As aspas no "novo" que colocamos no parágrafo anterior se deve ao fato de que o Stepway não é exatamente novo e tampouco um SUV, mas nesta linha 2020 ele traz novidades muito bem vindas - a principal delas a ótima transmissão automática CVT, com 6 marchas artificiais, de série nas versões Intense e Iconic.
Ocorre que por suas características, a Renault conseguiu classificar o modelo como "SUV" no INMETRO, de modo que, legal e oficialmente, este carro é um SUV, e não um hatch compacto.
Com a mudança de classificação, o Stepway deixou de ser uma versão do Sandero para se tornar um modelo independente, então ele perdeu o "Sandero" no nome e se chama agora simplesmente "Stepway".
A carroceria é a mesma do Sandero 2020, com novas lanternas maiores e de LED, uma frente reformulada e bem resolvida. A altura livre do solo - um dos aspectos que fizeram com que o modelo fosse classificado como SUV - é de excelentes 18,5 mm, 4,5 cm a mais que o Sandero com câmbio manual, o que torna este carro muito prático no dia dia, encarando pisos de baixa qualidade, valetas e lombadas e crateras com desenvoltura típica de um SUV. Até a posição de dirigir é elevada.
Apesar das alterações estéticas externas e do interior que recebeu uma série de aperfeiçoamentos chamarem a atenção à primeira vista, o ponto alto desse modelo na linha 2020 é o conjunto mecânico, formado pelo motor quatro cilindros 1.6 SCe 16V com duplo comando de válvulas variável na admissão, que entrega 118(e)/115(g) cv e 16 Kgfm de torque, associado com o excelente câmbio CVT X-Tronic.
Esse é basicamente o conjunto mecânico do Captur 1.6 CVT, e também do Nissan March/Versa 1.6 16V automáticos, ou seja, um powertrain robusto e confiável, já amplamente testado, e que prima pela suavidade no funcionamento. Não há trancos em trocas de marchas, até porque não há marchas, já que o câmbio automático CVT, do mesmo tipo usado por Toyota Corolla, Honda Civic e HR-V, tem relação "continuamente variável", ou seja, há infinitas marchas.
Apesar de não haver marchas fixas, caso o motorista queira trocá-las, há o modo de operação sequencial, com seis marchas simuladas criadas pelo sistema de gerenciamento da transmissão. Basta colocar a alavanca na posição esquerda, e reduzir com movimentos à frente, e avançar puxando a manopla para traz. Nessa situação também a suavidade é plena, e, apesar disso, melhor deixar o câmbio operar sozinho em "Drive", já que o sistema funciona de forma mais eficaz e eficiente operando sem intervenção do motorista.
As acelerações do Stepway X-Tronic são constantes. Com gasolina, segundo teste da revista Quatro Rodas, o modelo abastecido com gasolina chega aos 100 km/h em 12,3 segundos. O consumo do combustível fóssil é de 10 km/l de gasolina em cidade, e de 13,4 km/l em estrada. No nosso percurso, cidade e estrada, ficamos em 12 km/l, conforme medição do computador de bordo.
Comportamento dinâmico
O Renault Stepway com sua suspensão elevada é ótimo para transitar em vias de baixa qualidade, isolando bem a cabine das irregularidades do piso. Ralar a dianteira a parte de baixo do motor é quase impossível. Entretanto, a contrapartida é a maior rolagem da carroceria em curvas contornadas em velocidades de cruzeiro em estradas asfaltadas.
Nada que comprometa a segurança, mas também não há como fugir disso em Sandero e Logan com transmissão CVT, já que todos os modelos automáticos vem com essa suspensão. Quer um modelo mais baixo? Deve-se optar por um Sandero ou Logan com transmissão manual, ou um Sandero RS. O Stepway ganhou ainda 14 Kg de reforços estruturais na carroceria.
A direção tem assistência eletro-hidráulica, de modo que ela não é tão leve quanto uma direção elétrica, mas em manobras urbanas ela é leve, e a assistência reduz-se à medida que cresce a velocidade, tornando a condução mais segura em velocidade.
