarga de meia hora em carregadores de corrente contínua de 150 KW.
No percurso, o Audi e-Tron demonstrou suas qualidades de longa distância. Em 20 de agosto, nove jornalistas participaram da excursão que se estendeu por 1.600 km do Lago Bled, na Eslovênia, até Amsterdã, na Holanda. O SUV elétrico, com seu longo alcance e paradas de carga curtas, provou ser uma proposta convincente. Combinado com o seu drive potente e interior confortável, transforma a turnê elétrica em uma experiência premium.
O Lago Bled encontra-se idilicamente no norte da Eslovênia. Aqui, três modelos Audi e-tron 55 quattro, cada um com três jornalistas a bordo, partem para um desafio particular: 10 países europeus em 24 horas. A viagem de 1.600 quilômetros levou-os pela Áustria, Itália, Lichtenstein, Suíça, França, Alemanha, Luxemburgo e Bélgica a Amsterdã, na Holanda. Em palcos onde a topografia dificilmente poderia ter sido mais diferente, o Audi e-tron mostrou o quão confortável, dinâmico e adequado para longas viagens o primeiro carro elétrico da marca com os quatro anéis é.
O Audi e-tron está à beira de uma nova era de mobilidade - e faz uma declaração ousada. “O nosso SUV elétrico é um excelente carro de longa distância porque combina perfeitamente um alto grau de conforto, desempenho e eficiência,” explica Hans-Joachim Rothenpieler, Membro do Conselho de Administração da Audi para o Desenvolvimento Técnico. "Na turnê dos jornalistas, também mostramos que, além do intervalo em si, a capacidade de carregamento rápido com 150 kW é crucialmente importante".
Poupa tempo: carregamento rápido com 150 kW
Graças à carga de corrente contínua em estações de carga de alta potência, a bateria de íons de lítio do Audi e-tron atinge 80% de sua capacidade em pouco menos de 30 minutos - o que economiza fundamentalmente tempo em longos estágios.
A base para a alta saída de carga é o complexo gerenciamento térmico, que também garante uma longa vida útil da bateria, combinada com excelente desempenho consistente, mesmo sob alta carga. Todas as sete paradas de carga no tour - em Kärnten, no Tirol do Sul, Vorarlberg, no Cantão de Zurique, no Breisgau, no Eifel e perto de Liège - foram concluídas neste tipo de estação de carga rápida.
Estes também estão integrados no serviço de carregamento e-tron , juntamente com as estações de carregamento AC onde o Audi e-tronpode recarregar usando até 11 kW de corrente alternada. O serviço de cobrança proprietário da Audi cobre cerca de 100.000 pontos de tarifação em 19 países da UE - com números crescendo o tempo todo.
O cliente precisa apenas de um único cartão para iniciar o processo de carregamento nesses pontos de carregamento. Os clientes têm que se registrar uma vez no portal myAudi e concluir um contrato de cobrança individual para usar o serviço. O faturamento é automático através da conta do usuário. Nenhum meio físico de pagamento é usado. Os preços padronizados, específicos do país, significam que você pode viajar com facilidade e sem ter que comparar preços constantemente.
Graças aos diferentes perfis de rota, o Audi e-tron 55 quattro também conseguiu demonstrar as suas forças específicas de manipulação dinâmica. Nos Alpes, aproveitou a potência máxima de até 300 kW e 664 Nm de torque nas subidas íngremes.
Downhill colheu os benefícios de seu conceito de recuperação superior que permite recuperar até 220 kW e 300 Nm ao frear e convertê-lo em eletricidade - um valor de referência entre a concorrência. A tração elétrica nas quatro rodas também proporcionou tração e dinamismo otimizados nos trechos sinuosos no sul do Tirol.
Este sistema garante a regulação contínua e totalmente variável da distribuição ideal do torque entre os dois eixos - dentro de uma fração de segundo.
Nos estádios planos ao longo do Reno, na Bélgica e nos Países Baixos viajando a velocidades constantes, a aerodinâmica sofisticada com um coeficiente de arrasto de 0,27 contribuiu substancialmente para o baixo consumo de combustível. E ao longo de toda a turnê, o SUV movido a eletricidade teve um desempenho brilhante com seu incrível conforto de passeio e ruído, que também está em pé de igualdade com os veículos da classe de tamanho normal.
Assim também é a quantidade de espaço, que é aumentada na área do pé na parte traseira, em particular graças à configuração do trem de força. Assentos de couro com função de massagem, um ionizador para qualidade de ar de primeira classe e iluminação de contorno / ambiente, que transformou o interior nos palcos da noite em um ambiente confortável, adicionam os toques finais às excelentes qualidades de longa distância.
1600 km ...já já batem as 2000 ..elétricos são o futuro logo ali
ResponderExcluirExcelente pra taxistas.
ResponderExcluir1600km e 7 paradas para carregamento dá uma media de aproximadamente 230km por perna e 3:30h de tempo total de carregamento. Em termos de tempo, ainda não bate o carro com motor a combustão.
ResponderExcluirQuem te disse
ExcluirCara qualquer carro com um tanque de 50l e consumo de 12 km/l roda 600 km ou seja com 3 paradas de no máximo 5 min você viaja o mesmo tanto e ainda sobra 200 km de autonomia isso em um carro compacto com um tanque pequeno.
ExcluirQuem que disse? Um negócio chamado relógio...
ExcluirA GM também anunciou um reforço de autonomia do Bolt para a linha 2020, o Bolt agora ganhou 34 km's extras de autonomia, às vezes eu penso que em um futuro não muito distante os engenheiros do setor automotivo irão superar as barreiras dos elétricos do mundo.
ResponderExcluirAté lá, eles ainda são pouco práticos
ExcluirTesla bem mais avançada que Audi na eletrificação.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.