Este modelo, assim como todos os Sandero e Logan com transmissão automática, ganhou de série o controle eletrônico de estabilidade, o controle de tração e o hill assist. Enquanto os dois primeiros atuam em situações nas quais o motorista abusa, o Hill Assist é notável logo à primeira parada em aclive, já que o sistema mantém o carro parado por alguns segundos quando se tira o pé do freio, permitindo deslocar o pé para o acelerador com tranquilidade, sem o risco de o carro deslizar para traz.
O Stepway CVT é um carro que tem um ajuste que privilegia o conforto, com suspensão macia, direção leve e posição elevada de condução. A posição de dirigir é boa, com ajuste de altura do assento e de inclinação do volante, mas poderia ser melhor se houvesse o ajuste de profundidade do volante e um descansa braço central.
Design
A estética agrada, o para-choque dianteiro com apliques em cromado nos faróis de neblina e skis (dianteiros e traseiros) na cor prata reforçam o visual SUV. As lanternas traseiras em LED têm máscara preta. O Stepway tem uma assinatura luminosa exclusiva.
Na lateral as rodas de 16 polegadas com pintura diamantada, e fundo na cor cinza Erbe, contribui para diferenciar este modelo do Sandero.
Internamente, o Stepway na versão Iconic traz o volante do Caputur com a assinatura Stepway em baixo relevo no detalhe em cromo acetinado do volante. Os bancos são novos e com mais apoio lateral graças às abas mais pronunciadas. O painel tem detalhes em black piano, há novo sistema de iluminação indireta noturna, e os comandos de vidros elétricos estão agora agrupados no painel de porta do motorista, em posição que honra a ergonomia.
O modelo vem de série com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.
Por fim, há ainda bancos de couro, sensor de chuva e sensor de luminosidade.
Concorrentes
O Renault Stepway 2020 tem como seus principais concorrentes as versões aventureiras de Chevrolet Onix (Onix Activ), Ford Ka (Ford Ka FreeStyle), Hyundai HB20X. E ainda o Tiggo 2, que é o SUV compacto da Caoa Chery.
O Stepway tem preços começando, em julho de 2019, em R$ 61.190 reais, com motor 1.6 Flex e transmissão manual, mas já com sensores de estacionamento dianteiro, 4 airbags, alarme, faróis de neblina e rodas de 16 polegadas.
Nesse preço ele é R$ 1.100 reais mais barato que o Onix Activ 1.4 Manual, que tem preço de R$ 62.290 reais em julho de 2019. O Onix perde para o Stepway por ter apenas 2 airbags, não tem sensores de estacionamento, mas ele já vem de série com o MyLink compatível com apple carplay e andrroid auto (recursos que só está na versão intense). O HB20X Manua é mais caro ainda, partindo de R$ 63.990 reais na versão Style. O Ford Ka FreeStyle não tem versão manual com motor 1.5, apenas automática. E o Caoa Chery Tiggo 2 é mais barato, custa R$ 60.590 reais, com transmissão manual.
Já no caso dos modelos automáticos, o Stepway leva vantagens. Mesmo sendo mais caro, partido de R$ 70.990 reais, ele traz ESC, ASR, Hill Assist, 4 airbgs, e uma central Multimídia compatível com Apple Carplay e Android auto, piloto automático, câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas.
O Onix Active parte de R$ 67.990 reais, R$ 2.200 reais mais barato, mas com motor 1.4, não tem ESC/ASR/HilL Assist e apenas 2 airbag. Já o HB20X Automático custa R$ 67.990 reais, mas só tem 2 airbags, não tem piloto automático, e nem ESC/ASR/Hill Assist. O HB20 completo custa R$ 74 mil - R$ 3 mil a mais que o Stepway Iconic topo de linha.
Os dois são bem menores que o Stepway. O Onix e o HB20 medem 3,9 metros, cerca de 15 cm menor que o Stepway, tem menor entre-eixos (9 cm a menos) e menor porta-malas. O Ford Ka FreesStyle custa 68 mil com câmbio automático, tem mais airbags (6), mas o porta-malas é de apenas 257 litros. É é 15 cm menor.
Caoa Chery Tiggo 2 Automático - interior |
Em resumo, o Renault Stepway Automático oferece melhor custo x benefício que Onix Active e HB20X, tendo como vantagens os recursos de segurança, maiores dimensões e mais espaço interno, além de itens como sensor de chuva e crepuscular.
Conclusão
O Renault Stepway 2020 mantém o bom espaço interno dos modelos anteriores, e agrega valor com a nova transmissão automática, melhor acabamento interno, e boa lista de itens de série. O preço é muito competitivo, mesmo nesta versão Iconic, de mais de R$ 70 mil, em face da lista de equipamentos.
Up! Cross ou Stepway?
ResponderExcluirStepway fácil.
ExcluirStepway,tbm sem pensar.
ExcluirCross Up! não existe mais. Agora o concorrente é o Up! Extreme, sucessor do Cross. O Up! Extreme custa 55k, ou seja, 7k a menos que o Stepway mais boqueta que tem. O Extreme tem motor 1.0 TSI De 105 cv e 170 Nm de torque, que espanca esse Stepway jurássico sem dó nem piedade.
ExcluirUP! é 5 estrelas, e o Sandero zero estrelas.
Up! Extreme, melhor, anda muito mais, melhor acabamento e bem mais seguro.
Claro que Stepway é melhor ... O UP é carrinho minúsculo .
ExcluirO Stepway é menos seguro, anda menos, bebe mais, pior acabado. E é R$ 7 mil mais caro. Ele só ganha no porta-malas. Nos demais quesitos, Up! Extreme superior.
Excluir... SqN kkkk
Excluir... SqN kkkk
Excluirnao tem nem o que comparar STEPWAY sem sombra de duvidas, nao tem nem o que pensar. passa por cima do upzinho mostrador de lata internamente.
ExcluirO turbo do up andou dando muito problema de vazamento.
ExcluirNão é fácil ver um carro desse a 70 mil. Parece ironia, mas é sacanagem mesmo. Que fase heim!
ResponderExcluirMe refiro a qualquer carro dessa categoria nesse preço, inclusive polo e companhia
ExcluirNo momento estou com um Sendero com apenas 14000 km da movida. O carro tem se mostrado bem econômico. Além da boa oferta de espaço, porta malas, e desempenho bom para o porte do carro.
ResponderExcluirO Onix Active tem sensor de estacionamento e Câmera de ré de série.
ResponderExcluirAtualiza aí .
tem que ser muito burro pra fazer essa comparação .
ResponderExcluirMaior golpe da indústria automobilística brasileira!
ResponderExcluirFizeram no inmetro a mesma coisa que fizeram com o compacto polo, mas como o animal do Carlos prega, esse aí é mais um concorrente do t-cross.
ResponderExcluirTem gente que usa aqueles tapa olhos utilizados em cavalo puxadores de carroças no interior,só olham pra frente e veem VW. Acordem o mundo não é só VW pois aqui no Brasil ela não chega a 16% isso significa que 84% nem dão bola pra ela.
ResponderExcluirO carro ficou bem interessante. Uma vez viajei num Stepway de Bsb a Cwb, foi bacana, apenas o desempenho não é lá grandes coisas.
ResponderExcluirCom a chegada dos novos Sanderos, o polo (que é de uma categoria acima) de repente ficou R$ 10 mil mais barato, em todas as versões. Que coisa não. Reclamem agora que o polo é caro....kkkkkk. Um absurdo os preços desse automóvel.
ResponderExcluirEsse SUV concorre com T-Cross?
ResponderExcluirO painel do SUV Stepway é mais bonito.
Acho que não concorre. Mas se concorresse com o VW seria superior.
ExcluirQualquer coisa hoje é suv.
ResponderExcluirEu comprei um Stepway automático, estou gostando muito! Na estrada no alcool fiz uma experiência entre 90 e 100km fiz 12.4km/h e em 120 e 130km fiz 10.5km/h e so tinha 3000km rodado.
ResponderExcluirHoje na cidade faço 7.5 na gasolina e está melhorando.
Prefiro meu HR.V 1.8 2019... top e econômico. Vou trocar por um 1.5 turbinado.
ResponderExcluirTenho uma Stepway top de linha o carro tem dois problemas se é problema ,a direção elétrica um pouco pesada e a suspensão pouco dura, mais o resto dá um banho nos outros comentados aí acima , dirigibilidade, econômia, espaço, equipamentos e a Renaut não quebra é bom demais, já tive vários carros novos e usados ,mais além da estética o Stepway é muito bom , vou trocar por outro novo.
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